Início

Questões de Concursos TRT 23a

Resolva questões de TRT 23a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q453151 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, com relação ao aviso prévio é certo que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q636742 | Informática, Arquitetura de redes, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

As redes IEEE 802.11 e 802.16 diferem em detalhes importantes, como o fato do padrão 802.11
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q461908 | Direito Penal, Do Crime, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Considere as afirmativas a respeito do crime culposo:

I. Há culpa consciente quando o agente prevê o resultado e assume o risco de produzi-lo, admitindo sua ocorrência como conseqüência possível e provável de sua conduta.

II. É previsível o fato sob o prisma penal, quando a previsão do seu advento, no caso concreto, podia ser exigida apenas do homem normal, médio, considerado o tipo comum de sensibilidade éticosocial.

III. Se a vítima concorreu para o evento, a sua culpa será compensada com a do agente, podendo isentá-lo de responsabilização penal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q602218 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A Divisão de Informação Documental da Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários diferentes serviços automatizados, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q633194 | Informática, Linguagem SQL, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A instrução UPDATE em SQL
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q732538 | Direito Processual do Trabalho, Ação Rescisória, Juiz de Direito Substituto, TRT 23a, TRT 23a Região

Em conformidade com os enunciados das Súmulas do TST, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - a comprovação do trânsito em julgado da decisão rescindenda é pressuposto processual indispensável ao tempo do julgamento da ação rescisória;

II - o juízo rescindente não está adstrito à certidão de trânsito em julgado juntada com a ação rescisória, podendo formar sua convicção através de outros elementos dos autos quanto à antecipação ou postergação do dies a quo do prazo decadencial;

III - caracteriza dolo processual, previsto no art. 485, III, do CPC, o fato de a parte vencedora haver silenciado a respeito de fatos contrários a ela, porque o procedimento levado a efeito constitui ardil processual que induz o juiz a proferir uma sentença não-condizente com a verdade;

IV - procede a ação rescisória calcada em ofensa à coisa julgada perpetrada por decisão proferida em ação de cumprimento, em face de a sentença normativa, na qual se louvava, ter sido modificada em grau de recurso, porque em dissídio coletivo se consubstancia os efeitos da coisa julgada material.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q529818 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Sobre os critérios construtivos estabelecidos em norma para instalação de elevador em edifícios, considere.

I. O poço deverá ser impermeável, fechado e aterrado, e nele não deverá existir qualquer obstáculo que dificulte a instalação dos parelhos do elevador.

II. As paredes devem ser constituídas de material incombustível, formando uma superfície lisa. Quando houver distância superior a 11 m entre paradas consecutivas, devem existir portas de emergência na Caixa.

III. Entre os Poços de elevadores adjacentes deve existir parede divisória, ou proteção de chapa de madeira ou tela de arame, sendo que a abertura de malha deve estar entre 7 cm e 10 cm, com altura mínima de 1,60 m acima do nível do Poço.

IV. Na parte superior deve existir abertura de ventilação, com área igual a 0,5% da área de seção horizontal da Caixa, quando se tratar de torre única.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q801181 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A Síndrome de Guyon é uma neuropatia compressiva do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q614829 | Informática, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Dadas as seguintes definições, próprias de um projeto estruturado de sistemas:

I. O alcance ou escopo de efeito de um módulo m é definido como todos os módulos que são afetados por uma decisão tomada nesse módulo m.

II. O alcance ou escopo de controle de um módulo m abrange todos os módulos que são subordinados e, em última análise, subordinados ao módulo m.

III. Coesão é definida como a ligação entre elementos de um mesmo módulo ou, melhor, é a medida da força funcional relativa de um módulo.

IV. Acoplamento é definido como a ligação entre módulos ou, melhor, é a medida da interdependência relativa entre módulos.

Pela análise dessas definições e considerando o mais adequado projeto estruturado de sistemas, deve-se envidar esforços para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q355765 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

O sistema patrimonial, na contabilidade pública, envolve o registro de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q437974 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A argüição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituição Federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q451048 | Direito do Trabalho, Comissões de Conciliação Prévia, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Com relação às Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a Lei no 9.958/2000 é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q787719 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

O fenômeno fisiológico mais grave no corpo humano quando ele é atravessado por uma corrente elétrica e cuja conseqüência pode ser a morte é a contração irregular e desordenada das várias partes do coração, impedindo que o sangue circule normalmente pelo corpo. Esse fenômeno é conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q441878 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Sobre a prática de crime de responsabilidade do Presidente da República,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q408120 | Direito Administrativo, Procedimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

O Estado do Mato Grosso realizará licitação de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente. No edital da respectiva licitação, foi exigida a apresentação de garantia contratual. A empresa SW, interessada em participar do certame, pretende apresentar garantia na forma de caução em dinheiro, cujo montante representa uma porcentagem sobre o valor do contrato administrativo. No caso narrado, conforme preceitua a Lei no 8.666/1993, a garantia na forma de caução em dinheiro poderá ser em %, de até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q797808 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Um paciente realizou cirurgia para reparar o manguito rotador. Para treinamento neuromuscular utilizou-se o body blade. Este equipamento proporciona
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q355717 | Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

É um exemplo de variação ativa independente de execução orçamentária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q435602 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

O Tribunal de Contas da União - TCU afastou, incidentalmente, a aplicação de lei federal que entendeu inconstitucional e assinalou prazo para que órgão da Administração pública direta, ligado ao Poder Executivo, adotasse as providências necessárias ao exato cumprimento da Constituição no que toca ao limite máximo de remuneração a ser paga a servidores públicos. As providências, no entanto, não foram adotadas no prazo fixado pelo TCU, fato esse que ensejou a sustação, pelo próprio Tribunal, do ato administrativo ilegal e a comunicação dessa decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e a disciplina constitucional da matéria, o Tribunal de Contas da União
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q461740 | Direito Penal, Do Crime, Juiz de Direito Substituto, TRT 23a, TRT 23a Região

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.