Questões de Concursos TRT 1a REGIÃO

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121Q265431 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                                           Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.

    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”

     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.


                                                                                                              (Paulo Carini do Amaral, inédito)

Está plenamente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
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122Q262393 | Teoria e Normas de Segurança, NR 23, Técnico Judiciário Segurança, TRT 1a REGIÃO, FCC

Com relação aos equipamentos de proteção e combate a incêndios citados na NR-23, é correto afirmar:

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123Q143046 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário Medicina Cardiologia, TRT 1a REGIÃO, FCC

A capacidade eleitoral passiva consistente na possibilidade de o cidadão pleitear determinados mandatos políticos, mediante eleição popular, desde que preenchidos certos requisitos, conceitua-se em

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124Q151523 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Diagramas de casos de uso constituem-se em um tipo de diagrama definido na UML. Segundo a UML 2.4.1, em um diagrama de casos de uso,
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125Q150542 | Programação, HTML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Deseja-se que uma página criada a partir da linguagem HTML, apresente o seguinte texto e figura: 
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126Q264273 | Direito Constitucional, Direito à Privacidade, Técnico Judiciário Segurança, TRT 1a REGIÃO, FCC

A inviolabilidade do sigilo de dados complementa a previsão ao direito à intimidade e à vida privada, sendo ambas as previsões regidas pelo princípio da

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127Q257124 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 1a REGIÃO, FCC

Paulo, servidor público federal, deixou de praticar, deliberadamente, ato de ofício que era de sua competência. A referida conduta

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128Q262800 | Português, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                                           Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.

    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”

     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.


                                                                                                              (Paulo Carini do Amaral, inédito)

No 2o parágrafo, a referência ao escritor Guimarães Rosa justifica-se porque o autor deseja mostrar que
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129Q256288 | Direito Constitucional, Câmara dos Deputados, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 1a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Poder Legislativo, assinale a opção correta.

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130Q155288 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Compete, privativamente à União, legislar sobre
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131Q260355 | Direito do Trabalho, Convenções Coletivas, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 1a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada categoria profissional tem assegurada à gestante, por força de convenção coletiva, estabilidade no emprego por mais um mês além do período fixado na CF, assinale a opção correta.

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132Q152299 | Serviço Social, Código de Ética Profissional, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

No exercício profissional, de acordo com o Código de Ética, o assistente social, em relação à instituição empregadora, terá sob sua responsabilidade o dever de

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133Q256546 | Informática, Internet e intranet, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 1a REGIÃO, FCC

Todos os computadores que acessam a internet recebem um único endereço que é normalmente um número de 32 bits representados por quatro séries de números que vão de 0 a 255 e são separados por pontos. Quando um usuário envia uma mensagem a outro usuário da internet, a mensagem é decomposta em pacotes que contêm seu endereço de destino. Seria muito difícil lembrar endereços compostos por sequências de 12 números para se enviar uma mensagem, por isso, um determinado sistema converte esses endereços numéricos em nomes de domínio. Um nome de domínio é o nome alfanumérico que corresponde ao endereço de 32 bits exclusivo para cada computador conectado à internet. Para acessar um computador na internet, utiliza-se o nome de domínio, não sendo necessário digitar o endereço numérico do computador de destino.

O sistema que converte os endereços numéricos citados no texto para nomes de domínio é conhecido como

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134Q145716 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 1a REGIÃO, FCC

A respeito do depoimento pessoal, é certo que

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135Q149573 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 1a REGIÃO, FCC

Num processo de seleção por competências a pergunta comportamental é a mais utilizada. Espera-se que o candidato ao respondê-la relate um comportamento contendo

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137Q265060 | Teoria e Normas de Segurança, NR 26, Técnico Judiciário Segurança, TRT 1a REGIÃO, FCC

A NR-26 possui critérios na aplicação e emprego de cores nas áreas, equipamentos e situações existentes nos locais de trabalho. Com relação a tal emprego,

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138Q252281 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho Generalidades, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 1a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Artur desenvolveu atividade de pedreiro em obra residencial ao longo de três meses ininterruptos, segundo avençado pelas partes e mediante paga, sem, contudo, ter sido feito registro em sua CTPS.

De acordo com a CLT e os princípios do direito do trabalho, na situação descrita,

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139Q151404 | Serviço Social, Lei n10741, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

Tomando como referência o Estatuto do Idoso, a pensão alimentícia é um direito concedido ao idoso que não dispõe de meios próprios de se manter. Essa pensão deverá ser paga pelo

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140Q265108 | Português, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

                                               Sobre a educação 

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital. 

     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno. 

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38) 

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas na frase:
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