Início

Questões de Concursos UFRN

Resolva questões de UFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q12605 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Os períodos da UFRN estão legalmente definidos em seu regulamento. Os períodos letivos regulares devem ter duração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q12589 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

O regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei n0 8.112/90) prevê a possibilidade de acumulação de férias, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

De acordo com as normas da referida lei, as férias podem ser acumuladas até , no máximo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q12586 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de exoneração no serviço público

I Quando não satisfeitas as condições do estágio probatório, o servidor será exonerado de ofício.
II A exoneração de cargo efetivo dar -se-á somente a pedido do servidor.
III Após a nomeação, o servidor não tomou posse no prazo legal. Nesta situação, o servidor será exonerado.
IV A exoneração resulta em vacância do cargo público.

Nos termos do que expressamente dispõe a lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q12591 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A atividade do assistente de estudantes exige uma comunicação pedagógica adequada e interações com outros atores da instituição educativa. A comunicação, de um modo geral, é uma forma de interação humana, a partir da qual as pessoas interagem no contexto da atividade, dentro de determinados sistemas de relações. Leia as afirmações a seguir, relativas à comunicação.

I Nos modelos clássicos da comunicação, alguns de seus elementos são: emissor, codificação, canal, decodificação e receptor.
II A comunicação, é essencialmente, um processo de transmissão de informação.
III A comunicação tem um caráter motivado, orientada para a satisfação de necessidades das pessoas.
IV A rigidez e a flexibilidade são mecanismos da comunicação.

Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q709142 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE, 2019

No contexto da ISO 31010:2012, são especificadas ferramentas que auxiliam o gestor no processo de avaliação de riscos. Com relação a ferramentas de avaliação dos riscos, considere as afirmações abaixo. I O brainstorming é fortemente aplicável na identificação de riscos. II A análise preliminar de perigos é realizada ao final do processo. III A técnica SWIFT é focada na perda de ativos devido a falhas do sistema. IV A FMEA é utilizada para identificar as formas como os processos podem falhar. Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q691717 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

O serviço social brasileiro surgiu nos anos 1930, a partir da iniciativa de grupos e frações das classes dominantes que se expressavam através da igreja católica. Nesse período, a profissão não era somente uma nova forma de exercer a caridade, mas se constituía em uma forma de intervir ideologicamente na vida da classe trabalhadora. A resultante desse processo foi uma atuação na qual o serviço social orienta-se pela/o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q12611 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Na UFRN, segundo o regulamento dos cursos regulares de graduação, existe a categoria denominada “alunos especiais de graduação”. Em relação a esses estudantes, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q708987 | Administração Geral, Administrador, UFRN, COMPERVE, 2019

O administrador, no desenvolvimento de suas atividades, poderá desempenhar funções de liderança. Quanto ao processo de tomada de decisão e divisão do trabalho, na liderança  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q395010 | Direito Administrativo, Procedimento, Administrador, UFRN, COMPERVE

Para efeito de contratação pública baseada na Lei 8666/93 e suas atualizações, a administração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q711727 | Programação, Técnico de Tecnologia da Informação, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

Os conceitos da programação orientada a objetos (POO) surgiram no final da década de 1960, quando a linguagem Simula-68 introduziu as ideias de objetos e troca de mensagens para construção de programas. Tais concepções foram posteriormente amadurecidas e aprimoradas durante a década de 1970 pela linguagem de programação Smalltalk. Mas a popularização da POO só se deu ao longo das décadas de 1980 e 1990, com as linguagens C++ e Java. Na POO, uma classe é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q690108 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

Tendo como base as disposições expressas na Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, analise as afirmativas abaixo.
I Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.
II Salvo disposição legal específica, é de cinco dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
III Os resultados da consulta e audiência pública e de outros meios de participação de administrados deverão ser apresentados com a indicação do procedimento adotado.
IV O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de dez dias, o encaminhará à autoridade superior.
Das afirmativas, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q693933 | Português, Sintaxe, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

 Um silêncio que MATA
                                                                               Cláudia Maria França Pádua
      A agressividade é a arma que o indivíduo utiliza para manifestar seu ódio. Existem vários tipos de violência, e os estudos desse tipo de comportamento são constantes com o intuito de descobrir as causas que levam o ser humano a cometer tal infração e que causam indignação aos olhos atentos da sociedade.
      Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a vergonhosa prevalência da violência contra as mulheres. Em 2013, 13 mulheres morreram, todos os dias, vítimas de feminicídio, isto é, assassinato em função de seu gênero. Cerca de 30% foram mortas pelo parceiro ou ex-companheiro (Mapa da Violência 2015). Outra pesquisa do Instituto Locomotiva, dessa vez de 2016, aferiu que 2% dos homens admitem espontaneamente ter cometido violência sexual contra uma mulher, mas, diante de uma lista de situações, 18% reconhecem terem sido violentos. Quase um quinto dos 100 milhões de homens brasileiros. E, curiosamente, um estudo recente revelou que 90% concorda que quem presencia ou toma conhecimento de um estupro e fica calado também é culpado. Um percentual relevante, mas por que ainda há tanto silêncio?
      Cinco tipos de violência enquadram todos esses estudos: 1 - violência psicológica: causa danos à autoestima da vítima, podendo ocorrer em casa, na escola, no trabalho, proporcionando humilhação, desvalorização, ofensa, chantagem, manipulação, constrangimento e outros; 2 - violência física: causa danos ao corpo da vítima, podendo ocorrer sob a forma de socos, pontapés, chutes, amarrações e mordidas, impossibilitando defesa; 3 - violência moral: qualquer conduta que proporcione calúnia, difamação ou injúria; 4 - violência sexual: esta não se limita somente ao estupro propriamente dito, mas a atos de violência proibitivos, como, por exemplo, não uso de contraceptivos, obrigação de práticas sexuais, "encoxada" nos transportes públicos, exploração do corpo de adolescentes e pedofilia; 5 - violência simbólica: utilização feminina como "objeto de desejo" (propagandas, outdoors etc.), traçando uma imagem negativa da mulher. O alerta que ecoa é que a violência é silenciosa. Ela ocorre nas residências, nos espaços públicos e em qualquer lugar onde a mulher é assediada.
      O assédio é um comportamento criminoso e deve ser severamente tratado como tal. Seu desenvolvimento relaciona-se com a carência emocional ou com a separação, na infância, do elo materno. A partir desse momento, criam-se, no indivíduo, condutas antissociais, um desajuste afetivo, que podem levá-lo ao cometimento de crimes para sentir prazer no sofrimento dos outros e gerar uma excitação cortical, causando-lhe grande satisfação da libido e de seu ego malformado por uma personalidade psicopática e doentia, na qual os impulsos do mal ganham lugar e ímpeto para cometer tais absurdos. Nesse exato momento, instaura -se o grau de periculosidade do agressor. Portanto, muitas vezes, senão na maioria delas, o agressor sabe que está cometendo um delito e sente, inclusive, prazer nesse comportamento.
      É necessário que as autoridades realizem emergencialmente políticas que inviabilizem esse avanço, para que esse crime não faça parte das principais estatísticas, em que 22 milhões das brasileiras com 16 anos ou mais relatam ter sofrido algum tipo de assédio em 2018. Vítimas com ensino médio e superior relatam, em seus depoimentos, terem sofrido algum tipo de assédio em maior número do que aquelas com ensino fundamental. O caso mais comum citado pela maioria das mulheres entrevistadas é o de comentários desrespeitosos na rua.
      Sabemos que, desde a Idade Média, a violência psicológica e moral contra as mulher es era muito comum, e a violência física se valia até mesmo dos mais diferentes instrumentos de tortura utilizados nas mulheres de forma cruel e sem condenação aos torturadores. O "estripador de seios", por exemplo, costumava ser utilizado para punir mulheres acusadas de realizar bruxaria, aborto ou adultério. As garras aquecidas por brasas eram usadas para arrancar-lhes os seios. E existiram tantos outros instrumentos cruéis que marcaram a história mundial e registraram como a mulher foi e ainda é tratada.
      No Brasil, a tortura se divide em duas fases: a primeira se estende do Brasil Império até a nossa Constituição Federal de 1988. A produção de prova se fazia, até aquela época, de forma brutal, e a escravatura, legalizada, tornava o ambiente adequado à violação da dignidade humana. O Código Criminal de 1830 previu o aumento da dor física, como agravante, e o termo "tortura", que aparece na Lei Penal Brasileira em 1940, quando é arrolada entre os meios cruéis que agravam o delito.
      A segunda fase se inicia com a Constituição de 1988, sob o desrespeito sistemático às liberdades fundamentais do homem, ocorrido nas décadas anteriores. Tipificada finalmente a tortura como crime em nossa legislação, espera-se que as formas mais silenciosas, como as violências psicológica, moral e simbólica, recebam um olhar atento para sua erradicação. Infelizmente, nosso país ainda caminha a passos lentos na recrudescência de leis mais efetivas, em que o respeito deveria permanecer como palavra-chave.
       As mulheres têm, sim, exercido sua voz, mas mergulham, por vezes, em um conformismo de cultura social que não deverá mais ser aceito e precisa urgentemente ser resolvido com políticas públicas adequadas e conscientização. Afinal, não se pode ficar inerte diante da violência que assola o país e gera incredulidade. Sabemos que as palavras têm a força da razão, enquanto a crueldade emana do poder do ódio e da anomia.
PÁDUA, Cláudia Maria França. Um silencia que mata. Psique, ciência e vida. São Paulo: Editora Escala, Ed. 158, abr. 2019. p. 18-19. [Adaptado].
As mulheres têm, sim, exercido sua voz, mas mergulham, por vezes, em um conformismo de cultura social que não deverá[1] mais ser aceito e precisa[2] urgentemente ser resolvido com políticas públicas adequadas e conscientização .
As formas verbais [1] e [2]
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q14302 | Biologia, Biólogo, UFRN

As reações do ciclo de Calvin que ocorrem no estroma do cloroplasto incluem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q12593 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q318065 | Administração Geral, Administração da Produção, Administrador, UFRN, COMPERVE

O método de apuração de custos ABC (Activity-Based Costing) define que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q684875 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

Sob a ótica do pensamento crítico-dialético, o significado sócio-histórico do instrumental técnico-operativo do Serviço Social é compreendido não somente como um conjunto de instrumentos e técnicas, mas como parte da intervenção do assistente social nas relações sociais. Partindo do entendimento de que, para a concretização do seu trabalho profissional, o assistente social aciona um instrumental técnico-operativo, analise as afirmativas abaixo.
I A dimensão técnico-operativa nos capacita a operar a passagem das características singulares de uma situação que se manifesta na prática profissionall para uma interpretação à luz do cotidiano.
II A instrumentalidade do Serviço Social, numa análise crítica, sofre as determinações da dinâmica social, da qual emanam as demandas para as instituições nas quais o assistente social desenvolve seu trabalho profissional.
III A intervenção técnico-operativa está amparada pela dimensão ético-político e esta, por sua vez, se encontra aportada em fundamentos teóricos que nos capacitam a compreender os limites e as possibilidades do exercício profissional, como parte do movimento contraditório da realidade social.
IV A dimensão teórico-metodológica da formação do assistente social tem prioridade sobre a dimensão técnico-operativa, pois fundamenta a prática profissional, seguida da dimensão ético-politica que analisa e investiga novas demandas.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q692366 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

A política de educação é constituída por níveis e modalidades de ensino que possuem muitas particularidades. O serviço social se insere na educação compreendendo-a como um complexo constitutivo da vida social que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social. Essa concepção, sintonizada com os princípios do projeto ético-político aponta para uma atuação profissional que assume determinadas características. Em relação ao trabalho desenvolvido pelo assistente social na política de educação, analise as afirmativas abaixo.
I Desenvolvimento de ações voltadas para garantia do acesso e permanência, de investigação, de articulação e atuação na gestão democrática.
II Desenvolvimento de ações junto ao segmento estudantil, sobretudo na política de assistência estudantil, considerando que é este o público alvo do seu trabalho.
III Seu trabalho vai além das abordagens individuais e grupais, não se restringe ao segmento estudantil e envolve ações junto a famílias, professores e trabalhadores.
IV Seu trabalho está voltado para atuação junto às famílias e aos professores no sentido de corrigir as dificuldades que prejudicam o bom desempenho dos alunos.
Sobre a atuação do assistente social na área de educação estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q12588 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

De acordo com as disposições da Lei n0 8.112/90, o serviço prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte terá o valor-hora acrescido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q317045 | Administração Geral, Administração da Qualidade, Administrador, UFRN, COMPERVE

A qualidade é definida por JURAN como adequação ao uso. Esse conceito prioriza elementos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.