Questões de Concursos UFMA

Resolva questões de UFMA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

101Q681444 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Jakobson nomeou as funções da linguagem de (1) Referencial, (2) Emotiva, (3) Conativa, (4) Metalinguística, (5) Fática e (6) Poética. Qual delas é a função por vocação da publicidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q686364 | Português, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal Intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos. Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Com base no texto, o movimento antivacina é caracterizado por ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q686883 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Elétrica, UFMA, UFMA, 2019

De acordo com o texto, determine a razão principal para o movimento antivacina estar na lista de problemas
graves da Organização Mundial da Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q691183 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

No livro “História das teorias da comunicação”, Armand e Michèle Mattelart (2003) afirmam que a “primeira teoria a analisar o impacto da propaganda” é a seguinte corrente teórica da comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q693495 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Elétrica, UFMA, UFMA, 2019

Observe o verbo destacado no excerto retirado do 2o parágrafo: “Existem ainda as teorias da conspiração...”
aponte a alternativa que pode substituir esse verbo, observando as regras de concordância verbal e de sentido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q689608 | Programação, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Cascading Style Sheets (CSS) descreve como elementos devem ser mostrados na tela, papel ou outra mídia. Considere as três afirmativas a seguir e depois informe quais delas estão corretas entre as opções a seguir. 
I. CSS pode ser adicionado a HTML de três formas diferentes, usando as terminologias em inglês de inline, internal e external
II. É possível usar CSS para mudar o estilo de formatação de todo conteúdo, por exemplo, de um elemento ou tag específico em HTML 
III. CSS foi criado especificamente com o objetivo de estender HTML com novos elementos ou tags que não foram previstos inicialmente pelo padrão HTML 
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q692993 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Qual corrente/escola artística utilizou a estética publicitária, para, por vezes, fazer a crítica aos valores próprios à vida capitalista e de consumo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q688426 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

De acordo com Gamma, padrões de projeto são soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Considere as três afirmativas a seguir e depois informe a alternativa correta. 
I - Padrões de projeto de criação são aqueles que abstraem o processo de instanciação de objetos. 
II - Padrões de projeto estruturais se preocupam com a forma como classes e objetos são compostos para formar estruturas maiores. 
III - Padrões de projeto comportamentais se preocupam com algoritmos e a atribuição de responsabilidades entre objetos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q708945 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Texto 01
Ministério Público do DF investiga uso ilegal de dados de usuários do Facebook
Publicado em 21/03/2018 - 19:35
Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil Brasília
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/tags/facebook-0
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu um processo de investigação para averiguar riscos a usuários brasileiros no episódio envolvendo a consultoria internacional Cambridge Analytica e o Facebook. O inquérito vai apurar a conduta da plataforma e da representação da empresa no Brasil, denominada CA Ponte. O escândalo veio à tona quando um ex-funcionário da Cambridge Analytica, Cristopher Wyllie, deu entrevistas publicadas pelo jornal Observer of London, ligado à publicação The Guardian, no último sábado (17), detalhando como a empresa usou dados de 50 milhões de perfis, adotando o método conhecido como “psicografia”, para direcionar o voto destas pessoas em Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016. 
[...] 
A Cambridge Analytica e o Facebook entraram no olho do furacão de um escândalo de proporções mundiais nesta semana. A CA passou a ser conhecida por sua atuação na campanha de Donald Trump à Presidência dos EUA e no plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). Ela também atuou em processos eleitorais de outros países. A atuação da companhia já vinha sendo questionada desde as eleições estadunidenses. Neste fim de semana, a entrevista do ex-funcionário desnudou o esquema de construção de perfis quase individualizados, a partir de questionários e jogos no Facebook (conhecidos como quiz), e de uso dessas informações sem consentimento para influenciar preferências políticas no pleito norte-americano de 2016. Nesta semana, o canal britânico Channel 4 veiculou uma longa reportagem em que jornalistas disfarçados de políticos interessados no serviço da consultoria filmaram dois de seus principais diretores com câmeras escondidas. Nessas conversas, eles revelam como usam dados coletados de maneira duvidosa, e inclusive ilegal, para moldar a opinião pública durante campanhas. 
[...] 
Mas não foi somente a empresa que teve a imagem em xeque. O Facebook passou a ser contestado por autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido pela forma como permitiu que este episódio ocorresse. Esses questionamentos levaram à convocação da direção da companhia a prestar explicações públicas nestes dois países, além da queda do preço das ações do Facebook, ocasionando um prejuízo bilionário. 
Hoje, o presidente da empresa, Mark Zuckerberg, criticado pelo silêncio ao longo da semana, emitiu um comunicado em sua página na plataforma. Nela, ele diz que o Facebook já havia identificado o repasse de dados à Cambridge Analytica e cobrado que estes fossem apagados. Diante das revelações do ex-funcionário, informou que suspenderam a conta da firma e contrataram uma auditoria independente para inspecionar se as informações foram, de fato, eliminadas. Além disso, o Facebook anunciou uma série de medidas de restrição a aplicativos do uso de dados de seus usuários. Segundo o comunicado, uma ferramenta será disponibilizada para informar o usuário quais aplicativos estão utilizando seus dados e de que forma. 
Após a leitura do texto, responda: O que levou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a investigar riscos a usuários brasileiros no episódio que envolveu a consultoria internacional Cambridge Analytica e o Facebook?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q709786 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Texto 02 
                                                                                Festa junina à maranhense: conheça a tradição 
                                                                                                        do bumba meu boi
Murilo Busolin, São Luís 
22 de maio de 2018 | 04h00 
        Esqueça a paçoca em formato de rolha e a quadrilha com casamento do noivo e da noiva. Substitua o emblemático “olha a cobra/ é mentira” por “foi em uma noite estrelada de São João / que eu encontrei meu boizinho encantado”. Pronto: você chegou à festa junina de São Luís, que este ano ocorre, oficialmente, de 15 de junho a 1.º de julho. A capital maranhense não segue exatamente o roteiro das celebrações que estamos acostumados por aqui. Começando pelo básico: a estrela, ali, é o boi.
         Não qualquer boi: o bumba meu boi, cuja lenda, estima-se, venha lá do século 18, repleta de folclore indígena e negro. Conta-se que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava. Para satisfazer as vontades da amada, Pai Chico matou o boi – causando a ira de seu patrão. Mas, com ajuda de seres mitológicos, o boi ressuscitou, deixando todos felizes. [...] 
In: https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,festa-junina
 a-maranhense-conheca-a-tradicao-do-bumba-meuboi,70002317862 
“Conta-se que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava.” Indique a função sintática do pronome relativo grifado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.