Questões de Concursos TRT RS

Resolva questões de TRT RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q37924 | Português, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

O povoamento do Rio Grande do Sul atraiu uma população masculina eminentemente nômade.
 A economia do Rio Grande do Sul baseava-se na pecuária extensiva.
 A ocorrência de inúmeros conflitos e batalhas propiciava a ausência dos homens.
 As mulheres assumiram a direção dos empreendimentos familiares.
 As mulheres transpuseram os limites das tarefas definidas usualmente para seu sexo.
 
As frases acima se organizam em um único parágrafo, mantendo-se a correção e a clareza, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q37928 | Informática, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

Em um computador com o Windows 7, em português, pode-se instalar mais de um sistema operacional, fornecendo ao usuário a opção de escolher qual deseja usar ao iniciar o computador. Este procedimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q37938 | Direito Processual do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

No tocante às custas e emolumentos, considere:

I. No caso de inversão do ônus da sucumbência em segundo grau, sem acréscimo ou atualização do valor das custas e se estas já foram devidamente recolhidas, descabe um novo pagamento pela parte vencida, ao recorrer. Deverá ao final, se sucumbente, reembolsar a quantia.
II. O reembolso das custas à parte vencedora faz-se necessário exceto na hipótese em que a parte vencida for pessoa isenta do seu pagamento, nos termos da lei.
III. Nos dissídios individuais, em regra, as custas relativas ao processo de conhecimento incidirão à base de 2% calculadas, quando houver extinção do processo, sem julgamento do mérito, sobre o valor da causa.
IV. A isenção das custas alcança as entidades fiscalizadoras do exercício profissional.

Nos termos da jurisprudência sumulada do TST e regras contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q37918 | Português, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

   A vida é uma tapeçaria que elaboramos, enquanto somos urdidos dentro dela. Aqui e ali podemos escolher alguns fios, um tom, a espessura certa, ou até colaborar no desenho.
   Linhas de bordado podem ser cordas que amarram ou rédeas que se deixam manejar: nem sempre compreendemos a hora certa ou o jeito de as segurarmos. Nem todos somos bons condutores; ou não nos explicaram direito qual o desenho a seguir, nem qual a dose de liberdade que podíamos – com todos os riscos – assumir.

(LUFT, L. O rio do meio. São Paulo: Mandarim, 1997, 3. ed, p. 105)

Entende-se corretamente que, no 2º parágrafo, a autora aborda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.