Início

Questões de Concursos TST

Resolva questões de TST comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q630681 | Informática, Filosofia do SGBD, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), julgue os itens a seguir.

O uso de garantias de integridade referencial por meio do uso de chaves estrangeiras deve ser evitado para não criar duplicidade de registros.

  1. ✂️
  2. ✂️

662Q439979 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Analista Judiciário, TST, FCC

São direitos constitucionais dos trabalhadores previstos no artigo 7º da Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q156108 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Taquigrafia, TST, FCC

O retorno à atividade, a pedido do servidor público que ocupava cargo efetivo, com estabilidade, aposentado voluntariamente há menos de cinco anos, para ocupar cargo vago na Administração Pública, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q542181 | Probabilidade e Estatística, Variáveis Aleatórios, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere que X(t) represente o número de postos de trabalho disponíveis no instante t e que Y(t) represente o número de trabalhadores disponíveis no instante t para a ocupação desses postos. Considere também que X(t) e Y(t) sejam independentes e sigam processos estocásticos de Poisson. Nesse modelo, os valores esperados de X(t) e Y(t) são, respectivamente, iguais a 5t e 6t, em que t é um número real não-negativo, e o excesso de trabalhadores em relação à quantidade de postos disponíveis é definido pela diferença D(t) = Y(t) - X(t). Com base nessas definições, julgue os itens a seguir.

D(t) não segue um processo de Poisson.

  1. ✂️
  2. ✂️

665Q560916 | Informática, Windows, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Windows XP, julgue os itens que se seguem.

Quando devidamente configurado, o Windows XP pode permitir que um arquivo excluído e enviado para a Lixeira seja restaurado. Existe, entretanto, a possibilidade de se configurar a Lixeira de forma que os arquivos excluídos não sejam para ela movidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

666Q441375 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

O presidente da República apresentou projeto de lei que amplia para 10% o percentual de vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência nos concursos públicos para a administração federal. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Se esse projeto for rejeitado pela Câmara dos Deputados, o presidente da República poderá recorrer ao Senado Federal contra essa decisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

667Q151422 | Informática, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TST, FCC

No SGDB Oracle, versão 11g, os limites de tamanho para os tipos de dados CHAR e CHAR VARYING são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q415118 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade civil, julgue os itens subseqüentes.

Com relação à responsabilidade civil indireta dos pais pelos danos causados pelos filhos menores que estiverem em sua companhia, a culpa atribuída ao imputado é presumida, cabendo o ônus da prova ao lesado, não só quanto ao ato praticado pelo menor como quanto à culpa in vigilando do imputado.

  1. ✂️
  2. ✂️

669Q730006 | Direito Processual do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho TST, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

No atinente ao MPT e à Secretaria-Geral do TST, julgue os itens em seguida.

Se um filho de um ministro em atividade no TST for empossado, em virtude de aprovação em regular concurso público, no cargo de auxiliar judiciário do quadro desse tribunal, ele poderá ser nomeado para ocupar cargo em comissão no órgão, desde que não tenha de servir junto ao referido ministro.

  1. ✂️
  2. ✂️

670Q369563 | Enfermagem, Imunização, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

A administração de imunobiológicos tem por objetivo o controle, a eliminação ou a erradicação de doenças evitáveis. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

São exemplos de vacinas administradas por via subcutânea: a tríplice bacteriana (DTP), a dupla infantil e adulto (DT e dT) e a vacina contra a hepatite B.

  1. ✂️
  2. ✂️

671Q809384 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista Judiciário, TST, FCC

Segundo a Lei nº 8.429/92, os atos de improbidade administrativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q417193 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade civil, julgue os itens a seguir.

Se, na realização de um empreendimento, houver violação das normas de preservação do meio ambiente, responderá pelo dano a pessoa que o causar, excluindo-se a responsabilidade daquele que aprovar o projeto, se não ficar provado que agiu com dolo.

  1. ✂️
  2. ✂️

673Q148654 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Analista Judiciário Taquigrafia, TST, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito do Poder Judiciário:

I. Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação.

II. As decisões administrativas dos tribunais dispensam a motivação, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada a ampla defesa e o contraditório.

III. Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno.

IV. Pode a lei estabelecer período de férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, desde que determine a manutenção de juízes em plantão permanente durante o período.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q263599 | Teoria e Normas de Segurança, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TST, FCC

As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas. Deste modo, o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são exemplos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q731322 | Direito Processual do Trabalho, Ação Rescisória, Juiz do Trabalho Substituto, TST, FCC

Em consonância com as regras da CLT e as Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST sobre a ação rescisória no processo do trabalho, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q451521 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens seguintes acerca dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

O trabalho extraordinário e o noturno serão remunerados com o adicional pertinente de 50% sobre o valor da hora normal de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

677Q463059 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue os próximos itens.

O delito de apropriação indébita difere do furto mediante fraude, porque, naquele, o agente recebe licitamente a coisa, mas inverte seu ânimo sobre ela, recusando-se a devolvê-la, ao passo que, no furto mediante fraude, a vítima é induzida a erro, diminuindo a sua vigilância sobre a coisa, que acaba subtraída.

  1. ✂️
  2. ✂️

678Q399837 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Judiciário, TST, FCC

Determinado servidor público recusou submeter-se à inspeção médica regularmente determinada pela autoridade competente. Instado a se explicar, não apresentou qualquer justificativa pela recusa. A autoridade competente pode, nos termos da Lei nº 8.112/90, aplicar ao servidor a seguinte penalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q541932 | Probabilidade e Estatística, Outros, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere que X(t) represente o número de postos de trabalho disponíveis no instante t e que Y(t) represente o número de trabalhadores disponíveis no instante t para a ocupação desses postos. Considere também que X(t) e Y(t) sejam independentes e sigam processos estocásticos de Poisson. Nesse modelo, os valores esperados de X(t) e Y(t) são, respectivamente, iguais a 5t e 6t, em que t é um número real não-negativo, e o excesso de trabalhadores em relação à quantidade de postos disponíveis é definido pela diferença D(t) = Y(t) - X(t). Com base nessas definições, julgue os itens a seguir.

A diferença entre X(t) e Y(t) resulta em um processo estocástico estacionário.

  1. ✂️
  2. ✂️

680Q410360 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Juiz do Trabalho Substituto, TST, FCC

Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.