Início

Questões de Concursos UEG

Resolva questões de UEG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q678654 | Matemática, Álgebra, Inglês, UEG, UEG, 2019

Duas circunferências possuem equações ( x+1)2 + y2 = 1 e (x-1)2 + y2 = 1. A intersecção entre as duas circunferências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q954628 | História e Geografia de Estados e Municípios, Docente, UEG, UEG, 2025

A população de Goiás cresce acima da média nacional, conforme dados do Censo demográfico de 2022. Enquanto a média nacional ficou em 6,5%, Goiás teve um crescimento de 17,5%. Ainda, segundo dados do censo, a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) tem a segunda maior taxa de crescimento do país. “No total, a população da RMG expandiu 19,35%, sendo que as cidades de Abadia de Goiás, Goianira e Senador Canedo apresentaram crescimentos exorbitantes de 178,18%, 111,15% e 84,31%, respectivamente”.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/09/14/censo-2022-regiao-metropolitana-de-goiania-tem-a-segunda-maior-taxa-de-crescimento-do-pais. Acesso em: 9 dez. 2024.
Sobre o crescimento populacional em Goiás e na RMG, observa-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q946996 | Matemática, Porcentagem, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

O preço de uma calça jeans no varejo é de R$ 119,50. Caso o cliente compre acima de 6 peças, ele paga o preço de atacado, com desconto de R$ 20,00 em cada peça. Se um cliente comprar 8 calças, o desconto que ele terá em porcentagem será de aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q947003 | Física, Dinâmica, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Um garoto de 38 kg está em pé sobre um skate de 2,0 kg em repouso. O garoto possui uma mochila em suas costas de 3,0 kg. Para ganhar impulso ele joga essa mochila para frente com velocidade de 2,0 m/s. Desconsiderando o atrito, qual será a velocidade, aproximadamente, de recuo adquirida pelo garoto sobre o skate, em cm/s?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q947006 | Biologia, Estudo dos tecidos, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Leia a letra da música a seguir.
Deus deseja que a tua doçura Que também é a dele Se revele, mais pura, na tua pele E que eu pouse a tua mão sobre o teu colo Lua na noite escura E a brancura do pólo se descongele Essa pele de criança Essa rima pra esperança Tão antiga e nova Que põe tudo à prova Esse repouso, essa dança Que me impele, que me lança No meio da vida Pra uma outra trova Pele, pétala calma Pele, parte mais clara da alma Que o mistério se desvele E outra vez mistério seja Sobre tua pele É o que Deus deseja Tua pele luminosa Madrepérola animada Mensagem da rosa, enfim decifrada
(Caetano Veloso)
Ao ler a letra dessa música, percebe-se referência a um órgão do corpo humano. Para amenizar rugas e vincas nesse órgão, substâncias como colágeno, silicone e outras são aplicadas de acordo com recomendação médica na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q947041 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Inglês, UEG, UEG, 2019

O Brexit (saída britânica, em tradução literal) vem sendo discutido desde 2016 quando, num plebiscito, cerca de 52% da população do Reino Unido decidiu pela sua separação da União Europeia (UE). As origens desse movimento separatista se devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q948842 | Português, Interpretação de Textos, Língua Inglesa, UEG, UEG

Texto associado.

O mundo como pode ser: uma outra globalização


Podemos pensar na construção de um outro mundo a partir de uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir uma globalização perversa. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Parece que as condições históricas do fim do século XX apontavam para esta última possibilidade. Tais novas condições tanto se dão no plano empírico quanto no plano teórico.

Considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo número de fatos novos indicativos da emergência de uma nova história. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes. A isso se acrescente, graças ao progresso da informação, a “mistura” de filosofia, em detrimento do racionalismo europeu. Um outro dado de nossa era, indicativo da possibilidade de mudanças, é a produção de uma população aglomerada em áreas cada vez menores, o que permite um ainda maior dinamismo àquela mistura entre pessoas e filosofias. As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação. Trata-se da existência de uma verdadeira sociodiversidade, historicamente muito mais significativa que a própria biodiversidade. Junte-se a esses fatos a emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos antes exclusivos da cultura de massas, permitindo-lhe exercer sobre esta última uma verdadeira revanche ou vingança.

É sobre tais alicerces que se edifica o discurso da escassez, afinal descoberta pelas massas. A população, aglomerada em poucos pontos da superfície da Terra, constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possiblidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.

No plano teórico, o que verificamos é a possiblidade de produção de um novo discurso, de uma nova metanarrativa, um grande relato. Esse novo discurso ganha relevância pelo fato de que, pela primeira vez na história do homem, se pode constatar a existência de uma universalidade empírica. A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada pessoa. De tal modo, em mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possiblidade existentes e escrever uma nova história.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 13. ed. São Paulo: Record, 2006. p. 20-21. (Adaptado).

O segundo parágrafo é construído a partir da enumeração de uma série de fatos sociais que, segundo o autor, indicam possibilidade de emergência de uma nova história. Esses fatos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q947054 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Inglês, UEG, UEG, 2019

O trióxido de enxofre (SO3) é um poluente atmosférico e pode ser obtido em laboratório pela reação do enxofre com o oxigênio em excesso, na presença de um catalisador adequado. Sobre essa molécula, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q947059 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2018

Em um programa de televisão, será sorteado um dos participantes para executar determinada tarefa. Sabe-se que, entre os participantes, 4 são homens, 6 são mulheres e uma mulher recebeu imunidade e não poderá participar do sorteio. Colocando-se os nomes dos participantes que serão sorteados em uma urna e retirando-se um deles ao acaso, a probabilidade de que seja uma mulher é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q947076 | Português, Coesão e coerência, Direito, UEG, UEG, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

O lobo e o cordeiro
Vamos mostrar que a razão do mais forte é sempre a melhor. Um cordeiro matava sua sede numa corrente de água pura, quando chega um lobo cuja fome o levava a buscar caça.
– Que atrevimento é esse de sujar a água que estou bebendo? – diz enfurecido o lobo. – Você será castigado por essa temeridade.
– Senhor – responde o cordeiro –, que vossa majestade não se encolerize e leve em conta que estou bebendo vinte passos mais abaixo que o senhor. Não posso, pois, sujar a água que está bebendo.
– Você a suja, sim – diz o cruel animal. – Sei que você falou mal de mim no ano passado.
– Como eu poderia tê-lo feito, se não havia sequer nascido? – responde o cordeiro. – Eu ainda mamo.
– Se não foi você, foi seu irmão.
– Eu não tenho irmãos.
– Então, foi alguém dos seus, porque todos vocês, inclusive pastores e cães, não me poupam. Fiquei sabendo disso e, portanto, preciso vingar-me.
Sem fazer nenhuma outra forma de julgamento, o lobo pegou o cordeiro, estraçalhou-o e devorou-o.
La Fontaine. O lobo e cordeiro. In: SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz.Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 125. (Adaptado).
O modo de construção da narrativa e a moral embutida na história indicam que o texto pertence ao gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q947130 | História, Primeira Guerra Mundial, Inglês, UEG, UEG, 2018

Leia o texto a seguir. Segundo os cálculos de José Pereira Rego (1816-1892), importante médico da Corte, a doença teria acometido, ao todo, cerca de 90.000 pessoas, mais de um terço da população carioca, estimada, por um relatório do ministério do Império da época, em 266.466 habitantes. Os próprios médicos estavam longe de um consenso sobre a natureza da febre amarela. De onde vinha? Como se propagava? Era contagiosa? Infecciosa? Qual era a cura? Como evitar que a cidade fosse atingida por novas epidemias? Perguntas como estas eram estampadas diariamente nas páginas dos jornais, que começavam a cobrar, de forma mais agressiva, soluções para o problema.
GONÇALVES, Monique de Siqueira. Morte anunciada. História Viva. 2 fev. 2009. Disponível em:<http://historianovest.blogspot.com.br/2009/02/morteanunciada.htmil>. Acesso em: 8 mar. 2018.
A citação refere-se à epidemia de febre amarela que assolou a cidade do Rio de Janeiro em 1850. No contexto da época, acreditava-se que a epidemia era causada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q947164 | Matemática, Porcentagem, Jataí, UEG, UEG, 2018

Três ruas paralelas são cortadas por duas avenidas transversais nos pontos A, B e C da Avenida 1 e nos pontos D, E e F da Avenida 2, de tal forma que AB = 90 m, BC = 100 m, DE = x e EF = 80 m. Nessas condições, o valor de x é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q954633 | Legislação Estadual, Decreto nº 10603 de 2024, Docente, UEG, UEG, 2025

Até 2024, um determinado curso de graduação não era oferecido pela Universidade Estadual de Goiás. Diante disso, foi proposta a criação de um novo curso de graduação para suprir essa lacuna e atender à crescente demanda da área de conhecimento. A deliberação do Conselho Universitário sobre a criação desse curso será pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q948843 | Português, Análise sintática, Língua Inglesa, UEG, UEG

Texto associado.

O mundo como pode ser: uma outra globalização


Podemos pensar na construção de um outro mundo a partir de uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir uma globalização perversa. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Parece que as condições históricas do fim do século XX apontavam para esta última possibilidade. Tais novas condições tanto se dão no plano empírico quanto no plano teórico.

Considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo número de fatos novos indicativos da emergência de uma nova história. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes. A isso se acrescente, graças ao progresso da informação, a “mistura” de filosofia, em detrimento do racionalismo europeu. Um outro dado de nossa era, indicativo da possibilidade de mudanças, é a produção de uma população aglomerada em áreas cada vez menores, o que permite um ainda maior dinamismo àquela mistura entre pessoas e filosofias. As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação. Trata-se da existência de uma verdadeira sociodiversidade, historicamente muito mais significativa que a própria biodiversidade. Junte-se a esses fatos a emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos antes exclusivos da cultura de massas, permitindo-lhe exercer sobre esta última uma verdadeira revanche ou vingança.

É sobre tais alicerces que se edifica o discurso da escassez, afinal descoberta pelas massas. A população, aglomerada em poucos pontos da superfície da Terra, constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possiblidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.

No plano teórico, o que verificamos é a possiblidade de produção de um novo discurso, de uma nova metanarrativa, um grande relato. Esse novo discurso ganha relevância pelo fato de que, pela primeira vez na história do homem, se pode constatar a existência de uma universalidade empírica. A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada pessoa. De tal modo, em mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possiblidade existentes e escrever uma nova história.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 13. ed. São Paulo: Record, 2006. p. 20-21. (Adaptado).

Considere o seguinte recorte:

“As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação”.

O discurso do outro é apresentado nesse trecho por meio de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q947058 | Matemática, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2018

Em termos imagéticos tem-se, na pintura e na letra da canção apresentadas, respectivamente, a representação do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q947088 | Matemática, Pontos e Retas, Direito, UEG, UEG, 2018

O termo geral da sequência (-3,-2,1,6,13,22, ... ) e o décimo termo dessa sequência são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q947098 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Direito, UEG, UEG, 2018

Leia o texto a seguir.
Na manhã do dia 6 de dezembro, o garoto Gessiron Alves Franco (o futuro artista plástico Siron Franco), amigo da família, encontrou os corpos de Wanderley Matteucci (35 anos); Lourdes Pinheiro (23); Walkíria (6); Wagner (5); Wolney (4) e Wilma (9 meses). Apenas a garotinha de 2 anos, Wânia Márcia, inexplicavelmente, foi poupada. Com exceção de Wolney, asfixiado com uma gravata, todos os demais foram mortos a golpe de machado. A chacina causou uma grande comoção em Goiânia e teve repercussão nacional.
OLIVEIRA, E. C. de. A Outra História de Goiânia: crimes e tragédias. In: SILVA, A. L. da; OLIVEIRA, E. C. de (Orgs.). Goiânia em Mosaico: visões sobre a capital do cerrado. Goiânia: Editora da PUC/GO, 2015. p. 82 – 83.

O massacre descrito no texto, ocorrido em Goiânia em 1957, que inspirou a produção de diversos livros e filmes, ficou conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q947108 | Inglês, Inglês, UEG, UEG, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Who's driving?Autonomous cars may be entering the most dangerous phase

Autopilot controls are not yet fully capable of functioning without human intervention – but they’re good enough to lull us into a false sense of security.
When California police officers approached a Tesla stopped in the centre of a five-lane highway outside San Francisco last week, they found a man asleep at the wheel. The driver, who was arrested on suspicion of drunk driving, told them his car was in “autopilot”, Tesla’s semi-autonomous driver assist system.
In a separate incident, firefighters in Culver City reported that a Tesla vehicle parked at the rear of their fire truck as it attended an accident on the freeway. Again, the driver said the vehicle was in autopilot.
The oft-repeated promise of driverless technology is that it will make the roads safer by reducing human error, the primary cause of accidents. However, those vehicles have a long way to go before they can eliminate the drivers.
However, research has shown that drivers get lulled into a false sense of security to the point where their minds and gazes start to wander away from the road. People become distracted or preoccupied with their smartphones. So when the car encounters a situation where the human needs to intervene, the driver can be slow to react.
During tests the IIHS recorded a Mercedes having problems when the lane on the highway forked in two. The radar system locked onto the right-hand exit lane when the driver was trying to go straight.
Concern over this new type of distracted driving is forcing engineers to introduce additional safety features to compensate. For example, GM has introduced eye-tracking technology to check the driver’s eyes are on the road while Tesla drivers can be locked out of autopilot if they ignore warnings to keep their hands on the steering wheel.
In spite of these problems, Tesla’s CEO, Elon Musk, remains bullish about his company’s autonomous technology, even suggesting that by 2019 drivers would be able to sleep in their cars – presumably without being arrested by highway patrol officers.

Disponível em: <https://www.theguardian.com/technology/2018/jan/24/self-driving-cars-dangerous-period-false-security>. Acesso em: 23 fev. 2018. (Adaptado).
Considering to the information expressed in the text, autonomous cars
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q947113 | Matemática, Inglês, UEG, UEG, 2018

Numa turma de Matemática ocorreu o seguinte número de reprovações na disciplina de Cálculo, em relação aos alunos, apresentadas na tabela a seguir.
Número de Reprovações Meninos Meninas 0 7 10 1 4 6 2 3 5 3 2 4
Com base nos dados apresentados, tem-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q680678 | Matemática, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG

A escala se define como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.