Início

Questões de Concursos TRT 4a

Resolva questões de TRT 4a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q730276 | Direito Processual do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Em relação aos Direitos Sociais previstos na Constituição Federal, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q626348 | Informática, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

Nas redes ponto a ponto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q405721 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

A propósito dos entes que integram a Administração Indireta, considere as afirmativas abaixo.

I. As autarquias são dotadas de personalidade jurídica de direito público, possuem capacidade de autoadministração e se distinguem das pessoas políticas no que concerne à competência legislativa, pois não a detêm, o que não impede, todavia, que lhes seja transferida a titularidade e a execução de serviços públicos.

II. As empresas estatais podem, na forma que seus Estatutos Sociais determinarem, exercer atividade econômica de natureza privada ou prestar serviço público, o que, contudo, não impacta sua natureza jurídica de direito privado e, assim, permite a contratação de obras e aquisições sem se submeter ao regime de licitações.

III. Tanto as autarquias, quanto as empresas públicas são pessoas jurídicas de direito público criadas por lei, permitido às segundas um certo grau de flexibilização no regime jurídico a que estão submetidas, com derrogação por normas de direito privado, tais como possibilidade de contratação de servidores público sem submissão a concurso público.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q533735 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Durante o acompanhamento da etapa de aplicação de revestimento cerâmico de uma obra do TRT, verificou-se que estava sendo cumprida a Norma NBR 13753. Avaliando o caimento em pisos de ambientes não molháveis, foi constatado que este encontrava-se acima do especificado. Em áreas não molháveis o caimento do piso deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q639319 | Informática, Linguagens, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Uma tag HTML de estilo físico, que realmente altera a formatação do texto que será visualizado, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q432268 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Dentre outros Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, a Constituição Federal assegura expressamente, em seu art. 5º, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q391869 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Em matéria de classificação dos atos administrativos, considere:

I. O ato imperfeito é o que está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir seus efeitos.

II. O ato consumado encontra-se em condições de produzir efeitos jurídicos, posto que já completou integralmente seu ciclo de formação.

III. Os atos de império são todos aqueles que a Administração Pública pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impõe obrigatório atendimento.

IV. Atos complexos são os que resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único.

É correto APENAS o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q562427 | Informática, Linux Unix, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

O administrador de um computador com sistema operacional Linux deseja desativar as interfaces de rede para verificar o funcionamento da nova configuração do sistema operacional. O comando que permite desativar a interface eth0 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q731059 | Direito Processual do Trabalho, Custas e emolumentos, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

No tocante às custas e emolumentos, considere:

I. No caso de inversão do ônus da sucumbência em segundo grau, sem acréscimo ou atualização do valor das custas e se estas já foram devidamente recolhidas, descabe um novo pagamento pela parte vencida, ao recorrer. Deverá ao final, se sucum bente, reembolsar a quantia.

II. O reembolso das custas à parte vencedora faz-se necessário exceto na hipótese em que a parte vencida for pessoa isenta do seu pagamento, nos termos da lei.

III. Nos dissídios individuais, em regra, as custas relativas ao processo de conhecimento incidirão à base de 2% calculadas, quando houver extinção do processo, sem julgamento do mérito, sobre o valor da causa.

IV. A isenção das custas alcança as entidades fisca lizadoras do exercício profissional.

Nos termos da jurisprudência sumulada do TST e regras contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q399050 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 21 a 29, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.

A investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica diz-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q730616 | Direito Processual do Trabalho, Processo Judiciário do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Vale como simples informação o depoimento da testemunha que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q639029 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

O compartilhamento automático de métodos e dados entre classes, subclasses e objetos é possibilitado, na programação orientada a objetos, pelo mecanismo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q405389 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 21 a 25, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.

Em matéria de faltas do servidor público ao serviço e dos respectivos reflexos em sua remuneração, considere as seguintes afirmações:

I. o servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado.

II. o servidor perderá a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

III. as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q729494 | Direito Internacional, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 4a, FCC

Em matéria de Organização Internacional do Trabalho, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q397306 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

A vacância do cargo público NÃO decorrerá de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q616991 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

Habilidade de uma sub-classe de objetos especializar uma operação herdada, redefinindo a implementação da operação mas não a sua assinatura, é a definição de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q639068 | Informática, Linux ou Unix, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

O administrador de um computador com sistema operacional Linux deseja visualizar o estado das funções de rede de computadores. Executando o comando netstat, para visualizar a tabela de roteamento, deve-se utilizar a opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q401287 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

Paulo, ao exercer o direito de petição deve saber que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q426935 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

Em tema de Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, é correto afirmar que é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q404688 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Auxiliar Judiciário, TRT 4a, FCC

Joaquim dos Santos, auxiliar judiciário, cometeu falta que pode ser considerada como infração praticada no exercício de suas atribuições. Diante disso, estará sujeito a processo disciplinar. É certo que esse processo deverá se desenvolver, em seqüência, nas seguintes fases como dispõe a Lei nº 8.112/90:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.