Início

Questões de Concursos UFF

Resolva questões de UFF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q692524 | Medicina, Farmacêutico Bioquímico, UFF, COSEAC, 2019

Paciente apresentou complicações respiratórias, evoluindo para um processo de acidose metabólica. A alternativa que representa os valores observados de gasometria arterial para confirmação deste diagnóstico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q25224 | Biologia, Vestibular UFF, UFF, UFF

Podendo chegar até vinte metros de comprimento, o tubarão-baleia é o maior representante dos peixes.
Qualquer criatura marinha com esse tamanho é normalmente muito temida, mas por causa de sua dieta basicamente planctônica ele não oferece ameaça ao homem. Entretanto, outros membros de sua superordem já causaram acidentes a vários banhistas nas praias.

Com relação à dieta do tubarão-baleia, pode-se afirmar que ele come, principalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q214969 | Veterinária, Diagnósticos, Médico Veterinária, UFF, UFF

O tétano é uma infecção cosmopolita e todas as espécies são suscetíveis. Em relação a essa afecção, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q691722 | Medicina, Médico Endocrinologia, UFF, COSEAC, 2019

Sobre a síndrome de Turner, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q689172 | Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica, UFF, COSEAC, 2019

A Norma ABNT NBR 5410/04 estabelece critérios para determinação da seção mínima do condutor de proteção.
Num determinado circuito trifásico, cujos condutores de cobre das fases ABC têm seção 185 mm2, a seção
mínima comercial admissível do condutor de proteção é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q690216 | Português, Médico Cirurgia Geral, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 2 (Editado)
A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social.
Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.
Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão. A relação entre seres humanos e animais de estimação.
Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)
No trecho “Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes”, a palavra sublinhada pode ser substituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q46166 | Português, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

Texto associado.
Texto
                                     A IMAGEM NO ESPELHO

      Aos 20 anos escreveu suas memórias. Daí por diante é que começou a viver. Justificava-se:
      – Se eu deixar para escrever minhas memórias quando tiver 70 anos, vou esquecer muita coisa e mentir demais. Redigindo-as logo de saída, serão mais fiéis e terão a graça das coisas verdes.
      O que viveu depois disto não foi propriamente o que constava do livro, embora ele se esforçasse por viver o contado, não recuando nem diante de coisas desabonadoras. Mas os fatos nem sempre correspondiam ao texto e, para ser franco, direi que muitas vezes o contradiziam.
      Querendo ser honesto, pensou em retificar as memórias à proporção que a vida as contrariava. Mas isto seria falsificação do que honestamente pretendera (ou imaginara) devesse ser a sua vida. Ele não tinha fantasiado coisa alguma. Pusera no papel o que lhe parecia próprio de acontecer. Se não tinha acontecido, era certamente traição da vida, não dele.
      Em paz com a consciência, ignorou a versão do real, oposta ao real prefigurado. Seu livro foi adotado nos colégios, e todos reconheceram que aquele era o único livro de memórias totalmente verdadeiro. Os espelhos não mentem.
                             (ANDRADE, C. D. de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1981, p. 23.) 
Avalie se cada afirmativa a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F).

I - O Brasil já dispunha, até meados dos anos de 1960, de uma experiência de planejamento relativamente variada, experiência que, no entanto, não pode ser aproveitada em toda sua plenitude para promover o desenvolvimento nacional. Isso porque havia ausência de coordenação, descontinuidade e ineficiência operacional dos planos de desenvolvimento.
II - O Plano Plurianual de Investimentos estabelece de forma regionalizada as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
III - Com o advento da promulgação da Constituição Federal (CF) em outubro de 1988, o planejamento governamental foi alterado profundamente. Foi instituído o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como principal instrumento de planejamento de médio prazo do governo brasileiro.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q691809 | Auditoria, Opinião do Auditor Independente, Auditor, UFF, COSEAC, 2019

O resultado do trabalho do auditor é consubstanciado por meio de uma opinião desenvolvida a partir das situações encontradas no decorrer do trabalho de auditoria. Suponha que o auditor identificou impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre um ou diversos elementos das demonstrações contábeis. Para esse caso, o auditor emitirá uma opinião:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q184064 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, UFF, UFF

No dimensionamento de estradas, os Estudos Hidrológicos visam primordialmente o dimensionamento dos dispositivos capazes de conduzir satisfatoriamente as vazões afluentes; os métodos usuais empregados buscam a quantificação das descargas através de procedimentos matemáticos. Nesse sentido, o Ciclo Hidrológico define para cada caso a parcela de precipitação que se transforma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q684325 | Química, Técnico de Laboratório Química, UFF, COSEAC, 2019

Os alcinos (ou alquinos, ou hidrocarboneto acetilênicos) são hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam uma tripla ligação e são usados como matéria-prima na produção de diversos compostos de aplicação industrial, entre eles o ácido acético. Com base nessas informações, o menor alcino que apresenta isomeria óptica apresenta um número de carbonos igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q683363 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2019

Pode-se afirmar, sobre diferenças entre sinais e sintomas, que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q694375 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrica, UFF, COSEAC, 2019

A porcentagem de desequilíbrio das tensões é obtida a partir da medição das tensões nas três fases e da utilização da equação do desequilíbrio de tensão percentual que é igual a 100 vezes o desvio máximo da tensão em relação à tensão média dividido pela tensão média. Nessas condições, para valores de tensões entre fases de 222 V, 217 V e 212 V, a porcentagem de desequilíbrio das tensões é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q690609 | Química, Técnico em Química, UFF, COSEAC, 2019

A síntese de Wurtz consiste na reação de um derivado halogenado com sódio metálico em condições de reação. Tendo como referência tal síntese, a reação de uma mistura de iodoetano e 1-iodopropano com sódio metálico em condições de reagir produzirá: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q692672 | Nutrição, Técnico em Nutrição e Dietética, UFF, COSEAC, 2019

Para a produção de iogurte são necessárias culturas lácteas que promoverão o processo de fermentação. Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus são adicionados ao leite a uma temperatura de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q62079 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Uma comunicação escrita em que se solicita o comparecimento a uma reunião de uma ou mais pessoas, de uma ou mais coletividades, é documento nomeado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q53126 | Administração Pública, Auxiliar em Administração, UFF, COSEAC

Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente um(a): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q62092 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q693229 | Português, Médico Cirurgia Geral, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
A DISCIPLINA DO AMOR
Lygia Fagundes Telles
Foi na França, durante a Segunda Grande
Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os
dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho.
Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da
5 tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu
encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu
passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já
conhecia o cachorro e as pessoas que passavam
faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava
10 até a correr todo animado atrás dos mais íntimos.
Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar
sentado até o momento em que seu dono apontava
lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o
15 jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou
de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a
esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha
em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a
presença do dono bem - amado. Assim que
20 anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida
normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então,
disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso
à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu
num bombardeio, mas no pequeno
25 coração do cachorro, não morreu a esperança.
Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando
ia chegando aquela hora, ele disparava para o
compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a
30 memória dos homens!), as pessoas foram se
esquecendo do jovem soldado que não voltou.
Casou-se a noiva com um primo. Os familiares
voltaram-se para outros familiares. Os amigos para
outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era
35 jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo
na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse
cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno),
ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Disponível em:
< http://claricemenezes.com.br/2018/02/05/a-disciplina-doamor/>.
Acesso em jan. 2019.
No trecho “... acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa”, a forma verbal destacada encontra-se no mesmo tempo verbal
que a seguinte também sublinhada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q46163 | Português, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

Texto associado.
Texto
                                     A IMAGEM NO ESPELHO

      Aos 20 anos escreveu suas memórias. Daí por diante é que começou a viver. Justificava-se:
      – Se eu deixar para escrever minhas memórias quando tiver 70 anos, vou esquecer muita coisa e mentir demais. Redigindo-as logo de saída, serão mais fiéis e terão a graça das coisas verdes.
      O que viveu depois disto não foi propriamente o que constava do livro, embora ele se esforçasse por viver o contado, não recuando nem diante de coisas desabonadoras. Mas os fatos nem sempre correspondiam ao texto e, para ser franco, direi que muitas vezes o contradiziam.
      Querendo ser honesto, pensou em retificar as memórias à proporção que a vida as contrariava. Mas isto seria falsificação do que honestamente pretendera (ou imaginara) devesse ser a sua vida. Ele não tinha fantasiado coisa alguma. Pusera no papel o que lhe parecia próprio de acontecer. Se não tinha acontecido, era certamente traição da vida, não dele.
      Em paz com a consciência, ignorou a versão do real, oposta ao real prefigurado. Seu livro foi adotado nos colégios, e todos reconheceram que aquele era o único livro de memórias totalmente verdadeiro. Os espelhos não mentem.
                             (ANDRADE, C. D. de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1981, p. 23.) 
O princípio do Orçamento Público que estabelece a obrigatoriedade da previsão de todas as receitas e fixação de todas as despesas é denominado: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.