Questões de Concurso TRT RJ

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q34722 | Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Alberto é mais velho do que Beatriz e mais novo do que Débora. Beatriz não tem 30 anos, mas tem mais do que 20 anos. Cleuza não é mais nova do que Alberto, mas é mais nova do que Débora. Débora tem menos de 40 anos e mais do que 30 anos. Com essas informações é possível concluir que

32 Q34700 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

José, técnico administrador dos computadores com sistema operacional Linux do TRT da 1a Região, deve criar uma nova conta temporária para o usuário Mauro, que realizará um estágio de três meses. Utilizando o comando useradd para criar a conta, e para estabelecer a data em que a conta deve ser desabilitada, deve utilizar a opção

33 Q34713 | Português, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Considere as seguintes afirmações:

I. A formação escolar do indivíduo deve potenciar seus valores pessoais, já que é a partir da valorização deles que ele pode melhor servir à comunidade.
II. A organização funcional das abelhas e das formigas deve servir como inspiração inicial para a criação e o funcionamento de um eficaz sistema educacional.
III. De todos os meios a que pode recorrer um professor para obter o respeito de seus alunos, o mais eficaz é o de manter consigo o controle das iniciativas.

Em relação ao texto está correto APENAS o que se afirma em

34 Q34731 | Informática, Redes de Computadores, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Ao se utilizar um canal de comunicação de dados, é necessário avaliar a capacidade de transmissão desse canal para estimar a taxa de transmissão que pode ser utilizada. Considerando o Teorema de Nyquist, em um canal com banda passante de até 2kHz, sem a presença de ruído, a máxima taxa de dados suportada pelo canal, em bps, é

35 Q34730 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

No sistema gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL (v. 9.1), a forma para se declarar um atributo com o tipo de dados Array, com duas dimensões, tendo o nome teste é

36 Q34714 | Português, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Ao tratar da educação, Albert Einstein coloca-se diante da formação do indivíduo e seu papel na comunidade, mostrando convicção de que

37 Q34716 | Português, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
A frase Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas deve ser compreendida do seguinte modo:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.