Início

Questões de Concursos TRT 9a REGIÃO

Resolva questões de TRT 9a REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q260433 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Pelo mundo afora, os jornais sentem a agulhada de uma
conjunção de fatores especialmente desfavoráveis: a recessão
mundial, que reduz os gastos com publicidade, e o avanço da
internet, que suga anúncios, sobretudo os pequenos e rentáveis
classificados, e também serve como fonte - em geral gratuita -
de informações. Na Inglaterra, para sobreviver, os jornais
querem leis menos severas para fusão e aquisição de empresas.
Na França, o governo duplicou a verba de publicidade e dá
isenção tributária a investimentos dos jornais na internet.

Mas em nenhum outro lugar a tormenta é tão assustadora
quanto nos Estados Unidos. A recessão atropelou os dois
maiores anunciantes - o mercado imobiliário e a indústria
automobilística - e a evolução da tecnologia, com seu impacto
sísmico na disseminação da informação, se dá numa velocidade
alucinante no país. O binômio recessão-internet está produzindo
uma devastação. Vários jornais, mesmo bastante antigos e
tradicionais,fecharam suas portas.

O fechamento de um jornal é o fim de um negócio como
outro qualquer. Mas, quando o jornal é o símbolo e um dos
últimos redutos do jornalismo, como é o caso do New York
Times
, morrem mais coisas com ele. Morrem uma cultura e
uma visão generosa do mundo. Morre um estilo de vida
romântico, aventureiro, despojado e corajoso que, como em
nenhum outro ramo de negócios, une funcionários, consumidores
e acionistas em um objetivo comum e maior do que
interesses particulares de cada um deles.
Desde que os romanos passaram a pregar em locais
públicos sua Acta Diurna, o manuscrito em que informavam
sobre disputas de gladiadores, nascimentos ou execuções, os
jornais começaram a entrar na veia das sociedades civilizadas.
Mas, para chegar ao auge, a humanidade precisou fazer uma
descoberta até hoje insubstituível (o papel), duas invenções
geniais (a escrita e a impressão) e uma vasta mudança social (a
alfabetização). Por isso, umjornal, ainda que seja um negócio,
não é como vender colírio ou fabricar escadas rolantes.

(André Petry. Revista Veja, 29 de abril de 2009, pp. 90-93, com
adaptações)

O binômio recessão-internet está produzindo uma devastação. (2º parágrafo)

O sentido contido na expressão grifada acima se encontra também em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q140934 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 9a REGIÃO, FCC

Um paciente em diálise peritoneal ambulatorial queixa-se de dor abdominal e febre baixa há 1 semana. O lavado do peritônio é turvo com número elevado de neutrófilos. Os agentes etiológicos mais frequentes nessa situação são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q253490 | Português, Sintaxe, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os trechos abaixo compõem parte de um texto adaptado do
editorial de Valor Econômico de 3/10/2007. Julgue-os quanto a
aspectos gramaticais.

Ao longo da última década, o Brasil alcançou uma formidável conquista na direção da universalização do ensino básico, segundo os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q154538 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Trabalhadores de galvanoplastia (processo eletrolítico que consiste em recobrir um metal com outro) podem estar expostos ao cádmio. O controle biológico da exposição ao cádmio deve ser realizado por meio de exame de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q262381 | Informática, Armazenamento de dados, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Em relação ao armazenamento de dados, uma das principais diferenças entre a arquitetura SAN e NAS reside

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q262692 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Para os fins da Lei nº 9.784/1999, que dispõe sobre o processo administrativo, a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Direta e da estrutura da Administração Indireta, não dotada de personalidade jurídica, é conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q144774 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 9a REGIÃO, FCC

Na artrite reativa, o padrão típico de envolvimento articular é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q148203 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

A Resolução CFP nº 007/2003 institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e estabelece que o relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão. Na conclusão do documento, o psicólogo vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua investigação a partir das referências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q146968 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 9a REGIÃO, FCC

Uma mulher de 30 anos é admitida no pronto socorro com anasarca. Apresenta creatinina de 2,4 mg/dL e corpos lipóides no sedimento urinário. O diagnóstico é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q138787 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 9a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da intervenção de terceiros, julgue os seguintes itens.

A denunciação da lide é meio pelo qual uma das partes pode deduzir, em relação a terceiro, no mesmo processo, direito regressivo de que se considera titular. Pela denunciação, verifica-se a ampliação do objeto do processo, pois nova demanda entre denunciante e denunciado, de natureza condenatória, é admitida na relação processual em curso.

  1. ✂️
  2. ✂️

511Q148004 | Informática, Oracle, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Em termos de funcionalidades nativas e exclusivas do SQL Server e do Oracle 10g, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q257829 | Direito do Trabalho, Férias, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

Com relação às férias, é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q141354 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 9a REGIÃO, FCC

Em todo processo judicial, o conjunto probatório é fun- damental para a solução do litígio. A Consolidação das Leis do Trabalho possui regras específicas sobre as provas judiciais, sendo assim,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q148800 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

As provas situacionais no processo de seleção de pessoal estão relacionadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q253308 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

Analise as seguintes assertivas acerca dos princípios que regem as licitações:

I. Se a Administração levar o procedimento licitatório a seu termo, a adjudicação só pode ser feita ao vencedor; entretanto, há direito subjetivo à adjudicação ainda que a Administração opte, com justa causa, pela revogação do procedimento.

II. A publicidade é a mais ampla possível na concorrência, em que o interesse maior da Administração é o de atrair maior número de licitantes, e se reduz ao mínimo no convite, em que o valor do contrato dispensa maior divulgação.

III. É princípio de toda licitação que seu julgamento se apóie em fatores concretos pedidos pela Administração, em confronto com o ofertado pelos proponentes dentro do permitido no edital ou convite.

IV. A vinculação ao instrumento convocatório significa que a Administração não pode descumprir normas e condições por ela estabelecidas no edital da licitação, sendo, portanto, dirigida apenas ao ente público.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q260256 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

Dentre os critérios a serem observados nos processos administrativos, expressamente previstos na Lei nº 9.784/1999, NÃO se inclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q265163 | Programação, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Uma aplicação utilizando o framework JSF e a IDE NetBeans gera automaticamente dois componentes essenciais assim descritos:

I. É responsável por receber requisições dos componentes View do MVC, redirecioná-las para os beans gerenciados (managed beans) do componente Model do MVC e responder a essas requisições.

II. É o arquivo principal de configuração de uma aplicação web que utiliza o framework JSF. É responsável por descrever os elementos e sub-elementos que compõem o projeto, tais como as regras de navegação, beans gerenciados, configurações de localização etc.

As descrições I e II referem-se, respectivamente, aos componentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q262189 | Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança Corporativa, Técnico Judiciário Segurança, TRT 9a REGIÃO, FCC

De acordo com o caput do artigo 33 da Portaria no 387/2006 - DG/DPF, a composição de uma guarnição mínima de vigilantes, por veículo, já incluído o condutor, empenhados na atividade de escolta armada, deve ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q264253 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança, TRT 9a REGIÃO, FCC

Nas manobras de ressuscitação (reanimação) cardiopul- monar em adulto, um dos procedimentos indicados é realizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.