Questões de Concursos: TSE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: TSE. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

221 Q338097 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Abel, Bento e Cid são irmãos. A soma de suas idades é 19. Abel tem 1 ano a mais do que Bento, e esse, por sua vez, tem 3 anos a mais do que Cid. A idade de Bento é

222 Q255070 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

Um processo de desenvolvimento de software provê uma base para a produção organizada de software, usando uma coleção de técnicas e notações pré-definidas. O desenvolvimento de software apresenta uma sequência de etapas bem definidas, cada uma com uma finalidade, entrada e saída distintas. Nesse processo, duas etapas são sintetizadas a seguir. Observe.

I. Tem por objetivo a especificação de requisitos construindo modelos. É necessário compreender um problema, antes de experimentar uma solução.

II. Tem por objetivo o desenvolvimento e ajuste dos modelos do mundo real da análise, de modo que sejam passíveis de ser implementados no computador. É necessário determinar métodos para realizar as operações.

As duas etapas descritas são denominadas, respectivamente,

223 Q39169 | Direito Administrativo, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Sobre a sindicância, analise.

I. Por ser um procedimento preparatório, a abertura de sindicância não tem o condão de obstar o decurso do prazo prescricional das ações disciplinares, havendo a interrupção da prescrição apenas quando instaurado o processo administrativo disciplinar.
II. Constitui discricionariedade da autoridade administrativa a abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar para a apuração imediata de irregularidades no serviço público de que tiver ciência.
III. O prazo para a conclusão da sindicância será de até 30 dias, prorrogável por igual período, a critério da autoridade superior.
IV. Da sindicância poderá resultar aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até trinta dias.

Estão corretas apenas as afirmativas

224 Q156065 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) em seu artigo 24, inciso V, apresenta critérios para a verificação do rendimento escolar, conforme segue:

a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.


É correto afirmar, conforme artigo 24, inciso V da LDB, que a verificação do rendimento escolar expressa uma ênfase na

225 Q153586 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:

I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.

II. promover a gestão de conhecimento da organização.

III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

226 Q427268 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Técnico Judiciário, TSE, CONSULPLAN

O Poder Legislativo tem sido alvo de inúmeras críticas por parte dos meios de comunicação e da sociedade civil em geral, no que tange à conduta dos representantes políticos eleitos. Com relação a vedações e autorizações a este poder, deputados e senadores, segundo a Constituição,

227 Q389589 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

As transições na história são sempre momentos privilegiados. A respeito da transição do feudalismo para o capitalismo, assinale a opção incorreta.

228 Q350762 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado “A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação”. Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:

229 Q389356 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O século XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas décadas seguintes, gerando processos históricos dramáticos. A respeito dessas crises e suas conseqüências, assinale a opção incorreta.

230 Q350978 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

É consenso entre os autores que trataram ou abordaram o problema da organização de documentos arquivísticos que a classificação, para se realizar, para se materializar, necessita de um instrumento. O instrumento de classificação aparece na literatura arquivística com várias denominações: plano de classificação; quadro de classificação; quadro de arranjo; código de classificação; arranjo; tabela de classificação; sistema de classificação; esquema de classificação. A respeito do instrumento de classificação, julgue os itens abaixo.

I O instrumento de classificação deve: ter títulos únicos e documentados; ser flexível; ter uma determinada permanência.

II A fratura existente entre as práticas nos arquivos correntes e nos arquivos permanentes não refletiu na concepção do instrumento de classificação de documentos arquivísticos.

III O instrumento de classificação pode ser percebido como uma espécie particular de linguagem de estrutura hierárquica, pois serve para identificar um documento, que só obtém pleno sentido por meio de sua integração dentro de uma hierarquia.

Assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.