Início

Questões de Concursos UFPB

Resolva questões de UFPB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q1000631 | Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Uma administradora de sistemas precisa criar um ambiente de testes para realizar experimentos em diferentes sistemas operacionais sem interferir no servidor principal da empresa. Esta empresa decidiu utilizar a tecnologia de virtualização para isso. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso da virtualização nesse cenário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q1000633 | Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

O uso do shell Bash permite a execução de comandos com diferentes propósitos, sendo possível combinar o nome do comando, flags e argumentos para obter resultados específicos. Com base no exemplo descrito, assinale a alternativa que apresenta a função do comando du -h no Bash.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q1001707 | Segurança e Saúde no Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UFPB, IBFC, 2025

A seleção do EPI deve ser realizada com a participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, quando houver, após ouvidos empregados usuários e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA ou nomeado. Esta seleção deve ser realizada ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q1001713 | Engenharia Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UFPB, IBFC, 2025

A NBR 14.276:2020 – Brigada de incêndio e emergência define que a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço, inclusive o revestimento das paredes, divisórias, pisos e tetos, é denominada ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q996723 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Imbernón (2024) quando trata da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor universitário ao discorrer sobre reflexão crítica e pesquisa, explica que “Se o sistema estiver aprimorando todo esse processo de profissionalização, é possível que a inovação esteja presente no processo educacional, além da produção acadêmica e das grandes pesquisas universitárias, não apenas pelas mudanças originadas nele, mas também pela importância dos elementos que geram a mudança.” Completando o pensamento do autor, temos que compreender que o aprimoramento da formação do professor universitário é um “processo de pesquisa no qual todos os componentes envolvidos no processo educacional se engajam.”
[Imbernón, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez. 2024. P.45]. Assinale a alternativa incorreta sobre o aprimoramento no processo educativo quando pensamos em “importância dos elementos que geram a mudança.”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q996766 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a caracterização de uma fonte de informação institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q1000611 | Português, Coesão e coerência, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I


Os riscos de normalizar o que é anormal (e como não ficar insensível)

A presença contínua de más notícias na tela pode fazer com que elas percam o significado

(Amanda Ruggeri, BBC Future)


Quando alguém fala em "normalizar" alguma coisa em 2024, geralmente é com sentido positivo.

Nas redes sociais e fora delas, tenho visto convocações para normalizar de tudo, desde o corpo das mães após o parto até conversar sobre a saúde mental no trabalho. A ideia, é claro, é romper esses tabus, que podem ser inúteis e até perigosos.

Mas existe outro tipo de normalização, que muitas pessoas não conhecem. Ela é menos consciente e mais perniciosa. E pode ser prejudicial.

É a normalização de tendências, situações e eventos que, na verdade, não deveriam ser considerados nada "normais". Ela pode também ser chamada de "dessensibilização" ou "habituação".

Os trágicos eventos verificados no início dos conflitos eram fatos novos e inesperados. Esses eventos chamam a atenção da mente, como sabem os psicólogos.

O tempo passou, a cobertura da imprensa continua, mas esses eventos já ocupam menos espaço nas manchetes em muitos países. E também não aparecem com a mesma frequência nas conversas.

Infelizmente, as pesquisas indicam que, quando uma guerra dura meses ou anos, cada semana de combate causa menos impacto do que a semana anterior.

E essa dessensibilização também se aplica à nossa vida diária.

Os jovens das cidades que crescem lado a lado com a violência, por exemplo, têm maior propensão a acabar pensando que a violência é normal. E as pessoas expressaram mais ansiedade com a covid quando a contagem de mortos era baixa, do que quando o número de vítimas fatais atingiu centenas de milhares de pessoas.

[...]

Em outras palavras, basta sermos expostos a qualquer coisa por tempo suficiente e aquilo estará normalizado. Mesmo se for algo ruim.

É claro que existem vantagens nesse processo. Até certo ponto, os seres humanos precisam se adaptar a novas circunstâncias e situações, não importa o quanto elas sejam difíceis.

Nossa espécie provavelmente não teria ido muito longe se tivéssemos permanecido em um estado perpétuo de choque e ansiedade – ou, pelo menos, não teria desenvolvido a capacidade emocional de imaginar, criar e resolver problemas. Mas também existem armadilhas muito claras.

[...]


(Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/05/osriscos-de-normalizar-o-que-e-anormal-e-como-nao-ficar-insensivel.shtml. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
A frase inicial do 4º parágrafo cumpre o seguinte papel na estruturação do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q1000620 | Arquitetura de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

A hierarquia de memória em computadores organiza os diferentes tipos de armazenamento com base em velocidade, custo e proximidade ao processador. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem de memória do nível mais rápido ao mais lento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q1000621 | Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Uma empresa implementou o Single Sign On (SSO) para simplificar o acesso dos funcionários a diversos sistemas internos e serviços de nuvem. Assinale a alternativa que apresenta a principal vantagem do uso do SSO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q1000632 | Redes de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Douglas é responsável pela segurança da rede Wi-Fi de sua empresa e está avaliando opções de protocolos para garantir a proteção dos dados. Ele sabe que o protocolo mais recente oferece melhorias significativas em relação ao anterior, incluindo maior resistência a ataques de força bruta e uma nova criptografia. Assinale a alternativa que apresenta qual protocolo deve-se implementar para aproveitar essas melhorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q1065667 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, UFPB, IBFC, 2023

“O Decreto nº 2.829, de outubro de 1998, constituiu a base legal para a reestruturação de todas as ações finalísticas do governo. Esse decreto determina que o programa seja a forma básica de integração entre plano e orçamentos, fixa os princípios de gerenciamento dos programas e do plano, cria a figura do gerente de programa, fixa suas principais responsabilidades e cria a obrigação de avaliação anual de desempenho de todos os programas e do plano”.
O texto apresentado faz referência à Gestão Pública por Resultados, proposição construída no âmbito do modelo gerencial. De acordo com esta proposição, assinale a alternativa que apresenta um elemento de planejamento alinhado às bases do modelo gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q1001705 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UFPB, IBFC, 2025

A exposição aos agentes e/ou fatores de risco podem desencadear doenças relacionadas ao trabalho e a relação destas doenças são descritas na Lista A (agentes e/ou fatores de risco com respectivas doenças relacionadas ao trabalho) do Ministério da Saúde. Assinale a alternativa incorreta quanto às doenças relacionadas a locais com trabalho em baixas temperaturas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q1001198 | Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Analise a afirmativa abaixo.

“São declarações de serviços que o sistema deve fornecer, de como o sistema deve reagir a entradas específicas e de como o sistema deve se comportar em determinadas situações. Em alguns casos, também podem explicitar o que o sistema não deve fazer.”

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q1001711 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UFPB, IBFC, 2025

O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho. Sobre o mapa de risco, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q997515 | Odontologia, Odontologia, UFPB, IBFC, 2025

O biofilme dental é o principal responsável pela doença periodontal, através dos ácidos resultantes do seu metabolismo. Muitas bactérias também são envolvidas nesta doença. Assinale a alternativa incorreta com relação à bactéria envolvida na doença periodontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q997521 | Odontologia, Odontologia, UFPB, IBFC, 2025

Durante uma consulta odontológica, o profissional dentista solicita ao Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) que prepare as substâncias químicas auxiliares, medicação intra canal e instrumentos para o procedimento de acesso endodôntico. Com relação aos materiais solicitados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q1000608 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I


Os riscos de normalizar o que é anormal (e como não ficar insensível)

A presença contínua de más notícias na tela pode fazer com que elas percam o significado

(Amanda Ruggeri, BBC Future)


Quando alguém fala em "normalizar" alguma coisa em 2024, geralmente é com sentido positivo.

Nas redes sociais e fora delas, tenho visto convocações para normalizar de tudo, desde o corpo das mães após o parto até conversar sobre a saúde mental no trabalho. A ideia, é claro, é romper esses tabus, que podem ser inúteis e até perigosos.

Mas existe outro tipo de normalização, que muitas pessoas não conhecem. Ela é menos consciente e mais perniciosa. E pode ser prejudicial.

É a normalização de tendências, situações e eventos que, na verdade, não deveriam ser considerados nada "normais". Ela pode também ser chamada de "dessensibilização" ou "habituação".

Os trágicos eventos verificados no início dos conflitos eram fatos novos e inesperados. Esses eventos chamam a atenção da mente, como sabem os psicólogos.

O tempo passou, a cobertura da imprensa continua, mas esses eventos já ocupam menos espaço nas manchetes em muitos países. E também não aparecem com a mesma frequência nas conversas.

Infelizmente, as pesquisas indicam que, quando uma guerra dura meses ou anos, cada semana de combate causa menos impacto do que a semana anterior.

E essa dessensibilização também se aplica à nossa vida diária.

Os jovens das cidades que crescem lado a lado com a violência, por exemplo, têm maior propensão a acabar pensando que a violência é normal. E as pessoas expressaram mais ansiedade com a covid quando a contagem de mortos era baixa, do que quando o número de vítimas fatais atingiu centenas de milhares de pessoas.

[...]

Em outras palavras, basta sermos expostos a qualquer coisa por tempo suficiente e aquilo estará normalizado. Mesmo se for algo ruim.

É claro que existem vantagens nesse processo. Até certo ponto, os seres humanos precisam se adaptar a novas circunstâncias e situações, não importa o quanto elas sejam difíceis.

Nossa espécie provavelmente não teria ido muito longe se tivéssemos permanecido em um estado perpétuo de choque e ansiedade – ou, pelo menos, não teria desenvolvido a capacidade emocional de imaginar, criar e resolver problemas. Mas também existem armadilhas muito claras.

[...]


(Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/05/osriscos-de-normalizar-o-que-e-anormal-e-como-nao-ficar-insensivel.shtml. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
No início do texto, a enunciadora aponta dois tipos de “normalização”. Considerando as ideias apresentadas sobre eles, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q1065665 | Administração Pública, Governabilidade, Administrador, UFPB, IBFC, 2023

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um modelo que considera elementos técnicos e políticos para tratar um conjunto de problemas considerados prioritários por um ator. Esse modelo, proposto por Carlos Matus, traz como premissas o “Triângulo de Governo”, composição na qual o primeiro vértice representa a proposta, o segundo representa a relação entre os pesos das variáveis controladas e não controladas pelo ator social que propõe o plano, e o terceiro representa as perícias institucional e pessoal do governo, como experiência e capital intelectual acumulados. Assinale a alternativa que apresenta qual a denominação atribuída por Matus a cada vértice.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q1001703 | Segurança e Saúde no Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UFPB, IBFC, 2025

Instrução Normativa MPS/SPS n°1 – A análise para a caracterização e o enquadramento do exercício de atribuições com efetiva exposição a agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física será de responsabilidade ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q1001706 | Direito do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UFPB, IBFC, 2025

O pessoal prestador de serviços de saúde no trabalho deverá gozar de ______ profissional completa com relação ao ______, aos trabalhadores e aos seus ______, quando estes existirem, no que tange às funções estabelecidas no Artigo 5 da Convenção n° 161 da OIT. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.