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Questões de Concursos UFCG

Resolva questões de UFCG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q953493 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, para a Educação Infantil, a sua organização de acordo com algumas regras que devem ser observadas para a sua oferta nos diferentes sistemas de ensino. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A instituição escolar deve controlar a frequência da criança, exigindo a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas.

PORQUE

II - A avaliação da criança será feita mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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442Q953506 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, prevê, em seu Art. 7°, que “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal”. Dessa forma, é um princípio definido no Art. 7°:
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443Q953784 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

Superfícies como bancadas de laboratório podem ser reservatórios de patógenos, e sua limpeza adequada é imprescindível para garantir a proteção dos trabalhadores de saúde, assim como para evitar a contaminação de utensílios e equipamentos, por exemplo. Alguns fatores favorecem a contaminação das bancadas, tais como: a ausência do uso de técnicas adequadas de limpeza, mãos contaminadas dos profissionais em contato com o local de trabalho e manutenção de superfícies empoeiradas ou com matéria orgânica. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Profissionais de saúde devem trabalhar para evitar a ocorrência destes fatores, garantindo a limpeza da pele antes da coleta de amostras biológicas, com desinfetantes como quaternário de amônia.

PORQUE

II - Atividades que favoreçam o levantamento de partículas em suspensão, como o uso de aspiradores de pó, podem promover a disseminação de patógenos para as superfícies do ambiente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
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444Q953559 | Arquitetura de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

No contexto das arquiteturas de barramento de dados, o PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) é uma interface de alta velocidade que utiliza vias bidirecionais para a transferência de dados. No PCIe 3.0, a técnica comum usada para superar o problema de uma longa cadeia e bits de um valor é a:
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445Q1013297 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Na derivação na Libras, como são aplicações especificamente para criar novas unidades com significados (compostos), é necessário que seja observada aplicação de três regras. Para a composição dos itens lexicais: IGREJA (casa+cruz); PAIS (pai+mãe); ACREDITAR (saber+estudar), que regras são essas?
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446Q1013301 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

A Libras é a primeira língua dos surdos brasileiros, mas ainda muitas pessoas não a conhecem. Como a necessidade de comunicação é uma via de mão dupla, a profissão de intérprete serve construir possibilidades de comunicação no exercício de suas competências entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes e ouvintes. No Brasil, essa realidade demanda que exista o tradutor e intérprete de Libras atuando na Libras e na língua portuguesa oportunizando com sua profissão que eventos comunicativos de várias ordens aconteçam, como por exemplo: aulas, seminários, conferências, reuniões, etc. A partir dessas considerações responda marcando a alternativa correta sobre o número da Lei que regulamenta a profissão de intérprete e a data de sua criação.
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447Q1013302 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

De acordo com a Lei que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, as competências constantes no seu artigo segundo são: Interpretação das 2 (duas) línguas Libras e da Língua Portuguesa de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. Sobre os processos de tradução e interpretação é INCORRETO afirmar que:
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448Q1013310 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Quanto as categorias diferenciadas de atuação do intérprete, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1- Interpretação relé (relais/relay)

2- Intérprete tátil

3- Intérprete surdo

4- Comunicador pidgin

5- Espelhamento

6- Duplicador ou replicador vocal

( ) quando um intérprete, ao invés de interpretar, copia a sinalização de outro intérprete. Esse é o caso em que, por motivos de localização no espaço, a plateia surda tem que se posicionar em diversos locais onde não seja possível a visualização de somente um intérprete.

( ) nesta categoria está o uso do português sinalizado em que o léxico da língua de sinais é encaixado na estrutura da língua vocal, gerando, inclusive, a criação de sinais artificiais para suprir a equivalência literal entre as duas línguas.

( ) existe entre línguas vocais, mas é distintiva no caso em que, por exemplo, uma palestra em inglês seja interpretada diretamente para Libras e só então para a língua portuguesa.

( ) é chamada assim a pessoa que duplica a fala vocal de outra pessoa para deficientes auditivos que não se sentem proficientes ou confortáveis com a língua de sinais.

( ) chamado, no Brasil, de guia-intérprete para pessoas surdo-cegas que utiliza a língua de sinais tátil. Se o mediador estiver utilizando outras técnicas para surdo-cegos com, por exemplo, desenhar na palma da mão as letras do alfabeto latino ou tocar nas falanges de acordo com sistema braille, então não se trata de uma interpretação interlíngue, e sim de uma transliteração.

( ) uma pessoa surda pode atuar normalmente como intérprete entre duas língua de sinais. No caso em que uma pessoa surda não é falante competente da Libras e um ILS não consegue estabelecer um entendimento com ela, pode ser chamada outra pessoa surda que por meio gestual consiga uma comunicação primária, mas satisfatória. Não se trata, nesse caso, de uma interpretação interlíngue, e sim de uma comunicação gestual ou mímica.

Qual a sequência correta

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449Q917057 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009), ao abordarem o currículo voltado à Educação Infantil, colocam que as práticas a serem realizadas com as crianças, articulando as suas experiências e saberes aos conhecimentos próprios do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, visam à promoção do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade (art. 3º, das DCNEI).


Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:



I - O desenvolvimento integral da criança, preconizado nos documentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), o Estatuto da Criança e do Adolescente e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, corresponde às práticas cuidadoras ofertadas na escola infantil que acolhe filhos e filhas de mães trabalhadoras.


PORQUE


II - A indivisibilidade das dimensões cognitiva, física e psicossocial na intencionalidade pedagógica na educação infantil contribui no sentido de complementar a ação da família e da comunidade.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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450Q917070 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Ao contextualizar os fundamentos da organização curricular do Ensino Fundamental, o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010) assim estabelece: “O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - O Ensino Fundamental tem a duração de 9 (nove) anos, com a matrícula obrigatória das crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no primeiro ano.


PORQUE


II - A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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451Q953686 | Biomedicina, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Sobre técnicas de sequenciamento de DNA, considere as afirmações:

I - O sequenciamento de Sanger é amplamente utilizado.
II - O sequenciamento de nova geração permite a análise de múltiplos genes simultaneamente.
III - A leitura do DNA é feita por meio de reações de polimerização controladas.
IV - A eletroforese não é necessária para o sequenciamento de Sanger.

É CORRETO o que se afirma em:
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452Q953485 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Costuma-se falar de interdisciplinaridade de maneira equivocada, como se ela fosse uma mistura de trabalhos: vai se fazer um trabalho interdisciplinar, então juntam-se as disciplinas de português, matemática, geografia, história em torno de um tema, e pronto, tem-se interdisciplinaridade. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata verdadeiramente de um diálogo, ou de uma parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de grupos ou indivíduos que querem alcançar objetivos comuns, que “jogam” em posições diferentes num mesmo “time” . (Rios, 2016, p. 58).

Com base na citação de Rios (2016), analise as seguintes afirmações:

I - A interdisciplinaridade se caracteriza pela junção de diferentes disciplinas em torno de um tema comum.

PORQUE

II - A verdadeira interdisciplinaridade implica em um diálogo construtivo entre as diversas disciplinas, valorizando suas especificidades e buscando objetivos comuns.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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453Q1076886 | Informática, Navegadores Browser, Administrador, UFCG, UFCG, 2025

Assinale a alternativa CORRETA: Suponha que você precisa acessar a página da COMPROV disponível na Internet para encontrar os comunicados mais recentes. Em qual software de computador essa tarefa pode ser realizada?
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454Q953495 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O trabalho intencional realizado na Educação Infantil que oferece à criança contato com o contexto cultural no qual está inserida e contribui para ampliação da sua visão de mundo, através do planejamento de um local agradável e instigante à curiosidade infantil (Adaptado de Barbosa, 2009. Práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares), está em diálogo com as orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009).

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos desde o planejamento até a sua aplicação.

PORQUE

II - Atividades que incluem momentos de conversa, de contação de histórias, de brincadeiras diversificadas, de exploração das diferentes linguagens, de alimentação, de horário de descanso, de prevenção de acidentes, dentre outras, podem ser consideradas como exemplo de atendimento aos princípios éticos, políticos e estéticos previstos nas DCNEI.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

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455Q953508 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Para uma boa prestação de cuidados, diante dos mais diversos procedimentos, o Técnico em Enfermagem precisa ter conhecimentos. Dessa forma, marque a alternativa CORRETA quanto ao conceito de Sanificação:
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456Q953571 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

Assinale a alternativa CORRETA de acordo com o disposto na Portaria SGD/MGI nº 852, de 28 de março de 2023, que trata do Programa de Privacidade e Segurança da Informação – PPSI:
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457Q981495 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O desenvolvimento humano pode abranger diferentes tipos ou domínios. No contexto da educação infantil, é importante considerar que há um entrelaçamento entre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, pois cada domínio pode afetar outro Adaptado de Papalia (2013). Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] Porto Alegre: AMGH..


No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial das crianças do nascimento até cerca de 10 (dez) anos, quando ele afeta positivamente o funcionamento cognitivo e físico, a criança apresenta características adequadas ao esperado em cada faixa etária. Considere o texto e avalie as proposições a seguir :


I - Do nascimento aos 3 (três) anos, aproximadamente, a criança aumenta o seu interesse por outras crianças.

II - Dos 3 (três) aos 6 (seis) anos, aproximadamente, a criança aumenta a sua independência, iniciativa e autocontrole em atividades diárias e escolares.

III - Dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos, aproximadamente, o autoconceito torna-se menos complexo, sem afetar a autoestima da criança que perde o interesse por interagir com outras crianças.


A partir desses exemplos relacionados ao desenvolvimento psicossocial, é CORRETO o que se afirma em:

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458Q1013296 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Na morfologia, os estudos realizados por Klima e Bellugi (1979) na ASL traz vários processos descritivos de flexão. Na Libras estes se apresentam basicamente divididos em verbos de três classes (verbos simples, com concordância e espaciais). Quais os sinais correspondem com os verbos na sequência: verbos simples, com concordância e espaciais?
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459Q1013311 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

O intérprete de língua de sinais está diante de processamento de informação simultânea. Diante disso surgiram alguns modelos de processamento no ato da tradução e interpretação, entre esses modelos está o modelo cognitivo, nele há três passos a serem seguidos. Quanto à esse modelo marque V se a alternativa for verdadeira e F se a alternativa for falsa.

( ) Entender a mensagem na língua fonte

( ) Observar o ambiente

( ) Ser capaz de internalização significado da língua alvo

( ) Ser capaz de expressar a mensagem na língua alvo sem lesar a mensagem transmitida na língua fonte.

A sequência correta é:

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460Q953669 | Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório – Bioquímica e Biologia Molecular, UFCG, UFCG, 2025

Qual é o principal objetivo ao se preparar lâminas para observação microscópica?
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