Questões de Concursos TRT RJ

Resolva questões de TRT RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q34727 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Considerando o modelo entidade-relacionamento utilizado na modelagem de dados de Bancos de Dados relacionais, um conjunto de entidades deve possuir atributos. Um atributo denominado composto é aquele que tem como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q34702 | Informática, Segurança da Informação, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Um usuário deseja implantar um sistema de backup que apresente um tempo de restauração menor que outras técnicas, mesmo que para isso seja necessário utilizar um maior espaço de armazenamento. Dentre os tipos usuais de backup praticados, o mais recomendado para esse caso é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q34709 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.
    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”
     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.

(Paulo Carini do Amaral, inédito)
Está plenamente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q34705 | Informática, Segurança da Informação, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

O técnico administrador da rede local de computadores (LAN) instalou um Firewall do tipo filtragem de pacotes para melhorar a segurança na LAN. Esse tipo de Firewall é capaz de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q34701 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

O administrador de um servidor com sistema operacional Windows Server 2008 R2 executou, no prompt de comandos, o comando fc, com os devidos parâmetros. O propósito do administrador com a execução desse comando era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q34711 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.
    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”
     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.

(Paulo Carini do Amaral, inédito)
Transpondo-se para a voz passiva a forma ...... , ela deverá adotar a forma ...... .

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q34712 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.
    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”
     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.

(Paulo Carini do Amaral, inédito)
Considerando-se a necessidade de que os tempos e modos verbais de uma frase devem estar em adequada correlação, o segmento Uma obra de arte mal concebida seria aquela em que os recursos expressivos utilizados deverá ser completado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q34734 | Informática, Redes de Computadores, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

O técnico em rede de computadores deve configurar os IPs fixos e reais dos computadores da rede local de computadores (LAN) da empresa em que atua. Considerando que a máscara de sub-rede utilizada na LAN é Classe C e que um dos IPs válidos possui o valor: 144.156.108.201, outro IP que pode ser utilizado nessa LAN é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q34699 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

José, técnico administrador dos computadores com sistema operacional Linux Red Hat do TRT da 1a Região, necessita saber o espaço em disco utilizado pelo usuário Pedro no seu diretório home. Para essa finalidade, José pode utilizar o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q34713 | Português, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Considere as seguintes afirmações:

I. A formação escolar do indivíduo deve potenciar seus valores pessoais, já que é a partir da valorização deles que ele pode melhor servir à comunidade.
II. A organização funcional das abelhas e das formigas deve servir como inspiração inicial para a criação e o funcionamento de um eficaz sistema educacional.
III. De todos os meios a que pode recorrer um professor para obter o respeito de seus alunos, o mais eficaz é o de manter consigo o controle das iniciativas.

Em relação ao texto está correto APENAS o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q34729 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

No PL/SQL, considere o seguinte trecho de um comando:

...<< abc >> ....

No trecho, abc é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q34722 | Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Alberto é mais velho do que Beatriz e mais novo do que Débora. Beatriz não tem 30 anos, mas tem mais do que 20 anos. Cleuza não é mais nova do que Alberto, mas é mais nova do que Débora. Débora tem menos de 40 anos e mais do que 30 anos. Com essas informações é possível concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q34700 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

José, técnico administrador dos computadores com sistema operacional Linux do TRT da 1a Região, deve criar uma nova conta temporária para o usuário Mauro, que realizará um estágio de três meses. Utilizando o comando useradd para criar a conta, e para estabelecer a data em que a conta deve ser desabilitada, deve utilizar a opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q34731 | Informática, Redes de Computadores, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Ao se utilizar um canal de comunicação de dados, é necessário avaliar a capacidade de transmissão desse canal para estimar a taxa de transmissão que pode ser utilizada. Considerando o Teorema de Nyquist, em um canal com banda passante de até 2kHz, sem a presença de ruído, a máxima taxa de dados suportada pelo canal, em bps, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q34730 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

No sistema gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL (v. 9.1), a forma para se declarar um atributo com o tipo de dados Array, com duas dimensões, tendo o nome teste é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q34714 | Português, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Ao tratar da educação, Albert Einstein coloca-se diante da formação do indivíduo e seu papel na comunidade, mostrando convicção de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q34716 | Português, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
A frase Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas deve ser compreendida do seguinte modo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.