Início

Questões de Concursos UFGD

Resolva questões de UFGD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q691768 | Informática, Arquivista, UFGD, UFGD, 2019

Diversos formatos de arquivos foram criados para o correto armazenamento, recuperação e uso de dados por meio de programas. Os arquivos são usualmente diferenciados por extensões no nome de arquivo (por exemplo: .txt, .doc, .xls, .jpg, .bmp, etc.) e essas extensões estão associadas a formatos de arquivos específicos. Com relação às extensões de arquivos suportadas pela suíte OpenOffice, é correto afirmar que


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q684315 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Quanto à ordem de sucessão da presidência da Assembleia Universitária dos Conselhos, na falta ou impedimento do reitor, assinale a alternativa que contém a sequência correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q686778 | Administração Geral, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Ao assumir a função de Coordenadora de Processos na Agência Fazendária, Mariana Louziana, servidora publica federal e estudante do curso de Administração Pública, pretendia colocar os conhecimentos aprendidos no curso no dia a dia da agência. No seu projeto de gestão, previa fazer uma gestão por resultados com base em decisões programadas e não programadas, com o objetivo de agilizar os processos, dar maior transparência e melhorar o clima organizacional e a satisfação do cidadão.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao significado e aos objetivos de decisões programadas e não programadas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q686987 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Assinale a alternativa correta, acerca da elaboração de editais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q691682 | Informática, Contador, UFGD, UFGD, 2019

Diversos formatos de arquivos foram criados para o correto armazenamento, recuperação e uso de dados por meio de programas. Os arquivos são usualmente diferenciados por extensões no nome de arquivo (por exemplo: .txt, .doc, .xls, .jpg, .bmp, etc.) e essas extensões estão associadas a formatos de arquivos específicos. Com relação às extensões de arquivos suportadas pela suíte OpenOffice, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q694357 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

A Constituição Federal/1988 estabelece, em seu artigo 207, que as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q691593 | Informática, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Microsoft Office e OpenOffice são duas suítes de aplicativos para escritório que contêm programas como: processador de texto, planilha de cálculo e apresentação eletrônica. Considerando essa definição, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q688565 | Administração Pública, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Assinale a alternativa referente aos Estudos Organizacionais que preenche corretamente a lacuna no texto a seguir.
 ________ tomam por objeto os fenômenos e processos organizacionais sem uma preocupação performática ou utilitarista. Porém, não se contentam apenas com a descrição de uma realidade dada, mas sobretudo se dedicam à reflexão aprofundada desses objetos com o intuito de denunciar as formas de exploração inerentes, bem como promover a emancipação de pessoas, grupos, classes e mesmo sociedades, das relações de opressão observadas nas organizações contemporâneas. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q683390 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

No que se refere às regras deontológicas constantes do Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q687804 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Em uma determinada instalação de rede, um técnico pretende conectar dois equipamentos em diferentes salas de telecomunicações por meio de um cabo U/ UTP. A distância entre as salas de telecomunicações onde cada equipamento se encontra é de 42 metros, já considerando o caminho pelo qual o cabo passará na estrutura da edificação. Para que se atinja uma velocidade de 10Gbps no enlace em questão, o técnico deverá utilizar qual tipo de cabo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q691829 | Informática, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Para responder as questões 16 a 20, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos,
etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Segundo a empresa Symantec, os dados têm um alto valor e podem ser coletados, roubados, vendidos e analisados na Internet. Em busca da privacidade de seus usuários, navegadores de Internet, como Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer
oferecem a funcionalidade de navegação privada ou anônima. Para esses navegadores, é correto afirmar que a navegação privativa/anônima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q685021 | Informática, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado,encontra-se no padrão ABNT2 – PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

A interação entre hardware e software em diversos níveis oferece uma estrutura para se entenderemos fundamentos da computação. A respeito da organização básica de um computador, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q691886 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Contador, UFGD, UFGD, 2019

Assinale a alternativa que apresenta uma variação passiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q698084 | Arquivologia, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Quanto ao ciclo vital dos documentos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q682130 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Os resistores, componentes capazes de regular a passagem da corrente elétrica, são fundamentais em projetos eletrônicos. Para identificar o valor de um resistor, pode-se usar a tabela internacional de cores. O valor de um resistor cuja primeira faixa é de cor vermelha, a segunda faixa é de cor marrom e a terceira faixa é de cor laranja é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q693274 | Arquivologia, Arquivista, UFGD, UFGD, 2019

O Conselho Internacional de Arquivos desenvolveu um padrão para o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos. Qual é a norma que apresenta regras gerais para a descrição de instituições com acervos arquivísticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q693289 | Administração Geral, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o excerto a seguir. 
[...] a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, escritas e exaustivas, que definem com precisão as relações de mando e subordinação, distribuindo as atividades a serem executadas de forma sistemática, tendo em vista os fins visados. [...] a autoridade, em uma burocracia, devida de normas legais. [...] as normas são escritas e exaustivas. 
MOTTA, F. C. P.; BRESSER-PEREIRA, L. C. Introdução à organização burocrática. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. p. 14-17.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente a característica básica de uma organização burocrática que está descrita nessa citação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q693657 | Administração Geral, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
A estratégia empresarial é a função gerencial que tem por objetivo mediar a relação entre os processos internos e os atores externos de uma organização. Num contexto de incertezas e mudanças aceleradas, o que se traduz em um crescente acirramento da competição nos mercados locais e globais, é por meio da adaptação de suas estratégias que a organização pode responder a desafios dessa natureza. Porém, segundo a bibliografia especializada, o sucesso da implementação das estratégias empresariais depende de suas estruturas organizacionais que, por conta de questões culturais, cognitivas, políticas, geralmente são resistentes às mudanças. Dessa forma, as empresas que melhor responderem estrategicamente às flutuações nos mercados e, ao mesmo tempo, forem capazes de alterar rapidamente seus processos internos, podem obter vantagens face à concorrência e outras forças competitivas. 
DRANOVE, D.; MARCIANO, S. Estratégia. Tradução Arlete S. Marques. São Paulo, SP: Saraiva, 2017.
Assinale a alternativa que cita corretamente o tipo e as características da estrutura organizacional que, dentre as opções, tende a melhor se adaptar às transformações exigidas para a implementação de estratégias em um cenário de turbulência de mercado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q690669 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Malwares são softwares mal-intencionados capazes de explorar as vulnerabilidades dos sistemas. Alguns tipos de malwares são os Backdoors, Trojan Horse, Bot e Ransomware, por exemplo. Correlacione os malwares (primeira coluna) com os comportamentos que os caracterizam (segunda coluna).

1 – Ransomware
2 – Backdoor
3 – Trojan Horse
4 – Bot

(  ) Programa que faz algo útil, mas tem código malicioso adicional.
(  ) Programa que cifra dados na máquina infectada.
(  ) Programa que faz a máquina infectada disparar ataques contra outras máquinas.
(  ) Modificação em código do programa de forma a permitir acesso não autorizado a alguma funcionalidade.

Assinale a alternativa com a sequência correta da correlação solicitada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q683341 | Arquivologia, Arquivista, UFGD, UFGD, 2019

De acordo com a Resolução do CONARQ n° 39, de 2014, a transferência de um objeto digital de um suporte obsoleto para um suporte mais novo, ou para um formato mais atual, ou de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para outra mais moderna corresponde a que conceito? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.