Início

Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q680296 | Matemática, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Após a aplicação de uma prova de Matemática, em uma turma de Ensino Médio com 30 estudantes, o professor organizou os resultados, conforme a tabela a seguir.
Número de estudantes Nota 5 3,0 10 6,0 7 8,0 8 9,5
A nota mediana dessa prova de Matemática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q948902 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal.
Considere as seguintes possibilidades em relação ao fenótipo dos pais.
I - Um deles pode ser do grupo A; o outro, do grupo B. II - Um deles pode ser do grupo AB; o outro, do grupo O.
III- Os dois podem ser do grupo AB.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q948904 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas constatadas em julho de 2016 saltaram de 104 para 864, ano em que as geadas secaram os pastos antes do previsto. O uso do fogo, no manejo de propriedades rurais, gera polêmicas, e técnicos advertem que essa prática, além de ser ilegal, degrada a vegetação e o solo. O IBAMA fiscaliza queimadas principalmente no Centro-Oeste e na Amazônia.
Campos ardentes. Correio do Povo. 07 ago. 2016.
A coluna da esquerda, abaixo, lista dois Biomas que ocorrem nessas regiões fiscalizadas; a da direita, características que os distinguem.
Associe adequadamente as colunas.
1. Amazônia
2. Cerrado
( ) Vegetação arbórea esparsa com raízes profundas. ( ) Árvores e arbustos com cascas grossas. ( ) Vegetação arbórea densa disposta em diferentes estratos. ( ) Predomínio de gramíneas recobrindo o solo. ( ) Árvores altas com raízes tabulares.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q948923 | Geografia, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Um grupo de exploradores está pesquisando em um sítio arqueológico, localizado nas coordenadas geográficas 0° e 120° L.
Sobre a localização desse sítio, é correto afirmar que se encontra no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q950727 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

No bloco superior abaixo, estão listados os títulos de alguns contos do livro Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu; no inferior, aspectos e/ou temas relacionados aos contos.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Pela passagem de uma grande dor

2 - Além do ponto

3 - Os companheiros (Uma história embaraçada)

4 - Luz e sombra

5 - Pera, uva ou maçã?

( ) Amigos reúnem-se em ambiente sombrio, que é invadido por morcegos.

( ) Narrador apresenta uma conversa telefônica entre um amigo e uma amiga.

( ) Psicanalista narra as sessões com uma paciente, que ocorrem todas as segundas e quintas, às 17h.

( ) Narrador, caminhando na chuva, conta sua angústia e sua expectativa em direção ao encontro de outro sujeito.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q950744 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Algumas características facilitaram a saída das florestas e a ocupação de campos e savanas aos ancestrais da espécie humana.

Considere as afirmações sobre essas características.

I - A postura ereta liberou as mãos para executar outras funções não relacionadas ao deslocamento.

II - A gradativa redução do volume do crânio facilitou o deslocamento mais rápido em ambientes abertos.

III- A arcada dentária com a disposição dos dentes em U, com caninos reduzidos, favoreceu a exploração de maior variedade de alimentos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q680161 | Biologia, Biomas brasileiros, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

A Floresta Nacional de São Francisco de Paula é uma unidade de conservação localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, onde há matas de araucária.
Com relação às matas de araucária, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q680940 | Conhecimentos Gerais, Política, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.
( ) A expressão “Pacote de Abril” refere-se ao conjunto de decretos editados durante o governo Geisel que adiou para 1982 a eleição indireta para governadores, modificou a composição do colégio eleitoral e reforçou a presença do partido governista (ARENA). ( ) O governo de José Sarney foi marcado pela aprovação do mandato presidencial de quatro anos, pelo controle rígido da inflação com o Plano Cruzado e pela estatização das telecomunicações no Brasil. ( ) O Brasil passou por um processo de integração política, social e econômica com países da América Latina, após o período da transição democrática e da definição de uma nova carta constitucional em 1988. ( ) A estabilidade monetária alcançada a partir do governo de Itamar Franco foi a principal causa para o fim dos conflitos fundiários no Brasil, na década de 1990, contexto de democratização de acesso à terra.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q950764 | Geografia, Clima, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Identifique, no mapa, as unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul, que correspondem às características indicadas abaixo.

( ) Área de elevada altitude, originalmente recoberta por matas e campos onde, atualmente, predomina a agricultura.

( ) Área com topografia que decai para oeste em direção ao rio Uruguai. Apresenta coxilhas recobertas por campos e pastagens entremeados de matas galerias ao longo dos rios.

( ) Área caracterizada por baixas altitudes, formada de rochas sedimentares que compõem colinas, ora de topo plano, ora de topo arredondado.

( ) Área formada por rochas muito antigas, altamente falhadas e dobradas. Apresenta um relevo caracterizado pelos afloramentos rochosos e áreas de deposição mais rebaixadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q950770 | Geografia, Migrações, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015) afirma que a população mundial deverá chegar aos 9,7 bilhões em 2050.

Fonte: ONU projeta que população mundial chegue aos 8,5 bilhões em 2030. Disponível em:https://www.unric.org/pt/actualidade/31919-onu-projeta-que-populacao-mundial-chegue-aos-85-mil-milhoes-em-2030 .

Acesso em: 30 ago. 2017.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o crescimento da população mundial.

( ) As altas taxas de fertilidade e o aumento da esperança de vida ao nascer influenciam no crescimento da população mundial projetado.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado ao aumento do controle de natalidade.

( ) O crescimento da população mundial projetado está ligado ao índice de crescimento natural, o qual relaciona apenas taxa de mortalidade e migrações.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado somente ao aumento das migrações.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q945653 | História, Primeira metade do século XX Revolução Mexicana, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao processo de descolonização do continente africano no século XX.

( ) Na Argélia, após o conflito com os grupos independentistas, a França manteve o controle da antiga colônia, transformando-a em um protetorado e reprimindo duramente os movimentos pró-independência.

( ) No Congo recém-independente, o primeiro-ministro reformista Patrice Lumumba foi deposto e assassinado por uma coalizão entre grupos locais rivais, os antigos colonialistas belgas e a Central de Inteligência norte-americana.

( ) No Quênia, a Rebelião Mau-Mau foi duramente reprimida pelos colonizadores britânicos, o que causou o assassinato e a internação de milhares de quenianos em campos de concentração ao longo do conflito.

( ) No Senegal e no Benin, a maior parte da população votou favoravelmente à continuidade da administração colonial francesa após um plebiscito realizado em 1960.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q950781 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Leia o segmento abaixo.

Nas primeiras décadas do século XIX, a região Centro-Sul consolidou-se como eixo político-econômico do Brasil.

Considerando esse processo histórico, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q1089294 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Químico, UFRGS, FUNDATEC, 2025

No tratamento de águas e efluentes, diferentes processos químicos e físico-químicos são aplicados para a remoção de impurezas. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. A coagulação consiste na adição de sais metálicos para neutralizar cargas elétricas das partículas coloidais, favorecendo sua aglomeração.

II. A floculação é uma etapa posterior à coagulação e envolve agitação lenta para permitir o crescimento dos flocos e facilitar sua sedimentação.

III. A filtração tem como objetivo principal remover partículas sólidas que não foram eliminadas na decantação.

IV. A remoção de poluentes orgânicos refratários exige, muitas vezes, processos avançados, como oxidação química ou tratamentos biológicos específicos.

V. Em sistemas de tratamento para abastecimento, costuma-se atribuir à decantação a maior parte da remoção de partículas, podendo a etapa de coagulação-floculação ser reduzida sem prejuízos significativos à qualidade.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q1089334 | Segurança da Informação, Sistemas de Prevenção Detecção de Intrusão, Técnico em Tecnologia da Informação, UFRGS, FUNDATEC, 2025

Em uma rede corporativa, foi implementado um sistema de detecção de intrusão (IDS) que monitora constantemente o tráfego de rede em busca de atividades suspeitas. O sistema identifica padrões anômalos e gera alertas para a equipe de segurança, mas não bloqueia automaticamente as conexões suspeitas. Qual é a principal diferença entre o IDS e um Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q945720 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o texto abaixo.

O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.

Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos . Acesso em: 09 out. 2018.

Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.

I - Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.

II - As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.

III- As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q680279 | Conhecimentos Gerais, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Em agosto de 1969, foi realizado, no estado de Nova Iorque, um grande festival de música e arte que ficou conhecido como "Woodstock", considerado marco e expressão do movimento de contracultura.
A respeito dos objetivos desse movimento, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q680290 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as funções f(x) = |x + 1| e g(x) = - |x| - 1.

O intervalo tal que f(x) > g(x) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q948888 | Biologia, Uma visão geral da célula, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Sobre as macromoléculas biológicas presentes em todos os organismos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q950716 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Leia as seguintes afirmações sobre os romances Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Diário da queda, de Michel Laub.

I - Os dois romances são narrados em primeira pessoa, como processo de compreensão do vivido.

II - Os dois narradores apresentam uma relação amorosa com esposa e filhos, reproduzindo a tradição familiar.

III- O balanço final dos narradores de cada romance demonstra grande aprendizado, a partir das experiências vividas, repleto de esperança e de otimismo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q680925 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Considere as seguintes afirmações sobre a história indígena no Brasil.
I - O letramento de índios guaranis, nas reduções jesuíticas do sul do Brasil, foi fundamental na defesa dos interesses territoriais indígenas, por ocasião das disputas entre as monarquias ibéricas, durante o século XVIII. II - A Bula do Papa Paulo III, de 1537, ao reconhecer a possibilidade de conversão dos índios americanos à fé católica e ao interditar sua escravização, colocou fim à exploração da mão de obra indígena na América. III- A independência do Brasil acarretou discussões a respeito da política indigenista, o que consolidou medidas legislativas que reconheciam o direito dos índios à terra, presente na Constituição de 1824.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.