Início

Questões de Concursos TRT 16a

Resolva questões de TRT 16a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q818424 | Legislação Federal, Lei 8036 1990, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

O FGTS será regido por normas e diretrizes estabelecidas por um Conselho Curador, composto por representação de trabalhadores, empregadores e órgãos e entidades governamentais, na forma estabelecida pelo Poder Executivo. Os representantes dos trabalhadores e dos empregadores e seus respectivos suplentes serão indicados pelas respectivas centrais sindicais e confederações nacionais e nomeados pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q624946 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Os registradores de controle de estado são usados pela unidade de controle para controlar a operação do processador e por programas privilegiados do Sistema Operacional para controlar a execução de programas. Dentre os registradores desta categoria, que são essenciais para a execução das instruções, está o que contém o endereço de uma instrução a ser lida. Este registrador é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q536127 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Em uma construção de uma edificação de uso residencial, revestimentos como azulejos, ladrilhos e cerâmicas são aplicados sobre o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q443218 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização dos poderes, prevista na Constituição da República, julgue os itens que se seguem.

O presidente da República pode adotar medida provisória, com força de lei, em caso de relevância e urgência, inclusive sobre matérias relativas a aumento salarial de servidor público, previdência social, nacionalidade, planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares.

  1. ✂️
  2. ✂️

325Q410783 | Direito Administrativo, Serviço Público, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Determinada empresa privada, concessionária de serviços públicos, torna-se inadimplente, deixando de prestar o serviço de administração de uma estrada do Estado do Maranhão, descumprindo o contrato firmado e prejudicando os usuários. Neste caso, a retomada do serviço público concedido ainda no prazo de concessão pelo Governo do Estado do Maranhão tem por escopo assegurar o princípio do serviço público da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q427478 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Técnico Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas vigentes da Constituição Federal relativas à organização e competência da justiça do trabalho, julgue os itens a seguir.

Por disposição expressa da Constituição Federal, são órgãos integrantes da justiça do trabalho apenas o TST e os tribunais regionais do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

327Q637520 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Considere as definições abaixo. I. Uma “constelação” é definida como uma coleção de componentes que são usados para construir modelos, materiais de treinamento e documentos relacionados à avaliação para uma área de interesse. Por exemplo, aquisição, desenvolvimento, serviços. II. Uma de suas metas é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente às micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender as suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. As definições I e II referem-se, respectivamente, ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q651420 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Um cirurgião dentista foi convidado para uma entrevista sobre os avanços da Odontologia. Para não cometer infração ética durante a entrevista, poderá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q454136 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho do Menor, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca das regras legais que protegem o trabalho do menor e da mulher, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Com o propósito de ajudar a família de um ex-empregado falecido, Mário, proprietário de uma loja de conveniências instalada em um posto de gasolina, resolveu contratar Lucas, de 14 anos de idade, filho do falecido, para laborar como atendente, no horário de 20 às 2 horas, durante cinco dias na semana. Nessa situação, por ser nulo o contrato firmado, Lucas não fará jus à percepção do adicional noturno devido.

  1. ✂️
  2. ✂️

330Q398888 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

A respeito da interpretação de contratos, é certo dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q402583 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Sobre os princípios constantes da Lei nº 8.666/93, considere:

I. A regra de que as obras, serviços, compras e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei, não se aplica aos contratos de publicidade.

II. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

III. Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços: produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; produzidos no País; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q607466 | Biblioteconomia, Sistemas de Informação Automatizados, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Coordenado pela Rede de Documentação e Informação da Justiça do Trabalho - REDIJT, o catálogo coletivo que reúne o acervo das bibliotecas dos Tribunais Regionais do Trabalho adota o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q454423 | Direito do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética acerca dos adicionais de insalubridade e periculosidade, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Prestando serviços em uma fábrica de fogos de artifício, na função de técnico em explosivos, Josué percebia seu salário acrescido do adicional de periculosidade por mais de 15 anos. Em razão de inovações introduzidas no processo de produção, a empresa suprimiu do salário o adicional indicado. Nessa situação, ainda que extinto o risco na atividade desenvolvida, a atitude patronal foi equivocada e ilegal, por ofender o princípio da estabilidade econômica do trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

334Q442697 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Técnico Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

      Em janeiro de 2005, auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constataram, em uma fazenda localizada no interior de determinado estado-membro da Federação, o descumprimento pelo empregador de diversos dispositivos da legislação trabalhista, inclusive com trabalhadores expostos a condições de trabalho degradantes. Os auditores lavraram auto de infração, com aplicação de multas em decorrência do descumprimento de normas de proteção a relações de trabalho. Um dos trabalhadores ingressou com ação contra o empregador pleiteando indenização por danos morais e patrimoniais, em razão das condições de trabalho a que foi exposto.

Considerando a situação hipotética acima e os dispositivos da Constituição Federal vigentes, julgue os itens seguintes.

É da justiça do trabalho a competência para processar e julgar habeas corpus preventivo cujo paciente seja o empregador, visto que a Constituição Federal a ela atribui expressamente a competência para processar e julgar as ações atinentes aos crimes que envolvam empregados e empregadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

335Q606298 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

A propósito do serviço de referência, D. J. Grogan afirma que: O usuário irá negociar a sua questão com o interlocutor [o bibliotecário], para que se chegue a um acordo sobre a forma mais inteligível de apresentá-la [à unidade de informação]. Uma questão mal formulada poderá acarretar o malogro do processo de referência.

Com o objetivo de garantir o êxito desse processo, o bibliotecário de referência, durante a fase de negociação da questão, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q535415 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Como acabamento superficial em esquadrias de alumínio, é comum proceder-se à anodização do material, entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q393225 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Para a aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

338Q731943 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios individuais, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

João, empregado público, cujo contrato é regido pelas regras da CLT, move reclamação trabalhista contra a Prefeitura Municipal da cidade X, pleiteando o pagamento de verbas rescisórias no importe de R$ 15.000,00. Em sua petição inicial, os pedidos são certos e foram todos liquidados, razão pela qual, o procedimento escolhido deverá ser o rito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q363355 | Enfermagem, Técnico Administrativo, TRT 16a, FCC

Durante a reunião, um supervisor muito exaltado perde os sentidos repentinamente. Ao chegar para o atendimento no local, a conduta do técnico de enfermagem é prioritariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q428944 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Mirela, advogada, é casada com Pedro, Prefeito do Município “X” do Estado do Maranhão, não sendo titular de qualquer mandato eletivo. No curso do mandato de Pedro, Mirela e Pedro dissolvem o vínculo conjugal por meio de divórcio devidamente homologado pelo Poder Judiciário. Mirela pretende concorrer no próximo pleito municipal a um cargo eletivo no Município “X”. Neste caso, Mirela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.