Início

Questões de Concursos UFERSA

Resolva questões de UFERSA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q411831 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Assistente em Administração, UFERSA, COMPERVE

Um servidor público federal vale-se do cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública. Nessa situação, a Lei n0 8.112/90 prevê como penalidade disciplinar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q681707 | Português, Interpretação de Textos, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Assinale a alternativa correta em relação a “parece” no seguinte trecho: “A pluriatividade nordestina parece surgir como única alternativa de sobrevivência das famílias em situação de extrema pobreza.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q693581 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Em uma ação de educação alimentar e nutricional no refeitório de uma UAN, o nutricionista decidiu trabalhar o tema “Dieta sem glúten”. No material educativo utilizado, foi inserida a definição do glúten como sendo um composto presente, por exemplo, na farinha de trigo e que é constituído:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q689543 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Laboratório Área Física, UFERSA, Ufersa, 2019

Texto associado.

A MARCHA DA FOME

As migrações maciças só se reduzirão quando a cultura democrática se estender pela África e demais países do Terceiro Mundo

Mário Vargas Llosa


Quando em 13 de outubro de 2018 saíram da cidade hondurenha de San Pedro Sula, eram umas poucas centenas. Três semanas depois, enquanto escrevo este artigo, são já quase oito mil. Somou-se a eles uma grande quantidade de salvadorenhos, guatemaltecos, nicaraguenses e sem dúvida também alguns mexicanos. Avançaram uns mil e tantos quilômetros, andando dia e noite, dormindo no caminho, comendo oque gente caridosa e tão miserável como eles mesmos lhes oferece ao passarem. Acabam de entrar em Oaxaca, e ainda lhes falta metade do percurso.

São homens e mulheres e crianças pobres, muito pobres, e fogem da pobreza, da falta de trabalho, da violência que antes era só dos maus patrões e da polícia, e agora é, sobretudo, a das maras, essas quadrilhas de foragidos que os obrigam a trabalhar para elas, carregando ou vendendo drogas, e, caso se neguem, matando-os a punhaladas e lhes infligindo atrozes torturas. Aonde vão? Aos Estados Unidos, claro. Por quê? Porque é um país onde há trabalho, onde poderão economizar e mandar remessas a seus familiares que os salvem da fome e do desamparo centro-americano, porque lá há bons colégios e uma segurança e uma legalidade que em seus países não existe. Sabem que o presidente Trump disse que eles são uma verdadeira praga de meliantes, de estupradores, que trazem doenças, sujeira e violência, e que ele não permitirá essa invasão e mobilizará pelo menos 15.000 policiais, e que, se lhes atirarem pedras, estes dispararão para matar. Mas, não se importam: preferem morrer tentando entrar no paraíso à morte lenta e sem esperanças que os espera onde nasceram, ou seja, no inferno. (...)

O avanço dos milhões de miseráveis deste mundo sobre os países prósperos do Ocidente gerou uma paranoia sem precedentes na história, a tal ponto que tanto nos Estados Unidos como na Europa Ocidental ressuscitam fobias que se acreditavam extintas, como o racismo, a xenofobia, o nacionalismo, os populismos de direita e de esquerda e uma violência política crescente. Um processo que, se continuar assim, poderia destruir talvez a mais preciosa criação da cultura ocidental, a democracia, e restaurar aquela barbárie da que acreditávamos nos haver livrado, a que afundou a América Central e a boa parte da África neste horror de que tentam escapar tão dramaticamente seus naturais. (...)

O problema da imigração ilegal não tem solução imediata, e tudo o que se diga em contrário é falso,começando pelos muros que Trump queria levantar. Os imigrantes continuarão entrando pelo ar ou pelo subsolo enquanto os Estados Unidos forem esse país rico e com oportunidades, o ímã que os atrai. E o mesmo se pode dizer da Europa. A única solução possível é que os países dos quais os migrantes fogem fossem prósperos, algo que está hoje em dia ao alcance de qualquer nação, mas que os países africanos, centro-americanos e de boa parte do Terceiro Mundo rejeitaram por cegueira, corrupção e fanatismo político. (...)

As migrações maciças só se reduzirão quando a cultura democrática se estender pela África e demais países do Terceiro Mundo, e os investimentos e o trabalho elevarem os níveis de vida de modo que nessas sociedades haja a sensação entre os pobres de que é possível sair da pobreza trabalhando. Isso agora está ao alcance de qualquer país, por mais necessitado que seja. Hong Kong o era há um século, e deixou de sê-lo em poucos anos ao se voltar para o mundo e criar um sistema aberto e livre, garantido por uma legalidade muito rigorosa. Tanto que a China Popular respeitou esse sistema, embora reduzindo radicalmente sua liberdade política.

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em 19 novembro 2018. (adaptado)


O texto é um artigo de opinião, que, embora composto predominantemente por sequências dissertativo-argumentativas, apresenta outros tipos textuais. O primeiro parágrafo do texto é caracterizado por qual tipo textual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q698284 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Além de interpretar as mensagens produzidas pela pessoa com surdocegueira ao sistema de comunicação utilizado por seu interlocutor e vice-versa, é função do guia-intérprete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q411615 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Assistente em Administração, UFERSA, COMPERVE

A Lei n0 8.112/90 prevê a possibilidade do afastamento preventivo do exercício do cargo quando o servidor estiver respondendo a processo disciplinar. Esse afastamento terá um prazo de até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q682123 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

A partir da avaliação nutricional durante a infância, é possível criar meios de prevenção de doenças no futuro. Acerca dos parâmetros antropométricos utilizados para obtenção do diagnóstico do estado nutricional de crianças, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q685729 | Legislação Federal, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Sobre as formas de provimentos ao cargo público estabelecidas no Estatuto dos Servidores Federais, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q684477 | Português, Pontuação, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Texto associado.
TEXTO 1
                                                            POBREZA PERMANECE CONCENTRADA NO NORTE E NO NORDESTE DO BRASIL, DIZ ESTUDO DE CENTRO DA ONU
Entre 2004 e 2013, os índices de pobreza caíram de 20% para 9% da população e de 7% para 4% no caso da pobreza extrema. No entanto, os principais aspectos ou perfis da pobreza continuam os mesmos: ela está mais presente no meio rural e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa é a conclusão de estudo divulgado em abril pelo Centro Internacional de Políticas para o Cresci- mento Inclusivo (IPC-IG), vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “A redução da pobreza não acompanhou as alterações em seus principais aspectos ou perfis”, disseram os especialistas no estudo. “Em termos regionais, pouco mudou, com as regiões Norte e Nordeste apresentando as maiores taxas de prevalência da pobreza, bem como as áreas rurais em todas as regiões.”
• Critérios adotados
O estudo considerou como extremamente pobres pessoas que ganham 70 reais por mês e pobres aquelas que vivem com 140 reais mensais, de acordo com critérios adotados pelo governo federal. Quanto ao meio rural, o estudo considerou como domicílios agrícolas aqueles onde há pelo menos um membro empregado no setor agrícola e 67% ou mais da renda do trabalho vindo de atividades agrícolas. Já os domicílios pluriativos são aqueles em que pelo menos um membro está empregado no setor agrícola, mas menos de 67% da renda do trabalho vem da agricultura. O estudo considerou ainda domicílios rurais não agrícolas como aqueles que se localizam em áreas oficialmente rurais, mas sem qualquer membro do domicílio trabalhando na agricultura. Já os domicílios urbanos não agrícolas estão localizados em áreas oficialmente urbanas, com nenhum membro domiciliar empregado na agricultura.
• Conclusões do relatório
O estudo concluiu que no período analisado a pobreza caiu mais nos domicílios agrícolas, assim como a extrema pobreza. Por outro lado, a pobreza e a extrema pobreza nos domicílios pluriativos permaneceu estável. “Quase a totalidade dos residentes em domicílios agrícolas e pluriativos extremamente pobres do Nordeste têm terra insuficiente, trabalham informalmente e residem em domicílios com idosos, mas sem qualquer aposentadoria”, disseram os pesquisadores. Em 2013, 37% dos domicílios pluriativos recebiam recursos do Programa Bolsa Família, enquanto nos domicílios agrícolas esse percentual era de 22%. “Benefícios assistenciais como Bolsa Família ajudam, contudo, não são suficientes para retirá-los da extrema pobreza. Deve haver políticas sociais voltadas para os pequenos agricultores, que considerem as fragilidades dessas famílias, que buscam a sua sobrevivência na agricultura familiar”, disseram. “A pluriatividade nordestina parece surgir como única alternativa de sobrevivência das famílias em situação de extrema pobreza.” No Norte, a pobreza caiu menos que no Nordeste e no Brasil como um todo. Segundo o levantamento, a persistência da pobreza extrema no Norte, particularmente entre os domicílios pluriativos e aqueles não agrícolas, é especialmente preocupante. Já as taxas de pobreza são praticamente as mesmas em 2004 e 2013. “Embora o Norte seja menos pobre do que o Nordeste, o progresso tem sido mais lento lá em comparação às demais regiões do país”, disse o estudo. (...)
• Análise por municípios
O estudo indicou — a partir da análise dos mapas de pobreza e de extrema pobreza em âmbito municipal — que o problema da pobreza rural no Brasil é, em grande medida, um problema dos domicílios agrícolas no Norte e Nordeste. Poucos municípios nas outras três regiões do Brasil apresentam taxas de pobreza superiores a 30% e, em muitos, essas taxas são inferiores a 15%. No Norte e Nordeste, no entanto, muitos municípios apresentam taxas de pobreza superiores a 60% e alguns ainda têm taxas tão altas quanto 90%. “As diferenças são muito acentuadas entre os domicílios agrícolas. A Amazônia Ocidental e o estado do Maranhão são áreas que apresentam níveis muito elevados de pobreza agrícola”, afirmou o estudo.
(Texto completo disponível em: https://nacoesunidas.org/pobreza-permanece-concentrada-no-norte-e-no-nor-deste-do-brasil-diz-estudo-centro-onu/. Publicado em 03/05/2016; atualizado em 03/05/2016. Acesso em: 01/12/2018. Adaptado.)
O texto 1 apresenta muitas citações, separadas por aspas, do estudo que é apresentado. Assinale a alternativa que explica a função, nesse texto, das citações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q698187 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Texto associado.
Reconhece-se, em nível nacional, FEBRAPILS, Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, como sendo a entidade representativa dos profissionais TILS e GI. Considere os itens elencados abaixo:

I. Colaborar com a fundação das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais (APILS);
II. Consolidar as APILS, apoiando na sua organização administrativa e de atuação nos Estados e Municípios;
III. Defender os interesses das APILS;
IV. Aplicar punições cabíveis aos profissionais que atuam irregularmente.
V. Representar sindicalmente os TILS e GI no que diz respeito às lutas profissionais;
VI. Apoiar as APILS na busca pela formação profissional, melhoria do ambiente de trabalho, salubridade e condições salubridade e condições salariais adequadas da categoria dos Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais, doravante denominados de TILS e GI;
VII. Fiscalizar os ambientes de trabalho onde os TILS e GI atuam, com autonomia para aplicar multas em caso de irregularidades.
VIII. Representar, juridicamente, o profissional que esteja passando por assédio moral ou situações análogas.

São objetivos da FEBRAPILS os apresentados nos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q682401 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

A diabetes gestacional corresponde a uma hiperglicemia diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo aumentar o risco de abortos, de partos prematuros e de lesões vasculares nos rins e na retina da gestante, por exemplo. Dessa forma, acerca da terapia nutricional na diabetes gestacional, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q690553 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Engenharia Mecânica, UFERSA, Ufersa, 2019

Em um corpo com tamanho e formas definidos, a aplicação de um sistema de forças não concorrentes pode provocar translação e rotação. Quanto ao movimento plano de um corpo rígido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q688882 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

O Programa Nacional de Assistência Estudantil ( PNAES) visa à permanência de estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior federal. Corresponde a um dos objetivos do programa a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q682982 | Engenharia de Produção, Engenheiro Engenharia Mecânica, UFERSA, Ufersa, 2019

Em gestão de projetos, o termo “orçamentação” diz respeito à elaboração prévia de levantamento, cálculo e custos/preços estimados de uma obra. Com diversas finalidades e características, os orçamentos dependem do fim a que se propõem. Sendo CUB uma das ferramentas utilizadas para essa finalidade. Marque a alternativa para a sigla CUB. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q685791 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Laboratório Área Física, UFERSA, Ufersa, 2019

Texto associado.

A MARCHA DA FOME

As migrações maciças só se reduzirão quando a cultura democrática se estender pela África e demais países do Terceiro Mundo

Mário Vargas Llosa


Quando em 13 de outubro de 2018 saíram da cidade hondurenha de San Pedro Sula, eram umas poucas centenas. Três semanas depois, enquanto escrevo este artigo, são já quase oito mil. Somou-se a eles uma grande quantidade de salvadorenhos, guatemaltecos, nicaraguenses e sem dúvida também alguns mexicanos. Avançaram uns mil e tantos quilômetros, andando dia e noite, dormindo no caminho, comendo oque gente caridosa e tão miserável como eles mesmos lhes oferece ao passarem. Acabam de entrar em Oaxaca, e ainda lhes falta metade do percurso.

São homens e mulheres e crianças pobres, muito pobres, e fogem da pobreza, da falta de trabalho, da violência que antes era só dos maus patrões e da polícia, e agora é, sobretudo, a das maras, essas quadrilhas de foragidos que os obrigam a trabalhar para elas, carregando ou vendendo drogas, e, caso se neguem, matando-os a punhaladas e lhes infligindo atrozes torturas. Aonde vão? Aos Estados Unidos, claro. Por quê? Porque é um país onde há trabalho, onde poderão economizar e mandar remessas a seus familiares que os salvem da fome e do desamparo centro-americano, porque lá há bons colégios e uma segurança e uma legalidade que em seus países não existe. Sabem que o presidente Trump disse que eles são uma verdadeira praga de meliantes, de estupradores, que trazem doenças, sujeira e violência, e que ele não permitirá essa invasão e mobilizará pelo menos 15.000 policiais, e que, se lhes atirarem pedras, estes dispararão para matar. Mas, não se importam: preferem morrer tentando entrar no paraíso à morte lenta e sem esperanças que os espera onde nasceram, ou seja, no inferno. (...)

O avanço dos milhões de miseráveis deste mundo sobre os países prósperos do Ocidente gerou uma paranoia sem precedentes na história, a tal ponto que tanto nos Estados Unidos como na Europa Ocidental ressuscitam fobias que se acreditavam extintas, como o racismo, a xenofobia, o nacionalismo, os populismos de direita e de esquerda e uma violência política crescente. Um processo que, se continuar assim, poderia destruir talvez a mais preciosa criação da cultura ocidental, a democracia, e restaurar aquela barbárie da que acreditávamos nos haver livrado, a que afundou a América Central e a boa parte da África neste horror de que tentam escapar tão dramaticamente seus naturais. (...)

O problema da imigração ilegal não tem solução imediata, e tudo o que se diga em contrário é falso,começando pelos muros que Trump queria levantar. Os imigrantes continuarão entrando pelo ar ou pelo subsolo enquanto os Estados Unidos forem esse país rico e com oportunidades, o ímã que os atrai. E o mesmo se pode dizer da Europa. A única solução possível é que os países dos quais os migrantes fogem fossem prósperos, algo que está hoje em dia ao alcance de qualquer nação, mas que os países africanos, centro-americanos e de boa parte do Terceiro Mundo rejeitaram por cegueira, corrupção e fanatismo político. (...)

As migrações maciças só se reduzirão quando a cultura democrática se estender pela África e demais países do Terceiro Mundo, e os investimentos e o trabalho elevarem os níveis de vida de modo que nessas sociedades haja a sensação entre os pobres de que é possível sair da pobreza trabalhando. Isso agora está ao alcance de qualquer país, por mais necessitado que seja. Hong Kong o era há um século, e deixou de sê-lo em poucos anos ao se voltar para o mundo e criar um sistema aberto e livre, garantido por uma legalidade muito rigorosa. Tanto que a China Popular respeitou esse sistema, embora reduzindo radicalmente sua liberdade política.

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em 19 novembro 2018. (adaptado)


No 4o parágrafo, o autor aponta com certa indignação um fato recente e negativo para a nossa época:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q681621 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Pacientes idosos costumam apresentar algumas complicações nutricionais, como a desnutrição pela redução da ingestão de alimentos ou por alterações gastrointestinais, por exemplo. Acerca da nutrição do paciente idoso, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q684967 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Paciente homem, com 31 anos, apresenta desconforto gástrico e, por orientação de seu gastroenterologista, irá iniciar tratamento com uso de omeprazol. Acerca das interações que possam ocorrer entre a droga e a biodisponibilidade de nutrientes, com o uso crônico da medicação, faz-se necessária a suplementação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q698106 | Física, Técnico de Laboratório Área Física, UFERSA, Ufersa, 2019

Os cinco primeiros valores permitidos para a energia de um elétron no átomo de hidrogênio são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q406870 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente em Administração, UFERSA, COMPERVE

As normas do regime jurídico dos servidores públicos federais, instituído pela Lei n0 8.112/90, são aplicáveis aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q689869 | Nutrição, Nutricionista, UFERSA, Ufersa, 2019

Ao realizar o planejamento dos cardápios, o nutricionista de um serviço de alimentação deve buscar um padrão mais sustentável, o que significa procurar menor impacto ambiental, atendendo às necessidades nutricionais da coletividade com promoção da saúde. Em relação à sustentabilidade, analisem-se itens abaixo.
I. Alimentos de origem vegetal, produzidos dentro de um sistema agroecológico, podem também contribuir para a degradação do ecossistema por utilizarem agrotóxicos e fertilizantes.
II. Um padrão mais sustentável busca um menor conteúdo de alimentos de origem vegetal, pois o processo de produção é altamente dispendioso ao meio ambiente, devido à alta demanda de recursos naturais como a água.
III. O consumo de carnes vermelhas deve ser reduzido, pois estes possuem maior emissão de gases de efeito estufa comparados aos vegetais.
IV. Na compra dos gêneros alimentícios, deve-se preferir alimentos e produtos locais, reduzindo o impacto ambiental do transporte terrestre, aéreo ou marítimo por longas distâncias.
Sobre a sustentabilidade estão corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.