Questões de Concursos TRT 20a

Resolva questões de TRT 20a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q622765 | Informática, Técnico Judiciário, TRT 20a, FCC

De acordo com o PMBOK 5a edição, as abordagens modernas de Gerenciamento da Qualidade buscam minimizar a variação e entregar resultados que cumpram os requisitos definidos. Essas abordagens reconhecem a importância da:

I. Prevenção ao invés de inspeção: A qualidade deve ser planejada e não apenas inspecionada no gerenciamento do projeto ou nas entregas do projeto. O custo de corrigir erros é muito maior quando eles são encontrados pela inspeção ou durante o uso.

II. Responsabilidade da gerência: o sucesso exige a participação do gerente de projeto que retém a responsabilidade pela qualidade e pelo fornecimento dos recursos adequados e não deve envolver a alta direção.

III. Custo da qualidade: os custos da qualidade do trabalho devem ser incorridos ao longo de todo o ciclo de vida da entrega e os custos da qualidade pós-projeto podem ser incorridos como resultado das devoluções dos produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q399325 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Um prazo em um processo administrativo sujeito à Lei no 9.784/99, fixado em lei como de "um mês", tem como seu dia do início 31 de janeiro. Considerando-se que o ano em questão não é bissexto, o dia do vencimento será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q731639 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Considerando que o processo pode ser entendido como uma sequência ordenada de atos que devem seguir procedimentos e prazos previstos em lei, no Processo Judiciário do Trabalho, segundo normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho e entendimentos sumulados do Tribunal Superior do Trabalho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q730105 | Direito Processual do Trabalho, Processo Judiciário do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, nos dissídios individuais e coletivos do trabalho, as custas relativas ao processo de conhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q373809 | Português, Sintaxe, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Por apresentar deficiência em sua estrutura, é preciso CORRIGIR a redação da seguinte frase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q442212 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

De acordo com a Constituição Federal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q646313 | Informática, Técnico Judiciário, TRT 20a, FCC

Considere que um Técnico com especialidade em TI esteja participando de um processo de contratação de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação, ainda na fase de Elaboração dos Estudos Preliminares. A contratação será feita com uso de recursos financeiros de organismos internacionais e a licitação foi dispensada. Nestas condições e, de acordo com a Resolução CNJ 182/2013, os Estudos Preliminares
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q424174 | Direito Constitucional, Diversos, Técnico Judiciário, TRT 20a, FCC

A Câmara dos Deputados, na sua composição atual, é integrada por representantes do povo, eleitos em cada Estado e no Distrito Federal, observando-se para a definição do número de Deputados de cada uma dessas unidades critérios estabelecidos na Constituição Federal, para que nenhuma delas tenha menos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q355937 | Contabilidade Geral, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Nas entidades de direito público, a dívida passiva compõe-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q608660 | Biblioteconomia, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Usando a Classificação Decimal de Dewey para classificar uma obra sobre “estresse no trabalho”, do ponto de vista de mais de uma disciplina, o bibliotecário do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região deve escolher, preferencialmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q393174 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Sobre o Controle Judicial, especificamente no que diz respeito aos atos políticos e aos atos interna corporis, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q402670 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

No que diz respeito ao sistema remuneratório dos servidores públicos, em geral, considerados em atividade, considere:

I. Remuneração, fixada em parcela única, paga obrigatoriamente como regra geral ao agentes políticos.

II. Acréscimos ao vencimento do servidor público, concedidos a título definitivo ou transitório, dentre outros, em razão de condições anormais em que se realiza o serviço ou de condições pessoais do servidor.

Tais espécies são modalidades de remuneração, em sentido amplo, denominadas, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q730057 | Direito Processual do Trabalho, Processo Judiciário do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito do Procedimento Sumaríssimo previsto na Consolidação das Leis do Trabalho:

I. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a sessenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.

II. Estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional.

III. As testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q425245 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Invocando sua iniciativa privativa, o Presidente da República apresenta ao Congresso Nacional projeto de lei prevendo a criação de determinado número de cargos públicos. No Congresso, um Deputado apresenta emenda a esse projeto, aumentando o número de cargos a serem criados. Tal emenda é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q423765 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Segundo a Constituição Federal, um imóvel público rural

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q609395 | Biblioteconomia, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

No campo de pesquisa de uma base de dados do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, um usuário utilizou a seguinte estratégia de busca:

(terceirização E “trabalho temporário” NÃO “Lei 6.019”) E (Bittenc* OU Bitenc*)

Neste caso, o usuário empregou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q606679 | Biblioteconomia, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Segundo a norma brasileira para apresentação de artigos de periódicos, artigo de revisão é a parte de uma publicação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q390955 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

No que concerne à dispensa de licitação, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q454480 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

No tocante às horas in itinere, considere:

I. Afasta o direito às horas in itinere o fato do empregador não cobrar pelo fornecimento do transporte para local de difícil acesso.

II. A mera insuficiência de transporte público enseja o pagamento das horas in itinere.

III. A Consolidação das Leis do Trabalho, permite o desconto de 10% dos gastos com transporte do empregado quando do pagamento das horas in itinere. IV. Se o transporte regular existir, mas em horário incompatível com a jornada de trabalho do obreiro, este terá direito ao pagamento das horas in itinere.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q419026 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

No que concerne à responsabilidade civil é INCORRETO afirmar que a indenização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.