O livro ?Urban Design: a typology of procedures and products? (LANG, 2005) classifica os processos de desenho urbano em quatro tipos: o Desenho Urbano ?total?, o Desenho urbano ?all of a piece?, o Desenho Urbano ?piece-by-piece? e o Desenho Urbano ?plug-in?. Essencial para um bom entendimento do desenho urbano é saber por quem as decisões são tomadas e com qual encadeamento. Atente ao que se diz a seguir sobre os tipos de desenho urbano:
I. No Desenho Urbano ?total?, uma única equipe controla todo o projeto. Esse tipo é raro de se encontrar ? pelo menos aqui no Brasil.
II. No Desenho urbano ?all of a piece?, a produção das edificações é feita a partir de centenas ou milhares de decisões individuais que, entretanto, devem obedecer a um conjunto de normas gerais. Sendo assim, a construção de edificações é controlada por zoneamentos, incentivos e penalidades.
III. No Desenho Urbano ?piece-by-piece?, uma equipe cria um plano geral que orienta as intervenções de diversos empreendedores, cada um com sua própria equipe. Um exemplo desse tipo é o Loteamento Pedra Branca, em Palhoça, SC. Lá, uma equipe norte-americana (DPZ), com a ajuda de arquitetos brasileiros, fez um masterplan para a área. Em seguida, vários escritórios de arquitetura foram contratados para projetar as quadras que compõem a proposta geral.
IV. O Desenho Urbano ?plug-in? remete ao conceito de ?acupuntura urbana?, segundo o qual intervenções pontuais no tecido urbano seriam capazes de produzir consequências benéficas para o entorno e, talvez, para toda a cidade.
Está correto o que se afirma em
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️