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Questões de Concursos UFRN

Resolva questões de UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q12597 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A deficiência visual, para fins educacionais, é considerada a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual. Considere as afirmações a seguir em relação à atenção a estudantes com esse tipo de necessidade especial.

I Os estudantes com deficiência visual podem ser considerados em iguais condições educacionais em relação aos demais estudantes.
II O uso de palavras relacionadas com a visão não é adequado na presença de estudantes com deficiência visual.
III As palavras “aqui, ali, aí” devem ser usadas com toda naturalidade com os estudantes com deficiência visual.
IV É importante que professores e assistentes de estudantes tenham conhecimentos acerca do tipo de deficiência visual dos estudantes e das implicações que ela acarreta.

Das afirmações, estão corretas
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22Q14301 | Biologia, Biólogo, UFRN

Na transcrição do RNA mensageiro, em eucariotos, ocorre
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23Q12594 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A formação de atitudes e valores, no contexto da formação universitária, deve ser considerada como uma das finalidades da educação superior. Nesse sentido, o assistente de estudantes deve ter, dentre outras, essa preocupação. Leia as afirmações a seguir sobre as atitudes, os valores e sua formação.

I As atitudes são complexas, pois envolvem tanto conhecimentos quanto afetos (sentimentos e preferências) e condutas.
II Os valores orientam as ações.
III A formação de atitudes deve ser objeto de ensino em uma ou duas disciplinas específicas do currículo.
IV A informação é o elemento mais importante e é suficiente na formação de valores.

Das afirmações, estão corretas
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24Q709139 | Engenharia de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

O Scrum é um framework no qual as pessoas podem abordar problemas adaptativos complexos ao mesmo tempo em que entregam, de maneira produtiva e criativa, produtos de mais alto valor possível. Nesse framework, existem três papéis importantes, que são:
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25Q14299 | Biologia, Biólogo, UFRN

Os nucleotídeos compõem um código genético para os aminoácidos, como, por exemplo, CUG para leucina, AUG para metionina e ACU para triptofano. Considerando essas informações, o anticódon
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26Q12602 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A LDB/96, ao definir marcos legais sobre a Educação Superior , estabelece que
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27Q711215 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFRN, COMPERVE, 2019

A gestão de pessoas de uma organização pode atuar em níveis distintos e assumir diferentes papéis e responsabilidades. No nível operacional, essa gestão
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28Q12598 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Em relação ao SINAES, é correto afirmar:
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29Q12595 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Ensino, aprendizagem e formação são três categorias da formação profissional universitária na UFRN. Em relação a essas categorias do Projeto Pedagógico dessa instituição, é correto afirmar:
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30Q14298 | Biologia, Biólogo, UFRN

Uma das formas de comunicação entre as células de mamíferos se dá por meio de
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31Q12584 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

Nos termos do que estabelece a Lei no 8.112/90, a idade mínima de dezoito anos é um requisito básico para
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32Q682802 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

A dimensão investigativa é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais para: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, identificar as demandas presentes na sociedade, realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Essas competências se relacionam ao ato de investigar que ganha o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional. A pesquisa e a produção de conhecimento crítico são reconhecidos como essenciais e são partes constitutivas do trabalho profissional porque
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33Q12614 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Segundo o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, o regime de exercícios domiciliares como compensação da ausência às aulas aplica-se a
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34Q12612 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A mobilidade dos estudantes da UFRN é normatizada pelo regulamento dos cursos regulares de graduação dessa instituição. Em relação a essa condição da formação profissional, considere as afirmações a seguir.

I É permitido que estudantes façam estágios em instituições estrangeiras, convenientemente conveniadas.

II É permitido que estudantes vinculados a um curso de um campus da UFRN possam se matricular em componentes curriculares de outro curso que confira título e habilitação iguais ao primeiro em outro campus da instituição.

III A mobilidade interna se aplica na modalidade da educação a distância.

IV A mobilidade dos estudantes na UFRN só é permitida durante o último ano do curso.

Das afirmações, estão corretas
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35Q14252 | Direito Administrativo, Biólogo, UFRN

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício. 
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de
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36Q12613 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

O máximo de componentes curriculares nos quais o estudante pode ser matriculado em um período letivo nunca é inferior a
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37Q14246 | Direito Administrativo, Biólogo, UFRN

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício. 
De acordo com a referida lei, exercício é o
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38Q14247 | Direito Administrativo, Biólogo, UFRN

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de
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39Q708946 | Gestão de Projetos, Administrador, UFRN, COMPERVE, 2019

O Life Cycle Canvas (LCC) é uma metodologia de gestão de projetos baseada em um canvas (tela) que permite gerenciar o ciclo de vida do projeto. Considere as afirmações abaixo sobre o LCC. I A concepção do canvas utilizado no LCC é baseada na técnica denominada 5W2H. II A fase de iniciação define e autoriza um novo projeto ou uma nova fase do projeto. III O LCC é uma metodologia própria e não aderente ao PMBOK e ao PRINCE 2. IV As premissas são certezas assumidas pela equipe com relação à execução do projeto. Das afirmações, estão corretas
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40Q12606 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

No regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, estabelece-se que os programas dos componentes curriculares do tipo disciplina devem detalhar
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