Início

Questões de Concursos UEMG

Resolva questões de UEMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q679794 | Física, Lei da Termodinâmica, Prova 03, UEMG, UEMG, 2019

A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases que causam o efeito estufa, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente.

O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como conseqüências o aumento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q679858 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Prova 05, UEMG, UEMG, 2019

A idéia de cidadania surgiu no contexto da Revolução Francesa, baseada na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A noção de que todos os homens são iguais perante a lei se expandiu pelo mundo durante o século XIX, mas ganhou interpretações distintas nos diferentes países. No Brasil, durante o Império, a cidadania adquiriu um caráter muito diferente do ideal europeu, porque foi aplicada a um contexto marcado pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q945375 | Inglês, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia com atenção as frases e marque a alternativa verdadeira.
I- Don’t worry! Nobody understands nothing she says! II- Wait a minute, Doroty. There’s someone at the door. III- No one says “Hi, mom” anymore. IV- There isn’t anyone here to help you.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q679904 | História, República Oligárquica, Prova 06, UEMG, UEMG, 2019

A década de 1920 no Brasil foi marcante para o surgimento de movimentos políticos, sociais e culturais de contestação ao sistema da Primeira República. Qual dos eventos da década de 1920 está diretamente relacionado com as mudanças culturais e literárias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q679693 | Português, Significação Contextual de Palavras, Prova 01, UEMG, UEMG, 2019

Seja Feliz

(Marisa Monte)

Tão longa a estrada

Tão longa a sina

Tão curta a vida

Tão largo o céu

Tão largo o mar

Tão curta a vida

Curta a vida

(http://letras.mus.br/marisa-monte/1982242/. Acesso: 07/02/2013. Adaptado.)

No último verso, a palavra “curta” tem um sentido diferente do ocorrido no terceiro e sexto versos, pois esse novo sentido expressa que a vida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q679714 | Português, Interpretação de Textos, Prova 08, UEMG, UEMG, 2019

Considere as seguintes frases:

1. Saímos de casa ................................ amanheceu.

2. Compraremos o apartamento ............................. vendermos o carro.

3. Prefiro não me envolver ................................. concorde com a decisão tomada.

4. Não assinamos o contrato .............................. discordávamos de algumas cláusulas.

As lacunas das frases devem ser preenchidas, respectivamente, pelas palavras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q679970 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

No interior das estrelas, onde a temperatura é elevadíssima, a fusão de quatro átomos de hidrogênio resulta na formação de um átomo de hélio. Nesse processo, ocorre uma considerável redução de massa.
Porque:
As altas temperaturas no interior das estrelas extinguem alguns átomos de hidrogênio, resultando na redução da massa observada durante o processo.
Sobre essa duas afirmativas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q950570 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

Texto associado.

A questão refere-se à obra As melhores histórias de Fernando Sabino.


O texto a seguir é um excerto da crônica O caso do charuto.


E o ascensorista inflexível. Que o homem guardasse o charuto no bolso, engolisse o charuto, fizesse o que melhor lhe parecesse. Sem o quê, ele não subiria. Distraído pelos próprios argumentos, o homem, em vez de se desfazer do charuto, tirou dele uma baforada. Foi o bastante para generalizar-se a confusão. A senhora do Bronx resolveu intervir, alegando raivosamente que ela não tinha nada com aquela história e queria subir. O panamenho, como se estivesse no mundo da lua, perguntava em vão e em mau inglês em que andar era o Consulado do Panamá. O gordinho gritava que aquilo era um desaforo etc. etc. E o elevador parado. O dono do charuto levou-o novamente à boca, para ter as mãos livres e poder se explicar, provocando indignação geral. Então o gordinho, fora de si, estendeu o braço para com uma tapa derrubar o charuto, resolvendo assim a questão. Acontece, porém, que seu gesto foi mal calculado e o que ele deu foi um bofetão na cara do homem. O charuto saltou no ar largando brasa para cima do panamenho, que até então não entendia coisa nenhuma.

SABINO, Fernando. As melhores histórias de Fernando Sabino. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010. p. 61.

Texto 3


“ALIEN INTERVIEW” (Entrevista com um alienígena)


No momento em que o ser alienígena tinha sido devolvido à base eu já tinha passado várias horas com ela. Como já referi, o Sr. Cavitt me disse para ficar com a extraterrestre, já que eu era a única pessoa entre nós que poderia compreendê-la e manter comunicação telepaticamente. Eu não pude compreender e entender a minha capacidade de me “comunicar” telepaticamente com o ser extraterrestre. Eu nunca antes havia tido experiência com comunicação telepática com alguém.

A comunicação não-verbal que eu experimentei era como a compreensão que se tem quando uma criança ou um cão está tentando fazer você entender alguma coisa, mas muito, muito mais direta e poderosa! Mesmo que não houvesse falado “palavras”, ou comunicação através de sinais, a intenção dos pensamentos eram inconfundíveis para mim. Percebi mais tarde que, apesar de eu receber o pensamento, eu necessariamente não interpretava o seu significado exatamente.

[...]

Disponível em:<http://www.bibliotecapleyades.net/vida_alien/alieninterview/alieninterview.htm) >. Acesso em 10 nov.

Assinale a alternativa correta a respeito do Texto 3 e de seus elementos linguísticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q951338 | História, República Autoritária 1964 1984, Vestibular, UEMG, UEMG, 2019

Leia o trecho a seguir:

O efeito fotoelétrico foi descoberto em 1886 pelo físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894). Na ocasião, Hertz percebeu que a incidência da luz ultravioleta em chapas metálicas auxiliava a produção de faíscas. A explicação teórica para o efeito fotoelétrico, entretanto, só foi apresentada pelo físico alemão Albert Einstein em 1905.

A dúvida que existia na época estava relacionada com a energia cinética dos elétrons que eram ejetados do metal: essa grandeza não dependia do(a) ................... da luz incidente. Einstein percebeu que o agente responsável pela ejeção de cada elétron era um único fóton, uma partícula de luz que transferia aos elétrons uma parte de sua energia, ejetando-o do material, desde que seu(sua) ..................... fosse grande o suficiente para tal.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-efeito-fotoeletrico.htm Acesso: 11 dez. 2018. (Fragmento: Adaptado).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q951340 | História, República Oligárquica, Vestibular, UEMG, UEMG, 2019

Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a ONU e sua atuação, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q950321 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Dia, UEMG, PUC RS, 2018

Texto associado.

TEXTO 1


Como evitar ou tratar a depressão? Com exercício físico, oras


A ciência confirma o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão, um mal que se alastra em proporções epidêmicas


É triste dizer, mas a depressão está no ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com o problema atualmente – houve um aumento de 18% entre 2005 e 2015. E a tendência é que esse número não pare de crescer. Alarmada, a própria OMS lançou um apelo aos países: é hora de todos incluírem o tema em suas políticas públicas de saúde. Acontece que não basta dar remédio a esse montão de gente que está com a mente em apuros. A solução, tanto em matéria de prevenção como no tratamento, engloba outros ajustes, como mudanças de hábito. Nesse sentido, pode apostar: teremos de suar a camisa para reverter a situação. Literalmente.

Novos estudos reforçam o poder da atividade física para o bem-estar psicológico. A ponto de o exercício virar prescrição para pessoas deprimidas (ao lado da psicoterapia e dos medicamentos). “Hoje, em toda especialidade, qualquer médico vai listar uma série de benefícios das atividades esportivas. Na psiquiatria, isso se aplica à depressão”, diz o psiquiatra Marcelo Fleck, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Embora os impactos do esforço físico na esfera mental sejam um campo de pesquisa novo, multiplicam-se evidências de que caminhar, pedalar e malhar melhoram a qualidade de vida de quem anda pra baixo. “É provável que o efeito do exercício se aproxime muito ao dos antidepressivos”, conta Fleck.

Sabe-se que os esportes promovem a liberação de endorfina, o hormônio do prazer, e de outros neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar. Experimentos recentes mostram que suar a camisa também estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor. Um alento e tanto se você pensar que essa estrutura costuma ser menor entre os sujeitos deprimidos.

Esse estímulo aos neurônios é o que ajuda a entender os reflexos positivos de longo prazo – vai muito além, portanto, da sensação imediata de prazer e dever cumprido após a academia. “A liberação de hormônios não é o que faz a pessoa melhorar. A superação da doença tem a ver com a regeneração neuronal”, revela o educador físico e doutor em psiquiatria Felipe Schuch, do Centro Universitário La Salle, em Canoas (RS). Só que esse efeito terapêutico depende de regularidade.

BRUM, Maurício; ORTIZ, Juan; KANITZ, Henrique. Como evitar ou tratar a depressão? Com exercício físico, oras. Disponível em: https://saude.abril.com.br/fitness/como-evitar-ou-tratar-a-depressao-com-exercicio/. Acesso: 11 dez. 2018.

Analise as afirmativas a respeito das relações coesivas entre as frases nos textos 3, 5 e 7.

I. O emprego repetido de “tem que”, nas linhas 19 a 21 do texto 3, indica que o grande escritor, segundo a autora, é necessariamente um ser múltiplo. II. No verso 04 do texto 5, a repetição do “e” é um recurso estilístico que, neste caso, justifica o emprego dos substantivos “esforço” (verso 06) e “suplício” (verso 09). III. No texto 7, há uma relação de causalidade entre os períodos “De tudo não falo. Não tenciono relatar ao senhor minha vida em dobrados passos” (linhas 01 e 02).

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q951346 | Matemática, Porcentagem, Vestibular, UEMG, UEMG, 2019

Joaquim, um jovem empreendedor, estuda duas possibilidades para investir R$10.000,00. A primeira opção é aplicar durante meio ano a uma taxa de juros simples de 0,5% a.m. e a segunda, aplicar o mesmo montante a uma taxa de juros compostos.

Assinale a alternativa que apresenta a taxa de juros compostos ao mês para que, com a mesma duração e com o mesmo montante inicial, Joaquim obtenha o mesmo rendimento da primeira possibilidade:

(Dados: 6√1,18 = 102797 * 10-5 ; 6√1,03 = 1004939 * 10-6 ;)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q950587 | Matemática, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

Com o sistema de coordenadas da Geometria Analítica, é possível obter a interpretação algébrica de problemas geométricos. Por exemplo, sabendo-se que as retas r e s são perpendiculares, conhecendo a equação da reta r dada por x + y – 1 = 0 e sabendo que o ponto P(–3, 2) pertence à reta s, é possível encontrar o ponto Q, simétrico de P em relação à reta r. Nesse caso, o ponto Q é dado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q683707 | Física, Dinâmica, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Durante uma partida de futebol, um jogador chuta uma bola de massa 450 g, que estava inicialmente em repouso. O chute faz com que a bola alcance uma velocidade de 20 m/s, em um intervalo de tempo de 0,05 segundos. Nessas condições, qual foi o impulso aplicado pelo jogador na bola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q679874 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Prova 10, UEMG, UEMG, 2019

A busca por fontes de energia alternativa tem-se intensificado com o iminente risco de crise energética. Uma das fontes alternativas é a energia dos ventos. Sobre as vantagens da utilização desse tipo de energia, são feitas as afirmativas abaixo.
I. A energia dos ventos é considerada uma fonte de energia renovável. II. A energia dos ventos tem baixo impacto ambiental e é limpa, por não emitir resíduos. III. A energia dos ventos exige pouco espaço, para que possa ser produzida.
São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q679908 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Prova 06, UEMG, UEMG, 2019

Nos compostos iônicos, cada cátion interage com ânions a sua volta, formando diferentes tipos de retículos cristalinos tridimensionais. Assim, quando descrevemos uma fórmula de um composto iônico, estamos apenas indicando a proporção entre seus ânions e cátions.

Um composto iônico cuja proporção de cátions para ânions no seu retículo cristalino é 1:2 é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q945389 | Biologia, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Macromoléculas celulares são componentes essenciais de organismos vivos, desempenhando papéis críticos em sua estrutura e função. Essas grandes moléculas incluem proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídios, cada um contribuindo para vários processos biológicos. Qual aspecto das macromoléculas celulares fornece-lhes um potencial significativo para diversidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q679878 | Geografia, Prova 10, UEMG, UEMG, 2019

Considerando-se a importância dos tecnopolos para impulsionar as economias locais, e mesmo nacionais, os fatores que determinam sua localização são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q679915 | Física, Eletricidade, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Existem diferentes opções de produção de energia elétrica, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens. Relacione, a seguir, as colunas que representam a forma de produção de energia elétrica com o impacto ambiental que ela provoca:

Forma de produção:

1. Usinas hidrelétricas.

2. Usinas termoelétricas.

3. Baterias.

4. Usinas termonucleares.

Impacto ambiental:

( ) Gases na atmosfera que aumentam o efeito estufa.

( ) Contaminação do solo, do ar e da água por radionuclídeos.

( ) Degradação do solo por materiais pesados.

( ) Alagamento de grandes áreas e mudança do ecossistema da região.

A seqüência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q945390 | Biologia, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

O metabolismo da glicose é um processo biológico fundamental pelo qual as células convertem glicose em energia, apoiando assim várias funções fisiológicas. Qual das alternativas não é um produto do metabolismo da glicose?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.