Início

Questões de Concursos TRF 6 REGIÃO

Resolva questões de TRF 6 REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1041274 | Segurança da Informação, Criptografia, Técnico Judiciário Desenvolvimento de Sistemas, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de prevenção e combate a ataques a redes de computadores, criptografia e certificação digital, julgue o item seguinte.

Nos algoritmos de criptografia DES e IDEA, a chave utilizada para cifrar dados é a mesma utilizada para decifrá-los, e deve ser conhecida pelo remetente e pelo destinatário da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q1041279 | Segurança da Informação, Certificação Digital em Segurança da Informação, Técnico Judiciário Desenvolvimento de Sistemas, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de prevenção e combate a ataques a redes de computadores, criptografia e certificação digital, julgue o item seguinte.

Um certificado digital possibilita a assinatura de documentos, a prova de identidade, a criptografia de dados e a garantia da integridade da informação gerada por seu detentor.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q1039774 | Segurança Pública, Conhecimento Técnico Profissional em Segurança Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a noções de segurança da informação e de serviço de inteligência.

A atividade de inteligência está diretamente associada à análise de riscos, porquanto objetiva a produção de conhecimentos com vistas à redução de vulnerabilidades e à neutralização de ameaças.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q1041054 | Legislação dos TRFs, Tribunal Regional Federal da 6 Região, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com o Regimento Interno do TRF da 6.ª Região, julgue o item a seguir.

Nas sessões presenciais com suporte em vídeo, os participantes que estiverem em local diverso da sala de sessões podem, excepcionalmente, ser dispensados da utilização da veste talar e autorizados a vestir roupa social no estilo passeio completo.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q1041063 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a doenças que acometem as valvas cardíacas e aparelho valvar, julgue o próximo item.

A sobrevida livre de eventos do paciente portador de prolapso de valva mitral é neutramente afetada se o grau de regurgitação for moderado.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q1041065 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a doenças que acometem as valvas cardíacas e aparelho valvar, julgue o próximo item.

Para pacientes portadores de estenose valvar aórtica importante sem sintomas e com fração de ejeção do ventrículo esquerdo preservada e sem outros fatores complicadores, recomenda-se o seguimento ambulatorial de 6 em 6 meses, até o surgimento de sintomas ou complicadores, para indicação de intervenção cirúrgica.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q1041090 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma paciente de 61 anos de idade, ex-tabagista de 30 anos/maço, compareceu ao pronto atendimento com piora da tosse produtiva e da dispneia havia uma semana. Ela relatou ter sido internada em duas outras ocasiões no ano, a despeito do uso regular de formoterol. Ao exame físico apresentava: saturação de oxigênio em ar ambiente (SO2) de 88%, frequência respiratória de 27 rpm, pressão arterial de 114 mmHg × 82 mmHg, frequência cardíaca de 106 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos com bulhas normofonéticas. A ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular diminuído globalmente, com crepitações em bases. O restante do exame físico não apresentou mudanças significativas. Os exames laboratoriais na admissão revelaram: pH = 7,30; pO2 = 88; pCo2 = 48; HCO3 = 24; BE 1 (gasometria arterial em ar ambiente); hemoglobina 14 g%; leucócitos 7.100 com 1% bastonetes, 10% de eosinófilos e creatinina 0,8 mg/dL. A espirometria prévia demonstrou: volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) = 44% do predito (após broncodilatador).

Diante desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, tendo como referência o GOLD 2024 (Global Initiative for Obstructive Lung Disease).

Recomenda-se o uso de prednisona, além de nebulizações com fenoterol e ipatrópio na admissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q1041093 | Medicina, Endocrinologia, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, brasiliense, compareceu ao atendimento médico com queixa principal de que estava “fazendo muito xixi”.

História da doença atual: Paciente relata que nos últimos meses tem apresentado poliúria, noctúria e uma perda de acuidade visual, que atribui ao fato de estar ficando velho.

Antecedentes pessoais: hipertenso, ateromatose carotídea e coronariana e dislipidemia, ex-fumante, que fumou por 15 anos cerca de 1 maço/dia.

Medicações: valsartana + hidrocloratiazida e rosuvastatina.

Ao exame: bom estado geral, acianótico, anictérico, hidratado, orientado em tempo e espaço. IMC 28 kg/m2 .

• ACV: RCR 2T BNF, sem sopro. FC 100 bpm, PA 142/87 mmHg.

• AR: sons respiratórios presentes bilaterais, sem RA. FR 19 ipm, SpO2 94% a.a.

• Abdome: em avental, ausculta e percussão sem alterações, flácido e indolor à palpação, descompressão brusca negativa. Circunferência abdominal 115 cm.

• Extremidades: sem edema, panturrilhas livres, TEC < 3 s.

Exame laboratorial: Hb 14 g/dL, leucócitos 8000/mm3 ,
plaquetas 292000/mm3 , creatinina 1,20 mg/dL, ureia 54 mg/dL.
HGT realizado na consulta: 213 mg/dL.
A1C – hemoglobina glicada.

Com base no caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.

O diagnóstico principal é o de diabetes tipo 2, que tem como principais características: idade do diagnóstico > 25 anos, não insulino-dependente, história familiar para diabetes geralmente negativa, presença de autoanticorpos, risco para cetoacidose baixo e comumente sobrepeso.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q1041111 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de crise convulsiva, hiperglicemia, anafilaxia e hemorragias digestivas, julgue o próximo item.

As crises convulsivas devem ser tratadas imediatamente com medicamentos anticonvulsivantes intravenosos, inclusive as autolimitadas, dado o benefício da proteção do tecido cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q1041129 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Ana tem 38 anos de idade, é destra e trabalha há 4 anos no setor administrativo de uma empresa. Suas tarefas são todas realizadas no computador, mas não se caracterizam como entrada de dados. Em acompanhamento no ambulatório de saúde ocupacional, ela queixa-se de dor difusa na região cervical, com irradiação para o membro superior direito. Ao exame, apresenta alteração de sensibilidade na face lateral do braço direito.

A respeito desse caso clínico hipotético, julgue o item subsequente.

Com base no quadro descrito, é esperado que Ana apresente dificuldade de rotação da cabeça.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q1041130 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Ana tem 38 anos de idade, é destra e trabalha há 4 anos no setor administrativo de uma empresa. Suas tarefas são todas realizadas no computador, mas não se caracterizam como entrada de dados. Em acompanhamento no ambulatório de saúde ocupacional, ela queixa-se de dor difusa na região cervical, com irradiação para o membro superior direito. Ao exame, apresenta alteração de sensibilidade na face lateral do braço direito.

A respeito desse caso clínico hipotético, julgue o item subsequente.

O quadro descrito sugere que Ana apresenta comprometimento no cível de C5.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q1041131 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Pedro, com 54 anos de idade, trabalha com análise de processos em um gabinete há 15 anos. Em atendimento no ambulatório de saúde ocupacional, queixa-se de dor na região lombar, que se irradia de forma difusa para membros inferiores. Ele não consegue precisar bem a localização da dor. Informa que o quadro doloroso piora com o decúbito dorsal e durante a noite. Nega outros sintomas. Ao exame clínico, apresenta sinal de Lasègue positivo à esquerda.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Pedro apresenta sinais de alerta para doença tumoral ou infecciosa na coluna vertebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q1080839 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Analista Judiciário Engenharia Civil, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, de acordo com o texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência, da Lei n.º 10.048/2000, que trata da prioridade de atendimento às pessoas com deficiência, e da Lei n.º 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

A promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida se dá tanto por meio da supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, nos meios de transporte e de comunicação, quanto mediante a construção e reforma de edifícios.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q1041183 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de Clozapina e suas particularidades psicofarmacológicas, julgue o item a seguir.

A prescrição concomitante de antidepressivos é possível, mas deve ser cautelosa, tendo-se especial atenção àqueles agentes que inibem fortemente a enzima CYP1A2, como, por exemplo, a paroxetina, devido à redução do metabolismo da Clozapina e ao aumento do risco de toxicidade em doses usuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q1039670 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item, com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto n.º 1.171/1994), no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei n.º 8.112/1990) e na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992).

Os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador devem ser observados na aplicação de sanções em virtude da prática de atos de improbidade administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q1041218 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CG5A1

Tudo está interconectado. Na Amazônia, que abrange uma área comparável à dos 48 estados contíguos aos Estados Unidos da América, nenhum detalhe é por acaso. Portanto, não se trata da necessidade de focar uma área específica ou certas espécies. Os ciclos naturais alterados causam a oscilação de um delicado equilíbrio, que afeta os níveis local, regional e até global e que se aproxima cada vez mais de um ponto de não retorno. No cenário atual, isso significa menos de 20 anos.

A floresta amazônica produz pelo menos metade de sua própria chuva. Quando chove, as raízes das árvores e demais plantas absorvem a água, que satura a superfície das folhas. Depois, há o processo de evapotranspiração: as árvores transpiram umidade, ou seja, a água que caiu como chuva retorna à atmosfera. Até que chove novamente, e todo o ciclo se reinicia.

Esse “rio gigante no céu” fornece água (em forma de chuva) para os países andinos e também ao Uruguai, ao Paraguai, ao centro e ao sul do Brasil e ao norte da Argentina. Em suma, influencia uma região que gera 70% do PIB da América do Sul, de acordo com a The Nature Conservancy, organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente. No entanto, esses padrões de chuva estão ameaçados, tanto na América do Sul quanto na América do Norte.

Da mesma forma, flora e fauna estão em perigo. É importante lembrar que a Amazônia é o lar de 10% da biodiversidade mundial. E aqui também temos um ciclo: quando as árvores são cortadas, muitos predadores desaparecem, e o comportamento de pássaros e insetos polinizadores é alterado. Assim, há menos plantas, menos chuva, mais emissões de carbono, mais secas, menos água, desequilíbrio e ameaças à nossa saúde e qualidade de vida. Tudo está conectado. Para toda ação há uma reação.

Internet:<tnc.org.br> (com adaptações).

Julgue o item que se segue, relativo ao vocabulário e à estrutura linguística do texto CG5A1.

A correção e os sentidos do primeiro parágrafo seriam mantidos caso fosse inserido o vocábulo isso logo após “Portanto,” (terceiro período).

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q1039689 | Direito Administrativo, Lei N 8 112 1990, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item seguinte, com base na Lei n.º 8.112/1990.

As diárias são vantagens de natureza indenizatória que podem se incorporar aos vencimentos do servidor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q1039705 | Administração Financeira e Orçamentária, Lc N 101 de 2000, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao termo de execução descentralizada, julgue o item seguinte.
No termo de execução descentralizada, é facultativa a presença de cláusulas que estabeleçam a classificação funcional programática da despesa e as hipóteses de denúncia.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.