Início

Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q953632 | Enfermagem, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Diferentes tipos celulares podem ser encontrados no sistema digestório, presentes tanto no trato digestivo (cavidade oral, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso) como em suas glândulas associadas (glândulas salivares, fígado e pâncreas). Analise as assertivas a seguir:

I - A cavidade oral é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado, podendo este ser queratinizado ou não.
II - A língua é uma massa de músculo estriado esquelético, revestida por uma camada mucosa, cuja estrutura varia de acordo com a região.
III - A mucosa esofágica é revestida por vilosidades ou vilos, projeções alongadas formadas pelo epitélio e lâmina própria.

Com base na histologia do trato digestivo, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q917095 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

A responsabilidade social apresenta diferentes conceitos e compreende práticas que são influenciadas pelos contextos econômicos e histórico-culturais, possuindo, desta forma, características distintas em cada época.

Sobre as características da responsabilidade social ao longo do tempo, reflita:

I - Sua referência inicial são os direitos de propriedade, nos quais as empresas operavam com um foco exclusivo no lucro e na maximização dos retornos para os acionistas.
II - A reconstrução pós-guerra e o aumento da urbanização mostraram que as empresas poderiam e deveriam desempenhar um papel construtivo na sociedade.
III - A proposição do modelo piramidal de Carroll (1991; 1999) hierarquiza as responsabilidades em econômicas, legais, éticas e filantrópicas, a serem adotadas pelas empresas em suas estratégias.

Considerando-se as afirmativas, está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q953468 | Português, Redação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Leia o excerto abaixo:

“[...] Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. [...]”.

Considerando a ordem das palavras no trecho “decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades”, assinale a opção que mantém o sentido original da frase sem alterar significativamente a ênfase das informações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q917118 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas:

Asserção I - As despesas orçamentárias empenhadas no exercício e não pagas deverão ser inscritas em restos a pagar.

Porque

Asserção II - A inscrição dos restos a pagar é uma operação de escrituração contábil financeira e integrará o passivo circulante, fazendo parte da chamada dívida flutuante.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q953488 | Pedagogia, Ética Profissional, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os alunos da Escola Amanhecer estão apresentando comportamentos agressivos nas suas interações, tanto em aula quanto nos momentos em que estão no pátio da escola. Os professores estão preocupados e discordam entre si em relação à situação. Alguns consideram que isso não é problema da escola, pois é responsabilidade da família. Outros consideram que a escola também pode estar fazendo algo que intensifique a situação, por exemplo, as aulas monótonas e tradicionais de uma parte dos professores. As equipes de apoio que acompanham os alunos no intervalo também estão divididas em relação à responsabilidade ou não da escola nessa situação. As conversas entre os profissionais que atuam na escola começam a ficar tensas, gerando conflitos entre eles, agravando ainda mais o clima na instituição. Frente a isso, a direção da escola decide intervir para resolver a situação.

Considerando a situação apresentada, qual das alternativas abaixo representa a melhor ação da direção da escola para promover a resolução do conflito e fortalecer o trabalho em equipe, com base em uma postura ética?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1066649 | Administração Pública, Processo Organizacional Na Administração Pública, Administrador, UFCG, UFCG, 2025

Sobre o planejamento público, analise as seguintes proposições:

I - O planejamento público deve ser flexível para se adaptar às mudanças nas prioridades governamentais e nas necessidades da população.
II - A centralização administrativa é uma característica essencial do planejamento público eficaz.
III - O planejamento público visa apenas à eficiência operacional, sem considerar a eficácia dos serviços prestados.

É CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q953561 | Sistemas Operacionais, Comandos, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

Um servidor docente deseja visualizar no terminal de comando do Windows 10 as informações sobre um certificado digital armazenado em um Token modelo StarSign Crypto Starsign CUT/S. O comando que ele deve utilizar no terminal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q953565 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

O Ubuntu é uma das distribuições de sistema operacional Linux popular. Considerando as características do Linux Ubuntu 24.04, assinale a alternativa CORRETA sobre o comando visudo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q953582 | Arquitetura de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

Sobre o Acesso Direto à Memória (DMA), assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q953584 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

No que se refere a vírus, cavalos de troia, sypware, keyloggers e worms, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q953628 | Saúde Pública, Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia, UFCG, UFCG, 2025

Em qual classe de risco classifica-se um agente biológico que apresenta risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade, podendo causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q917029 | Português, Colocação Pronominal, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Leia o fragmento abaixo:


“[...] Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. [...]”.


Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - A frase “eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe” está correta quanto à colocação pronominal, porque a presença do pronome “me” antes do verbo “pegava” respeita a regra da próclise.


PORQUE


II - A colocação do pronome “me” antes do verbo “pegava” ocorre porque a oração anterior contém uma palavra negativa.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q917049 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

De acordo com o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e suas alterações, faz-se necessário um tratamento prioritário e diferenciado às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Analise quais das alternativas abaixo estão coerentes com as proposições do referido decreto:



I - assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis.


II - mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.


III - serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e no trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento.


IV - pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas.


V - divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.



As proposições CORRETAS são contempladas nas alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q917060 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Leia o relato de um diário de pesquisa sobre representações de raça no contexto escolar da Educação Infantil, a seguir:


As observações realizadas nos diversos espaços das escolas apontam para uma recorrência de representações de raça e de gênero vinculadas a características fenotípicas e associadas com padrões de beleza hegemônicos e relativos à classificação feio/a ou bonito/a. Nesse sentido, para algumas crianças, ser branco/a e ter cabelos lisos, dentre outras características, parecia ser fundamental para alguém ser considerado bonito/a e aceito/a no grupo. A situação descrita abaixo foi desencadeada na turma de educação infantil enquanto as crianças brincavam no pátio:


Há duas crianças, o Pedro e a Fernanda, que são vizinhas e todos os dias chegam e vão embora na/da escola juntas, acompanhadas pela mãe da menina. O menino frequentemente a chama de ‘Leitão’ pelo fato dela ser gorda. Nesse dia ele voltou a chamá-la da mesma forma e, mesmo que ela soubesse o nome do colega, ela chegou a mim reclamando: ‘Prô, aquele negrão me chamou leitão... foi aquele negrão ali! (Guizzo; Zubaram; Beck, 2017, p.526).


Considerando o relato, é sabido que, no contexto escolar, ainda é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes sobre o racismo. Deste modo, no âmbito educacional, urgem debates sobre a temática das relações étnico-raciais. Assinale a alternativa CORRETA, considerando a análise do relato de pesquisa, o espaço da Educação Infantil e as relações étnico-raciais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q917072 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A organização de uma instituição escolar, além de prever uma estrutura mínima formada por setores, funções e infraestrutura a fim de atender seu objetivo primordial de desenvolvimento humano, precisa ajustar suas concepções à legislação educacional. Pensando na lei maior da educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 12, apresenta as incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu respectivo sistema de ensino. Uma destas incumbências refere-se à criação do Conselho Escolar associado à gestão democrática do ensino público na educação básica.


Considerando que o Conselho Escolar é um órgão deliberativo, como deve ser sua composição segundo a legislação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q953703 | Educação Artística, Músico, UFCG, UFCG, 2025

Camargo Guarnieri (1907-1993) foi figura de grande destaque na composição musical nacional entre as décadas de 1940 e 1960, configurando uma vertente de composição “nacionalista” baseada na assimilação de identidades musicais do folclore brasileiro e que foi perpetuada por seus ensinamentos para outros compositores. Entre seus discípulos diretos, está o compositor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q953708 | Educação Artística, Músico, UFCG, UFCG, 2025

Marque a única opção que contêm compositores(as) que nasceram e faleceram no século XIX (1801 a 1900):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q917101 | Arquivologia, Classificação de Documentos, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Um sistema de classificação deve apresentar atributos que garantam sua eficácia e adequação.

I - Um sistema de classificação abrangente é estruturado a partir das características do material.
II - A praticidade em um sistema de classificação depende de informações simples e objetivas, estruturadas em procedimentos complexos.
III - A flexibilidade possibilita adaptações e melhorias no sistema de classificação sempre que desejável.

Considerando-se as afirmativas, está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q917114 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

As estruturas mecanicistas são desenvolvidas com o objetivo de promover comportamentos responsáveis e previsíveis entre os membros da organização, caracterizando-se pela centralização da autoridade decisória.

Assinale a afirmativa CORRETA em relação às estruturas mecanicistas de uma organização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q953507 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

O Técnico em Enfermagem é o braço direito do enfermeiro. O pré-natal é classificado no Brasil em baixo e alto risco. A assistência de Enfermagem no pré-natal de baixo risco envolve a assistência do técnico e do enfermeiro. Embora saibamos que o enfermeiro é quem traça a Data Provável do Parto – (DPP), ter esse conhecimento é fundamental ao Técnico de Enfermagem, uma vez que esse assunto é abordado durante o período da sua formação. Sendo assim, para uma gestante que teve a Data da Última Menstruação (DUM) em 15/03/2024, a sua data provável de parto será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.