Início

Questões de Concursos UFGD

Resolva questões de UFGD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q694241 | Administração Geral, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Os empreendedorismos público e privado guardam semelhanças e diferenças em suas formas. a maior diferença entre eles é que enquanto o privado possui grande flexibilização para implantação de ações, o público requer a normatização dessas ações, pois a lei precede as ações do governo. Porém, em ambos, o líder empreendedor é também um visionário. 
Nesse sentido, assinale a alternativa correta que contempla a liderança necessária ao empreendedor público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q691449 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Um eixo tubular é projetado para transmitir 90 kW de potência, de modo que sua tensão de cisalhamento não exceda 50 MPa. Seu diâmetro interno é de 30 mm e o diâmetro externo de 42 mm. Para tais especificidades de projeto, a frequência de rotação do eixo é aproximadamente 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q688948 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Entre outros atributos, deve caracterizar-se por clareza e precisão. Sabendo disso, marque a alternativa em que a clareza e a precisão tenham sido consideradas para a construção do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q681885 | Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Determine o fluxo magnético (Wb=Weber) no núcleo de um transformador alimentado com tensão de 380 V, frequência 60 HZ e enrolamento primário com 145 espiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q692932 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Uma rede possui a seguinte máscara de sub-rede: 255.255.240.0. Qual é o número máximo de hosts que esta rede pode manipular?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q692505 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Uma chapa de aço SAE 1045 deve ser exposta a tensões cíclicas de tração e compressão com magnitudes da ordem de 100 MPa e 50 MPa, respectivamente. Em etapa anterior ao teste, determinou-se que o comprimento da maior trinca superficial é de 2 x 10-3 m. Considerando-se ainda que a tenacidade à fratura em deformação plana é de 25 MPa.m1/5, m tem valor igual a 3 e C1x 10 -12. Considere que F é independente do comprimento da trinca. Assim, para as condições apresentadas, a vida em fadiga para esta chapa é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q682654 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Um recurso importante num programa de gerenciamento de banco de dados é a capacidade de criação de índices e a manutenção das contas dos usuários. Sobre estruturas de indexação de arquivos (tabelas) e gerenciamento de usuários, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q682002 | Informática, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Para responder as questões 16 a 20, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Durante a operação de computadores, dados são armazenados e trocados entre diversos componentes de hardware, tais como CPU, memória RAM, disco rígido (HDD) e/ou SSD (Solid-State Drive). Assinale a alternativa correta a respeito desses componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q692566 | Raciocínio Lógico, Analogia, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q681409 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o texto que segue. 
FIOS E TRAMAS
 Gláucia Leal 
            A máxima de que à medida que ampliamos nosso conhecimento sobre algo mais teremos consciência de que ainda há muito para aprender parece se aplicar muito bem ao funcionamento do cérebro. Um bom exemplo disso: durante mais de um século, as células gliais - existentes aos milhares em nossa cabeça - atraíram pouca atenção dos neurocientistas. No entanto, à medida que o conhecimento sobre o funcionamento cerebral se ampliou, as descobertas trouxeram indagações a respeito da implicação das gliais na instalação de doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos, bem como no processo de aprendizado. 
            "Até recentemente nossa compreensão do cérebro se baseava em ideias conhecidas como doutrina neural, mas essa teoria de mais de 100 anos, segundo a qual toda a comunicação do sistema nervoso é transmitida por impulsos elétricos através de redes de neurônicos, está equivocada", afirma o neurocientista R. Douglas Fields, autor do tema de capa desta edição. "Hoje sabemos que muitas informações passam ao largo dos neurônios, fluindo sem eletricidade, pela rede de células gliais", explica. 
            Um tema complexo que novas pesquisas ajudam a compreender melhor é a memória, uma das funções da inteligência. Os dados que fixamos proporcionam não só aos humanos, mas aos seres vivos de forma geral, aptidões diversas, que favorecem a sobrevivência e a qualidade de vida: por meio desse processo complexo obtemos benefícios de experiências passadas que nos ajudam a resolver problemas e tomar melhores decisões. Na prática, se algumas situações de esquecimento são incômodas, ainda que nem sempre as consequências não sejam trágicas, as falhas da memória costumam despertar a sensação, mesmo que momentânea, de "perda de si mesmo". Nesses casos, pode ser muito útil investigar as causas desse sintoma e também recorrer a estratégias comprovadamente eficazes para exercitar a memória e, assim, driblar as armadilhas que nos tornam tão inseguros quando somos "traídos" por esse aspecto mental. Como se seguíssemos "fios de Ariadne" - a princesa de Creta que, segundo a mitologia grega, ajudou seu amado Teseu a escapar do labirinto onde vivia o minotauro, sugerindo a ele que desenrolasse um novelo de lã para encontrar o caminho de volta -, podemos entender melhor as tramas que enredam os fios de nossas lembranças. E, ainda que não possamos retê-las, talvez seja possível ao menos nos apropriar da possibilidade de saber mais sobre nós mesmos... Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/fios_ e_ tramas.html. Acesso em: 14 fev. 2019.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q693591 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
           Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, do passado imagético e midiático da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo – as veias e artérias de fibra óptica do planeta. E, justamente por isso, estamos imbricados nesse incomensurável emaranhado de dados algorítmicos, nessa gigantesca trama de interações rizômicas, recíprocas e mutuamente influenciantes, que, com efeito, nos puxam e nos empurram, nos conectam e nos transformam, permeando a nossa existência veloz e fluidamente.
                                                                                Revista Sociologia, edição 72, p. 52 (Excerto).
Assinale a alternativa que apresenta sentido equivalente à palavra destacada no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q698055 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Sobre correspondências oficiais, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q683771 | Contabilidade Geral, Demonstração do Valor Adicionado DVA CPC 09, Contador, UFGD, UFGD, 2019

A Demonstração tem por objetivo demonstrar o valor da riqueza econômica gerada pelas atividades da empresa como resultante de um esforço coletivo e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a sua criação. Desse modo, esta demonstração acaba por prestar informações a todos os agentes econômicos interessados na empresa, tais como empregados, clientes, fornecedores, financiadores e governo. Esta demonstração, obrigatória para as companhias abertas e que integrará as demonstrações contábeis divulgadas em cada exercício, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q694429 | Raciocínio Lógico, Analogia, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja, afirma-se que:             
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q685056 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o texto a seguir.

                       O ESCRETE DE LOUCOS

      [...]      
      Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia, trataram de desmontar o nosso futebol, peça por peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha, eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: — “Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um mistério dominado.      
      Após quatro anos de meditação sobre o nosso futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo, certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato, ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de malandragem geral.             
     Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem, como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança que possa existir de um tcheco para um belga, ou um suíço, é de feitio os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova experiência humana.     
   O homem do Brasil entra na história com um elemento inédito, revolucionário e criador: a molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané, magnetizados, representavam a Europa. Diante de um valor humano insuspeitado e deslumbrante, a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, os seus claustros, os seus rios.      
      [...]
      E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No mais patético das batalhas, o escrete soube brincar. Esse toque de molecagem brasileira é que deu à vitória uma inconcebível luz. RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).

Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto.


Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q690474 | Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Em uma instalação elétrica, foi observado que os condutores de fase de um determinado circuito apresentam uma seção de 35 mm². De acordo com norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 5410 – “Instalações Elétricas de Baixa Tensão”, que estabelece as condições que as instalações de baixa tensão devem atender, quais as seções mínimas para os condutores neutro e terra, nesta sequência, desse circuito? 

Considerar que o condutor de proteção é constituído do mesmo metal que os condutores-fase e que o circuito alimenta apenas cargas lineares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q692236 | Informática, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.
O sistema operacional Windows 10 disponibiliza diversos programas que são essenciais na adequada operação e manutenção desse sistema. Um desses programas, o Gerenciador de Tarefas, permite monitorar os programas em execução (tarefas) e o uso de recursos no sistema (por exemplo: CPU, memória, discos, rede). Assinale a alternativa que contém teclas de atalho que permitem acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas no Windows 10.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q683302 | Informática, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Uma grande vantagem da suíte OpenOffice sobre a suíte Microsoft Office 2010 é a sua distribuição de forma gratuita. Com relação aos programas aplicativos contidos nas duas suítes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q685111 | Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Um transformador com núcleo envolvente (monofásico) foi submetido a um ensaio a vazio (VZ) e afirma-se que os dados obtidos são: PVZ=40 W, IVZ=1,5 A, VVZ=240 V e 
R primário=10 ?. Determine a perda no núcleo (Pnúcleo) do transformador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q686780 | Português, Pontuação, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Os excertos constantes das alternativas a seguir foram retirados do texto Mesmo com dificuldades, analfabetos funcionais usam em peso o WhatsApp, publicado na revista Educação (no 255, jan. 2019, p. 16). Analise-os e assinale a alternativa correta quanto ao uso da vírgula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.