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Questões de Concursos UFRN

Resolva questões de UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q679326 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Técnico em Massoterapia, UFRN, COMPERVE UFRN, 2019

Cada indivíduo reage de maneira diferente depois dos estímulos empregados durante e após a realização de uma massagem; portanto, é importante também estar atento ao modo como finalizá-la. Nesse sentido, considere as orientações abaixo para a finalização de uma massagem, com o intuito de potencializar os efeitos benéficos dessa terapia.

I - Deixar o cliente descansar brevemente e, posteriormente, solicitar que se deite de lado antes de levantar-se, com a finalidade de proteger a coluna e evitar tonturas.

II - Ao orientar o cliente a sair da maca, deve-se manter os seus pés bem oleados, a fim de potencializar os princípios ativos dos óleos e/ou cremes utilizados.

III - Oferecer água ao cliente com a finalidade auxiliar na eliminação das toxinas liberadas pelo organismo durante o procedimento.

IV - Demonstrar-se atencioso e receptivo e perguntar como o cliente está se sentindo, embora o seu feedback seja pouco relevante para o aprimoramento e o redirecionamento da prática.

Estão corretas as orientações presentes em

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402Q920054 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Área Mecânica, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um determinado material, hipoteticamente estimado e extrapolado para facilitar os cálculos, possui uma célula unitária com as seguintes dimensões: a = 0,2 nm, b = 0,2 nm e c = 0,2 nm, com α = β = γ = 90°. Considere ainda que esse material possui 4 átomos por célula unitária, peso atômico de 50 g/mol e volume da célula unitária de 8 x 10-24 cm3 e o número de Avogadro 6 x 1023 átomos/mol. Assim, a estrutura cristalina e a densidade desse material serão, respectivamente,
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403Q920064 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Área Edificações, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O ensaio que visa determinar as características de compressibilidade dos solos sob a condição de confinamento lateral é denominado ensaio de
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404Q919815 | Gerência de Projetos, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

No contexto atual do setor público, há uma necessidade, cada vez maior, de o servidor organizar o seu trabalho pela ótica de projetos. No âmbito da gestão de projetos, um dos princípios da gestão ágil é
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405Q919864 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Técnico em Contabilidade, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Segundo as normas estabelecidas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), o prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumário não excederá
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406Q920150 | Mecânica, Área Metrologia, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) define o método e o procedimento de medição. Nessa perspectiva, para a realização de medições do valor de uma massa utilizada como padrão em um laboratório de manipulação, deve-se seguir
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407Q981876 | Português, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se aos textos reproduzidos a seguir.


TEXTO 1


Cinemas sofrem com público que canta, faz baderna e fuma maconha nas salas

Guilherme Luis


O caos se anunciava desde o saguão. Dezenas de pessoas bradavam que estavam na fila do cinema só para admirar Lady Gaga na telona. Quem queria mesmo ver o filme "Coringa: delírio a dois" pedia licença e, com cautela, se espremia entre os fãs para alcançar a porta.


É cada vez mais comum presenciar tumultos assim nas salas. Em maio, uma sessão da cinebiografia de Bob Marley, em Pernambuco, foi interrompida pela Polícia Militar após jovens fumarem maconha no escuro. No TikTok, vídeos mostram gente brigando em sessões de "Divertida Mente 2", filme que reuniu multidões no país e deixou sentimentos à flor da pele.


O fenômeno é global. Exibições do musical "Wicked" pelo mundo todo estão sendo atrapalhadas por espectadores que entoam as canções em voz alta. Já se multiplicam os vídeos de cenas inteiras na internet, publicadas por pessoas que não se acovardaram em fazer gravações com o celular por minutos a fio, o que caracteriza pirataria.


A revista Variety publicou uma reportagem sobre esse novo comportamento do público diante de um filme, no cinema. Um executivo de Hollywood afirmou, em condição de anonimato, que a indústria já notou que as atitudes das pessoas mudaram drasticamente desde a pandemia. É o que afirma também Marcos Barros, presidente da Abraplex, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex. "Não sou otimista quanto ao comportamento das pessoas. É outra cabeça. Não vamos voltar para aquilo de todos prestarem atenção no filme", disse ele, num debate de um evento do setor.


Virais, os vídeos que registram cenas como essas divertem na mesma medida em que espantam. Nas redes sociais, usuários clamam pela volta da lanterninha, funcionário que monitorava as sessões para garantir que o público mantivesse a etiqueta. Há anos, o cargo foi extinto para redução de custos. Há também, cada vez mais, relatos de gente incomodada com quem usa celular na sala ou comenta em voz alta o que vê na tela. Essa desinibição tem a ver com novos tipos de vídeos exibidos pelos cinemas, como gravações de shows, que fazem o público cantar e dançar, afirma Luiz Fernando Angi, gerente de marketing da rede Cinépolis.


Em crise, com salas esvaziadas, os exibidores precisaram lembrar ao público por que uma telona, caixas de som superpotentes e sacos de pipoca engordurados casam tão bem. Para atrair os mais inquietos, redes, como a Cinemark e a Cinépolis, passaram a exibir conteúdos que remetem a eventos ao vivo. O mais emblemático deles foi a gravação da turnê de Taylor Swift, no ano passado. As sessões, cheias de fãs fantasiados, viraram uma extensão dos palcos por onde a cantora passava. Numa sessão vista por este repórter no Cinemark do shopping Eldorado, em São Paulo, os espectadores gritavam desde o início e não ficaram sentados. Logo estavam dançando pela sala.


Um tumulto parecido ocorreu no Cine Marquise, na avenida Paulista, mas por causa de Beyoncé, que também levou um show às telas. Os funcionários, assustados com a multidão que se levantou para dançar, tiveram de instalar barreiras que os impedissem de chegar à tela, onde o chão é mais frágil.


Para desincentivar o mau comportamento nas salas, em especial o uso de celular, o Cine Marquise decidiu não compartilhar, nas suas redes, fotos e vídeos da tela publicados pelos clientes. "Surgiu uma falta de noção. Hoje tudo é ‘instragramável’", diz Marcelo Lima, diretor da rede. “Não é novidade que o celular e as redes viciam”, lembra a psicóloga Marcelle Alfinito. "O uso abusivo é associado a uma ansiedade social, e o celular vira mecanismo de fuga da realidade", diz ela, acrescentando que isso explica a vontade de mostrar que se está em um cinema.


Exibidores procuram formas de contornar o problema, mas não apresentam medidas sólidas. "A gente tem tentado criar campanhas para constranger quem não segue a etiqueta", conta Lima, do Cine Marquise, sem detalhar como serão as ações. Angi, da Cinépolis, diz que a rede desincentiva o uso de celular com o vídeo educativo exibido antes dos filmes — o que a maioria das exibidoras já faz —, e que recompensa o cliente que se sente lesado oferecendo outra sessão. Procurada, a Cinemark não quis comentar o assunto.

Disponível em: https ://www1.folha.uol.com.br/ilustrada. Acesso em: 10 fev. 2025. [Adaptado]


TEXTO 2


Terra de ninguém e de todo mundo

Ruy Castro


E pensar que, algumas vezes, neste espaço, me queixei de que, ao ir ao cinema, a sinfonia de maxilares triturando pipoca ao meu redor me impedia de escutar os diálogos. Pipoca no cinema nunca foi novidade, claro. Vem desde os tempos da manivela. Só não era obrigatória. Imagine comer pipoca em filmes como "M, o Vampiro de Dusseldorf" (1931), de Fritz Lang, ou "O Silêncio" (1962), de Ingmar Bergman, com aquelas longas pausas silenciosas cheias de significado. O próprio roedor de pipoca ficaria sem jeito ao ouvir-se a si mesmo.


Estou ciente de que cada um come o quê, quem, quanto, quando e onde quiser, e os incomodados que se mudem. O que me intrigava era se as pessoas estavam comendo tanta pipoca fora dos cinemas — na rua, em casa, no escritório — quanto dentro. Ao saber que 90% do consumo mundial de pipoca se dá nas salas de projeção, convenci-me de que os filmes tinham se tornado só um pretexto para o consumo do principal produto dos estúdios: a pipoca.


Mas recente e assustadora reportagem de Guilherme Luis na Folha ("Sessões sofrem com público, que não sai do celular, fala alto e até canta no filme", 14/12) fez-me suspeitar que fui injusto com o pessoal que se limitava a britar grãos de milho com seus molares. De fato, não era tão incômodo assim, mesmo porque os cinemas compensavam elevando a música a volumes centibélicos, capazes de abafar até o ronco de uma betoneira no palco.


Segundo a matéria, o problema, hoje, é que, conforme os proprietários das salas, cada espectador acha que pode fazer o que quiser dentro do cinema. Gravar trechos inteiros do filme e jogá-los nas redes. Ir lá na frente e tirar selfies com os atores na tela. Participar do filme, vaiando, aplaudindo ou discutindo-o com a turma em voz alta. Se for um musical, cantar junto com o artista e dançar nos corredores ou em cima das poltronas. Fumar vape ou um baseado em certas cenas.


Não sei se a sério, alguém sugeriu a volta do lanterninha, aquele antigo funcionário que passeava pelo escurinho para inibir os casais mais excitados. Hoje, ser lanterninha será uma profissão de risco.

Disponível em: https ://www1.folha.uol.com.br/colunas /ruy castro. Acesso em: 10 fev. 2025. [Adaptado]
Para responder a questão, analise o parágrafo do Texto 1 reproduzido abaixo.

Um tumulto parecido ocorreu no Cine Marquise, na avenida Paulista, mas por causa de Beyoncé, que também levou um show às telas. Os funcionários, assustados com a multidão que se levantou para dançar, tiveram de instalar barreiras queosimpedissem de chegar à tela, onde o chão é mais frágil.

O pronome em destaque substitui um substantivo e funciona como

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408Q679289 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Massoterapia, UFRN, COMPERVE UFRN, 2019

Para responder à questão, considere o excerto abaixo.

“[...] Depois desse tempo, enxágue em água corrente antes de consumir", indica a nutricionista Maria Eduarda MeIo (SP). No entanto[1], ela ressalta que essa higienização tem o objetivo de diminuir os riscos microbiológicos, mas[2] não de eliminar resíduos de agrotóxicos.

O elemento linguístico [1] pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

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409Q981888 | Direito Administrativo, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

O estabelecimento e a divisão das diferentes competências dos órgãos públicos, no âmbito do processo administrativo federal, permitem uma maior organização e eficiência na condução desse processo, estando suas regras definidas nos dispositivos da Lei nº 9.784/99. Tais regras de competência incluem que
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410Q920480 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um professor estava discutindo com seus alunos sobre a complexidade do fluxo multifásico de fluidos através da coluna de produção. Para quantificar as perdas de carga na coluna, que depende dos padrões de fluxo, é necessário definir as quantidades de líquido e gás. Nesse contexto, analise os padrões de fluxo a seguir, que podem ser usados nesse caso.
I. Tipo capa de gás.
II. Tipo bolha.
III. Tipo golfada.
IV. Tipo emulsão.
Os padrões de fluxo que podem ser usados para quantificar as perdas de carga na coluna estão presentes nos itens
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411Q920033 | Enfermagem, Anatomia do Sistema Nervoso, Técnico em Enfermagem, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o caso abaixo.


Um lactente foi admitido na enfermaria com suspeita de meningite. O médico solicitou que a enfermagem organizasse o material para realização da punção lombar e preparasse a medicação sedativa. A prescrição médica com a medicação sedativa foi a seguinte: midazolam 15mg/3mL; fazer 2 mg e diluir em 5 mL de ABD; administrar em bólus lento em 5 minutos.

Para realização da punção lombar, o técnico em enfermagem deverá colocar o lactente na posição
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412Q919805 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um servidor em débito com o erário teve sua aposentadoria cassada. À luz das disposições expressas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), esse servidor deve quitar o débito no prazo de
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413Q920117 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação. Nessa modalidade, estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Um Assistente de Alunos, ao revisar novamente um texto escrito por ele sobre a EAD, deu destaque a quatro aspectos explicitados abaixo.
I. Na EAD, as discussões periódicas dos professores com os estudantes são a chave para o sucesso do curso.
II. A organização de um curso EAD deve ter o aspecto econômico como o principal critério para sua implementação.
III. A dificuldade de concentração dos estudantes, no geral, é uma desvantagem dos cursos de EAD.
IV. A EAD é flexível, porque o aluno tem a liberdade de assistir às aulas quando, onde e por qual plataforma achar melhor.
Os aspectos coerentes com essa modalidade de ensino estão presentes nos itens
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414Q920131 | Biomedicina, Área Análises Clínicas, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

As mãos são consideradas uma ferramenta de trabalho, pois são elas as principais executoras das nossas atividades. Contudo, à medida que tocamos nos objetos, entramos em contato com uma enorme quantidade de microrganismos, os quais podem ser repassados, contaminando amostras biológicas, meios de cultura, assim como o próprio técnico. Nesse contexto, antes de iniciar e após concluir um procedimento de laboratório, o técnico deve realizar em suas mãos a
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415Q920161 | Mecânica, Área Metrologia, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um redutor de velocidade, que é um sistema mecânico, tem mancais de deslizamento, de rolamentos dentre outros, os quais são fundamentais para seu funcionamento. Cada tipo de mancal possui características importantes nas diversas aplicações que podem ser comprovadas e comparadas. Entre essas características, o mancal de deslizamento tem
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416Q981894 | Ética na Administração Pública, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

A gestão harmoniosa e voltada à concretização da missão institucional da UFRN conta com a participação essencial e ativa dos estudantes. Reconhecendo essa importância e a responsabilidade dela advinda, o Código de Conduta dos Agentes Públicos e Estudantes da UFRN estabelece que é vedado ao estudante, com vínculo regular ou especial,
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417Q981907 | Administração Geral, Gestão de processos, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Emily, gestora de qualidade de uma organização, utilizou o FMEA para a melhoria de um processo organizacional, cujo objetivo é minimizar as chances de ocorrência de uma falha. Para definir o “número de prioridade de risco” (RPN), Emily teve acesso às informações relativas
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418Q919823 | Contabilidade Pública, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Pedro, um assistente em administração lotado na Diretoria de Contabilidade e Finanças da UFRN, deve registrar dados dos estoques de materiais da instituição. O sistema utilizado para esse registro compõe o SIC que é um sistema criado para congregar e centralizar informações de custos geradas por sistemas estruturantes do governo federal. O sistema a ser utilizado por Pedro é o
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419Q920105 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base na Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.
Em relação às disciplinas, o atual Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN estabelece:
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420Q920109 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base na Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.
Uma estudante da UFRN pretende adotar uma criança e precisa de informações sobre a possibilidade de realizar estudos em regime domiciliar. Conversando com uma colega de turma, esta fez algumas afirmações reproduzidas nos itens abaixo.
I. O regime de exercícios domiciliares como compensação da ausência às aulas aplica-se à aluna adotante, durante 180 dias, a partir da data da guarda, desde que comprovada por decisão judicial.
II. O regime de exercícios domiciliares é requerido pelo interessado à coordenação do curso, sendo autorizado pela Pró-Reitoria de Graduação.
III. Para atender às especificidades do regime de exercícios domiciliares, os professores elaboram um programa especial de estudos a ser cumprido pelo estudante, compatível com sua situação.
IV. Encerrado o regime de exercícios domiciliares, o estudante fica obrigado a realizar as avaliações para verificação do rendimento acadêmico que não tenham sido realizadas.
Das afirmações feitas pela colega, estão corretas
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