Início

Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q953780 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Manuais e Automatizadas de Aparelhos e Materiais, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A técnica de contraste de fase pode ser utilizada em microscópios ópticos desde que o microscópio seja equipado com objetivas especiais e um condensador de fase. Com a microscopia de contraste de fase, o fundo (campo) se apresenta cinza e a amostra (estrutura celular) fica brilhante. Em qual(is) da(s) situação(ões) abaixo a utilização da técnica de contraste de fase facilita a observação de estruturas?

I - Visualização de sedimentos de urina.
II - Realização de contagens de plaquetas usando o hemocitômetro.
III - A partir de colorações como o Ziehl-Neelsen.

Considerando as asserções é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q917177 | Contabilidade Pública, Depreciação, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.
As informações abaixo servirão de base para responder à questão.


Considere que a UFCG adquiriu um trator novo, para uso, pelo valor de R$ 200.000,00. Esse trator será utilizado em serviços internos do campus de Pombal ao longo de toda a sua vida útil, e, ao final desse tempo, estima-se que será vendido por R$ 25.000,00, com uma despesa estimada de venda de 20% desse valor. A UFCG irá utilizar o método de depreciação linear para esse trator e a taxa a ser utilizada será a da depreciação fiscal.
O valor da cota de depreciação fiscal mensal calculada pela UFCG será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q917042 | Informática, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A criptografia é um dos principais mecanismos de segurança que se pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet. Avalie as proposições abaixo considerando os benefícios de segurança proporcionados pelo uso de criptografia.



I - Por meio da criptografia, é possível criar uma área específica no computador onde todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas.


II - A criptografia permite compactar dados sigilosos armazenados no computador.


III - Vírus em comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails e transações bancárias, podem ser detectados usando criptografia de dados.


IV - Criptografia protege seus backups contra acesso indevido.



É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q953664 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

O descarte adequado de materiais biológicos em um laboratório deve ser realizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q917104 | Arquivologia, Earq brasil, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas:

Asserção I - O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), em conformidade com as diretrizes do e-ARQ Brasil, assegura que os documentos sejam sempre armazenados de forma segura, garantindo que não haverá perda ou dano aos documentos.

Porque

Asserção II - Esse sistema permite a digitalização, indexação e armazenamento centralizado de documentos, facilitando sua recuperação e minimizando os riscos de perda ou extravio dos documentos físicos.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q953496 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Ao contextualizar os fundamentos da organização curricular do Ensino Fundamental, o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010) assim estabelece: “O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O Ensino Fundamental tem a duração de 9 (nove) anos, com a matrícula obrigatória das crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no primeiro ano.

PORQUE

II - A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q917144 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A segurança dos produtos agrícolas em nível de produção primária é obtida pela aplicação de práticas e procedimentos planejados, desde a etapa de seleção de área física para cultivo, até a expedição do produto agrícola pela fazenda, que permitam o controle de perigos imediatos e mediatos. As Boas Práticas, assim como os princípios do Sistema APPCC, são ferramentas de gestão indispensáveis para a segurança na produção primária.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Os programas de segurança têm que considerar os perigos que podem permanecer ou afetar o produto pós-colheita, assim como, os que podem incidir sobre o meio ambiente, o trabalhador rural e a própria qualidade e quantidade da produção.
II - O aspecto de prevenção e controle de perigos é importante para a segurança, mesmo que a aplicação de toda a sequência lógica do Sistema APPCC não seja aplicável, em função das características do processo do produto.
III - O Programa de Segurança na Produção Primária Agrícola considera a segurança do consumidor, a segurança da lavoura e a segurança dos trabalhadores rurais. A segurança do meio ambiente não compete a esse Programa.

Sobre as sentenças acima é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q953766 | Biomedicina, Aplicação e Execução de Técnicas Bacteriológicas, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A realização da técnica de antibiograma por disco-difusão requer que seja preparada uma suspensão bacteriana com uma determinada turbidez. A avaliação da turbidez da suspensão bacteriana deve corresponder a mesma turbidez da escala 0,5 de MacFarland. A escala de MacFarland é obtida pela mistura gradual de uma solução de cloreto de bário e solução de ácido sulfúrico. Qual das alternativas abaixo apresenta a concentração bacteriana CORRETA em unidades formadoras de colônia por mL (UFC/mL) que equivale a escala 0,5 de MacFarland?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q917172 | Direito Tributário, ISSQN, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é bastante abrangente e gera receitas importantes para o financiamento das funções públicas. Acerca da incidência desse imposto, analise as afirmações abaixo.

I - O ISS incide sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.
II - Os serviços sujeitos à incidência do ISS ficam sujeitos, também, ao Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, nos casos em que sua prestação envolva fornecimento de mercadorias.
III - O ISS não incide sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.
IV - A incidência do imposto não depende da denominação dada ao serviço prestado.
V - O ISS não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do País.

Em relação às hipóteses de incidência do ISS, está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q917179 | Contabilidade Geral, Normas CFC, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Na mensuração de itens patrimoniais, a aplicação de testes de impairment em elementos do ativo ganha grande relevância ao assegurar que esses ativos sejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação. Nesse contexto, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio do Pronunciamento Técnico CPC 01, define valor recuperável de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q917026 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Com base no fragmento do conto apresentado, avalie as seguintes afirmações sobre os sentimentos e pensamentos da narradora:



I - A narradora estava em um estado de confusão e desorientação quando fez a pergunta sobre a cor dos olhos de sua mãe.


II - A memória da cor dos olhos de sua mãe foi descrita como um detalhe vívido e claro para a narradora, apesar das outras memórias relacionadas a ela estarem nubladas.


III - O fragmento sugere que a narradora nunca teve momentos felizes com sua mãe, como as lembranças da infância, devido ao foco na culpa.


IV - A narradora sente uma forte sensação de culpa por não conseguir se lembrar de um detalhe que considera importante sobre sua mãe, mesmo tendo memórias vívidas de outros aspectos.


V - A narrativa destaca que a dificuldade de lembrar a cor dos olhos de sua mãe é uma reflexão tardia sobre o tempo que passou com ela.



É CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q917032 | Português, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


No fragmento a seguir, a autora utiliza diferentes recursos de pontuação para dar ritmo e clareza ao texto.

“Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. [...] Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. [...] Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a boneca-mãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. [...].”

Assinale a alternativa em que a explicação do uso da pontuação está CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q917040 | Informática, Microsoft Powerpoint, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os programas editores de apresentações eletrônicas oferecem inúmeros recursos para a construção de apresentações de qualidade e atrativas para o público-alvo. Considerando o Microsoft PowerPoint, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q917080 | Português, Conotação e Denotação, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão.



Caso de secretária - Carlos Drummond de Andrade



Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos!


Mas, no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.


Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocoxô: o carinho da secretária não curava, abria mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.


Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda a sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.


– O senhor vai comemorar em casa ou numa boate?


Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar por aí à noite, solitário, como o lobo da estepe.


– Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos, insinuou ela, discretamente.


E não é que podiam mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida – o pessoal lá em casa pouco está me ligando –, teria horas amenas, em companhia de uma mulher que – reparava agora – era bem bonita.


Daí por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritório. Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente. Conteve-se no prazer ansioso da espera.


– Onde você prefere ir? – perguntou, ao saírem.


– Se não se importa, vamos passar primeiro no meu apartamento. Preciso trocar de roupa.


Ótimo, pensou ele; faz-se a inspeção prévia do terreno e, quem sabe?


– Mas antes quero um drinque, para animar – ela retificou. Foram ao drinque, ele recuperou não só a alegria de viver e de fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso, remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.


No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse-lhe que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater – e o sorriso dela, dizendo isto, era uma promessa de felicidade.


Ele nem percebeu ao certo se estava se arrumando ou se desarrumando, de tal modo que os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda, abriu a porta do quarto. Lá dentro, sua mulher e seus filhos, em coro com a secretária, esperavam-no atacando “Parabéns para você”.


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.

No excerto “[...] começou a fazê-los pelo avesso, remoçando [...]”, do texto “Caso de secretária”, de Carlos Drummond de Andrade, a expressão “fazê-los pelo avesso” está sendo utilizada em qual sentido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q917129 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O cultivo da cana-de-açúcar está presente no país desde o período colonial. O processamento tem como finalidade principal a produção de etanol e açúcar no país. A qualidade da cana-de-açúcar influencia diretamente nos atributos dos produtos gerados, por isso, hoje em dia, toda usina possui um setor específico destinado ao controle da qualidade, geralmente relacionado a um laboratório. Diversos parâmetros devem ser analisados a fim de garantir um produto de excelência ao final do processo. A porcentagem de sacarose é um dos mais importantes, mas impurezas e fibras também influenciam nesses padrões. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – A pureza é representada pela porcentagem de sacarose nos sólidos solúveis totais.
II – A presença de palhiço não é recomendada na cana-de-açúcar a ser processada.
III – A porcentagem mais alta de fibra na cana-de-açúcar indica um teor maior de sacarose.

A partir do exposto é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q953738 | Física, Eletrostática e Lei de Coulomb Força Elétrica, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

No experimento da gota de óleo de Millikan, uma gota de óleo de massa 4,8×10-15 kg é equilibrada no ar por um campo elétrico uniforme de intensidade 2,0×105 N/C, gerado entre duas placas paralelas horizontais.

Assinale a alternativa CORRETA que apresente o valor da carga total da gota de óleo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q953741 | Física, Gravitação Universal, Técnico Laboratório – Área Física, UFCG, UFCG, 2025

Das asserções abaixo, assinale a opção CORRETA:

I - A força peso que atua em um corpo é a relação entre a massa do corpo inversamente proporcional à aceleração gravitacional.

PORQUE

II - A aceleração aplicada ao corpo é dada pelo potencial gravitacional, que considera o inverso da distância da Terra ao corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q917139 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

Espécies de plantas podem apresentar em suas sementes dormência, fenômeno pelo qual sementes, mesmo sendo viáveis e tendo todas as condições ambientais, não conseguem germinar. Existem pelo menos três sistemas de dormência em sementes: o controle de água no interior da semente, o controle do desenvolvimento do eixo embrionário e, por último, controle do equilíbrio entre as substâncias inibidoras e promotoras de crescimento. Estes sistemas podem apresentar suas ações em conjunto, ou isolados, dependendo da espécie e das condições ambientais. Os sistemas de dormência apresentados podem ser relacionados por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q953757 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA (RDC nº 222), os resíduos do Grupo A são resíduos que possuem a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. Esses resíduos são classificados em vários subgrupos (A1 a A5), os quais devem ser submetidos a diferentes processos de tratamento antes de serem descartados. Qual a alternativa CORRETA relacionada ao descarte de materiais biológicos do Grupo A?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q917157 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Considere que a UFCG contratou uma pessoa física para a prestação de um serviço eventual, sem vínculo empregatício, a ser desenvolvido durante as festividades do São João da cidade de Campina Grande. À luz da Instrução Normativa n.º 2.110, de 17 de outubro de 2022, que dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais destinadas à Previdência Social e das contribuições devidas a terceiros, a UFCG
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.