Início

Questões de Concursos TRT 3a

Resolva questões de TRT 3a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q400172 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

O sistema de controle interno da Administração Pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q531310 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Na análise de uma bacia hidrográfica, o tempo gasto para que toda a bacia contribua para o escoamento superficial na seção considerada após a precipitação é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q645007 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Num ambiente com Windows Vista, a diretiva de grupo permite gerenciar centralizadamente um número maior de recursos e de comportamentos de componentes. Por meio dela é possível:

I. distribuir a instalação de um software a usuários e computadores ou publicar para os usuários instalarem, opcionalmente, por meio de Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle.

II. usar scripts para automatizar tarefas na inicialização e no encerramento do computador, bem como no logon e logoff do usuário.

III. redirecionar pastas importantes do usuário, como as pastas Documentos e Usuários, para um local baseado em servidor.

IV. delegar a usuários a capacidade de instalar drivers de impressora, o que o ajudará a manter a segurança, limitando a distribuição de credenciais administrativas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q730538 | Direito Processual do Trabalho, Justiça do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Nas comarcas onde não forem instituídas Varas do Trabalho, a jurisdição do trabalho será exercida pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q411783 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Na Lei nº 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, é dispensável a licitação:

I. nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

II. nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.

III. quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.

IV. quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.

V. para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

VI. para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.

VII. na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q606906 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

É um tipo de biblioteca virtual que proporciona acesso resumido a materiais dispersos na Internet, relacionandoos. Somente administra metadados indicando onde a coleção, sejam sites ou documentos, pode ser encontrada. Trata-se da biblioteca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q435649 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Para evitar o uso indiscriminado de medidas provisórias, a Constituição em vigor inclui uma lista de matérias que não podem ser por elas disciplinadas, assim as relativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q437724 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Em relação ao cargo de Presidente da República, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q535270 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Atualmente, o espaço subterrâneo possui significativa importância nas obras civis, pode-se citar como exemplo o custo e a escassez do espaço superficial nos grandes centros urbanos. No Brasil, o subsolo é regido pelas seguintes legislações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q426011 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

O dispositivo da chamada “PEC da Bengala” (Emenda Constitucional no 88/2015), que prevê que os servidores públicos em geral, com exceção dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e Tribunal de Contas da União, serão aposentados “compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar”, é classificado pela doutrina como norma constitucional de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q442654 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Nos termos do parágrafo 8º do artigo 37, da Constituição Federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração Indireta poderá ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q730410 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Denominam-se prazos legais os que são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q521571 | Auditoria, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

"As normas de auditoria se aplicam em ...... auditorias efetuadas e os procedimentos conforme o ...... e a ...... das operações."

As lacunas da frase acima serão corretamente preenchidas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q538724 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

O Microsoft Office Word 2007 NÃO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q629901 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Considere os diagramas da UML 2:

I. Classe.

II. Sequência.

III. Atividade.

IV. Máquina de Estado.

V. Pacote.

Considere os tipos C = Comportamental e E = Estrutural. A correta associação dos diagramas I, II, III, IV e V com seus tipos é, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q633744 | Informática, Software, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

O VMware simula um PC completo e permite a máquina virtual acessar diretamente a rede local, como se tivesse sua própria placa de rede, instalar um servidor Web e disponibilizá- lo dentro da rede local ou mesmo para a Internet. O sistema convidado tem seu próprio endereço IP e suas próprias configurações de rede, tudo isolado do sistema host. Estas funcionalidades serão instaladas se na conexão da máquina virtual à rede, for selecionada a opção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q819345 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

A Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340/2006, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, proíbe a aplicação de pena (artigo 17) de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q364446 | Enfermagem, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

São sinais e sintomas de sangramento interno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q528562 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Considere as seguintes afirmações sobre responsabilidade técnica:

I. A Instrução no 2.129 do CREA-SP definiu as responsabilidades técnicas para as atividades de sondagens que visam ao dimensionamento de fundações. De acordo com esta instrução, os engenheiros civis estão qualificados para assumir a responsabilidade técnica das empresas de sondagens em edifícios de até 20 mil m2 e/ou com cargas máximas até 100.000 kN, assim como para barragens de até 30 m de altura.

II. Acima dos valores citados na afirmação I, faz-se necessário a responsabilidade técnica de dois profissionais.

III. A Certidão de Acervo Técnico, fornecida pelo CREA, reúne todas as ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) de um determinado profissional, sendo um documento de grande importância para as licitações e concorrências públicas.

Está correto que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q455015 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Quanto ao instituto do aviso prévio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.