Início

Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q680274 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

No contexto da chamada Primeira República, dois conflitos armados foram registrados no Rio Grande do Sul: a "Revolução Federalista" (1893-1895) e a "Revolução de 1923".
Associe os fatos históricos apresentados na coluna da direita aos conflitos indicados na coluna da esquerda.
1 - Revolução Federalista 2 - Revolução de 1923
( ) Movimento iniciado por partidários de Gaspar Silveira Martins, conhecidos como "maragatos", defendia a deposição do presidente do Estado, Júlio de Castilhos, e a realização de um plebiscito para escolha da forma de governo. ( ) Movimento iniciado por partidários de Assis Brasil, que formavam oposição ao governo do Estado, contestava a eleição de Borges de Medeiros e defendia a intervenção do governo federal no Rio Grande do Sul. ( ) Conflito finalizado com mudanças no sistema eleitoral gaúcho, após várias tentativas de acordo, mediadas pela presidência da República. ( ) Conflito cuja extensão chegou a Santa Catarina e ao Paraná, onde as forças revoltosas foram contidas no episódio conhecido como "Cerco da Lapa".
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q948908 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

A massa atômica de alguns elementos da tabela periódica pode ser expressa por números fracionários, como, por exemplo, o elemento estrôncio cuja massa atômica é de 87,621, o que se deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q945642 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.

O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura.

Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).

Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).

ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em:<https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintos-novamente/# . Acesso em: 10 set. 2018.

Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.

( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.

( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.

( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q680174 | Atualidades, Atualidades do ano de 2019, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o segmento abaixo. Estas pessoas que estão vindo agora são refugiados que não são famintos, sem pão ou água. São pessoas que, ontem, tinham orgulho de seus lares, de suas posições na sociedade, que, frequentemente, tinham um alto grau de educação e assim por diante. Mas, agora eles são refugiados.
Disponível em:<https://222.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-o-medo- dos-reugiados> . Acesso em: 02 jul. 2019.
Sobre o tema refugiados no mundo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q680195 | Literatura, Naturalismo, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre os romances abaixo.
I - A personagem Bertoleza, de O cortiço, representa um entrave as ambições de Joao Romão de ascender socialmente, razão pela qual ele planeja devolve-la ao seu antigo senhor, na condição de escrava que era. II - Euclides da Cunha narra, em "A luta", terceira parte de Os sertões, as formas de organização e as estratégias de combate dos sertanejos, liderados por Antonio Conselheiro, que derrotam o Exercito Republicano. III- O personagem Ricardo Coração dos Outros, em Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e um musico popular, que goza da estima da mais alta sociedade carioca, por ser a expressão característica da alma nacional.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q948930 | Geografia, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

Sobre as migrações internacionais que ganham cada vez mais destaque nos dias atuais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q680201 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

Instrução: A questão refere-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.
Um tema em Quarto de despejo e encontrado também no poema "O bicho", de Manuel Bandeira, transcrito a seguir.
O bicho
Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
o bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Assinale a alternativa que identifica esse tema recorrente nas duas obras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q945711 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações a respeito de pilhas eletroquímicas, nas quais uma reação química produz um fluxo espontâneo de elétrons.

I - Os elétrons fluem, no circuito externo, do ânodo para o cátodo.

II - Os cátions fluem, numa ponte salina, do cátodo para o ânodo.

III- A reação de oxidação ocorre no cátodo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q948903 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

O conjunto de fenótipos possíveis, a partir de um determinado genótipo sob diferentes condições ambientais, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q950724 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

No bloco superior abaixo, estão listados os títulos dos romances de Carolina Maria de Jesus e de Clarice Lispector; no inferior, trechos desses romances.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Quarto de despejo

2 - A hora da estrela

( ) Ela me incomoda tanto que fiquei oco. Estou oco desta moça. E ela tanto mais me incomoda quanto menos reclama. [...] Como me vingar? Ou melhor, como me compensar? Já sei: amando meu cão que tem mais comida do que a moça. Por que ela não reage? Cadê um pouco de fibra? Não, ela é doce e obediente.

( ) Achei um saco de fubá no lixo e trouxe para dar ao porco. Eu já estou tão habituada com as latas de lixo, que não sei passar por elas sem ver o que há dentro. [...] Ontem eu li aquela fábula da rã e a vaca. Tenho a impressão que sou rã. Queria crescer até ficar do tamanho da vaca.

( ) A vida é igual um livro. Só depois de ter lido é que sabemos o que encerra. E nós quando estamos no fim da vida é que sabemos como a nossa vida decorreu. A minha, até aqui, tem sido preta. Preta é a minha pele. Preto é o lugar onde eu moro.

( ) “Una Furtiva Lacrima” fora a única coisa belíssima na sua vida. [...] Era a primeira vez que chorava, não sabia que tinha tanta água nos olhos. [...] Não chorava por causa da vida que levava: porque, não tendo conhecido outros modos de viver, aceitara que com ela era “assim”. Mas também creio que chorava porque, através da música, adivinhava talvez que havia outros modos de sentir.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q680144 | Biologia, A origem da vida na Terra, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Cientistas encontraram compostos de ferro, cianeto e monóxido de carbono em meteoritos que bombardearam a Terra durante sua formação, o que pode fornecer pistas sobre a origem da vida no planeta. Essa composição assemelha-se à hidrogenase, enzima que quebra o hidrogênio: "É possível que esses complexos de cianeto, ferro e monóxido de carbono tenham sido precursores para as ações das enzimas e depois incorporados a proteínas", acredita Karen Smith, pesquisadora sênior de Boise.
Adaptado de: Redação Galileu, 27/06/2019. Disponível em: < https: / / revistagalileu .globo.com/ Ciencia/ Espaco / noticia/ 2019 / 06 / veneno- em-meteoritos-fornece-pistas-sobre-origem-da-vida-na-terra.html>. Acesso em: 12 jun. 2019.
Em relação às teorias de origem da vida no planeta Terra, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q680927 | História, Mercantilismo, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Assinale a alternativa correta sobre a história do Império colonial português na América, durante o século XVIII.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q680959 | Física, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Considere as afirmações sobre radioatividade nuclear.
I - Todos os núcleos atômicos são radioativos. II - Todos os núcleos radioativos em uma dada amostra, depois de duas meiasvidas, já se desintegraram. III- No decaimento ɣ, um núcleo em um estado excitado decai para um estado de menor energia pela emissão de um fóton.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q950795 | Conhecimentos Gerais, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos processos eleitorais ocorridos nos últimos dez anos, nas Américas e na Europa.

( ) No pleito presidencial francês de 2017, houve um avanço político das forças de extrema-direita, representado pela conquista da presidência pela Frente Nacional de Marine Le Pen.

( ) Nas eleições presidenciais do Chile, em 2010, e da Argentina, em 2015, foram vitoriosas as forças conservadoras-liberais, representadas, respectivamente, pelas candidaturas de Sebastian Piñera e Mauricio Macri.

( ) Nos Estados Unidos, o Partido Democrata, no governo desde 2008, logrou manter a presidência da república e o controle do Congresso Nacional após as eleições gerais ocorridas em 2016.

( ) Nas eleições parlamentares alemãs de 2017, a extrema-direita nacionalista, representada pelo partido Alternativa pela Alemanha, retornou ao Parlamento após um período de mais de sete décadas de ausência.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q680277 | História, Guerra Fria e as ditaduras militares, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução Cubana.
( ) O movimento revolucionário foi uma resposta à ditadura de Fulgêncio Batista, que assumiu o poder em 1953 e promoveu a exclusão política de setores da sociedade cubana. ( ) A reforma agrária e a nacionalização das refinarias de açúcar, usinas e indústrias, pertencentes a empresas norte-americanas, foram realizadas com a vitória da Revolução. ( ) Cuba, após a tomada do poder pelos revolucionários, criou a Aliança para o Progresso, um programa de colaboração entre os partidos comunistas da América Latina, com o objetivo de implantar o socialismo no continente. ( ) A Revolução Cubana inspirou diversos movimentos de esquerda na América Latina, como a Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q950701 | Física, Leis de Newton, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Considere as três afirmações abaixo.

I - Em qualquer processo de colisão entre dois objetos, a energia cinética total e a quantidade de movimento linear total do sistema são quantidades conservadas.

II - Se um objeto tem quantidade de movimento linear, então terá energia mecânica.

III- Entre dois objetos de massas diferentes, o de menor massa jamais terá quantidade de movimento linear maior do que o outro.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q950712 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Instrução: A questão refere-se aos poemas de Fernando Pessoa.

Leia o trecho final de O cortiço.

A negra, imóvel, cercada de escamas e tripas de peixe, com uma das mãos espalmada no chão e com a outra segurando a faca de cozinha, olhou aterrada para eles, sem pestanejar.

Os policiais, vendo que ela se não despachava, desembainharam os sabres. Bertoleza então, erguendo-se com ímpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que alguém conseguisse alcançála, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado.

E depois embarcou para a frente, rugindo e esfocinhando moribunda numa lameira de sangue.

João Romão fugira até ao canto mais escuro do armazém, tapando o rosto com as mãos.

Nesse momento parava à porta da rua uma carruagem. Era uma comissão de abolicionistas que vinha, de casaca, trazer-lhe respeitosamente o diploma de sócio benemérito.

Ele mandou que os conduzissem para a sala de visitas.

Considere as seguintes afirmações sobre o trecho.

I - O narrador em terceira pessoa aproxima-se de Bertoleza, assumindo seu ponto de vista para desmascarar o falso abolicionismo de João Romão; ao mesmo tempo, mantém-se distante dela ao descrevê-la com traços animalescos.

II - A morte terrível de Bertoleza destoa do andamento geral do romance, marcado pelo lirismo da narração, característica naturalista presente no texto de Aluísio Azevedo.

III- A última frase do trecho sugere que João Romão receberá a comissão a despeito do fim de Bertoleza, em uma alegoria do Brasil: abolicionista na sala de visitas, escravocrata na cozinha.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q680146 | Biologia, Uma visão geral da célula, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Os cloroplastos presentes no citoplasma das células de angiospermas são envoltos por duas membranas externas. Internamente apresentam pequenas bolsas em forma de disco chamadas ........ , que se empilham e formam um complexo membranoso denominado .........
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q950792 | História, América Latina na segunda metade do século XX revoluções, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a diversos acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1968.

( ) Na Polônia, a chamada “crise de março”, quando ocorreram greves e protestos estudantis contra o governo comunista, levou a União Soviética a invadir o país e a auxiliar na repressão das manifestações contra o regime.

( ) Nos Estados Unidos, o presidente Lyndon Johnson recusou-se a assinar o Ato dos Direitos Civis e manteve o amplo apoio do governo à legalidade da segregação racial em todo o país.

( ) No México, a violenta repressão do governo (Partido Revolucionário Institucional) aos protestos dos estudantes reunidos na Praça das Três Culturas causou a morte de manifestantes, no episódio conhecido como “Massacre de Tlateloco”.

( ) No Brasil, a “Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro, levou manifestantes às ruas em protesto contra a ditadura civil-militar e pelo restabelecimento das liberdades democráticas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.