Questões de Concursos UFRN

Resolva questões de UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q981892 | Português, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte destaca-se significativamente tanto em sua comunidade quanto nas ações voltadas à internacionalização. As iniciativas voltadas a intensificar essa influência da instituição, ao mesmo tempo em que se adequa às necessidades específicas das várias esferas nas quais está inserida, estão formalizadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029. À luz do que consta nesse documento, têm-se que o fortalecimento da inserção regional, nacional e internacional da UFRN será buscado, priorizando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q981893 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

A Reitoria, enquanto órgão executivo, reúne incumbências atinentes a toda a vida universitária e supervisiona todas as atividades ocorridas no âmbito da UFRN. Tomando como base os dispositivos do Estatuto da UFRN sobre a Reitoria, tem-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q981894 | Ética na Administração Pública, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

A gestão harmoniosa e voltada à concretização da missão institucional da UFRN conta com a participação essencial e ativa dos estudantes. Reconhecendo essa importância e a responsabilidade dela advinda, o Código de Conduta dos Agentes Públicos e Estudantes da UFRN estabelece que é vedado ao estudante, com vínculo regular ou especial,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q981895 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Joaniza, diretora de Recursos Humanos, diante de várias reclamações de que os métodos de avaliação de desempenho empregados pela diretoria eram influenciados, positiva e negativamente, pelos avaliadores, resolveu substituí-los por um que não apresentasse esse inconveniente. A escolha mais adequada foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q981896 | Administração Pública, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Paula, administradora de uma grande organização pública, seguindo os ditames do Planejamento Estratégico Situacional (PES), inicialmente, identificou, selecionou e priorizou problemas; posteriormente, definiu propostas para encará-los; em seguida, desenhou o tipo de estratégia a ser utilizada; e, por fim, colocou a estratégia em ação. Essa última etapa do PES compreende o momento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q981897 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Notações de Processos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Regina, servidora responsável pela gestão de processos de uma universidade pública, fez o mapeamento de um processo. Ela adotou uma técnica que utiliza operadores lógicos, como E, OU e OU EXCLUSIVO, que são denominados "regras". Essas regras exprimem decisões, testes, paralelismos bem como convergências no fluxo de processos. Nesse caso, Regina mapeou um processo utilizando a técnica denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q981898 | Administração Geral, Abordagem Sistêmica da Administração, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

A excelência em gestão é um dos pilares para a eficácia e a eficiência de gestão da qualidade. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), um dos fundamentos básicos de seu modelo de Excelência em Gestão (MEG) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q981899 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Mirian, gestora de materiais de uma organização, precisa calcular não só a quantidade de um determinado item que será necessário para a produção de um certo produto como também o instante em que essa quantidade será necessária. Para isso, ela utilizará
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q981900 | Gerência de Projetos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Em uma organização, há uma série de projetos que acontecem concomitantemente. Segundo o PMBOK, há um grupo de projetos, de programas, de operações e de outros elementos, que são gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos. Esse grupo é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q981901 | Gerência de Projetos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Juliana, gestora de projetos de uma organização, está na fase de um projeto em que são recebidos, entre outras coisas, os fatores ambientais da empresa e identificadas as partes interessadas do projeto. Sendo assim, de acordo com o PMBOK, Juliana está realizando as ações presentes no grupo de processos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q981902 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Cecília, gerente de um almoxarifado, precisa calcular uma estimativa do capital que se encontra imobilizado em estoque. Analisando as entradas e saídas de material em estoque, ela constatou o seguinte:

01/03 - entrada de 50 unidades pelo valor unitário de R$ 12,00;
05/03 - saída de 30 unidades;
12/03 - entrada de 40 unidades pelo valor unitário de R$ 13,00;
15/03 - saída de 20 unidades.

Com base nos dados fornecidos, ao utilizar o método PEPS, o valor do estoque encontrado por Cecília foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q981903 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Isabela precisa coletar um conjunto de necessidades de um cliente e transformá-las em características da qualidade de um produto. Para atingir esse objetivo, a ferramenta adequada a ser utilizada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q981904 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Joana, estudante de administração, analisou o comportamento de uma diretora de empresas. Durante essa análise, constatou que a diretora exerceu três funções: na primeira, representou a organização e manteve redes de contatos dentro e fora da empresa; na segunda, apareceu como a pessoa que realizava a coleta e a análise de dados; e, na terceira, apresentou-se como a pessoa que comunicava as informações dentro do ambiente organizacional. Considerando os papéis do administrador segundo Mintzberg e essas três funções, a diretora da empresa representou, respectivamente, o papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q981905 | Gerência de Projetos, Áreas de conhecimento, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Dolores, gerente de projetos de uma empresa, está responsável por um processo que consiste em subdividir as entregas e o trabalho de um projeto em componentes menores, facilitando seu gerenciamento. De acordo com o PMBOK, Dolores está desenvolvendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q981906 | Administração Pública, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Paula, chefe de uma grande organização pública, está diante da necessidade de tomar uma decisão importante. Para tanto, ela pretende conseguir a mais ampla gama de informações a fim de obter previsões sobre um tema, e será, então, necessário consultar especialistas de forma anônima, por meio de múltiplas rodadas de questionários até que se possa chegar a um consenso. Para isso, Paula utilizará
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q981907 | Administração Geral, Gestão de processos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Emily, gestora de qualidade de uma organização, utilizou o FMEA para a melhoria de um processo organizacional, cujo objetivo é minimizar as chances de ocorrência de uma falha. Para definir o “número de prioridade de risco” (RPN), Emily teve acesso às informações relativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q981908 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Modelagem e Desenho de Processos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Jéssica, gerente de processos, tem ciência de que, para desenhar um processo, de forma eficaz e em uma perspectiva voltada à criação de valor, é necessário adotar o ponto de vista do cliente ao invés de uma visão estritamente interna. Para isso, Jéssica optou, em relação ao desenho de processos selecionado, por uma abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q981909 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Cristina e Jaciana estão conversando por telefone com o intuito de esclarecer uma demanda de trabalho. Segundo Chiavenato, a comunicação entre Cristina e Jaciana será eficaz se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q981910 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Os conceitos de ciclos administrativos mudam, conforme as escolas de administração e os seus autores, mas apresentam sempre as etapas necessárias para a melhor gestão organizacional. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o diagrama do ciclo de gestão do seu modelo de Excelência em Gestão (MEG) incorpora o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q981911 | Administração Financeira e Orçamentária, Restos a Pagar, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Júlia, gestora responsável pelas áreas de orçamento e finanças de uma instituição pública, notou que uma das despesas da instituição havia cumprido todos os estágios de execução dentro do exercício financeiro, à exceção do seu pagamento. Sendo assim, seguindo os ditames da Lei nº 4320/1964, para o próximo exercício, essa despesa deverá ser inscrita como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.