Questões de Concursos: UFAM

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31 Q903105 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

As técnicas de terapia manual têm sido tradicionalmente usadas para produzir uma série de mudanças terapêuticas na dor e na extensibilidade dos tecidos moles, através da aplicação de forças externas específicas. Embora haja consenso sobre seus benefícios para certos problemas específicos, como o deslizamento restrito da articulação e o encurtamento adaptativo de um tecido conjuntivo, a melhor técnica ainda não está clara. Várias abordagens e técnicas foram desenvolvidas com base em resultados clínicos, em vez de provas baseadas em evidências. Entre as técnicas mais comumente aplicadas, foram sendo utilizadas as bases filosóficas de teorias como a liberação miofascial, a liberação posicional, mobilização neural, entre outras. A técnica de terapia manual que utiliza a base filosófica de que “o corpo humano é uma unidade completa e o sistemaneuromusculoesquelético está conectado com outros sistemas; portanto, os processos doentes podem ser visíveis no sistema musculoesquelético”, é baseada no conceito:

32 Q903119 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) consiste na aplicação de corrente elétrica contínua sobre o escalpo de indivíduos acordados, com o objetivo de modificar a atividade elétrica do sistema nervoso central, aumentando, ou diminuindo, a excitabilidade. A tDCS não é uma técnica substitutiva de outras estratégias terapêuticas tradicionais, mas sim, uma estratégia complementar com o objetivo de potencializar, ou acelerar, a eficácia dessas terapêuticas tradicionais. Sobre a tDCS, assinale a alternativa CORRETA:

33 Q903120 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A fibromialgia é uma condição reumatológica caracterizada por dor crônica generalizada, hiperalgesia e alodinia, associada a sintomas como fadiga, distúrbios de sono, cefaleias e parestesias. Particularmente, a cinesiofobia é um fenômeno comumente observado em pacientes com uma série de repercussões negativas devido a um ciclo vicioso de medo à dor ao movimento (comportamento de esquiva do movimento), desuso (dor por desuso), catastrofização da dor ao movimento (medo à dor ao movimento). A ferramenta utilizada para medir a cinesiofobia é o(a):

34 Q903124 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Conforme Dias e Pinto (2019), “a educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade. O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a primeira exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da segunda”. A partir dessa concepção, pode se deduzir que:

35 Q903139 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Edgar Morin apresenta visão complexa e multifacetada sobre a globalização, descrevendo-a como fenômeno que representa tanto os melhores quanto os piores aspectos da humanidade, observando que a globalização promove interdependência planetária que pode levar a catástrofes, devido à degradação ambiental, crises econômicas e conflitos exacerbados pelo fanatismo e fundamentalismo. Nesse sentido, a reflexão de Morin sobre a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios da globalização pode ser refletida na:

36 Q902588 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Auditor, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Sobre as modalidades de licitação, previstas na Lei 14.133/2021, assinale a alternativa CORRETA:

37 Q902589 | Nutrição, Médico Clínico Geral, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

As deficiências nutricionais são um grave problema de saúde pública, sobretudo em populações mais pobres e desassistidas. As deficiências de vitaminas, as hipovitaminoses, podem estar diretamente relacionadas com determinadas doenças ou condições clínicas. As doenças e as condições clínicas com as deficiências de vitaminas A (retinol), B1 (tiamina), B6 (piridoxina) e D (colecalciferol) são, respectivamente,

38 Q903107 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Paciente mulher, 37 anos, competidora amadora de corrida de trilha, busca o serviço de fisioterapia com queixas de dor aguda de quadril posterior, com irradiação para baixo, na perna direita. Sem histórico de quedas ou trauma sobre a região. Aos testes apresenta dor em rotação externa ativa de quadril e durante palpação da incisura isquiática. O exame complementar de raio-X não mostra qualquer alteração estrutural de coluna lombar e pelve. Considerando o caso clínico descrito, o teste especial de quadril indicado para ser realizado é o Teste de:

39 Q903110 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A capacidade cognitiva refere-se à competência que um paciente tem de interpretar, compreender e se relacionar com estímulos aferentes do ambiente em que se encontra. Alterações no sistema cognitivo podem levar a quadros de apraxia e de perseveração motora. Considere as seguintes afirmativas sobre as alterações no sistema cognitivo:

I. Apraxia é a dificuldade de desempenho do movimento proposto, decorrente de fraqueza muscular, e/ou perda sensorial, e/ou incoordenação motora, e/ou falta de atenção ou compreensão.
II. Perseveração motora é uma repetição incontrolável de um movimento.
III. Apraxia construcional é a dificuldade de copiar uma figura ou diagrama.
IV. Apraxia ideatória é a dificuldade no planejamento motor de atividade previamente aprendida.
V. Apraxia ideomotora é a dificuldade no planejamento motor na ausência de estímulos externos.

Assinale a alternativa CORRETA:

40 Q903132 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Considere o seguinte trecho adaptado:

A Educação, nas suas diversas dimensões, seja política, cultural, social ou pedagógica, articula, acompanha, intervém, executa e avalia o desempenho do aluno/cidadão. As dimensões pedagógicas são capazes de criar e desenvolver sua identidade, de acordo com o seu espaço cultural, pois possuem um conjunto de normas, valores, crenças, sentimentos e ideais. Sobretudo, na maneira de conhecer as pessoas e conhecer o mundo, suas expressões criativas, tudo isto, é um espaço aberto para o desenvolvimento de uma Proposta Pedagógica adequada à escola.
Adaptado de: Monteiro (org.), A educação em suas dimensões pedagógica,
política, social e cultural. Atena, 2020, edição eletrônica.

O trecho adaptado é coerente com o disposto na:
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