Início

Questões de Concursos TRT 4a REGIÃO

Resolva questões de TRT 4a REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q150313 | Programação, Programação orientada a objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

Na taxonomia utilizada para as formas de polimorfismo são, respectivamente, dois tipos categorizados como universal e dois como Ad Hoc:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q141133 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 4a REGIÃO, FCC

No que diz respeito à remoção do servidor público federal, considere as assertivas abaixo:

I. O retorno do servidor estável ao cargo anterior- mente ocupado é uma das características do ato de remoção.

II. É considerada modalidade de remoção quando for a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração.

III. É também modalidade de remoção quando for de ofício, no interesse da Administração.

IV. A cessão do servidor para ter exercício em outro órgão ou entidade pública é um dos requisitos para o ato de remoção.

Estão corretas APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q151200 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

As atividades de instrução destinadas a averiguar e com- provar os dados necessários a tomada de decisão devem atender a certos requisitos. E, no que se refere à consulta e audiência pública, é correto afirmar que,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q142002 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 4a REGIÃO, FCC

A classificação da despesa, segundo a sua natureza, compõe-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q256499 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Obras e Metalurgia, TRT 4a REGIÃO, FCC

Durante uma obra de reforma do TRT, foi necessário remover uma porta interna da edificação, com medidas de 0,70 x 2,10 m e fechar o vão com tijolos comuns de 5 x 19 cm. Para este serviço, a quantidade de tijolos utilizada foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q140901 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

....... é o texto que fica entre a literatura, o jornalismo e a história, e tem como característica principal ser, geralmente narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato, constituindo-se também em uma compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo. Originalmente esse texto limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do séc. XIX passam a construí-lo, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins.

A palavra que completa o texto acima é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q139915 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

De acordo com o Decreto no 70.274, de 09/03/1972, que aprovou as normas de cerimonial público e ordem geral de precedência, se em uma solenidade na Capital estiverem presentes o Prefeito, o Governador do Estado, o Vice-Governador, o Cardeal e o Presidente do Tribunal de Justiça, a ordem de precedência dessas autoridades será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q148391 | Psicologia, Código de Ética do Psicólogo, Analista Judiciário Psicologia, TRT 4a REGIÃO, FCC

De acordo com o Artigo 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá, observadas as determinações da legislação vigente, obter autorização de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q140223 | Português, Morfologia, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.
“A conciliação, antes de tudo, tem proporcionado às partes
o efetivo acesso à Justiça, pois elas participam diretamente
no resultado apaziguador do conflito. Além de despertar no
cidadão o sentimento de segurança e confiança, encorajando-o
na defesa de seus direitos, a conciliação devolve credibilidade,
eficiência e, sobretudo, rapidez na prestação jurisdicional”. Com
essas palavras, o desembargador federal coordenador do gabinete
da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3a Região
(TRF3), Antonio Cedenho, define o que é este ato capaz de
reduzir processos na justiça.

(Viviane Ponstinnicoff. “Conciliação é a solução”. Justiça em
Revista - publicação bimestral da Justiça Federal de Primeiro
Grau em São Paulo. Ano IV- dezembro 2010, n. 20, p. 6)
A conciliação, antes de tudo, tem proporcionado às partes o efetivo acesso à Justiça, pois elas participam diretamente no resultado apaziguador do conflito.

Transpondo o segmento destacado na frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q257010 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.

O cenário é o luxuoso resort Four Seasons. Sua
decoração sofisticada, com colunas de mármore, lustres
monumentais de cristal e detalhes das escadarias em ouro,
atiça os olhos do turista. Câmera em punho, o ímpeto de
registrar o ambiente logo é interrompido por um dos
funcionários. É proibido fotografar os homens vestindo roupas
brancas e as mulheres em trajes pretos, exclamou. Restrições
desse tipo dentro de um hotel internacional são, no mínimo,
estranhas aos olhos ocidentais. No entanto, quando o resort em
questão está localizado em Doha, capital do Catar, ter cuidado
com as fotos é apenas uma das milhares de regras e imposições a serem respeitadas na cidade.

Nas ruas, nos museus ou nos shoppings de Doha,
sempre existe alguém para impedir os retratos. E se você
conseguir tirar uma foto escondido vai perceber as pessoas
cuidadosamente tampando o rosto. Isso porque o Catar, país
que acaba de ser eleito sede da Copa do Mundo de 2022, vive
sob os preceitos da religião muçulmana. Lá, as mulheres não
podem exibir seus rostos fora de suas residências e adotam as
burcas como traje. As menos tradicionais se escondem apenas
com lenços e véus
.


(Natália Mestre, A cidade dos contrastes. ISTOÉ PLATINUM,
n. 22, Dezembro/Janeiro 2011, p. 72)

Compreende-se corretamente do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q150339 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 4a REGIÃO, FCC

No tratamento da Síndrome Neuroléptica Maligna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q140411 | Contabilidade Geral, Conceituação, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 4a REGIÃO, FCC

No processo de implementação inicial das novas normas contábeis no ativo imobilizado, deve a empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q147340 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Estatística, TRT 4a REGIÃO, FCC

NÃO caracteriza conduta proibida ao servidor público

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q254616 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 4a REGIÃO, FCC

Recomenda-se o uso de equipamento de proteção individual no atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo vírus A (H1N1), tais como

I. trocar as luvas em contato com o paciente se mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo, ou quando a luva estiver danificada.

II. utilizar máscaras cirúrgicas durante os procedimentos com risco de geração de aerossol, tais como: intubação traqueal, aspiração nasofaríngea ou nasotraqueal, entre outros.

III. considerar que o uso de luvas elimina a necessidade de lavagem de mãos e a aplicação do álcool gel nas mãos entre um sítio corporal contaminado para outro limpo.

IV. usar aventais de mangas longas, punhos de malha ou elástico e abertura posterior quando em contato direto com o paciente.

Os procedimentos recomendáveis estão descritos SOMENTE em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q144072 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Analise as frases abaixo.

I. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão "delcredere" efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.

II. Com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence à Empresa criadora e não pode ser explorada sem que esta dela se beneficie.

III. O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

O Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, de Outubro de 1957, é formado por quatro conjuntos de pressupostos: princípios, definições, normas e recomendações. Analisando as frases acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q264413 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário Segurança, TRT 4a REGIÃO, FCC

Analise as seguintes assertivas sobre o direito de petição:

I. Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, podendo ser renovado.

II. O direito de requerer prescreve em cinco anos quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

III. Para o exercício do direito de petição, é assegurada vista do processo ou documento, dentro ou fora da repartição, ao servidor ou a procurador por ele constituído.

Está correto o que se afirma SOMENTE em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q150515 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.

A conciliação, antes de tudo, tem proporcionado às par-
tes o efetivo acesso à Justiça, pois elas participam diretamente
no resultado apaziguador do conflito. Além de despertar no
cidadão o sentimento de segurança e confiança, encorajando-o
na defesa de seus direitos, a conciliação devolve credibilidade,
eficiência e, sobretudo, rapidez na prestação jurisdicional. Com
essas palavras, o desembargador federal coordenador do
gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3a
Re-
gião (TRF3), Antonio Cedenho, define o que é este ato capaz
de reduzir processos na justiça.


(Viviane Ponstinnicoff. Conciliação é a solução. Justiça em
Revista - publicação bimestral da Justiça Federal de Primeiro
Grau em São Paulo. Ano IV- dezembro 2010, n. 20, p. 6)

... Além de despertar no cidadão o sentimento de segurança e confiança, encorajando-o na defesa de seus direitos, a conciliação devolve credibilidade, eficiência e, sobretudo, rapidez na prestação jurisdicional.

A reescrita do segmento destacado acima que se mostra correta e adequada ao contexto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q143150 | Português, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Velocidade das imagens

Quem folheia um daqueles velhos álbuns de fotografias
logo nota que as pessoas fotografadas prepararam-se longamente
para o registro solene. As roupas são formais, os corpos
alinham-se em simetria, os rostos adotam uma expressão sisuda.
Cada foto corporifica um evento especial, grava um momento
que aspira à eternidade. Parece querer garantir a imortalidade
dos fotografados. Dificilmente alguém ri nessas fotos:
sobra gravidade, cerimônia, ou mesmo uma vaga melancolia.
Nada mais opostos a esse pretendido congelamento do
tempo do que a velocidade, o improviso e a multiplicação das
fotos de hoje, tiradas por meio de celulares. Todo mundo fotografa
tudo, vê o resultado, apaga fotos, tira outras, apaga, torna
a tirar. Intermináveis álbuns virtuais desaparecem a um toque
de dedo, e as pouquíssimas fotografias eventualmente salvas
testemunham não a severa imortalidade dos antigos, mas a
brincadeira instantânea dos modernos. As imagens nãosão feitas
para durar, mas para brilhar por segundos na minúscula tela
e desaparecer para sempre.

Cada época tem sua própria concepção de tempo e sua
própria forma de interpretá-lo em imagens. É curioso como em
nossa época, caracterizada pela profusão e velocidade das
imagens, estas se apresentem num torvelinho temporal que as
trata sem qualquer respeito. É como se a facilidade contemporânea
de produção e difusão de imagens também levasse a
crer que nenhuma delas merece durar mais que uma rápida
aparição.

(Bernardo Coutinho, inédito)

Está adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q142230 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 4a REGIÃO, FCC

É cabível remoção a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.