Início

Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q917099 | Administração Financeira e Orçamentária, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Preceito constitucional desde 1988, o Plano Plurianual (PPA) é o instrumento central do planejamento público brasileiro, nos três níveis da federação. É ele que dá os rumos para a gestão, traduzindo o desejo popular expresso nas urnas.

Fonte: Adaptado de Brasil (2023). Manual Técnico do Plano Plurianual 2024-2027. Brasília, Ministério do Planejamento e Orçamento, 66 p.

I - O PPA expressa a visão estratégica da gestão pública, compreendendo programas temáticos e suas metas.
II - O PPA tem suas metas ajustadas anualmente pela LDO que aponta as prioridades do governo a cada ano.
III - O PPA é executado por meio da LOA que autoriza o gasto do ente público, considerando as ações orçamentárias propostas.

Sobre o Plano Plurianual (PPA), está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q917112 | Direito Administrativo, Fundações Públicas, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Assinale a opção CORRETA em relação às autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q917136 | Agricultura e Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A análise de solo é uma etapa de grande importância na produção agrícola, pois fornecerá informações químicas e físicas sobre a condição do solo de cultivo e, a partir destas, como realizarmos as adequações de acordo com a cultura a ser implantada. O primeiro passo é a amostragem do solo, um ponto de grande importância. Ela necessita ser representativa de toda a área a ser implantada, uma vez que, uma amostragem realizada de forma errada pode comprometer todo o desenvolvimento da cultura. Requisitos técnicos devem ser seguidos para se dividir as áreas e realizar uma amostragem correta de solos, assim como, pontos importantes devem ser considerados a fim de garantir a representatividade do terreno. Entre os requisitos técnicos a serem considerados, podemos citar: características físicas dos solos, topografia, manejo da área, drenagem e vegetação pré-existente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – O manejo da área a ser amostrada influencia pouco na metodologia, visto que, somente as camadas superficiais do solo são revolvidas.
II – Em áreas com o mesmo tipo de solo, terrenos elevados podem ser amostrados junto com as partes mais baixas.
III – Áreas com vegetação diferentes em cobertura de solo influenciam as características físicas e químicas do solo.

A partir das proposições é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q917141 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A qualidade das sementes de plantas cultivadas está atrelada a diversos fatores, relacionados desde sua produção, passando pelo processamento e armazenamento. Vários testes são realizados a fim de definir a qualidade de lotes de sementes a serem utilizadas para novos plantios. O teste de pureza tem como objetivo determinar a composição percentual por peso, a identidade das diferentes espécies de sementes, do material inerte da amostra e, por inferência, do lote de sementes. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - São consideradas puras todas as sementes e/ou unidades de dispersão pertencentes à espécie em exame.
II - Na classificação de outras sementes devem ser incluídas as unidades de dispersão de qualquer outra espécie de planta que não aquela da semente pura.
III - Classificados como material inerte deve incluir todos os outros materiais e estruturas não definidas como semente pura ou outras sementes.

A partir do texto é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q917054 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“Assim, por um lado, é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos. [...] Por outro lado, também é necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.” (Soares, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 08 set. 2024).


Considerando o texto que aborda os conceitos de alfabetização e de letramento, avalie as proposições a seguir:


I - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem que a alfabetização é responsabilidade da educação infantil e o letramento digital é obrigatório nos anos finais do ensino fundamental.


II - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem a complexidade do processo de alfabetização como um fator que pode prejudicar a continuidade da aprendizagem.


III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indicam que a alfabetização e o letramento devem estar assegurados nos três primeiros anos do ensino fundamental.



É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q917081 | Arquivologia, Sintaxe, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão.



Caso de secretária - Carlos Drummond de Andrade



Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos!


Mas, no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.


Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocoxô: o carinho da secretária não curava, abria mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.


Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda a sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.


– O senhor vai comemorar em casa ou numa boate?


Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar por aí à noite, solitário, como o lobo da estepe.


– Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos, insinuou ela, discretamente.


E não é que podiam mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida – o pessoal lá em casa pouco está me ligando –, teria horas amenas, em companhia de uma mulher que – reparava agora – era bem bonita.


Daí por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritório. Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente. Conteve-se no prazer ansioso da espera.


– Onde você prefere ir? – perguntou, ao saírem.


– Se não se importa, vamos passar primeiro no meu apartamento. Preciso trocar de roupa.


Ótimo, pensou ele; faz-se a inspeção prévia do terreno e, quem sabe?


– Mas antes quero um drinque, para animar – ela retificou. Foram ao drinque, ele recuperou não só a alegria de viver e de fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso, remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.


No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse-lhe que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater – e o sorriso dela, dizendo isto, era uma promessa de felicidade.


Ele nem percebeu ao certo se estava se arrumando ou se desarrumando, de tal modo que os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda, abriu a porta do quarto. Lá dentro, sua mulher e seus filhos, em coro com a secretária, esperavam-no atacando “Parabéns para você”.


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.

No texto “Caso de secretária”, de Carlos Drummond de Andrade, observe a frase: “Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente.” Assinale a alternativa que apresenta a análise correta em termos de concordância nominal e verbal, regência e colocação pronominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q917150 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A qualidade da fibra do algodão que chega às indústrias têxteis depende muito do cotonicultor, que deve estar atento à presença de impurezas e à maturidade da fibra. A falta de cuidado durante os trabalhos de colheita, acondicionamento e transporte são responsáveis pela apresentação de algodão em caroço sujo e portador de corpos estranhos, forçando o trabalho dos limpadores e provocando desgastes nos dentes das serras.

Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q917113 | Administração Geral, Missão, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre as características da Visão Organizacional:

I - Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva.
II - Idealização de um futuro desejado para a empresa.
III - Articulação das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q917137 | Agricultura e Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

Quando há necessidade de se realizar a verificação de algum parâmetro de um alimento produzido na indústria, ou nas áreas de cultivo, se torna impossível a verificação laboratorial de todo o lote ou produto gerado. Por isso se deve realizar uma amostragem, ou seja, uma série sucessiva de etapas operacionais específicas para que a amostra seja realmente representativa do todo. Em laboratório, nem toda amostra será analisada, o que torna o processo de amostragem ainda mais importante. Frações serão utilizadas para as diferentes análises e outra parte será armazenada como contraprova, caso haja a necessidade de repetir alguma análise ou ocorra perda de material no processo analítico. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Seguindo critérios técnicos, várias amostras serão coletadas e unidas para formar a amostra bruta, que deve ser uma réplica, em ponto reduzido, do universo considerado para análise.

PORQUE

II – Na análise laboratorial a amostra bruta será ainda reduzida, conforme o tipo de produto, em uma fração denominada amostra de laboratório, que deverá continuar sendo representativa do universo considerado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q917030 | Português, Conotação e Denotação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


No excerto a seguir, observe o uso de linguagem denotativa e conotativa.

“Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. [...] E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. [...]”.

Considerando o uso de linguagem, qual das alternativas está CORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q917168 | Contabilidade Geral, Custo das Mercadorias, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

O custo histórico é uma das bases de mensuração mais comumente utilizadas para atribuir valor a um ativo. Porém, esse custo histórico deve ser atualizado ao longo do tempo para refletir, quando aplicável, mudanças no valor do ativo em questão. Nesse contexto, avalie as ocorrências a seguir:

I - A entidade recebeu pagamentos que extinguiram a totalidade ou parte do ativo.
II - Ocorreram eventos que fizeram com que a totalidade ou parte do custo histórico do ativo não fosse mais recuperável.
III - Em função de variação cambial, o valor de reposição desse ativo no mercado aumentou.
IV - O consumo da totalidade ou parte do recurso econômico que constitui o ativo foi reconhecido por depreciação.

São ocorrências que justificam a atualização do custo histórico de um ativo as contidas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q917111 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Os pressupostos da Teoria da Motivação: teoria X e teoria Y, de McGregor, podem ser explicitados como:

I - Para os funcionários do tipo Y, os gestores podem deixar de lado a necessidade de monitoramento rigoroso, sem recorrer ao controle social burocrático.
II - Para os funcionários do tipo X, os gerentes e administradores detêm a responsabilidade exclusiva pela organização dos fatores de produção.
III - A intervenção e o controle gerencial são essenciais para assegurar a produtividade e a eficiência para os funcionários do tipo X.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q953760 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Clínica nas Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A microscopia é um dos métodos mais comumente utilizados para detecção de microrganismos diretamente de amostras clínicas. A principal coloração utilizada em laboratórios de microbiologia clínica é a coloração de Gram. Essa coloração permite diferenciar as bactérias em dois grandes grupos que apresentam implicações clínicas diferentes. Considerando as principais bactérias de importância clínica, qual(ais) a(s) alternativa(s) correta(s):

I - Escherichia coli e Staphylococcus aureussão bactérias Gram negativa e Gram positiva, respectivamente.
II - Pseudomonas aeruginosae Enterococcus faecalis são bactérias Gram negativa e Gram positiva, respectivamente.
III - Mycobacterium tuberculosis e Mycoplasma pneumoniae são bactérias Gram negativa e Gram positiva, respectivamente.

Assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q917156 | Contabilidade Geral, Amortização, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil, e pode ser calculada por diferentes métodos. A entidade deve selecionar o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo a ser depreciado. Considere que o técnico de contabilidade encarregado pelo cálculo e pela contabilização da depreciação de máquinas da UFCG decidiu utilizar o método dos saldos decrescentes para essa finalidade. A adoção desse método resultará em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q917184 | Engenharia Civil, Geotecnia, Técnico em Edificações, UFCG, UFCG, 2025

O agregado é o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte e de dimensões que apresenta propriedades que o tornam úteis para a construção. É classificado em graúdo e miúdo. A respeito dos ensaios para a caracterização dos agregados miúdos, seguem as informações:

I - O ensaio de granulometria objetiva a determinação da composição granulométrica do agregado miúdo. De modo geral, para o ensaio, são utilizadas peneiras, com determinadas aberturas, constituindo uma série padrão. Ao final, é traçada a curva granulométrica do material.
II - Para o Teor de Umidade do agregado miúdo, o método mais prático para determinação em obras e controle de qualidade é o método do speedy test, por se constituir de um método rápido e prático de ser feito no canteiro de obras.
III - A determinação da Massa Específica, para os agregados miúdos, é realizada através do picnômetro ou do frasco de Chapman.

A partir das informações, é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q917122 | Agricultura e Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O milho é cultivado no Brasil em três períodos: safra de verão, safrinha ou safra de outono; e a última nos meses de maio a junho, principalmente nos estados do Nordeste. Na safra de 2011/2012 a área de milho safrinha superou a de verão. Empresas do setor de sementes investiram no desenvolvimento de cultivares que apresentassem duplicidade de adaptabilidade e produtividade, tanto para safra de verão, como para safrinha. Diversas empresas continuam mantendo seus projetos de desenvolvimento de cultivares destinadas estritamente para safra de verão ou safrinha, posicionando seus materiais para épocas específicas. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O cultivo de materiais de milho com dupla aptidão de plantio, safra de verão ou safrinha, permite uma maior disponibilidade de variedade de materiais no mercado.

PORQUE

II - As cultivares presentes atualmente no mercado podem ser semeadas tanto em primeira (verão) quanto em segunda safra (safrinha), principalmente pela ampla adaptabilidade e estabilidade dos híbridos para essas épocas de semeadura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q953764 | Biomedicina, Aplicação e Execução de Técnicas Bacteriológicas, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A prova da coagulase avalia a capacidade de microrganismos reagirem com o plasma e formar um coágulo, uma vez que a coagulase é uma proteína com atividade similar à protrombina, capaz de converter o fibrinogênio em fibrina, que resulta na formação de um coágulo visível. Esta prova é muito útil na diferenciação do Staphylococcus aureus (bactéria coagulase positiva) e de outros estafilococos incapazes de coagular o plasma. Considerando as diferentes provas de detecção da coagulase, qual das alternativas abaixo está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q953529 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Sobre as Anotações de Enfermagem, de acordo com as recomendações do COFEN, assinale a alternativa que corresponde ao preconizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q917158 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, e suas atualizações dispõem sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Para atender às determinações dessa legislação, a UFCG, ao efetuar pagamentos a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras de construção civil, fica obrigada a efetuar a retenção, entre outros tributos, da CSLL. O valor da CSLL a ser retido será determinado mediante a aplicação da alíquota de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q917024 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Com base no fragmento do conto apresentado, assinale a alternativa CORRETA sobre o sentimento predominante da narradora ao refletir sobre a cor dos olhos de sua mãe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.