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Questões de Concursos UFRN

Resolva questões de UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q981872 | Português, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Texto associado.
A questão refere-se aos textos reproduzidos a seguir.


TEXTO 1


Cinemas sofrem com público que canta, faz baderna e fuma maconha nas salas

Guilherme Luis


O caos se anunciava desde o saguão. Dezenas de pessoas bradavam que estavam na fila do cinema só para admirar Lady Gaga na telona. Quem queria mesmo ver o filme "Coringa: delírio a dois" pedia licença e, com cautela, se espremia entre os fãs para alcançar a porta.


É cada vez mais comum presenciar tumultos assim nas salas. Em maio, uma sessão da cinebiografia de Bob Marley, em Pernambuco, foi interrompida pela Polícia Militar após jovens fumarem maconha no escuro. No TikTok, vídeos mostram gente brigando em sessões de "Divertida Mente 2", filme que reuniu multidões no país e deixou sentimentos à flor da pele.


O fenômeno é global. Exibições do musical "Wicked" pelo mundo todo estão sendo atrapalhadas por espectadores que entoam as canções em voz alta. Já se multiplicam os vídeos de cenas inteiras na internet, publicadas por pessoas que não se acovardaram em fazer gravações com o celular por minutos a fio, o que caracteriza pirataria.


A revista Variety publicou uma reportagem sobre esse novo comportamento do público diante de um filme, no cinema. Um executivo de Hollywood afirmou, em condição de anonimato, que a indústria já notou que as atitudes das pessoas mudaram drasticamente desde a pandemia. É o que afirma também Marcos Barros, presidente da Abraplex, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex. "Não sou otimista quanto ao comportamento das pessoas. É outra cabeça. Não vamos voltar para aquilo de todos prestarem atenção no filme", disse ele, num debate de um evento do setor.


Virais, os vídeos que registram cenas como essas divertem na mesma medida em que espantam. Nas redes sociais, usuários clamam pela volta da lanterninha, funcionário que monitorava as sessões para garantir que o público mantivesse a etiqueta. Há anos, o cargo foi extinto para redução de custos. Há também, cada vez mais, relatos de gente incomodada com quem usa celular na sala ou comenta em voz alta o que vê na tela. Essa desinibição tem a ver com novos tipos de vídeos exibidos pelos cinemas, como gravações de shows, que fazem o público cantar e dançar, afirma Luiz Fernando Angi, gerente de marketing da rede Cinépolis.


Em crise, com salas esvaziadas, os exibidores precisaram lembrar ao público por que uma telona, caixas de som superpotentes e sacos de pipoca engordurados casam tão bem. Para atrair os mais inquietos, redes, como a Cinemark e a Cinépolis, passaram a exibir conteúdos que remetem a eventos ao vivo. O mais emblemático deles foi a gravação da turnê de Taylor Swift, no ano passado. As sessões, cheias de fãs fantasiados, viraram uma extensão dos palcos por onde a cantora passava. Numa sessão vista por este repórter no Cinemark do shopping Eldorado, em São Paulo, os espectadores gritavam desde o início e não ficaram sentados. Logo estavam dançando pela sala.


Um tumulto parecido ocorreu no Cine Marquise, na avenida Paulista, mas por causa de Beyoncé, que também levou um show às telas. Os funcionários, assustados com a multidão que se levantou para dançar, tiveram de instalar barreiras que os impedissem de chegar à tela, onde o chão é mais frágil.


Para desincentivar o mau comportamento nas salas, em especial o uso de celular, o Cine Marquise decidiu não compartilhar, nas suas redes, fotos e vídeos da tela publicados pelos clientes. "Surgiu uma falta de noção. Hoje tudo é ‘instragramável’", diz Marcelo Lima, diretor da rede. “Não é novidade que o celular e as redes viciam”, lembra a psicóloga Marcelle Alfinito. "O uso abusivo é associado a uma ansiedade social, e o celular vira mecanismo de fuga da realidade", diz ela, acrescentando que isso explica a vontade de mostrar que se está em um cinema.


Exibidores procuram formas de contornar o problema, mas não apresentam medidas sólidas. "A gente tem tentado criar campanhas para constranger quem não segue a etiqueta", conta Lima, do Cine Marquise, sem detalhar como serão as ações. Angi, da Cinépolis, diz que a rede desincentiva o uso de celular com o vídeo educativo exibido antes dos filmes — o que a maioria das exibidoras já faz —, e que recompensa o cliente que se sente lesado oferecendo outra sessão. Procurada, a Cinemark não quis comentar o assunto.

Disponível em: https ://www1.folha.uol.com.br/ilustrada. Acesso em: 10 fev. 2025. [Adaptado]


TEXTO 2


Terra de ninguém e de todo mundo

Ruy Castro


E pensar que, algumas vezes, neste espaço, me queixei de que, ao ir ao cinema, a sinfonia de maxilares triturando pipoca ao meu redor me impedia de escutar os diálogos. Pipoca no cinema nunca foi novidade, claro. Vem desde os tempos da manivela. Só não era obrigatória. Imagine comer pipoca em filmes como "M, o Vampiro de Dusseldorf" (1931), de Fritz Lang, ou "O Silêncio" (1962), de Ingmar Bergman, com aquelas longas pausas silenciosas cheias de significado. O próprio roedor de pipoca ficaria sem jeito ao ouvir-se a si mesmo.


Estou ciente de que cada um come o quê, quem, quanto, quando e onde quiser, e os incomodados que se mudem. O que me intrigava era se as pessoas estavam comendo tanta pipoca fora dos cinemas — na rua, em casa, no escritório — quanto dentro. Ao saber que 90% do consumo mundial de pipoca se dá nas salas de projeção, convenci-me de que os filmes tinham se tornado só um pretexto para o consumo do principal produto dos estúdios: a pipoca.


Mas recente e assustadora reportagem de Guilherme Luis na Folha ("Sessões sofrem com público, que não sai do celular, fala alto e até canta no filme", 14/12) fez-me suspeitar que fui injusto com o pessoal que se limitava a britar grãos de milho com seus molares. De fato, não era tão incômodo assim, mesmo porque os cinemas compensavam elevando a música a volumes centibélicos, capazes de abafar até o ronco de uma betoneira no palco.


Segundo a matéria, o problema, hoje, é que, conforme os proprietários das salas, cada espectador acha que pode fazer o que quiser dentro do cinema. Gravar trechos inteiros do filme e jogá-los nas redes. Ir lá na frente e tirar selfies com os atores na tela. Participar do filme, vaiando, aplaudindo ou discutindo-o com a turma em voz alta. Se for um musical, cantar junto com o artista e dançar nos corredores ou em cima das poltronas. Fumar vape ou um baseado em certas cenas.


Não sei se a sério, alguém sugeriu a volta do lanterninha, aquele antigo funcionário que passeava pelo escurinho para inibir os casais mais excitados. Hoje, ser lanterninha será uma profissão de risco.

Disponível em: https ://www1.folha.uol.com.br/colunas /ruy castro. Acesso em: 10 fev. 2025. [Adaptado]
O primeiro parágrafo do Texto 1 apresenta verbos no
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542Q981895 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Joaniza, diretora de Recursos Humanos, diante de várias reclamações de que os métodos de avaliação de desempenho empregados pela diretoria eram influenciados, positiva e negativamente, pelos avaliadores, resolveu substituí-los por um que não apresentasse esse inconveniente. A escolha mais adequada foi
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543Q981910 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Os conceitos de ciclos administrativos mudam, conforme as escolas de administração e os seus autores, mas apresentam sempre as etapas necessárias para a melhor gestão organizacional. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o diagrama do ciclo de gestão do seu modelo de Excelência em Gestão (MEG) incorpora o
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544Q920019 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Uma senhora foi admitida na unidade de transplante renal de um hospital, e o enfermeiro designou um técnico em enfermagem para que ele coletasse os dados, verificasse os sinais vitais, preparasse e administrasse as medicações na senhora, durante aquele turno de trabalho. No processo de cuidar dessa instituição, a equipe utiliza, como uma das ferramentas, o Processo de Enfermagem (PE), que se desenvolve, segundo a Resolução nº 358/2009 (COFEN), em cinco fases. Nesse caso, a fase do PE em que o técnico em enfermagem prepara e administra medicações para a paciente sob seus cuidados é denominada
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545Q920026 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O Assédio Moral no Trabalho (AMT) é um tipo de violência que, segundo as pesquisas mais importantes sobre o tema, surgiu no início dos anos 80. No trabalho, muitas vezes, o assédio não é bem caracterizado pelos profissionais de enfermagem que, muitas vezes, confundem as relações conflituosas com assédio moral. Assim, o profissional de saúde precisa saber que o AMT caracteriza-se pela
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546Q920096 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base no Estatuto da UFRN atualizado pelas seguintes resoluções do CONSUNI: Resolução nº 006/2002 (16 de agosto de 2002); Resolução nº 002/2003 (04 de junho de 2003); Resolução nº 013/2008 (01 de dezembro de 2008); e Resolução nº 002/2011 (18 de abril de 2011). Esse estatuto é um documento legal, essencial ao processo de organização e desenvolvimento de atividades profissionais pelo Assistente de Alunos. Nele, há um conjunto de princípios e de objetivos que norteiam o funcionamento dessa instituição.
No referido estatuto, estão estabelecidas disposições sobre o corpo discente na UFRN. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I. A integralização de disciplinas cursadas na qualidade de aluno especial assegura o direito à obtenção de diploma de Graduação e de Pós-Graduação.
II. O órgão de representação discente é, conforme sua área de atuação, o Diretório Central dos Estudantes, atuando em toda a Universidade.
III. São alunos regulares os cadastrados em Cursos de Graduação ou Pós-Graduação ou ainda os matriculados em Cursos Sequenciais por campo do saber, observados os requisitos indispensáveis à obtenção dos respectivos diplomas.
IV. São alunos especiais os matriculados em Cursos de Extensão ou os matriculados em disciplinas isoladas de Cursos de Graduação ou Pós-Graduação.
Das afirmações, estão corretas
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547Q920097 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base na Resolução Conjunta nº 002/2022-CONSEPE/CONSAD, de 10 de maio de 2022, que atualiza a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Um Assistente de Alunos precisou obter informações sobre acessibilidade, pois havia alguns alunos com necessidades especiais que o procuraram para esclarecer dúvidas. Para tanto, o servidor consultou essa resolução e constatou que
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548Q1015088 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018

As línguas de sinais são consideradas espaço-visuais por serem apreendidas visualmente e por construírem suas gramáticas ancoradas no espaço, por meio da referenciação. São exemplos de referenciação em Libras:
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549Q1015090 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018

A Língua Brasileira de Sinais realiza processo de derivação lexical, em que sinais de uma determinada classe (substantivo, adjetivo, verbo, pronome) sofrem modificações morfológicas que o inserem em outra classe. Conforme Quadros (2004), no caso da derivação de verbo para substantivo, o parâmetro
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550Q919865 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Técnico em Contabilidade, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um servidor foi afastado por motivo de prisão em flagrante, determinada pela autoridade competente. De acordo com as disposições do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), enquanto perdurar essa prisão, a família do servidor deverá receber o benefício do auxílio-reclusão, no valor correspondente a
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551Q919880 | Legislação Federal, Técnico em Contabilidade, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Considere a Lei especificada abaixo para responder à questão.



Considerada um avanço na transparência pública, a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal.



As Ouvidorias das instituições públicas são a principal porta de entrada para as solicitações de acesso à informação, e o painel “Resolveu?” (https://www.gov.br/ouvidorias/ptbr/cidadao/painel-resolveu-1) é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe, diariamente, pelo sistema e-Ouv. Essa ferramenta permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Em 31 de outubro de 2022, o painel registrava mais de 3 milhões de solicitações, com as quantidades de respostas dentro e fora do prazo. Para os casos de pedido de acesso a informações, a Lei nº 12.527/2011 determina que o órgão ou a entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível e, quando não for possível, responder à solicitação em até

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552Q981902 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Cecília, gerente de um almoxarifado, precisa calcular uma estimativa do capital que se encontra imobilizado em estoque. Analisando as entradas e saídas de material em estoque, ela constatou o seguinte:

01/03 - entrada de 50 unidades pelo valor unitário de R$ 12,00;
05/03 - saída de 30 unidades;
12/03 - entrada de 40 unidades pelo valor unitário de R$ 13,00;
15/03 - saída de 20 unidades.

Com base nos dados fornecidos, ao utilizar o método PEPS, o valor do estoque encontrado por Cecília foi
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553Q981904 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Joana, estudante de administração, analisou o comportamento de uma diretora de empresas. Durante essa análise, constatou que a diretora exerceu três funções: na primeira, representou a organização e manteve redes de contatos dentro e fora da empresa; na segunda, apareceu como a pessoa que realizava a coleta e a análise de dados; e, na terceira, apresentou-se como a pessoa que comunicava as informações dentro do ambiente organizacional. Considerando os papéis do administrador segundo Mintzberg e essas três funções, a diretora da empresa representou, respectivamente, o papel
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554Q981917 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, UFRN, COMPERVE UFRN, 2025

Luísa, gestora pública, identificou uma autorização de despesa não computada no orçamento, cuja finalidade é cobrir despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. Trata-se, portanto, de um crédito adicional. Segundo a Lei nº 4320/1964, esse tipo de crédito é classificado como
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555Q920021 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O Ministério da Saúde orienta a implementação de medidas de precauções padrão pelos profissionais de todos os serviços de saúde, considerando a forma de transmissão da Monkeypox. Assim, durante a assistência a pacientes com suspeita ou confirmação dessa doença, devem ser tomadas precauções
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556Q920095 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base no Estatuto da UFRN atualizado pelas seguintes resoluções do CONSUNI: Resolução nº 006/2002 (16 de agosto de 2002); Resolução nº 002/2003 (04 de junho de 2003); Resolução nº 013/2008 (01 de dezembro de 2008); e Resolução nº 002/2011 (18 de abril de 2011). Esse estatuto é um documento legal, essencial ao processo de organização e desenvolvimento de atividades profissionais pelo Assistente de Alunos. Nele, há um conjunto de princípios e de objetivos que norteiam o funcionamento dessa instituição.
Um dos objetivos estabelecido nesse documento é:
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557Q920108 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base na Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.
Em um encontro entre um Assistente de Alunos com estudantes de um curso de graduação, foram formuladas algumas perguntas sobre procedimentos acadêmicos, explicitadas abaixo.
P1. O cadastramento é o ato pelo qual o candidato se vincula provisoriamente à UFRN, mediante acesso por uma forma de ingresso legalmente reconhecida?
P2. O cadastramento é de competência da coordenação do curso e é disciplinado por edital ou norma específica, de acordo com a forma de ingresso?
P3. Para as formas de ingresso que admitem suplentes, a ocorrência do não cadastramento permite a convocação dos suplentes até o preenchimento das vagas disponíveis?
P4. Uma vez cadastrado, o estudante deve submeter-se às exigências resultantes das especificidades do projeto pedagógico do curso que o receber, na proposta curricular relativa à criação do curso?
As perguntas que devem ser respondidas de forma afirmativa são
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558Q1015089 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018

O trabalho de interpretação em eventos pode ser realizado, no mínimo, com dois intérpretes. Assim, enquanto um dos profissionais realiza a interpretação, o outro, no papel de apoio,
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559Q920114 | Pedagogia, Inspeção Escolar, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A atividade profissional do Assistente de Alunos na UFRN demanda dele um dado conhecimento e o domínio de técnicas para favorecer a comunicação pedagógica com os estudantes. Ao conversar com um colega, um Assistente de Alunos expressa quatro ideias sobre essa atividade, apresentadas abaixo.
I. A comunicação pedagógica pode ser considerada um processo de interação educacional intencional mediante o uso de signos e mensagens que se produz na atividade pedagógica.
II. A comunicação pedagógica é, essencialmente, um processo racional, devendo-se, consequentemente, trabalhar para evitar qualquer influência afetiva nesse processo.
III. A linguagem utilizada pelo estudante durante a comunicação com o Assistente de Alunos pode ajudar a valorar os níveis de sua implicação pessoal e social nesse processo.
IV. A linguagem a ser usada na comunicação pedagógica pelo Assistente de Alunos deve priorizar um estilo neutro a fim de garantir o respeito ao estudante.
As ideias coerentes com a atividade desse profissional quanto à comunicação pedagógica estão nos itens
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560Q920374 | Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem utilizada para modelar, de forma estruturada, sistemas complexos de software. A UML possui diagramas estruturais, diagramas comportamentais e diagramas de interação. São exemplos de diagramas estruturais da UML:
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