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Questões de Concursos UFPA

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21Q976954 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

A equipe de pesquisa de um laboratório farmacognóstico vinculado a uma universidade federal iniciou um projeto de desenvolvimento de um extrato padronizado de Uncaria tomentosa (Unha-de-gato), com atividade imunomoduladora e anti-inflamatória. A planta foi coletada em diferentes pontos da Amazônia ocidental, com variação sazonal entre coletas nos períodos seco e chuvoso. Após a coleta, foram feitos os seguintes procedimentos:

- Secagem em estufa ventilada a 45 °C;
- Trituração e armazenamento em frascos âmbar sob atmosfera seca;
- Extração hidroetanólica 70% por percolação;
- Análise por CLAE-DAD-MS, focando nos alcaloides;
- Triagem por bioautografia enzimática e ensaios de inibição de IL-6 e TNF-α em macrófagos murinos.

Entretanto, os resultados indicaram alta variabilidade entre os lotes em termos de rendimento de extração, composição de alcaloides (especialmente mitrafilina e isopteropodina) e bioatividade.

Associe os fatores críticos identificados no estudo de caso (coluna I) com os efeitos potenciais observados nos resultados laboratoriais (coluna II):

Coluna I – Fatores críticos:
A. Variação sazonal entre períodos seco e chuvoso.
B. Mistura de material vegetal de diferentes regiões.
C. Extração por percolação na ausência de parâmetros validados.
D. Armazenamento prolongado.
E. Ausência de controle fenológico no momento da coleta.

Coluna II – Efeitos observados
(1) Degradação oxidativa de compostos alcaloídicos.
(2) Perda da uniformidade e do padrão químico, comprometendo a reprodutibilidade do extrato.
(3) Variação de metabólitos secundários com mudança na biossíntese e concentração.
(4) Rendimento inconstante e alteração da relação entre compostos majoritários.
(5) Diluição ou supressão de princípios ativos por coleta em diferentes fases do desenvolvimento.

A sequência correta é:
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22Q976955 | Química, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe corretamente os adsorventes listados na Coluna A com suas respectivas características e aplicações cromatográficas na análise de metabólitos vegetais, na Coluna B.

Coluna A - Adsorventes.
A. Sílica gel
B. Alumina
C. Silicato de Magnésio
D. Sephadex LH-20
E. Celulose

Coluna B – Aplicações e propriedades.
(1) Adsorvente fracamente ácido, empregado na separação de compostos lipofílicos como aldeídos, cetonas, fenóis, ácidos graxos, aminoácidos, alcaloides, terpenoides e esteroides.
(2) Adsorvente fracamente alcalino, separa bem hidrocarbonetos policíclicos, alcaloides, aminas e vitaminas lipossolúveis.
(3) Adsorvente de baixa polaridade, tem mostrado resultados excelentes na separação de lipídeos, hormônios, vitaminas e outras biomoléculas.
(4) Adsorvente utilizado como suporte da fase estacionária líquida em cromatografia por partição ou troca iônica.
(5) Adsorvente eficiente na separação de carotenoides e porfirinas em sistemas cromatográficos em coluna.

A sequência correta é:
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23Q976957 | Biologia, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe as classes de metabólitos secundários com suas principais características.

Coluna A
A. Alcaloides
B. Flavonoides
C. Terpenos
D. Saponinas
E. Antraquinonas

Coluna B
(1) Compostos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, reconhecidos por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, estrogênicas e antitumorais.
(2) A atividade laxante justifica o uso terapêutico da maioria dos vegetais que contêm essas substâncias, enquanto aquelas desprovidas dessa ação são classificadas como pigmentos naturais, empregadas como corantes alimentares.
(3) O comportamento anfifílico e sua capacidade de formar complexos com esteroides, proteínas e fosfolipídeos de membranas determina um número variado de propriedades biológicas para essas substâncias.
(4) São extremamente ativos, operando em uma diversidade de alvos, sendo especialmente reconhecidos por apresentarem características de neurotransmissores e por seu potencial citotóxico.
(5) Constituinte de óleos essenciais com propriedades antimicrobianas e expectorante.

A sequência correta é:
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24Q976956 | Engenharia Química e Química Industrial, Professor do Magistério Superior, UFPA, CEPS UFPA, 2025

Associe os métodos de extração às suas principais características e aplicações:

Coluna A – Métodos de Extração
A. Extração com Fluido Supercrítico
B. Extração por Ultrassom
C. Extração em Carrossel
D. Turbo Extração
E. Extração por Microondas

Coluna B – Características/Aplicações
(1) Baseia-se na extração com simultânea redução do tamanho de partícula, resultado da aplicação de elevadas forças de cisalhamento, geradas no pequeno espaço compreendido entre o estator e o rotor de alta velocidade.
(2) Usa alta potência, que produz cavitação acústica, permite contato imediato com o solvente e traz como vantagem da técnica a efetividade da extração e a economia de energia e solvente.
(3) Consiste na extração sólido-líquido com auxílio de equipamento que aquece simultaneamente a matriz natural e o solvente. Diminui consideravelmente o volume do solvente e o tempo da extração.
(4) Esta técnica apresenta a possibilidade de alteração da seletividade de extração por mudanças de temperatura ou da pressão do gás e na sua completa eliminação, quando o sistema retorna às condições normais de temperatura e pressão.
(5) Baseia-se no princípio da extração em contracorrente, em cujo equipamento, seccionado em vários compartimentos, ocorre sequencialmente uma percolação separada.

A sequência correta é:
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25Q1081467 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente de Aluno, UFPA, CEPS UFPA

Pedro nasceu com deficiências em uma das pernas e no braço direito, o que não o impede de ser um ótimo recepcionista em uma empresa. Todas as semanas dirige-se ao hospital público local onde faz fisioterapia, porque uma das diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência é
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26Q1080263 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Alunos, UFPA, CEPS UFPA, 2023

Conforme prescrição do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a formação mínima requisitada aos tradutores e intérpretes da LIBRAS atuantes na educação básica deve ser:
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27Q1080264 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Alunos, UFPA, CEPS UFPA, 2023

O direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social (de acordo com seu referido Estatuto) é:
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29Q1081468 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente de Aluno, UFPA, CEPS UFPA

O Decreto nº 3.298/1999 garante que os deficientes tenham acesso gratuito ao transporte rodofluvial, em lugar devidamente reservado para este fim, porque
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