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Questões de Concursos UFAM

Resolva questões de UFAM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q903105 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

As técnicas de terapia manual têm sido tradicionalmente usadas para produzir uma série de mudanças terapêuticas na dor e na extensibilidade dos tecidos moles, através da aplicação de forças externas específicas. Embora haja consenso sobre seus benefícios para certos problemas específicos, como o deslizamento restrito da articulação e o encurtamento adaptativo de um tecido conjuntivo, a melhor técnica ainda não está clara. Várias abordagens e técnicas foram desenvolvidas com base em resultados clínicos, em vez de provas baseadas em evidências. Entre as técnicas mais comumente aplicadas, foram sendo utilizadas as bases filosóficas de teorias como a liberação miofascial, a liberação posicional, mobilização neural, entre outras. A técnica de terapia manual que utiliza a base filosófica de que “o corpo humano é uma unidade completa e o sistemaneuromusculoesquelético está conectado com outros sistemas; portanto, os processos doentes podem ser visíveis no sistema musculoesquelético”, é baseada no conceito:
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62Q881886 | Português, Técnico em Contabilidade, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Assinale a alternativa em que a frase apresenta pontuação INCORRETA:
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63Q881887 | Português, Uso da Vírgula, Técnico em Contabilidade, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada para separar termos que possuem a mesma função na frase:
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64Q903108 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A imersão na água provoca efeitos fisiológicos significativos em todos os sistemas do corpo, tornando essa abordagem eficaz no tratamento de pacientes neurológicos. Devido às suas propriedades hidrostáticas, hidrodinâmicas e termodinâmicas, combinadas com os métodos de tratamento, a fisioterapia aquática facilita a estimulação sensorial, motora e funcional. Avalie as seguintes afirmativas sobre os princípios físicos, os efeitos fisiológicos, métodos e técnicas no meio aquático:

I. A resposta de bradicardia após a imersão ocorre em razão da pressão hidrostática da água, que aumenta o débito cardíaco e, consequentemente, provoca o aumento do volume cardíaco, diminuindo a frequência cardíaca.
II. A viscosidade é uma propriedade importante que afeta o movimento da água, sendo definida como uma força por unidade de área, onde a pressão da água é exercida igualmente sobre toda a superfície de um corpo imerso.
III. Em pacientes hemiplégicos, é comum que o centro de gravidade e centro de flutuação do corpo estejam desalinhados lateralmente, provocando uma rotação não intencional do corpo em flutuação na superfície da água.
IV. Em pacientes neurológicos que nunca tiveram contato, ou familiaridade, com o meio líquido e tem indicação de hidroterapia, o terapeuta pode se utilizar do Programa de 10 pontos do Método Bad Ragaz para adaptação ao ambiente aquático.

Assinale a alternativa CORRETA:
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65Q903133 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Considere o seguinte trecho adaptado de Gadotti (1994):

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa de que cada projeto contém um estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

Diante da reflexão do autor, destaca-se o Projeto Político-Pedagógico, enquanto planejamento que:
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66Q903102 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Paciente chega ao serviço de fisioterapia relatando sentir dores fortes na região lombar, sem irradiação para membros inferiores, há pouco mais de cinco meses. A paciente informa ter 41 anos, ser sedentária, trabalhar como secretária em um escritório de advocacia, permanecendo sentada junto ao computador durante toda sua jornada de trabalho. Relata não possuir qualquer tipo de suporte ergonômico (almofada lombar, apoio para pés, etc.) no ambiente de trabalho. A paciente também relata não ter tido histórico de trauma ou atividade de sobrecarga da região. O exame de raio-X da paciente não apresenta qualquer alteração na região lombar. Avalie as afirmativas a seguir sobre o tratamento fisioterapêutico do caso apresentado:

( ) Levando em conta que a maior parte das dores lombares está associada à fraqueza dos músculos estabilizadores da região, o principal tratamento – a médio e longo prazo – deve focar no fortalecimento dos músculos profundos, especialmente os multífidos e o transverso do abdome.
( ) Após as medidas analgésicas, o tratamento deve focar no reequilíbrio muscular da área afetada, priorizando o fortalecimento dos músculos estabilizadores segmentares e o alongamento dos músculos possivelmente encurtados.
( ) Parte da intervenção deve incluir a avaliação e a posterior adaptação de seu posto e ambiente de trabalho.
( ) Para diminuir o quadro de compressão, o tratamento deverá se basear em condutas de analgesia e redução do processo inflamatório, utilizando abordagens que aumentem o espaço articular entre as vértebras lombares e promovam ganho de flexibilidade muscular.

Identificando com “V” as afirmativas verdadeiras e com “F” as falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
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67Q903116 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A massagem clássica é uma das formas mais comuns de massagem terapêutica; ela foi desenvolvida no século XIX pelo sueco Per Henrik Ling e é caracterizada por uma série de técnicas que visam promover o relaxamento, aliviar a tensão muscular, melhorar a circulação sanguínea e contribuir para obem-estar geral. NÃOé uma manobra básica da massagem clássica a manobra:
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68Q903130 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), constituem-se como princípios da Educação Nacional o(a):
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69Q903131 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), o conceito de Educação se apresenta como um direito:
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70Q903134 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Considerando as definições e implicações, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Ministério da Educação (MEC) e, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Básica, é CORRETO afirmar que a(s):
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71Q881888 | Direito Administrativo, Cargo, Técnico em Contabilidade, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Nos termos da Lei 8.112/1990, é INCORRETO afirmar que a posse em cargo público:
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72Q1013387 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase: De acordo com o Código de Conduta e Ética da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, é de responsabilidade desses profissionais:
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73Q902589 | Nutrição, Médico Clínico Geral, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

As deficiências nutricionais são um grave problema de saúde pública, sobretudo em populações mais pobres e desassistidas. As deficiências de vitaminas, as hipovitaminoses, podem estar diretamente relacionadas com determinadas doenças ou condições clínicas. As doenças e as condições clínicas com as deficiências de vitaminas A (retinol), B1 (tiamina), B6 (piridoxina) e D (colecalciferol) são, respectivamente,
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74Q903122 | Pedagogia, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Segundo Severino (2006), “A educação é processo inerente à vida dos seres humanos, intrínseco à condição da espécie, uma vez que a reprodução dos seus integrantes não envolve apenas uma memóriagenética, mas, com igual intensidade, pressupõe uma memória cultural, em decorrência do que cada novo membro do grupo precisa recuperá-la, inserindo-se no fluxo de sua cultura. Ao longo da constituição histórico-antropológica da espécie, esse processo de inserção foi se dando, inicialmente, de forma quase que instintiva, prevalecendo o processo de imitação dos indivíduos adultos pelos indivíduos jovens, nos mais diferentes contextos pessoais e grupais que tecem a malha da existência humana”. Com a “complexificação da vida social”, no entanto, a educação passa por adequações, como o(a):
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75Q881890 | Direito Administrativo, Cargo, Técnico em Contabilidade, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Nos termos da Lei 8.112/1990, sobre a estabilidade do servidor público, é CORRETO afirmar que o servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar:
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76Q1015350 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018

Segundo a Lei 10.436, de abril de 2002, no art. 4º, o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
Quanto ao parágrafo único do artigo 4º, é CORRETO afirmar:
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77Q1013389 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

O modelo dos esforços de Gile (1999) tem como proposta o intérprete estar simultaneamente lidando com os seguintes esforços:
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78Q1015346 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018

A proibição da língua de sinais por mais de 100 anos – por ocasião do Congresso de Milão, em 1880 – sempre esteve viva na mente dos povos surdos até hoje. Devido a esse impacto, surgiram muitos desafios para o povo surdo construir uma nova história cultural. Diante desses desafios, podemos afirmar que:
I. Os sujeitos surdos lutam pelo reconhecimento e respeito como um ser de uma cultura não diferente da dos ouvintes. II. A valorização de sua língua de sinais é de extrema importância. III. Há movimentos do povo surdo para o combate à insistência do ouvintismo. IV. O controle sobre o desenvolvimento da sua identidade cultural é fator imprescindível.
Assinale a alternativa correta:
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79Q1013384 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Considere as afirmativas que envolvem questões éticas na atuação do profissional tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, tendo como base a Lei 12.319, de 01 de setembro de 2010, e a Lei 13.146, de 06 de julho de 2015:

I. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa, nível médio, poderá atuar na educação básica, bastando apresentar certificação de curso de Libras básico e intermediário.

II. Os cursos de extensão universitária de tradução em Libras e Língua Portuguesa são considerados cursos de formação do tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa.

III. Os tradutores e intérpretes de Libras no ensino superior, quando direcionados a atuar em salasde aula, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.

IV.Entre as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, está a efetuação da comunicação entre surdos e ouvintes, nas instituições de ensino, em salas de aula, excetuando-se os processos seletivos para os cursos na instituição.

Assinale a alternativa correta

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80Q1013388 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Gile (1995) e Pagura (2003) apresentam quatro modalidades de interpretação. Sobre a proposta dos autores, assinale a alternativa CORRETA:
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