Início Questões de Concursos UFAM Resolva questões de UFAM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. UFAM Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q903121 | Pedagogia, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024Considere a afirmação: “A educação tem duas funções principais numa sociedade capitalista: a produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia, e a formação de quadros e a elaboração de métodos para um controle político.” Mészáros, in Marx e a Teoria da Alimentação, 1981. Tendo por base as discussões referentes às concepções teóricas e práticas correlatas que fundamentam a educação, a afirmação citada indica que: ✂️ a) dentro de uma compreensão dialética da realidade histórica, as dimensões econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação se constroem de forma articulada por diferentes mediações e, por se darem numa sociedade de classes, se produzem dentro de contradições, conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ b) a compreensão dialética da realidade tem base, principalmente, nas dimensões artísticas, socioculturais, econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação, por se construir, isoladamente, em sociedades tradicionais, as quais não há conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ c) dentro de uma compreensão histórica, as dimensões dialéticas, econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação não influenciam a construção de uma sociedade de classes, produzindo apenas contradições, conflitos, antagonismos e protagonismo. ✂️ d) a compreensão dialético-histórica fundamenta-se nas dimensões artísticas, antropológicas, filosóficas, políticas da educação, que não se constroem de forma articulada por diferentes mediações e, por não se materializarem em uma sociedade de classes, se produzem dentro de contradições, conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ e) dentro de uma compreensão dialética da realidade histórica, as dimensões econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação não se constroem articuladas por diferentes mediações, assim como, por não se darem numa sociedade de classes, não se produzem dentro de contradições, conflitos, antagonismos e disputas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q1015348 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018O Decreto governamental 5.626, de 22 de dezembro de 2005, trouxe importantes inovações para a fundamentação da educação de surdos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte: ✂️ a) Identificação dos surdos como aqueles que interagem com o mundo por meio de experiências visuais. ✂️ b) Obrigatoriedade da oferta da disciplina de Libras em todos os cursos de graduação e pós-graduação. ✂️ c) A prioridade às pessoas surdas em cursos de formação para ensino de Libras. ✂️ d) Garantia às pessoas surdas ao acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos currículos escolares. ✂️ e) O tema sobre modalidade escrita da Língua Portuguesa para surdos deve ser incluído como conteúdo nos cursos de Fonoaudiologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q1013392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Conforme Quadros (2004), a morfologia tradicional tem basicamente duas áreas de investigação. A esse respeito, assinale a alternativa em que constem essas duas áreas: ✂️ a) Fonema e fonética ✂️ b) Linear e descontínua ✂️ c) Derivacional e flexional ✂️ d) Padrão e dupla articulação ✂️ e) Flexibilidade e versatilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q1013394 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Quadros (2002) explicita algumas propostas de modelos de processamento no ato de tradução e interpretação: I. Modelo Cognitivo II. Modelo Interativo III. Modelo Interpretativo IV. Modelo Comunicativo V. Modelo Sociolinguístico ( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O intérprete não assume qualquer responsabilidade pela interação ou dinâmica de comunicação, assumindo uma posição de mero transmissor. ( ) Nesse modelo os componentes que afetam a interpretação são os participantes: iniciador, receptor e o intérprete, a mensagem e o ambiente e as interações. ( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para expressar seus significados corretamente na língua alvo. Interpretar é passar o sentido da mensagem da língua fonte para a língua alvo. ( ) O intérprete deve reconhecer o contexto, os participantes, os objetivos e a mensagem, considerando algumas categorias como a recepção da mensagem, o processamento preliminar e a retenção da mensagem na memória de curto prazo, entre outras. ( ) O intérprete precisa entender a mensagem da língua fonte, ser capaz de internalizar o significado na língua alvo e ser capaz de expressar a mensagem na língua alvo sem lesar a mensagem transmitida na língua fonte. Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo: ✂️ a) I – II – III – IV – V ✂️ b) II – II – III – V – IV ✂️ c) III – II – I – IV – V ✂️ d) IV – II – III –V –I ✂️ e) IV – V – III – I – II Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q1013393 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Dentre as alternativas a seguir, qual delas é um exemplo de relação hiperonímica? ✂️ a) Cavalo é hiperônimo de animais. ✂️ b) Margarida é hiperônimo de flor. ✂️ c) Skate é hiperônimo de transporte. ✂️ d) Árvore é hiperônimo de mangueira. ✂️ e) Lápis é hiperônimo de material escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q1013395 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019“No Brasil, em meados da década de oitenta do século XX, surgiram os primeiros trabalhos envolvendo a interpretação da língua de sinais em instituições religiosas, e nas relações familiares e de amizades com surdos”. Masutti e Santos, 2008. A partir da referência citada, assinale a opção correta: ✂️ a) Os Intérpretes de Língua de Sinais (ILS) e a comunidade surda não conseguiram articular movimentos voltados à sua profissionalização. ✂️ b) Desde o início da década de oitenta, a categoria possui o status profissional que tem atualmente. ✂️ c) Atualmente os intérpretes da década de oitenta participam como articuladores de movimentos em busca da profissionalização da categoria. ✂️ d) Os intérpretes daquela época continuam atuando como voluntários em atividades desenvolvidas em instituições religiosas e não participam de movimentos que buscam a profissionalização da categoria. ✂️ e) Não houve mudanças no quesito de profissionalização da categoria da década de oitenta até a atualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q903118 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024A massagem de Thiele é uma técnica especializada que pode ser altamente eficaz para o tratamento de condições pélvicas e é frequentemente empregada por fisioterapeutas especializados em saúde da mulher. Devido à natureza íntima do procedimento, é importante que seja realizada por um profissional qualificado e com a devida sensibilidade àsnecessidades e ao conforto da paciente. Assinale a alternativa que apresenta contraindicação à utilização da massagem de Thiele: ✂️ a) Coccidínia. ✂️ b) Constipação crônica. ✂️ c) Dispareunia. ✂️ d) Dor pélvica crônica. ✂️ e) Pós-operatório imediato na região pélvica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q1015347 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018Leia o trecho a seguir para responder à questão: “Tende a aproximar-se e a enfatizar a noção de diferença cultural que caracteriza a surdez, porém essencializa e ignora a história e a cultura. Assim, seriam Surdos (com S maiúsculo), porém não comprometidos com seus aspectos políticos” (STROBEL; PERLIN, 2008) O trecho acima está de acordo com um tipo de projeto político apresentado por Skiliar (1998), denominado: ✂️ a) bilinguismo progressista. ✂️ b) bilinguismo com aspecto tradicional. ✂️ c) bilinguismo com aspecto humanista e liberal. ✂️ d) bilinguismo crítico na educação de surdos. ✂️ e) bilinguismo progressista com aspecto humanista e liberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q1013399 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Analise as alternativas a seguir sobre as diferenças entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa: ( ) A Língua de Sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, que excluem ambiguidades que são possíveis na Língua Portuguesa. ( ) A Língua de Sinais tem marcação de gênero, assim como a Língua Portuguesa. ( ) A Língua de Sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. Esse fator não é considerado como relevante na Língua Portuguesa, apesar de poder ser substituído pela prosódia Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, colocando “V” para verdadeiro e “F” para falso, de cima para baixo: ✂️ a) F – V – V ✂️ b) F – F – V ✂️ c) V – F – V ✂️ d) V – F – F ✂️ e) V – V – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q1013391 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Morfemas e fonemas se distinguem porque: ✂️ a) fonemas são unidades que distinguem significado, mas não têm significado. ✂️ b) morfemas são signos mínimos que têm significante e significado. ✂️ c) a Libras tem morfemas, mas não tem fonemas. ✂️ d) a Libras e as línguas orais possuem fonemas e morfemas que não se diferenciam. ✂️ e) a Libras e as línguas orais têm fonemas, mas não têm morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q1013397 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Roman Jakobson (1959) diferencia três tipos de tradução: a intralingual, a interlingual e a intersemiótica. Sobre a tradução intersemiótica e intralingual, respectivamente, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outra língua. ✂️ b) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outra língua; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua. ✂️ c) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outra língua. ✂️ d) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua. ✂️ e) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q1013400 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa: I. A Língua de Sinais utiliza a estrutura tópicocomentário, enquanto a Língua Portuguesa evita este tipo de construção. II. A Língua de Sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas. Este processo não é comum na Língua Portuguesa. III. A Língua de Sinais apresenta uma sintaxe linear, incluindo os chamados classificadores. IV. A Língua Portuguesa usa uma sintaxe espacial, utilizando a descrição para captar o uso de classificadores. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. ✂️ e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q1065931 | Administração Pública, Histórico, Administrador, UFAM, COMVEST UFAM, 2023Sobre o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no governo de Getúlio Vargas, é CORRETO afirmar que o DASP foi: ✂️ a) criado para atender às demandas dos movimentos sociais que reivindicavam maior participação popular na gestão pública. ✂️ b) extinto após o golpe militar de 1964, que instituiu uma nova ordem administrativa no país. ✂️ c) inspirado nas ideias do movimento da administração científica, que buscava racionalizar e padronizar os processos administrativos. ✂️ d) o órgão responsável pela elaboração da Constituição de 1937, que tinha um caráter autoritário e centralizador. ✂️ e) responsável pela implementação do modelo gerencial de administração pública no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q1065932 | Administração Pública, Histórico, Administrador, UFAM, COMVEST UFAM, 2023Qual das seguintes medidas NÃO faz parte da reforma administrativa proposta pelo Governo Federal em 2020? ✂️ a) Alteração de vários artigos do capítulo da administração pública na Constituição Federal, visando modernizar o modelo de administração pública do país. ✂️ b) Aplicação das alterações para todos os entes da Federação e servidores dos três poderes, respeitando os direitos adquiridos dos atuais servidores públicos. ✂️ c) Criação de novos vínculos com a administração, incluindo cargos típicos de Estado, vínculo de experiência, cargos com prazo indeterminado, cargos com prazo determinado e cargos de liderança. ✂️ d) Implementação de mecanismos de controle na burocracia para romper com o clientelismo e o patrimonialismo, seguindo o modelo da reforma burocrática de 1930. ✂️ e) Regulamentação dos dispositivos constitucionais por meio de projetos de lei que definirão os detalhes da transformação da administração pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q1013386 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019O código de conduta e ética da FEBRAPILS estabelece como princípio definidor para a conduta profissional do tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) e do guia-intérprete (GI): ✂️ a) civilidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ b) ininteligibilidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ c) amovabilidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ d) confidencialidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ e) produtividade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q1013401 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Os aspectos sociolinguísticos da Libras são estudos recentes em nível de pesquisa em Linguística da Língua de Sinais. Dois trabalhos que se destacam no cenário brasileiro são os estudos de Castro Junior (2014) e Timóteo (2012). Assinale a alternativa CORRETA do objetivo principal de cada uma das pesquisas: ✂️ a) A primeira pesquisa buscou apresentar a variação linguística em Língua de Sinais Brasileira – Libras, que proporciona alguns procedimentos para a elaboração de uma pesquisa terminológica, de natureza bilíngue Libras/Português; e a segunda objetivou documentar o léxico de sinais de Libras usado por uma amostra da população surda residente em uma determinada região do Brasil. ✂️ b) A primeira pesquisa buscou oferecer critérios para a segmentação do discurso na Libras em unidades gramaticais, a partir de uma análise de conversação em uma base variacionista em relação a texto e discurso; e a segunda apresentou o uso da variação de classificadores em Libras com base em estudos comparativos com a Língua Francesa de Sinais (LSF). ✂️ c) A primeira pesquisa tem como objeto de estudo a variação de aquisição de linguagem de crianças surdas na faixa etária de 5 anos a 12 anos, trabalhando com a metodologia de pesquisa de um grupo focal de surdos filhos de pais surdos; e a segunda apresentou a lexicografia e a terminologia em Libras da área de arquitetura em diferentes regiões do Brasil. ✂️ d) A primeira pesquisa objetivou verificar a variação linguística em Libras a partir das relações de gênero, não apenas em nível biológico, mas sobretudo em nível social, tendo, como informantes, heterossexuais, homossexuais, transgêneros, lésbicas e outros; e a segunda apresentou um estudo lexicográfico a partir de glossários produzidos para o curso de LetrasLibras em relação aos conceitos terminológicos. ✂️ e) A primeira pesquisa objetivou principalmente apresentar um estudo da variação linguística da Libras a partir das relações de raça e etnia em diferentes regiões do Brasil e os sinais de maior destaque na problematização do estudo foram os referentes a cor e raça; já a segunda catalogou os sinais de astronomia em Libras, relacionados ao uso de empréstimos linguísticos de outras Línguas de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q1065928 | Administração Pública, Governabilidade, Assistente em Administração, UFAM, COMVEST UFAM, 2023Segundo a literatura especializada, o conceito de governança aplicado na administração pública é o(a): I. capacidade de formular e implementar políticas públicas de forma eficiente, eficaz e efetiva, com transparência e participação social. II. conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão. III. forma como os recursos públicos são gerenciados, desde a sua arrecadação até a sua aplicação em programas e projetos de interesse da sociedade. IV. processo pelo qual as decisões são tomadas e implementadas, levando em conta os interesses e as demandas dos diferentes atores envolvidos. V. resultado da interação entre os poderes públicos e os cidadãos, que visa garantir a qualidade dos serviços públicos e a responsabilização dos gestores. Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. ✂️ e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q1013385 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Sobre a legislação acerca da formação do tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa é CORRETO afirmar que: ✂️ a) o Decreto 5626/05 determina que a formação do tradutor e intérprete de Libras deve ser realizada por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ b) o Capítulo V do Decreto 5626/05 e a Lei 12.319/10 determinam que a formação dos tradutores e intérpretes de Libras seja efetivada por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ c) o Decreto 5626/05 determina que a formação do tradutor e intérprete de Libras deve ser realizada em nível médio, por meio de cursos de educação profissional, por cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação e por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda. ✂️ d) o Decreto 5626/05 e a Lei 12.319/10 determinam, respectivamente, que a formação dos tradutores e intérpretes de Libras deve ser realizada, em nível médio, por meio de cursos de educação profissional, e por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ e) de acordo com a Lei 12.319/10, os profissionais surdos que atuam como tradutores e intérpretes terão prioridade nos cursos de formação para tradutor intérprete de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q1013390 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 46), “o termo Libras é comumente usado para referir a língua de sinais brasileira em nosso país”, embora haja “também outras siglas para referi-la, como, por exemplo, a sigla LSB”. A respeito da sigla LSB, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Utilizada mundialmente, ela segue os padrões de identificação para as línguas de sinais. ✂️ b) A sigla LSB e o termo Libras são utilizados indistintamente nos contextos político e social. ✂️ c) A comunidade surda não a reconhece, uma vez que não é adequada ao curso de Letras Libras. ✂️ d) Refere-se ao nome da língua de sinais venezuelana. ✂️ e) A sigla Libras é mais usada por causa da língua de sinais falada pelos surdos brasileiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q1087771 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Estatístico, UFAM, COMVEST UFAM, 2024Sejam A, B e C três cidades. Para ir da cidade A para a cidade B existem três caminhos, e da cidade B para a cidade C, quatro caminhos. Logo, a quantidade de formas possíveis para se chegar à cidade C, saindo da cidade A, é igual a: ✂️ a) 3. ✂️ b) 4. ✂️ c) 6. ✂️ d) 12. ✂️ e) 15. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q903121 | Pedagogia, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024Considere a afirmação: “A educação tem duas funções principais numa sociedade capitalista: a produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia, e a formação de quadros e a elaboração de métodos para um controle político.” Mészáros, in Marx e a Teoria da Alimentação, 1981. Tendo por base as discussões referentes às concepções teóricas e práticas correlatas que fundamentam a educação, a afirmação citada indica que: ✂️ a) dentro de uma compreensão dialética da realidade histórica, as dimensões econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação se constroem de forma articulada por diferentes mediações e, por se darem numa sociedade de classes, se produzem dentro de contradições, conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ b) a compreensão dialética da realidade tem base, principalmente, nas dimensões artísticas, socioculturais, econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação, por se construir, isoladamente, em sociedades tradicionais, as quais não há conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ c) dentro de uma compreensão histórica, as dimensões dialéticas, econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação não influenciam a construção de uma sociedade de classes, produzindo apenas contradições, conflitos, antagonismos e protagonismo. ✂️ d) a compreensão dialético-histórica fundamenta-se nas dimensões artísticas, antropológicas, filosóficas, políticas da educação, que não se constroem de forma articulada por diferentes mediações e, por não se materializarem em uma sociedade de classes, se produzem dentro de contradições, conflitos, antagonismos e disputas. ✂️ e) dentro de uma compreensão dialética da realidade histórica, as dimensões econômicas, científicas, técnicas e políticas da educação não se constroem articuladas por diferentes mediações, assim como, por não se darem numa sociedade de classes, não se produzem dentro de contradições, conflitos, antagonismos e disputas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q1015348 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018O Decreto governamental 5.626, de 22 de dezembro de 2005, trouxe importantes inovações para a fundamentação da educação de surdos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte: ✂️ a) Identificação dos surdos como aqueles que interagem com o mundo por meio de experiências visuais. ✂️ b) Obrigatoriedade da oferta da disciplina de Libras em todos os cursos de graduação e pós-graduação. ✂️ c) A prioridade às pessoas surdas em cursos de formação para ensino de Libras. ✂️ d) Garantia às pessoas surdas ao acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos currículos escolares. ✂️ e) O tema sobre modalidade escrita da Língua Portuguesa para surdos deve ser incluído como conteúdo nos cursos de Fonoaudiologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q1013392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Conforme Quadros (2004), a morfologia tradicional tem basicamente duas áreas de investigação. A esse respeito, assinale a alternativa em que constem essas duas áreas: ✂️ a) Fonema e fonética ✂️ b) Linear e descontínua ✂️ c) Derivacional e flexional ✂️ d) Padrão e dupla articulação ✂️ e) Flexibilidade e versatilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q1013394 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Quadros (2002) explicita algumas propostas de modelos de processamento no ato de tradução e interpretação: I. Modelo Cognitivo II. Modelo Interativo III. Modelo Interpretativo IV. Modelo Comunicativo V. Modelo Sociolinguístico ( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O intérprete não assume qualquer responsabilidade pela interação ou dinâmica de comunicação, assumindo uma posição de mero transmissor. ( ) Nesse modelo os componentes que afetam a interpretação são os participantes: iniciador, receptor e o intérprete, a mensagem e o ambiente e as interações. ( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para expressar seus significados corretamente na língua alvo. Interpretar é passar o sentido da mensagem da língua fonte para a língua alvo. ( ) O intérprete deve reconhecer o contexto, os participantes, os objetivos e a mensagem, considerando algumas categorias como a recepção da mensagem, o processamento preliminar e a retenção da mensagem na memória de curto prazo, entre outras. ( ) O intérprete precisa entender a mensagem da língua fonte, ser capaz de internalizar o significado na língua alvo e ser capaz de expressar a mensagem na língua alvo sem lesar a mensagem transmitida na língua fonte. Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo: ✂️ a) I – II – III – IV – V ✂️ b) II – II – III – V – IV ✂️ c) III – II – I – IV – V ✂️ d) IV – II – III –V –I ✂️ e) IV – V – III – I – II Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q1013393 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Dentre as alternativas a seguir, qual delas é um exemplo de relação hiperonímica? ✂️ a) Cavalo é hiperônimo de animais. ✂️ b) Margarida é hiperônimo de flor. ✂️ c) Skate é hiperônimo de transporte. ✂️ d) Árvore é hiperônimo de mangueira. ✂️ e) Lápis é hiperônimo de material escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q1013395 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019“No Brasil, em meados da década de oitenta do século XX, surgiram os primeiros trabalhos envolvendo a interpretação da língua de sinais em instituições religiosas, e nas relações familiares e de amizades com surdos”. Masutti e Santos, 2008. A partir da referência citada, assinale a opção correta: ✂️ a) Os Intérpretes de Língua de Sinais (ILS) e a comunidade surda não conseguiram articular movimentos voltados à sua profissionalização. ✂️ b) Desde o início da década de oitenta, a categoria possui o status profissional que tem atualmente. ✂️ c) Atualmente os intérpretes da década de oitenta participam como articuladores de movimentos em busca da profissionalização da categoria. ✂️ d) Os intérpretes daquela época continuam atuando como voluntários em atividades desenvolvidas em instituições religiosas e não participam de movimentos que buscam a profissionalização da categoria. ✂️ e) Não houve mudanças no quesito de profissionalização da categoria da década de oitenta até a atualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q903118 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024A massagem de Thiele é uma técnica especializada que pode ser altamente eficaz para o tratamento de condições pélvicas e é frequentemente empregada por fisioterapeutas especializados em saúde da mulher. Devido à natureza íntima do procedimento, é importante que seja realizada por um profissional qualificado e com a devida sensibilidade àsnecessidades e ao conforto da paciente. Assinale a alternativa que apresenta contraindicação à utilização da massagem de Thiele: ✂️ a) Coccidínia. ✂️ b) Constipação crônica. ✂️ c) Dispareunia. ✂️ d) Dor pélvica crônica. ✂️ e) Pós-operatório imediato na região pélvica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q1015347 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018Leia o trecho a seguir para responder à questão: “Tende a aproximar-se e a enfatizar a noção de diferença cultural que caracteriza a surdez, porém essencializa e ignora a história e a cultura. Assim, seriam Surdos (com S maiúsculo), porém não comprometidos com seus aspectos políticos” (STROBEL; PERLIN, 2008) O trecho acima está de acordo com um tipo de projeto político apresentado por Skiliar (1998), denominado: ✂️ a) bilinguismo progressista. ✂️ b) bilinguismo com aspecto tradicional. ✂️ c) bilinguismo com aspecto humanista e liberal. ✂️ d) bilinguismo crítico na educação de surdos. ✂️ e) bilinguismo progressista com aspecto humanista e liberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q1013399 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Analise as alternativas a seguir sobre as diferenças entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa: ( ) A Língua de Sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, que excluem ambiguidades que são possíveis na Língua Portuguesa. ( ) A Língua de Sinais tem marcação de gênero, assim como a Língua Portuguesa. ( ) A Língua de Sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. Esse fator não é considerado como relevante na Língua Portuguesa, apesar de poder ser substituído pela prosódia Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, colocando “V” para verdadeiro e “F” para falso, de cima para baixo: ✂️ a) F – V – V ✂️ b) F – F – V ✂️ c) V – F – V ✂️ d) V – F – F ✂️ e) V – V – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q1013391 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Morfemas e fonemas se distinguem porque: ✂️ a) fonemas são unidades que distinguem significado, mas não têm significado. ✂️ b) morfemas são signos mínimos que têm significante e significado. ✂️ c) a Libras tem morfemas, mas não tem fonemas. ✂️ d) a Libras e as línguas orais possuem fonemas e morfemas que não se diferenciam. ✂️ e) a Libras e as línguas orais têm fonemas, mas não têm morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q1013397 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Roman Jakobson (1959) diferencia três tipos de tradução: a intralingual, a interlingual e a intersemiótica. Sobre a tradução intersemiótica e intralingual, respectivamente, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outra língua. ✂️ b) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outra língua; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua. ✂️ c) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outra língua. ✂️ d) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua. ✂️ e) consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua; e consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q1013400 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa: I. A Língua de Sinais utiliza a estrutura tópicocomentário, enquanto a Língua Portuguesa evita este tipo de construção. II. A Língua de Sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas. Este processo não é comum na Língua Portuguesa. III. A Língua de Sinais apresenta uma sintaxe linear, incluindo os chamados classificadores. IV. A Língua Portuguesa usa uma sintaxe espacial, utilizando a descrição para captar o uso de classificadores. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. ✂️ e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q1065931 | Administração Pública, Histórico, Administrador, UFAM, COMVEST UFAM, 2023Sobre o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no governo de Getúlio Vargas, é CORRETO afirmar que o DASP foi: ✂️ a) criado para atender às demandas dos movimentos sociais que reivindicavam maior participação popular na gestão pública. ✂️ b) extinto após o golpe militar de 1964, que instituiu uma nova ordem administrativa no país. ✂️ c) inspirado nas ideias do movimento da administração científica, que buscava racionalizar e padronizar os processos administrativos. ✂️ d) o órgão responsável pela elaboração da Constituição de 1937, que tinha um caráter autoritário e centralizador. ✂️ e) responsável pela implementação do modelo gerencial de administração pública no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q1065932 | Administração Pública, Histórico, Administrador, UFAM, COMVEST UFAM, 2023Qual das seguintes medidas NÃO faz parte da reforma administrativa proposta pelo Governo Federal em 2020? ✂️ a) Alteração de vários artigos do capítulo da administração pública na Constituição Federal, visando modernizar o modelo de administração pública do país. ✂️ b) Aplicação das alterações para todos os entes da Federação e servidores dos três poderes, respeitando os direitos adquiridos dos atuais servidores públicos. ✂️ c) Criação de novos vínculos com a administração, incluindo cargos típicos de Estado, vínculo de experiência, cargos com prazo indeterminado, cargos com prazo determinado e cargos de liderança. ✂️ d) Implementação de mecanismos de controle na burocracia para romper com o clientelismo e o patrimonialismo, seguindo o modelo da reforma burocrática de 1930. ✂️ e) Regulamentação dos dispositivos constitucionais por meio de projetos de lei que definirão os detalhes da transformação da administração pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q1013386 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019O código de conduta e ética da FEBRAPILS estabelece como princípio definidor para a conduta profissional do tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) e do guia-intérprete (GI): ✂️ a) civilidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ b) ininteligibilidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ c) amovabilidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ d) confidencialidade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. ✂️ e) produtividade; competência tradutória; respeito aos envolvidos na profissão e compromisso pelo desenvolvimento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q1013401 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Os aspectos sociolinguísticos da Libras são estudos recentes em nível de pesquisa em Linguística da Língua de Sinais. Dois trabalhos que se destacam no cenário brasileiro são os estudos de Castro Junior (2014) e Timóteo (2012). Assinale a alternativa CORRETA do objetivo principal de cada uma das pesquisas: ✂️ a) A primeira pesquisa buscou apresentar a variação linguística em Língua de Sinais Brasileira – Libras, que proporciona alguns procedimentos para a elaboração de uma pesquisa terminológica, de natureza bilíngue Libras/Português; e a segunda objetivou documentar o léxico de sinais de Libras usado por uma amostra da população surda residente em uma determinada região do Brasil. ✂️ b) A primeira pesquisa buscou oferecer critérios para a segmentação do discurso na Libras em unidades gramaticais, a partir de uma análise de conversação em uma base variacionista em relação a texto e discurso; e a segunda apresentou o uso da variação de classificadores em Libras com base em estudos comparativos com a Língua Francesa de Sinais (LSF). ✂️ c) A primeira pesquisa tem como objeto de estudo a variação de aquisição de linguagem de crianças surdas na faixa etária de 5 anos a 12 anos, trabalhando com a metodologia de pesquisa de um grupo focal de surdos filhos de pais surdos; e a segunda apresentou a lexicografia e a terminologia em Libras da área de arquitetura em diferentes regiões do Brasil. ✂️ d) A primeira pesquisa objetivou verificar a variação linguística em Libras a partir das relações de gênero, não apenas em nível biológico, mas sobretudo em nível social, tendo, como informantes, heterossexuais, homossexuais, transgêneros, lésbicas e outros; e a segunda apresentou um estudo lexicográfico a partir de glossários produzidos para o curso de LetrasLibras em relação aos conceitos terminológicos. ✂️ e) A primeira pesquisa objetivou principalmente apresentar um estudo da variação linguística da Libras a partir das relações de raça e etnia em diferentes regiões do Brasil e os sinais de maior destaque na problematização do estudo foram os referentes a cor e raça; já a segunda catalogou os sinais de astronomia em Libras, relacionados ao uso de empréstimos linguísticos de outras Línguas de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q1065928 | Administração Pública, Governabilidade, Assistente em Administração, UFAM, COMVEST UFAM, 2023Segundo a literatura especializada, o conceito de governança aplicado na administração pública é o(a): I. capacidade de formular e implementar políticas públicas de forma eficiente, eficaz e efetiva, com transparência e participação social. II. conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão. III. forma como os recursos públicos são gerenciados, desde a sua arrecadação até a sua aplicação em programas e projetos de interesse da sociedade. IV. processo pelo qual as decisões são tomadas e implementadas, levando em conta os interesses e as demandas dos diferentes atores envolvidos. V. resultado da interação entre os poderes públicos e os cidadãos, que visa garantir a qualidade dos serviços públicos e a responsabilização dos gestores. Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. ✂️ e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q1013385 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Sobre a legislação acerca da formação do tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa é CORRETO afirmar que: ✂️ a) o Decreto 5626/05 determina que a formação do tradutor e intérprete de Libras deve ser realizada por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ b) o Capítulo V do Decreto 5626/05 e a Lei 12.319/10 determinam que a formação dos tradutores e intérpretes de Libras seja efetivada por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ c) o Decreto 5626/05 determina que a formação do tradutor e intérprete de Libras deve ser realizada em nível médio, por meio de cursos de educação profissional, por cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação e por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda. ✂️ d) o Decreto 5626/05 e a Lei 12.319/10 determinam, respectivamente, que a formação dos tradutores e intérpretes de Libras deve ser realizada, em nível médio, por meio de cursos de educação profissional, e por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ e) de acordo com a Lei 12.319/10, os profissionais surdos que atuam como tradutores e intérpretes terão prioridade nos cursos de formação para tradutor intérprete de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q1013390 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 46), “o termo Libras é comumente usado para referir a língua de sinais brasileira em nosso país”, embora haja “também outras siglas para referi-la, como, por exemplo, a sigla LSB”. A respeito da sigla LSB, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Utilizada mundialmente, ela segue os padrões de identificação para as línguas de sinais. ✂️ b) A sigla LSB e o termo Libras são utilizados indistintamente nos contextos político e social. ✂️ c) A comunidade surda não a reconhece, uma vez que não é adequada ao curso de Letras Libras. ✂️ d) Refere-se ao nome da língua de sinais venezuelana. ✂️ e) A sigla Libras é mais usada por causa da língua de sinais falada pelos surdos brasileiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q1087771 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Estatístico, UFAM, COMVEST UFAM, 2024Sejam A, B e C três cidades. Para ir da cidade A para a cidade B existem três caminhos, e da cidade B para a cidade C, quatro caminhos. Logo, a quantidade de formas possíveis para se chegar à cidade C, saindo da cidade A, é igual a: ✂️ a) 3. ✂️ b) 4. ✂️ c) 6. ✂️ d) 12. ✂️ e) 15. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro