Início

Questões de Concursos TST

Resolva questões de TST comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q630562 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considerando os sistemas de numeração e a representação da informação para sistemas de informática e de comunicação, julgue os itens a seguir.

No código ASCII (american standard code for information interchange), os caracteres imprimíveis são representados com 7 bits.
  1. ✂️
  2. ✂️

522Q334392 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico Judiciário, TST, FCC

Em uma urna, existem 80 bolas. Em cada bola, está marcado um número inteiro diferente. Desses números, 55 são pares e, dentre os ímpares, todos são múltiplos de 3. Se em metade das bolas está marcado um número múltiplo de 3, a quantidade de bolas que estão marcadas com um número múltiplo de 6 é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q152690 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

A hipertensão arterial sistêmica secundária tem etiologia relativamente bem definida, sendo importante sua identificação, pois pode ser curada por cirurgia, tratamento clínico específico e/ou afastamento da exposição ao agente causal. O metal que pode levar a esta patologia é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q541826 | Probabilidade e Estatística, Variância Variância Amostral Variância Absoluta, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere que X(t) represente o número de postos de trabalho disponíveis no instante t e que Y(t) represente o número de trabalhadores disponíveis no instante t para a ocupação desses postos. Considere também que X(t) e Y(t) sejam independentes e sigam processos estocásticos de Poisson. Nesse modelo, os valores esperados de X(t) e Y(t) são, respectivamente, iguais a 5t e 6t, em que t é um número real não-negativo, e o excesso de trabalhadores em relação à quantidade de postos disponíveis é definido pela diferença D(t) = Y(t) - X(t). Com base nessas definições, julgue os itens a seguir.

A variância do processo D(t) é igual a t.

  1. ✂️
  2. ✂️

525Q453763 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Direito do Trabalho, julgue os itens a seguir.

É de responsabilidade do empregador o pagamento da indenização devida em face de paralisação temporária ou definitiva do trabalho motivada diretamente pela promulgação de lei que impossibilite a continuação da atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

526Q814547 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com base no código de ética dos profissionais de enfermagem e na legislação profissional, julgue os itens subseqüentes.

É dever de todo profissional de enfermagem garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança aos usuários, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

527Q428248 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário, TST, FCC

Sobre os direitos Políticos previstos na Constituição Federal de 1988, considere:

I. O Prefeito de um determinado Município pretende concorrer à reeleição nas eleições deste ano de 2012 e, para tanto, será obrigado a se desincompatibilizar, renunciando ao seu mandato seis meses antes do pleito.

II. A inelegibilidade do cônjuge no território de jurisdição do titular não é afastada com a dissolução do vínculo conjugal no curso do mandato.

III. O cancelamento da naturalização de um indivíduo por decisão do Presidente da República ensejará a perda dos seus direitos políticos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q451299 | Direito do Trabalho, Introdução do Direito do Trabalho, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Quanto ao contrato de trabalho e aos requisitos da relação de emprego, julgue os itens subseqüentes.

Sempre que uma ou mais empresas, com personalidades jurídicas próprias, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo econômico, a empresa principal e cada uma das empresas subordinadas serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis em relação aos contratos de emprego.

  1. ✂️
  2. ✂️

529Q522195 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os próximos itens.

O auditor interno deverá mencionar obrigatoriamente fatos que lhe cheguem ao conhecimento e que considere em condições de provocar efeito sobre demonstrações contábeis objeto de seu trabalho, respeitado o dever de guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito.

  1. ✂️
  2. ✂️

530Q317908 | Administração Geral, Recompensas e Punições, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Os recursos humanos vêm-se tornando um dos principais ativosdas organizações na sociedade moderna. Para alcançar os objetivos almejados, as organizações têm investido continuamente no desenvolvimento de seus empregados,utilizando técnicas relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse tema e aos assuntos a ele pertinentes, julgue os itens subseqüentes.

Entre os vários métodos de avaliação de cargos — procedimento que ressalta o conteúdo dos cargos e as características das pessoas que os ocupam —, destaca-se o método da comparação de fatores, por meio do qual, com base no princípio do escalonamento, analisa-se determinado cargo a partir de fatores como habilidades demandadas e requisitos mentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

531Q525887 | Direito Processual Civil, Atos de comunicação, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Em relação ao processo e ao procedimento, julgue os itens seguintes.

É nula a citação por hora certa em que o réu for procurado em endereço errôneo, ainda que o imóvel esteja em seu nome e ali resida sua ex-mulher.

  1. ✂️
  2. ✂️

532Q453951 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens seguintes acerca dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

As férias serão concedidas, por ato do empregador, nos doze meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

  1. ✂️
  2. ✂️

533Q644428 | Informática, Relacionamentos, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca da modelagem de dados e projeto de aplicações e bancos de dados para ambiente relacional, julgue os próximos itens.

Uma chave primária é usada para identificar tuplas individuais em uma relação, não podendo ter o valor nulo.

  1. ✂️
  2. ✂️

534Q524942 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

A respeito da auditoria no setor público federal, julgue os itens a seguir.

Quando houver utilização de recursos externos, e os registros e a documentação do órgão examinado não forem considerados suficientes e adequados, a unidade de controle interno emitirá circunstanciado relatório justificando a expedição de certificado de irregularidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

535Q452056 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Técnico Judiciário, TST, FCC

Mario é funcionário devidamente registrado, de uma empresa situada na cidade de São Paulo e filiado a um determinado sindicato de âmbito estadual. Mario resolve concorrer a um cargo de presidente do referido sindicato nas eleições de 2012 e registra a sua candidatura no dia 15 de Julho de 2012. Durante o trâmite das eleições para o cargo de direção do sindicato, Mario pratica falta grave, prevista em lei, no exercício de sua atividade laborativa na empresa. Neste caso, Mario, eleito para o cargo, poderá ser dispensado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q263646 | Direito Constitucional, Tribunais e Juízes do Trabalho, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TST, FCC

Muriel é Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde o ano de 2009. Muriel trabalha na corte juntamente com outros

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q434151 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens que se seguem.

É compatível com a CF a manutenção da nacionalidade de um brasileiro nato que resida há quinze anos em um Estado asiático e que tenha adquirido a nacionalidade desse Estado, mediante naturalização, como condição para permanecer trabalhando e exercer seus direitos civis, naquele país.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q646162 | Informática, Arquitetura de redes, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação a redes de comunicação gigabit ethernet / fast ethernet, seus dispositivos, recursos, funções e camadas, julgue os itens que se seguem.

Ligações em fibras ópticas em redes fast ethernet podem ser feitas usando-se o padrão de conectores LC.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q352807 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com referência aos fatos contábeis e à representação dos fenômenos patrimoniais e suas variações, julgue os itens que se seguem.

No reconhecimento da despesa, tanto pode haver redução de ativo (a vista) como aumento no passivo (a prazo). Nisso reside a distinção entre fatos modificativos aumentativos ou diminutivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

540Q155177 | Português, Pontuação, Analista Judiciário Taquigrafia, TST, FCC

A frase que está pontuada segundo as orientações do padrão culto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.