Início

Questões de Concursos UFRJ

Resolva questões de UFRJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q474501 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

No intuito de surpreender o adversário em um jogo de voleibol, o atleta que faz a função de levantador opta por lançar a bola diretamente ao lado oposto ao seu em uma tentativa de conquistar o ponto mais rápido. Nesse caso, diz-se que essa é uma bola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q409397 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Tecnólogo, UFRJ, UFRJ

Dentre as alternativas adiante, marque aquela que apresenta dispositivo da Lei Federal n° 8.112, de 1990, que expressa, diretamente, garantia democrática da prevalência da lei sobre o ato discricionário da administração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q560336 | Informática, Protocolo, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

Em diversos ambientes Linux, uma conhecida ferramenta para solucionar problemas de rede é o “tcpdump”. Algumas das funções desta ferramenta são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q408822 | Direito Administrativo, Contratos, Auxiliar em Administração, UFRJ, UFRJ

Sobre os contratos administrativos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q808187 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

Dentre as muitas leis da área da saúde, a que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q593426 | Química, Técnico em Química, UFRJ, UFRJ

A cromatografia em fase gasosa (CG) é uma técnica analítica que permite separar e quantificar componentes voláteis de uma mistura. Acerca deste tipo de cromatografia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q561208 | Informática, Outros, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

A implementação de políticas de grupo é uma importante ferramenta de administração de um domínio Windows Server. Um objeto recipiente do Active Directory que pode ser ligado a uma política de grupo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q552257 | Informática, Firewall, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

Acerca da utilização de um Firewall, considere as seguintes afirmativas:

I – A utilização de um Firewall pressupõe a utilização da técnica de NAT (Network Address Translation), pois somente deste modo é possível estabelecer regras de acesso.

II – Em um Firewall de filtro de pacotes, que verifica os cabeçalhos das camadas 3 e/ou 4 do modelo OSI, é possível formar regras bloqueando ou liberando endereços de rede de origem ou destino e as portas envolvidas na conexão.

III – A utilização de um Firewall de filtro de pacotes elimina a possibilidade de infecção de vírus nos computadores da rede local protegida por ele.

Pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q213377 | Direito Administrativo, Médico Cardiologia, UFRJ, NCE UFRJ

Os atos de demissão e de cassação de aposentadoria, em ação disciplinar, conforme expressa disposição contida na Lei nº 8.112/90, prescrevem-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q559257 | Informática, Servidor, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

Ao configurar um servidor Apache versão 2.4 é possível criar arquivos que, contendo uma ou mais diretivas de configuração, são colocados em um diretório específico e suas diretivas se aplicam apenas àquele diretório e seus subdiretórios. Estes arquivos, que oferecem um modo de implementar mudanças de configuração por diretórios, são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q593854 | Química, Técnico em Química, UFRJ, UFRJ

Com relação à armazenagem de produtos químicos em laboratório, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q708652 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFRJ, CESGRANRIO, 2019

O trecho que tem seu sentido inviabilizado pela inversão na ordem de suas orações é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q554795 | Informática, Protocolo, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

Acerca da configuração do ambiente de rede de um servidor Windows, considere as seguintes afirmativas sobre a configuração das propriedades do protocolo TCP/IP:

I – Podemos especificar dois servidores DNS (um preferencial e um alternativo), mas pelo menos um deles deve pertencer à mesma rede do servidor que está sendo configurado.

II – Caso o servidor seja um Windows Server 2012 R2 deverá ser configurado obrigatoriamente o protocolo IPv6 (IP versão 6), que substitui o IPv4 (IP versão 4).

III – O Gateway Padrão (Default Gateway) provê uma rota padrão a ser usada pelo servidor que está sendo configurado quando este for se comunicar com outros computadores em redes remotas.

Pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q641111 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

Considere uma rede ETHERNET sob condições de carga constante, onde 3 estações estão sempre prontas para transmitir um quadro. Se cada estação transmitir durante um slot de disputa com probabilidade igual a 0,1, qual a probabilidade de que alguma estação controle o canal nesse slot?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q801664 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

O inventário fonético da criança pode ser determinado de acordo com as categorias de descrição fonética: de modo de articulação; de ponto de articulação e de sonoridade. Essas categorias são respectivamente deinidas quanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q816312 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Auxiliar em Administração, UFRJ, UFRJ

O Código de Ética Profissional do Servidor Público reza que é dever fundamental do servidor ter respeito à hierarquia. Nos termos do mesmo código, é dever do servidor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q592088 | Química, Técnico em Química, UFRJ, UFRJ

Em geral, os ésteres, principalmente os de baixa massa molar, apresentam aromas agradáveis, estando presentes em frutas e flores. A obtenção de ésteres pode ser feita através do aquecimento de um ácido carboxílico e um álcool na presença de catalisador ácido. Ao se aquecer ácido etanóico com o octanol, forma-se uma substância com odor de laranja. Este éster formado pode ser denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q591341 | Química, Técnico em Química, UFRJ, UFRJ

Em um laboratório de química, deseja-se separar uma mistura de benzeno (p.e.= 80,1 oC) e tolueno (p.e.= 110,6 oC) por destilação fracionada. A respeito dessa técnica de separação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q803620 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

O sistema estomatognático é composto por dois grupos distintos de estruturas bucais: as estruturas estáticas ou passivas e as estruturas dinâmicas ou ativas. As estruturas dinâmicas atuam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.