Questões de Concursos: UFPA

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UFPA. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q976951 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Os medicamentos fitoterápicos têm ganhado crescente popularidade como alternativa ou complemento aos tratamentos de saúde convencionais. No entanto, para que esses produtos ofereçam segurança e produzam os benefícios esperados, a padronização é um processo fundamental. Sem ela, a qualidade pode variar drasticamente, comprometendo a saúde do consumidor. A padronização de um fitofármaco é uma etapa crítica que ____________, sendo essencial para garantir eficácia terapêutica e reprodutibilidade entre lotes. A lacuna é preenchida corretamente com:

12 Q976943 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe as técnicas empregadas em Farmacognosia (Coluna 1) aos seus respectivos papéis no controle de qualidade de drogas vegetais (Coluna 2).

Coluna 1 – Técnicas empregadas em Farmacognosia
A. Microscopia
B. Cromatografia de camada delgada (CCD)
C. Determinação do teor de umidade
D. HPLC-DAD
E. Teste de pureza
F. Determinação do teor de cinzas

Coluna 2 – Papéis no controle de qualidade
(1) Identificação e quantificação de marcadores químicos não voláteis
(2) Identificação de tecidos vegetais específicos
(3) Técnica rápida que confere melhor entendimento acerca da qualidade química global
(4) Detecção do teor de água no material vegetal
(5) Detecção de impurezas inorgânicas não voláteis de origem fisiológica e não fisiológica
(6) Detecção de matéria orgânica estranha, bem como insetos e sujidades diversas

A alternativa que completa corretamente o comando da questão é:

13 Q976945 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe as colunas:

Coluna 1
A. RENISUS
B. RDC nº 26/2014
C. Farmacopeia Brasileira
D. RDC nº 18/2013
E. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

Coluna 2
(1) Aplica-se aos produtos industrializados enquadrados nas categorias de medicamentos fitoterápicos e produtos tradicionais fitoterápicos, garantindo a padronização da qualidade e segurança para fitoterápicos na atenção básica.
(2) Define o escopo de plantas com potencial terapêutico, orientando pesquisas que auxiliem na elaboração de fitoterápicos com embasamento científico e de interesse ao Sistema Único de Saúde.
(3) Dispõe sobre as boas práticas de processamento e armazenamento de plantas medicinais, preparação e dispensação de produtos magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos em farmácias vivas no âmbito do Sistema Único de Saúde.
(4) Estabelece padrões de identidade e qualidade que os insumos vegetais devem seguir para fins de registro, bem como para procedimentos de controle de qualidade.
(5) Fundamenta a inclusão da fitoterapia na atenção primária, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

A associação correta é:

14 Q976947 | Farmácia, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Sobre os compostos fenólicos em farmacognosia, avalie as afirmações:

I. Taninos hidrolisáveis (ex: ácido tânico) consistem em ésteres de ácidos fenólicos e açúcares, enquanto taninos condensados são polímeros de flavan- 3-ol e flavan-3,4-diol.
II. Lignanas, como a podofilotoxina, são dímeros formados pelo acoplamento oxidativo de álcoois cinamílicos entre si ou destes com ácido cinâmico derivado da via do ácido chiquímico e têm aplicação como citotóxicos.
III. Cumarinas (ex: varfarina), estruturalmente, consistem em um anel pirano fundido a benzeno com a carbonila da pirona na posição 2; são fototóxicas, mas não possuem atividade anticoagulante.
IV. Flavonoides como a quercetina são capazes de se ligar a íons metálicos, ficando impedidos de atuarem como catalizadores na produção de radicais livres, e sua atividade anti-inflamatória pode ser explicada por inibição da cicloxigenase e da 7-lipoxigenase.
V. A maior parte dos compostos fenólicos não é encontrada no estado livre na natureza, mas sob a forma de ésteres ou de heterosídeos, detendo propriedades farmacológicas como antiviral, antioxidante e antibacteriana entre outras.

A alternativa que completa corretamente o comando da questão é:

15 Q976942 | Farmácia, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Uma empresa farmacêutica especializada em fitoterápicos recebeu denúncias de consumidores relatando efeitos adversos após o uso de um produto à base de guaraná em pó, não compatíveis com os efeitos esperados da planta. A suspeita era de adulteração do produto. Amostras foram enviadas a um laboratório de controle de qualidade para análise.

No contexto da análise farmacognóstica de guaraná (Paullinia cupana Kunth), assinale a alternativa que descreve uma característica microscópica que NÃO seria compatível com o pó de guaraná autêntico.

16 Q976950 | Farmácia, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Durante a implementação de um protocolo de atendimento para distúrbios leves no SUS, uma equipe multiprofissional discutiu o uso de fitoterápicos em quadros de ansiedade leve, constipação intestinal, tosse irritativa e dermatite atópica. Para isso, foram sugeridas algumas plantas medicinais. Associe os distúrbios autolimitados (Coluna I) à planta medicinal mais adequada e seu respectivo marcador/ classe química (Coluna II):

Coluna I – Distúrbio autolimitado:
A. Ansiedade leve
B. Constipação intestinal
C. Gripe (Tosse irritativa)
D. Dermatite

Coluna II – Planta medicinal e marcadores (classe química):
(1) Mikania glomerata - Possuimarcador cumarínico responsável pelo efeito terapêutico.
(2) Passiflora incarnata - Mecanismo de ação provocado por flavonoides como a vitexina.
(3) Matricaria recutita - Efeito terapêutico induzido pelos derivados bisabolônicos.
(4) Senna alexandrina - Ação terapêutica produzida por derivados hidroxiantracênicos expressos por senosídeos B.

A sequência correta é:

17 Q976955 | Química, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe corretamente os adsorventes listados na Coluna A com suas respectivas características e aplicações cromatográficas na análise de metabólitos vegetais, na Coluna B.

Coluna A - Adsorventes.
A. Sílica gel
B. Alumina
C. Silicato de Magnésio
D. Sephadex LH-20
E. Celulose

Coluna B – Aplicações e propriedades.
(1) Adsorvente fracamente ácido, empregado na separação de compostos lipofílicos como aldeídos, cetonas, fenóis, ácidos graxos, aminoácidos, alcaloides, terpenoides e esteroides.
(2) Adsorvente fracamente alcalino, separa bem hidrocarbonetos policíclicos, alcaloides, aminas e vitaminas lipossolúveis.
(3) Adsorvente de baixa polaridade, tem mostrado resultados excelentes na separação de lipídeos, hormônios, vitaminas e outras biomoléculas.
(4) Adsorvente utilizado como suporte da fase estacionária líquida em cromatografia por partição ou troca iônica.
(5) Adsorvente eficiente na separação de carotenoides e porfirinas em sistemas cromatográficos em coluna.

A sequência correta é:

18 Q976948 | Química, Técnicas de Laboratório, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Na Cromatografia em Camada Delgada (CCD), a separação dos componentes da amostra se dá por ___________ dessas substâncias sobre uma ___________ por ação de uma ___________, sendo o principal parâmetro determinado no processo o ___________, que consiste na razão entre a distância percorrida por ___________ e ___________, a partir do ponto de aplicação. A observação do cromatograma, sob radiação ___________, permite visualizar zonas de ___________ ou ___________, características da estrutura de cada substância.

As lacunas são corretamente preenchidas pela sequência:

19 Q976956 | Engenharia Química e Química Industrial, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe os métodos de extração às suas principais características e aplicações:

Coluna A – Métodos de Extração
A. Extração com Fluido Supercrítico
B. Extração por Ultrassom
C. Extração em Carrossel
D. Turbo Extração
E. Extração por Microondas

Coluna B – Características/Aplicações
(1) Baseia-se na extração com simultânea redução do tamanho de partícula, resultado da aplicação de elevadas forças de cisalhamento, geradas no pequeno espaço compreendido entre o estator e o rotor de alta velocidade.
(2) Usa alta potência, que produz cavitação acústica, permite contato imediato com o solvente e traz como vantagem da técnica a efetividade da extração e a economia de energia e solvente.
(3) Consiste na extração sólido-líquido com auxílio de equipamento que aquece simultaneamente a matriz natural e o solvente. Diminui consideravelmente o volume do solvente e o tempo da extração.
(4) Esta técnica apresenta a possibilidade de alteração da seletividade de extração por mudanças de temperatura ou da pressão do gás e na sua completa eliminação, quando o sistema retorna às condições normais de temperatura e pressão.
(5) Baseia-se no princípio da extração em contracorrente, em cujo equipamento, seccionado em vários compartimentos, ocorre sequencialmente uma percolação separada.

A sequência correta é:

20 Q976952 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

A empresa Ekobé, especializada na produção de fitofármacos e produtos naturais, está desenvolvendo um novo extrato padronizado a partir de Baccharis trimera (carqueja), visando ao tratamento de distúrbios metabólicos leves. Durante o desenvolvimento do produto, a equipe multidisciplinar se deparou com alguns desafios descritos na Coluna I. Com base nesses desafios, associe-os as estratégias adequadas de padronização (Coluna II):

Coluna I – Desafios identificados:
A. Variação no conteúdo de flavonoides entre lotes colhidos em diferentes regiões
B. Instabilidade química de compostos fenólicos em formulações líquidas
C. Falta de correlação entre o teor de compostos bioativos e atividade hipoglicemiante observada nos ensaios
D. Dificuldades em estabelecer um parâmetro reprodutível de qualidade frente a variabilidade do fitocomplexo
E. A ausência de protocolos oficiais em farmacopeias internacionais para essa espécie nativa.

Coluna II – Estratégias de padronização:
(1) Aplicação de técnicas de fingerprinting por HPLC ou RMN
(2) Uso de biomonitoramento farmacológico
(3) Adoção de boas práticas de coleta e cultivo controlado da planta
(4) Emprego de antioxidantes e ajuste de pH na formulação final
(5) Desenvolvimento de monografia interna validada

A sequência correta é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.