Início

Questões de Concursos TRT 24a

Resolva questões de TRT 24a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q731992 | Direito Processual do Trabalho, Distribuição, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 24a, FCC

Sobre a distribuição dinâmica do ônus da prova e a aptidão para sua produção no Processo do Trabalho, conforme ordenamento normativo e entendimento jurisprudencial sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q333231 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

Uma corda será dividida em três pedaços de comprimentos diretamente proporcionais a 3, 5 e 7. Feita a divisão, verificou-se que o maior pedaço ficou com 1 metro a mais do que deveria ser o correto para a medida do maior pedaço, e que o menor pedaço ficou com 1 metro a menos do que deveria ser o correto para a medida do menor pedaço. Se o único pedaço que saiu na medida correta ficou com 12 metros de comprimento, o menor dos três pedaços saiu com comprimento, em metros, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q562559 | Informática, Linux Unix, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

Considere as seguintes declarações sobre o sistema Linux:

I. Os caracteres minúsculos e maiúsculos são tratados de forma diferente.

II. Não existe arquivos com a extensão .EXE para programas executáveis.

III. Os arquivos que terminam com um asterisco são considerados ocultos.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q377590 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda medir seu grau de excelência utilizando os conceitos, ferramentas e metodologias preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade - FNQ. Tal pretensão afigura-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q411733 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

No que concerne a uma das fases do processo disciplinar, qual seja, o inquérito, especificamente quanto à oitiva das testemunhas, considere:

I. As testemunhas serão sempre ouvidas antes do interrogatório do acusado.

II. Se a testemunha trouxer seu depoimento por escrito, o presidente da comissão deverá aceitá-lo, vez que supre a oitiva que seria realizada, devendo imediatamente ser anexado aos autos.

III. As testemunhas, em regra, serão ouvidas conjuntamente, em observância ao princípio da celeridade processual.

IV. Caso exista contrariedade nos depoimentos das testemunhas, cabe ao presidente da comissão, formar seu convencimento acerca de qual deles adotará como fundamento para decidir, não comportando, nesse caso, o instituto da acareação, só aplicado para depoimentos contraditórios de acusados.

Nos termos da Lei no 8.112/1990, está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q412351 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

A União Federal pretende contratar instituição brasileira que exerce atividade de recuperação social do preso. Cumpre salientar que a instituição não tem fins lucrativos, sendo seu objetivo de caráter exclusivamente social. Além disso, é detentora de indubitável reputação ético-profissional. Nesse caso, conforme preceitua a Lei no 8.666/1993, a licitação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q394095 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auxiliar Judiciário, TRT 24a, FCC

O Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais foi recém-admitido no Tribunal e recebeu ordem para receber algumas cadeiras novas que chegaram e tombá-las, mas ele não sabe o que é "tombamento de material". Diante dessa situação ele deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q820688 | Legislação Federal, Lei 7783 1989, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 24a, FCC

De acordo com a Lei de Greve (Lei no 7.783/89) são considerados serviços ou atividades essenciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q451868 | Direito do Trabalho, Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 24a, FCC

Com base na jurisprudência consolidada do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, examine as assertivas abaixo, relacionadas à estabilidade e garantias provisórias no emprego.

I. É constitucional o art. 118 da Lei no 8.213/1991 que assegura o direito à estabilidade provisória por período de 12 meses após a cessação do auxíliodoença ao empregado acidentado.

II. São pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a consequente percepção do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do contrato de emprego.

III. O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado não goza da garantia provisória de emprego, decorrente de acidente de trabalho, prevista no art. 118 da Lei no 8.213/1991.

IV. O dirigente sindical e membros do Conselho Fiscal somente poderá ser dispensado por justa causa mediante a apuração em inquérito judicial, inteligência dos arts. 494 e 543, § 3o, da CLT.

V. A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea "b", do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q392358 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auxiliar Judiciário, TRT 24a, FCC

O Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais recebeu a tarefa de levar um sofá antigo e muito pesado para o depósito no subsolo do Tribunal. Para executá-la solicita o auxílio de um colega. Para evitar problemas na coluna vertebral, a forma correta de transportar o sofá será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q329249 | Segurança e Transporte, Documentação de Veículos, Auxiliar Judiciário, TRT 24a, FCC

No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário solicitar a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q445837 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

Silmara, brasileira naturalizada, verificou a Constituição Federal brasileira a respeito de possível extradição de brasileiro naturalizado. Assim, constatou que, dentre os direitos e deveres individuais e coletivos, está previsto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q422557 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Extracontratuais, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

A respeito do enriquecimento sem causa, considere:

I. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, pelo valor da data em que ocorreu o enriquecimento.

II. Se o enriquecimento tiver por objeto coisa determinada, quem a recebeu é obrigado a restituí-la, e, se a coisa não mais subsistir, a restituição se fará pelo valor do bem da época em que ocorreu o enriquecimento.

III. A restituição do indevidamente auferido será devida quando a causa que justificou o enriquecimento deixou de existir.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q342725 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Auri tem três bolas de tamanhos diferentes, B1, B2, e B3, e pretende pintar cada uma delas com uma única das cores: preta, branca ou vermelha, não necessariamente nesta ordem. Considere as seguintes afirmações:

(1) B1 é vermelha.

(2) B2 não é vermelha.

(3) B3 é preta.

De quantos modos Auri poderá fazer a pintura das bolas para que apenas uma das afirmações seja verdadeira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q453268 | Direito do Trabalho, Introdução do Direito do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Considere as seguintes assertivas:

I. A empresa que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço é considerada empregadora.

II. Empregado é toda pessoa física ou jurídica que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário.

III. Empregado é toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário.

IV. Como regra, o requisito pessoalidade do empregador é fundamental para a sua conceituação.

Está integralmente correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q394453 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

No que se refere aos princípios administrativos, considere:

I. Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

II. A Administração Pública, no exercício de faculdades discricionárias, deve atuar em plena conformidade com critérios racionais, sensatos e coerentes, fundamentados nas concepções sociais dominantes.

As proposições I e II dizem respeito, respectivamente, aos princípios da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q374349 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Quanto à concordância padrão, está escrita corretamente a frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q455042 | Direito do Trabalho, Alteração no Contrato de Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

As alterações do contrato de trabalho são disciplinadas na Consolidação das Leis do Trabalho e a preocupação do legislador centrou- se nos aspectos das vontades das partes, da natureza da alteração e dos efeitos que esta gerará para determinar se será válida ou não. Em razão disso, excluem-se naturalmente da análise da legalidade as alterações obrigatórias, que são imperativamente impostas por lei ou por normas coletivas. No tocante às alterações do contrato de trabalho, estabelece a legislação vigente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q454548 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito da proteção ao trabalho da mulher:

I. A adoção de medidas de proteção ao trabalho das mulheres é considerada de ordem pública, não justificando, em hipóteses alguma, a redução de salário.

II. Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito a 12 semanas de licença-maternidade.

III. À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança de 7 anos de idade será concedida licença-maternidade de 120 dias.

IV. Os locais destinados à guarda dos filhos das operárias, durante o período da amamentação, deverão possuir, no mínimo, um berçário, uma saleta de amamentação, uma cozinha dietética e uma instalação sanitária.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.