Questões de Concursos: UFGD

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UFGD. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q698226 | Português, Sintaxe, Assistente em Administração, UFGD, UFGD

 O JARGÃO 
    Luís Fernando Veríssimo Nenhuma figura é tão fascinante quanto o Falso Entendido. É o cara que não sabe nada de nada, mas sabe o jargão. E passa por autoridade no assunto. Um refinamento ainda maior da espécie é o tipo que não sabe o jargão. Mas inventa. 
      - Ó Matias, você que entende de mercado de capitais...
      - Nem tanto, nem tanto... (Uma das características do Falso Entendido é a falsa modéstia.) 
      - Você, no momento, aconselharia que tipo de aplicação? 
      - Bom. Depende do yield pretendido, do throwback e do ciclo refratário. Na faixa de papéis top market – ou o que nós chamamos de topimarque –, o throwback recai sobre o repasse e não sobre o release, entende? 
      - Francamente, não. Aí o Falso Entendido sorri com tristeza e abre os braços como quem diz “É difícil conversar com leigos...”. Uma variação do Falso Entendido é o sujeito que sempre parece saber mais do que ele pode dizer. A conversa é sobre política, os boatos cruzam os ares, mas ele mantém um discreto silêncio. Até que alguém pede a sua opinião, e ele pensa muito antes de se decidir a responder: 
     - Há muito mais coisa por trás disso do que você pensa... 
   Ou então, e esta é mortal: 
     - Não é tão simples assim...
   Faz-se aquele silêncio que precede as grandes revelações, mas o falso informado não diz nada. Fica subentendido que ele está protegendo as suas fontes em Brasília. E há o falso que interpreta. Para ele, tudo o que acontece deve ser posto na perspectiva de vastas transformações históricas que só ele está sacando. 
    - O avanço do socialismo na Europa ocorre em proporção direta ao declínio no uso de gordura animal nos países do Mercado Comum. Só não vê quem não quer. 
   E se alguém quer mais detalhe sobre a sua insólita teoria, ele vê a pergunta como manifestação de uma hostilidade bastante significativa a interpretações não ortodoxas, e passa a interpretar os motivos de quem o questiona, invocando a Igreja medieval, os grandes hereges da história, e vocês sabiam que toda a Reforma se explica a partir da prisão de ventre de Lutero? 
Mas o jargão é uma tentação. Eu, por exemplo, sou fascinado pela linguagem náutica, embora minha experiência no mar se resume a algumas passagens em transatlânticos onde a única linguagem técnica que você precisa saber é “Que horas servem o bufê?”. Nunca pisei num veleiro, e se pisasse seria para dar vexame na primeira onda. Eu enjôo em escada rolante. Mas, na minha imaginação, sou um marinheiro de todos os calados. Senhor de ventos e velas e, principalmente, dos especialíssimos nomes da equipagem. 
  Me imagino no leme do meu grande veleiro, dando ordens à tripulação: 
     - Recolher a traquineta! 
     - Largar a vela bimbão, não podemos perder esse Vizeu. 
   O vizeu é um vento que nasce na costa ocidental da África, faz a volta nas Malvinas e nos ataca a boribordo, cheirando a especiarias, carcaças de baleia e, estranhamente, a uma professora que eu tive no primário. 
    - Quebra o lume da alcatra e baixar a falcatrua! 
    - Cuidado com a sanfona de Abelardo! 
   A sanfona é um perigoso fenômeno que ocorre na vela parruda em certas condições atmosféricas e que, se não contido a tempo, pode decapitar o piloto. Até hoje não encontraram a cabeça do Comodoro Abelardo. 
   - Cruzar a spínola! Domar a espátula! Montar a sirigaita! Tudo a macambúzio e dos quartos de trela senão afundamos, e o capitão é o primeiro a pular. 
   - Cortar o cabo de Eustáquio! 
VERÍSSIMO, Luís Fernando. As mentiras que os homens contam. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, pp. 69-71 (Adaptado).
Sobre a estrutura morfossintática do período, marque a alternativa correta.

22 Q692231 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD

O motor de indução recebe este nome devido ao efeito do acoplamento magnético entre o estator e o rotor que, devido à diferença de velocidade entre eles, gera uma tensão e, consequentemente, surge uma corrente nos condutores do rotor que produz o torque do motor. A diferença percentual entre a velocidade do campo girante e a velocidade do rotor é chamada de escorregamento (s%) e a velocidade do campo girante, velocidade síncrona. Para um motor de indução, é correto afirmar que 

23 Q683744 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD

A pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do conhecimentoe refere-se à coleta e compilação de informações necessárias para tomar decisões a respeito da estrutura da educação. Envolve estudos sobre como ocorre a aprendizagem, como as instituições de ensino funcionam, como os professores ensinam, como os contextos culturais e econômicos influenciam a educação. Os resultados de tais pesquisas fornecem subsídios importantes que permitam definir novas práticas e políticas educacionais. Assinale a alternativa correta com relação à pesquisa em educação.

24 Q685624 | Contabilidade Geral, Demonstração dos Fluxos de Caixa DFC CPC 03, Contador, UFGD, UFGD

O Objetivo da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período, e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa. No conjunto de apresentação da DFC, estão contempladas as atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Assinale a alternativa em que o fato se refere à atividade de investimento.

25 Q60839 | Matemática, Assistente em Administração, UFGD

Cinco pares de meias de cores distintas estão espalhados em uma gaveta. Sônia entrou no quarto com as luzes apagadas e, aleatoriamente, irou da gaveta duas meias. Nesse contexto, qual a probabilidade de essas meias retiradas formarem um par?

26 Q690942 | Administração Geral, Administrador, UFGD, UFGD

As funções do gestor na organização têm sido objeto de debate desde os primórdios do estudo sistemático da administração, uma vez que ao gestor está delegada a responsabilidade pelo futuro das empresas e, por extensão, das sociedades. Por ser uma atividade complexa, que relaciona a articulação de recursos, tecnologias e pessoas para atingir a objetivos comunicativos e estratégicos, a gestão se compõe a partir de diferentes papéis, em diversas dimensões de relacionamento. MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Tradução Francisco A. da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2014. Com base na bibliografia especializada, assinale a alternativa que enumera corretamente os papéis informacionais do gestor.

27 Q682042 | Engenharia Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD

O princípio básico do funcionamento dos motores de combustão interna se dá através da conversão de energia

28 Q688728 | Contabilidade Geral, Outras Demonstrações Contábeis DRA, Contador, UFGD, UFGD

O Capital Circulante Líquido (CCL) de uma entidade empresarial, calculado pela diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, representa a condição financeira desta entidade em cumprir seus compromissos e fazer com que seus estoques possam girar de forma a garantir o giro financeiro. Quanto maior o CCL, melhores condições a empresa terá de conseguir seus objetivos. Considerando que os fatos contábeis contribuem para o aumento ou redução do CCL da entidade, indique abaixo aquele que não reflete em aumento ou redução do CCL.

29 Q60848 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFGD

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Além disso, as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Considerando, portanto, a impessoalidade, a formalidade e a padronização, atributos indispensáveis na comunicação administrativa, marque a alternativa correta.

30 Q690933 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD

O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que já possuem diploma de graduação. Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.