Início

Questões de Concursos TRT 2a

Resolva questões de TRT 2a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q612607 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

O browser é uma ferramenta para softwares orientados ao objeto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q729637 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Considere:

I. Cabe agravo de instrumento contra despacho que não receber agravo de petição.

II. O julgamento do agravo de petição, quando se tratar de decisão do juiz de primeira instância, competirá a uma das Turmas do TRT.

III. Cabe recurso ordinário das decisões interlocutórias, no processo do trabalho.

IV. A divergência jurisprudencial entre Turmas do mesmo Tribunal Regional do Trabalho é pressuposto intrínseco do Recurso de Revista.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q614273 | Informática, Sistema de arquivos, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

É possível configurar o Samba remotamente através da Web, utilizando um browser, por meio da ferramenta de administração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q454290 | Direito do Trabalho, Justiça do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

No que tange à prescrição, analise:

 I. A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos.

 II. Tratando-se de pedido de diferença de gratificação semestral que teve seu valor congelado, a prescrição aplicável é a parcial.

III. Nas prestações de pagamento sucessivo, a prescrição será parcial e contada do vencimento de cada uma delas.

IV. É vintenária a prescrição do direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS, observado o prazo de dois anos após o término do contrato de trabalho.

 Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q451995 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Com relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, considere:

 I. Caberá aviso prévio nos contratos por prazo determinado que contenham cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão.

 II. Em regra, o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de dois anos.

 III. O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser prorrogado sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

 IV. Em regra, considera-se por prazo indeterminado todo contrato por prazo determinado que suceder, dentro de seis meses, outro contrato também por prazo determinado.

 Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q416453 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Tício é Juiz de Direito. Foi procurado por José, cidadão de sua Comarca, o qual lhe narrou ter emprestado R$ 20.000,00 a João, que, no entanto, deixou de efetuar o pagamento na data do vencimento da dívida. Pediu-lhe providências para receber seu crédito. Tício

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q611598 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

A Unified Modeling Language (UML), resultado da unificação dos métodos Booch, OMT e OOSE, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q731687 | Direito Processual do Trabalho, Justiça do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Considere as assertivas abaixo a respeito do pressuposto recursal específico do prequestionamento:

I. Em regra, diz-se prequestionada a matéria ou questão quando na decisão impugnada haja sido adotada, explicitamente, tese a respeito.

II. Considera-se prequestionada a questão jurídica invocada no recurso principal sobre a qual se omite o Tribunal de pronunciar tese, não obstante opostos embargos de declaração.

III. O prequestionamento só é exigível em recurso de natureza extraordinária, como o recurso de revista e os embargos para a Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho.

 IV. Deve-se exigir o prequestionamento quando a violação à disposição literal de lei surge no próprio acórdão impugnado pelo recurso de revista.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q452955 | Direito do Trabalho, Duração do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Considera-se trabalho noturno aquele que é realizado entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q329694 | Segurança e Transporte, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

A penalidade aplicada a uma infração leve ou média pode ser substituída, desde que não seja em reincidência na mesma infração nos últimos doze meses,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q601670 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

As páginas web de grandes livrarias podem se constituir em valiosos instrumentos para a seleção e aquisição de materiais de informação. No entanto, elas têm como limitação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q645199 | Informática, Tipos, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

O sistema de arquivos padrão do Linux Red Hat 9, com o conceito de journaling incorporado, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q399747 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

As férias do servidor público da União NÃO podem ser interrompidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q615116 | Informática, Sistema de arquivos, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Os principais arquivos executáveis, no sistema Linux, devem ser organizados no diretório funcional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q391893 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Atos normativos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q612902 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

No sistema OS/400, a biblioteca QGPL é instalada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q602254 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Constitui-se em um repositório de documentos jurídicos com texto completo, incluindo capítulos de livros e periódicos, teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras e discursos. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q611220 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Um programa utilitário do sistema OS/400 que fornece facilidades para edição do código-fonte de programas é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q453596 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

No que se refere à estabilidade, analise:

I. A estabilidade provisória do cipeiro constitui, além de uma vantagem pessoal, uma garantia para as atividades dos membros da CIPA.

II. O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical só goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente.

III. Havendo extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicato, não subsiste a estabilidade do dirigente sindical.

IV. O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade.

De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q329983 | Segurança e Transporte, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

É permitido ultrapassar o semáforo em luz vermelha apenas quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.