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Questões de Concursos UFRN

Resolva questões de UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q12607 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar:
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42Q14251 | Direito Administrativo, Biólogo, UFRN

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de
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43Q12587 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

À luz das disposições da Lei no 8.112/90, além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor algumas vantagens. De acordo com os preceitos da referida lei,
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44Q14296 | Biologia, Biólogo, UFRN

Para a manutenção dos tecidos frequentemente submetidos a trações, devem existir
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45Q12608 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A avaliação da aprendizagem é uma parte importante do processo da formação profissional dos estudantes na UFRN. Em relação a esse componente do processo, leia as afirmações a seguir.

I É obrigatória a divulgação do rendimento acadêmico da unidade pelo professor da disciplina até 3 (três) dias úteis antes da realização da avaliação da unidade seguinte.

II É permitido ao estudante, mediante requerimento, solicitar revisão do rendimento acadêmico obtido na avaliação de sua aprendizagem.

III Em cada componente curricular, a média parcial é calculada a partir da mediana dos rendimentos escolares obtidos em cada unidade.

IV Ao estudante que não participa de qualquer avaliação é atribuída nota 1.

Das afirmações, estão corretas
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46Q712377 | Gestão de Projetos, Administrador, UFRN, COMPERVE, 2019

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. NÃO se caracteriza como um projeto:
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47Q686595 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

O Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) estabelece expressamente as formas de provimento de cargo público. Dentre elas, estão:
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48Q12599 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Segundo essa lei, a educação superior tem, dentre suas finalidades,
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49Q12610 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Na UFRN, a orientação acadêmica tem como objetivo contribuir para a integração dos estudantes à vida universitária, orientando-os quanto às atividades acadêmicas. Em relação à orientação acadêmica na UFRN, é correto afirmar
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50Q712288 | Gestão de Projetos, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

Ao estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo de um projeto, o gestor está atuando na fase de planejamento, na qual são envolvidas as partes interessadas, pois elas têm conhecimentos que podem ser utilizados na definição desses elementos. Nessa fase, também são definidos os indicadores
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51Q12596 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A UFRN, como parte de sua política de acesso, inclusão e permanência de estudantes com deficiência física, deve considerar as legislações internacionais, as nacionais e as específicas da instituição em relação aos estudantes com esse tipo de deficiência. Considere as afirmações a seguir, relativas a esses estudantes.

I São consideradas pessoas com deficiência física aquelas cuja condição de deficiência apresentada é decorrente do comprometimento do aparelho nervoso.
II As barreiras arquitetônicas e de transporte podem influenciar diretamente no desenvolvimento funcional e social de estudantes com deficiência física.
III Não se deve forçar a ajuda à pessoa com deficiência física. Ofereça -a e, se a pessoa precisar, ela aceitará e lhe dirá o que fazer.
IV É importante falar indiretamente com o estudante com deficiência física , por intermédio de outras pessoas, quando ele estiver sentado.

Das afirmações, estão corretas
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52Q12609 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A mensuração do rendimento acadêmico acumulado pelo estudante é expressada por diferentes índices, segundo o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN. Nos componentes curriculares em que obteve êxito, a média do rendimento acadêmico do estudante, ponderada pela carga horária discente desses componentes, conforme procedimento definido, é denominada média de
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53Q14295 | Biologia, Biólogo, UFRN

Na comparação entre células procariontes e eucariontes, observa-se
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54Q12590 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

Um servidor estável lotado na Universidade Federal do RN foi investido no mandato de vereador. À luz das disposições da Lei n0 8.112, é correto afirmar que esse servidor
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55Q14250 | Direito Administrativo, Biólogo, UFRN

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar-se-á
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56Q12615 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

De acordo com o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, em relação ao trancamento de matrícula, é correto afirmar:
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57Q709749 | Programação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

Os métodos construtores da programação orientada a objetos são utilizados para instanciar objetos de uma determinada classe. Assim, não é possível criar objetos sem invocar um construtor. A respeito do construtor,
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58Q14248 | Direito Administrativo, Biólogo, UFRN

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso
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59Q710407 | Administração Geral, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) consiste numa metodologia estruturada e sistematizada para a resolução de problemas em processos, produtos e serviços organizacionais. Essa metodologia está diretamente relacionada ao ciclo PDCA de gestão. Uma das fases do MASP é a análise e a identificação das possíveis causas de um problema que está sendo identificado. No ciclo PDCA, essa fase corresponde ao
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60Q14297 | Biologia, Biólogo, UFRN

Os movimentos celulares necessários à diapedese e ao mimetismo envolvem a participação de
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