Início

Questões de Concursos UFPB

Resolva questões de UFPB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q955665 | Português, Figuras de Linguagem, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I

O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam?


(Artur Louback)


Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caáçangá, que significa “mata extensa”. Mas nada disso tem a ver com o jogo e menos ainda com Jó, o personagem bíblico que perdeu tudo o que tinha (inclusive os escravos), menos a fé. Isso deixa os especialistas intrigados. “Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com “x” e “ch”, e não encontrei nada que fizesse sentido como um jogo”, diz o etimologista Claudio Moreno. “Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos que estudam nossas tradições populares”. O que pode ter ocorrido é uma espécie de “telefone sem fio”: se originalmente o verso fosse “juntavam caxangá” ao invés de “jogavam”, poderiam pensar em escravos pegando siris em vez de em um jogo. Outra hipótese é que caxangá seja uma expressão sem sentido, como “a Tonga da mironga do kabuletê”, da canção de Toquinho e Vinicius – as palavras separadas até têm sentido (são vocábulos africanos), mas não com o significado que elas têm na música.



(Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-ocaxanga-que-os-escravos-de-jo-jogavam/. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
O emprego das aspas em “telefone sem fio”, no texto, revela um emprego conotativo construído por meio da seguinte figura de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q955710 | Contabilidade Geral, Noções Gerais de Balanço Patrimonial, Técnico de Contabilidade, UFPB, IBFC, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre a estrutura patrimonial e os conceitos fundamentais dos componentes do balanço patrimonial.

I. O patrimônio de uma entidade é composto por ativos, passivos e patrimônio líquido, sendo a equação fundamental do patrimônio expressa por Ativo = Passivo (-) Patrimônio Líquido.
II. As variações no patrimônio líquido ocorrem exclusivamente devido a resultados da atividade econômica da entidade, como lucros ou prejuízos.
III. O ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. O ativo representa todos os recursos controlados pela entidade que possuem potencial de gerar benefícios econômicos futuros.
IV. O passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q955724 | Contabilidade Pública, Balanço Financeiro, Técnico de Contabilidade, UFPB, IBFC, 2025

O balanço orçamentário e o balanço financeiro são demonstrações contábeis obrigatórias no setor público, conforme estabelece a Lei nº 4.320/1964. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O balanço orçamentário compara as receitas previstas com as receitas realizadas e as despesas fixadas com as despesas executadas, evidenciando o resultado orçamentário do exercício.
( ) O balanço financeiro evidencia a movimentação financeira do ente público, demonstrando as entradas e saídas de recursos, inclusive os oriundos de exercícios anteriores.
( ) O balanço financeiro discrimina as fontes e aplicações de recursos, diferenciando entre receitas orçamentárias e extraorçamentárias.
( ) O balanço orçamentário, além de apresentar o saldo patrimonial do ente público ao final do exercício, apresenta também um quadro com as contas de compensação da entidade pública.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q997518 | Odontologia, Diagnóstico Clínico e Radiográfico da Cárie, Odontologia, UFPB, IBFC, 2025

A cárie dental é uma doença infecciosa e de grande incidência na sociedade moderna e é considerada ainda hoje um problema de saúde pública. Assinale a alternativa que apresenta a descrição mais coerente acerca da cárie dental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q996773 | Biblioteconomia, Bibliometria, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

A Bibliometria, desde sua popularização, tem sido utilizada para analisar a produção científica em diversas áreas. Com base nos estudos mais recentes, assinale a alternativa que apresenta os principais focos que os pesquisadores devem adotar para avançar no desenvolvimento dos estudos bibliométricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q996698 | Raciocínio Lógico, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

"Uma receita de bolo serve 6 pessoas, utilizando 3 ovos e 180 g de farinha. Para atender a 10 pessoas, serão necessários ______ ovos e ______ gramas de farinha. "

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q996731 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

O Parecer nº 67 do CNE/CES que “Estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação” torna-se referência para as instituições do ensino superior na organização de seus programas de formação. Possui caráter flexível e prioriza as áreas de conhecimento na construção dos currículos plenos. Leia com atenção a primeira recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para todos cursos de graduação em fomento à abordagem plurifacetada das instituições.

“1. Conferir maior autonomia às instituições de ensino superior na definição dos ______ de seus cursos, a partir da explicitação das competências e das habilidades que se deseja desenvolver, através da organização de um modelo ______ capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a _____ passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo da educação permanente;”


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q996720 | Pedagogia, Educação Superior, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Analise abaixo, com atenção o artigo 5º, primeiro parágrafo, da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
Art. 5º A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.
§ 1º O ENADE ______ o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas ______ para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender ______ exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q996729 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Por meio da teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vygotsky adquirimos o conhecimento sobre o cérebro e a explicação da sua constituição como um sistema aberto, de grande plasticidade, podendo ser moldado ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. A informação sobre a extensa possibilidade de realização humana favorece as decisões, ideias, sobre a elaboração de projetos educativos e projetos de extensão porque. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q997530 | Odontologia, Odontologia, UFPB, IBFC, 2025

As doenças periodontais são consideradas doenças multifatoriais e os fatores de risco podem ser congênitos e adquiridos/ambientais. Acerca dos fatores de risco adquiridos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1000614 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I


Os riscos de normalizar o que é anormal (e como não ficar insensível)

A presença contínua de más notícias na tela pode fazer com que elas percam o significado

(Amanda Ruggeri, BBC Future)


Quando alguém fala em "normalizar" alguma coisa em 2024, geralmente é com sentido positivo.

Nas redes sociais e fora delas, tenho visto convocações para normalizar de tudo, desde o corpo das mães após o parto até conversar sobre a saúde mental no trabalho. A ideia, é claro, é romper esses tabus, que podem ser inúteis e até perigosos.

Mas existe outro tipo de normalização, que muitas pessoas não conhecem. Ela é menos consciente e mais perniciosa. E pode ser prejudicial.

É a normalização de tendências, situações e eventos que, na verdade, não deveriam ser considerados nada "normais". Ela pode também ser chamada de "dessensibilização" ou "habituação".

Os trágicos eventos verificados no início dos conflitos eram fatos novos e inesperados. Esses eventos chamam a atenção da mente, como sabem os psicólogos.

O tempo passou, a cobertura da imprensa continua, mas esses eventos já ocupam menos espaço nas manchetes em muitos países. E também não aparecem com a mesma frequência nas conversas.

Infelizmente, as pesquisas indicam que, quando uma guerra dura meses ou anos, cada semana de combate causa menos impacto do que a semana anterior.

E essa dessensibilização também se aplica à nossa vida diária.

Os jovens das cidades que crescem lado a lado com a violência, por exemplo, têm maior propensão a acabar pensando que a violência é normal. E as pessoas expressaram mais ansiedade com a covid quando a contagem de mortos era baixa, do que quando o número de vítimas fatais atingiu centenas de milhares de pessoas.

[...]

Em outras palavras, basta sermos expostos a qualquer coisa por tempo suficiente e aquilo estará normalizado. Mesmo se for algo ruim.

É claro que existem vantagens nesse processo. Até certo ponto, os seres humanos precisam se adaptar a novas circunstâncias e situações, não importa o quanto elas sejam difíceis.

Nossa espécie provavelmente não teria ido muito longe se tivéssemos permanecido em um estado perpétuo de choque e ansiedade – ou, pelo menos, não teria desenvolvido a capacidade emocional de imaginar, criar e resolver problemas. Mas também existem armadilhas muito claras.

[...]


(Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/05/osriscos-de-normalizar-o-que-e-anormal-e-como-nao-ficar-insensivel.shtml. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
No segundo parágrafo, fala-se em normalizar conversas sobre “a saúde mental no trabalho”. Considerando que uma empresa desenvolvesse um programa para tratar desse assunto, ela usaria um ato de correspondência oficial, com texto idêntico e vários destinatários transmitindo instruções. Assinale a alternativa que apresenta a denominação desse ato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q955663 | Português, Termos Integrantes da Oração, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I

O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam?


(Artur Louback)


Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caáçangá, que significa “mata extensa”. Mas nada disso tem a ver com o jogo e menos ainda com Jó, o personagem bíblico que perdeu tudo o que tinha (inclusive os escravos), menos a fé. Isso deixa os especialistas intrigados. “Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com “x” e “ch”, e não encontrei nada que fizesse sentido como um jogo”, diz o etimologista Claudio Moreno. “Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos que estudam nossas tradições populares”. O que pode ter ocorrido é uma espécie de “telefone sem fio”: se originalmente o verso fosse “juntavam caxangá” ao invés de “jogavam”, poderiam pensar em escravos pegando siris em vez de em um jogo. Outra hipótese é que caxangá seja uma expressão sem sentido, como “a Tonga da mironga do kabuletê”, da canção de Toquinho e Vinicius – as palavras separadas até têm sentido (são vocábulos africanos), mas não com o significado que elas têm na música.



(Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-ocaxanga-que-os-escravos-de-jo-jogavam/. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
A função sintática do termo “intrigados” está corretamente indicada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q955678 | Informática, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

A memória RAM (Random Access Memory) é um tipo de armazenamento temporário e volátil que armazena dados e programas em uso pelo computador, permitindo acesso rápido pelo processador. Sua capacidade influencia diretamente o desempenho em tarefas multitarefa e uso de aplicativos exigentes. Assinale a alternativa que apresenta o que acontece quando um computador fica sem memória RAM suficiente para executar programas e processos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q955692 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Em Administração, os fatores de produção são denominados recursos organizacionais. Esses recursos são os meios pelos quais toda organização busca realizar suas atividades para atingir seus objetivos e entregar valor à sociedade. Abaixo estão apresentados alguns recursos organizacionais. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q996763 | Biblioteconomia, Indexação nos Processos Técnicos em Biblioteconomia, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre uma linguagem de indexação controlada e uma natural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q1001193 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, Técnico em Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Com relação a vetores de registros, um registro, ou simplesmente estrutura, é um agrupamento de variáveis relacionadas entre si que podem ser referenciadas como um único elemento. As variáveis desse elemento construído podem ser de diferentes tipos, montando, assim, um tipo composto heterogêneo (CELES; CERQUEIRA; RANGEL, 2004). Assinale a alternativa que apresenta a estrutura correta que é possível utilizar para percorrer um array.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q996706 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a principal função do socket presente na placa-mãe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q996707 | Direito Administrativo, Provimento e vacância, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Luana foi recentemente aprovada em concurso público e aguarda ansiosamente pela forma inaugural de provimento de cargo público. Nos termos da Lei nº 8.112/90, assinale a alternativa que apresenta a forma de provimento de cargo público nesta situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q996719 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

A modalidade profissional de educação de jovens e adultos propõem atender à demanda de jovens e adultos concedendo a educação profissional e criando possibilidades de inclusão no mercado de trabalho dos sujeitos que não concluiram o ensino fundamental e/ou médio, sendo esta uma possibilidade de transformar a condição profissional excludente e buscar garantir a formação integral atendendo às expectativas dos estudantes e às demandas da dinâmica da sociedade. Disposto no Decreto nº 5.840/2006 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no artigo 6º, lê-se as normas referente ao aproveitamento satisfatório do aluno no curso de educação profissional técnica de nível médio do aluno (do PROEJA) e a sua diplomação com validade nacional tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional e atestado da conclusão do ensino médio para prosseguir os estudos no ensino superior. Assinale a alternativa correta referente ao Parágrafo único do artigo 6º do Decreto nº 5.840/2006 que complementa a orientação sobre as regras nos cursos e programas do PROEJA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q955667 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto II
Os homens gloriosos (adaptado)
(Cecília Meireles



Sentei-me sem perguntas à beira da terra,
e ouvi narrarem-se casualmente os que
passavam.
Tenho a garganta amarga e os olhos doloridos:
deixai-me esquecer o tempo,
inclinar nas mãos a testa desencantada,
e de mim mesma desaparecer,
- que o clamor dos homens gloriosos
cortou-me o coração de lado a lado.


Pois era um clamor de espadas bravias,
de espadas enlouquecidas e sem relâmpagos,
ah, sem relâmpagos...
pegajosas de lodo e sangue denso.


Como ficaram meus dias, e as flores claras que
pensava!
Nuvens brandas, construindo mundos,
como se apagaram de repente!
[...]
A última estrofe revela uma mudança de estado do sujeito que enuncia no poema. A partir do entendimento do texto, é correto afirmar que isso ocorre devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.