Questões de Concursos UFS

Resolva questões de UFS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q888169 | Informática, Malware vírus, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Malwares são programas maliciosos que podem assumir várias formas e realizar ações prejudiciais nos sistemas. Entre os diferentes tipos de malwares, o “vírus” é um dos mais conhecidos. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta do malware “vírus”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q948233 | Português, Interpretação de Textos, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.

TEXTO III


Desfiles do Carnaval do Rio para deficientes auditivos

Em 13 de Fevereiro de 2018, às 13h42min


Aulio Nobrega não escuta nada quando centenas de músicos começam a batucar no Sambódromo do Rio de Janeiro, ou quando os milhares de foliões cantam, nem quando o público grita. Mas ele pode sentir - literalmente - sua vibração. O brasileiro de 40 anos trabalha para a TV INES, canal destinado a deficientes auditivos, onde jornalistas reportam em LIBRAS, a língua brasileira de sinais. "As vibrações são reais, consigo senti-las", explica Nobrega, que cobriu os barulhentos desfiles desta segunda-feira. (...)


"Não escuto nada da música, realmente nada, mas sinto as vibrações. É como se fosse uma força que sinto na minha pele", disse à AFP em LIBRAS, traduzido por uma das intérpretes da TV INES.


O Brasil tem um longo caminho para garantir a inclusão adequada aos deficientes auditivos, garante Daniela Abreu, intérprete da TV INES, que pode ouvir, mas aprendeu LIBRAS com seus pais, que são surdos. (...) QUESTÃO 04 QUESTÃO 05 A TV INES entrou no ar há cinco anos, tentando atender a este público marginalizado. Seus vídeos costumam ser vistos por entre 10 mil e 13 mil pessoas, com uma audiência crescente entre os 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Neste ano, eles fizeram pela primeira vez a cobertura do famoso desfile do Sambódromo. "É importante para a sociedade entender que existe essa diversidade", disse Nobrega.


(FONTE:<https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/02/13/interna_internacional,937495/desfilesdo-carnaval-do-rio-para-deficientes-auditivos.shtml> Acesso em 16 Jul. 2018, às 11h36min)

Assinale a figura de linguagem que se apresenta na frase “É como se fosse uma força que sinto na minha pele”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q888170 | Informática, Navegadores Browser, Classe C, UFS, AOCP, 2024

O Google Chrome é um navegador de internet amplamente utilizado que oferece vários atalhos de teclado para facilitar a navegação e o acesso a recursos. No Windows e no Linux, um desses atalhos de teclado é “Shift + Esc”. Assinale a alternativa que apresenta a função correta do atalho “Shift + Esc” no Google Chrome.
Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q888188 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Dentre as drogas lícitas, o álcool ganha destaque, pois seu uso e abuso são amplamente disseminados. Estudos indicam que o álcool induz tolerância e síndrome de abstinência. A respeito disso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Tolerância está relacionada à necessidade de consumir quantidades progressivamente maiores da substância para produzir o mesmo efeito desejado ou intoxicação.
II. A síndrome de abstinência gera sintomas como arrepio, câimbra e náuseas e decorre do aumento do consumo da substância.
III. Tolerância está relacionada a se embriagar com doses únicas e rapidamente, tendo efeitos colaterais de náuseas, vômitos, diarreia, perda de memória.
IV. Síndrome da abstinência é causada quando o uso do álcool é reduzido paulatinamente, gerando sintomas agradáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q948230 | Português, Interpretação de Textos, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.
Teatro em LIBRAS: a arte como ponte entre os mundos surdo e ouvinte
Por Nana Soares, em 08/12/2017

Para falar de política com adolescentes de 7°, 8° e 9° anos, a professora (Maria Aparecida Pereira de Castro Augusto), em diálogo com seus pares, deu início a rodas de conversa com os estudantes sobre o que estava acontecendo no país, mobilizando diferentes veículos de mídia como fontes de informação. Em seguida, trabalhou-se a diferença de discursos destes veículos, e a relação e poder da mídia na sociedade, utilizando a leitura do clássico de George Orwell, “A revolução dos bichos”. Com os estudantes bastante mobilizados e interessados no texto, surgiu a ideia de montar uma peça, aberta à comunidade, encenada e produzida pelos estudantes surdos.

Para a construção do texto em LIBRAS são muitos os processos – adaptação do texto verbal em gestos e, posteriormente, contextualização das emoções, entrelinhas, sugestões e figuras de linguagem presentes no universo falado. Envolvendo estudantes, professores, familiares e parceiros da comunidade no processo, a peça se tornou importante ferramenta para fomentar a inclusão e a sociabilização dos alunos surdos, desenvolvendo suas habilidades artísticas, de comunicação e de compreensão do mundo, que muitas vezes está distante. “Ficou perceptível como o teatro fez deles um grupo mais coeso e com vontade de crescer intelectualmente e ampliar seu repertório cultural”, descreve a professora (...) “E o teatro é universal. Para meus alunos, é um empoderamento saber que, quando estão no palco, todos podem entendê-los”, conclui.

(FONTE: <http://portal.aprendiz.uol.com.br/2017/12/08/teatro-em-libras-arte-como-ponte-entre-os-mundossurdo-e-ouvinte/> Acesso em 16 Jul. 2018, às 09h12min)
...em diálogo com seus pares, deu início a rodas de conversa...” Identifique qual expressão no texto corresponde ao termo em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q948232 | Português, Figuras de Linguagem, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.

TEXTO III


Desfiles do Carnaval do Rio para deficientes auditivos

Em 13 de Fevereiro de 2018, às 13h42min


Aulio Nobrega não escuta nada quando centenas de músicos começam a batucar no Sambódromo do Rio de Janeiro, ou quando os milhares de foliões cantam, nem quando o público grita. Mas ele pode sentir - literalmente - sua vibração. O brasileiro de 40 anos trabalha para a TV INES, canal destinado a deficientes auditivos, onde jornalistas reportam em LIBRAS, a língua brasileira de sinais. "As vibrações são reais, consigo senti-las", explica Nobrega, que cobriu os barulhentos desfiles desta segunda-feira. (...)


"Não escuto nada da música, realmente nada, mas sinto as vibrações. É como se fosse uma força que sinto na minha pele", disse à AFP em LIBRAS, traduzido por uma das intérpretes da TV INES.


O Brasil tem um longo caminho para garantir a inclusão adequada aos deficientes auditivos, garante Daniela Abreu, intérprete da TV INES, que pode ouvir, mas aprendeu LIBRAS com seus pais, que são surdos. (...) QUESTÃO 04 QUESTÃO 05 A TV INES entrou no ar há cinco anos, tentando atender a este público marginalizado. Seus vídeos costumam ser vistos por entre 10 mil e 13 mil pessoas, com uma audiência crescente entre os 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Neste ano, eles fizeram pela primeira vez a cobertura do famoso desfile do Sambódromo. "É importante para a sociedade entender que existe essa diversidade", disse Nobrega.


(FONTE:<https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/02/13/interna_internacional,937495/desfilesdo-carnaval-do-rio-para-deficientes-auditivos.shtml> Acesso em 16 Jul. 2018, às 11h36min)

Identifique quais elementos do texto NÃO possuem relação de continuidade com os pronomes destacados nos seguintes enunciados:

I – “Mas ele pode sentir - literalmente - sua vibração.”

II – “Neste ano, eles fizeram pela primeira vez a cobertura...”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q948235 | Português, Figuras de Linguagem, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.
TEXTO VII


O Som das Mãos

as mãos cantam
em um silêncio
harmonioso
música em gestos
(instrumentos inaudíveis)
sonhos infantis
espadas cortando o ar
em dança de metais
pureza ímpar
delicadeza sonora
nos atos da imaginação
[...]
as mãos, que falam, silenciosas
cantam
uma canção de amor
como uma luz da escuridão.

Inaldo Tenório Cavalcanti

(FONTE: <http://www.recantodasletras.com.br/poesiasbucolicas/3363904> Acesso em 13 Jul. 2017, às 11:00h)
Qual característica fundamental pode ser interpretada no texto acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q888173 | Informática, BrOfficeorg e LibreOffice Calc, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Dentro do LibreOffice Calc versão 7, em português, existem várias fórmulas e funções que facilitam os cálculos e análises de dados. Em determinadas situações, você pode precisar subtrair a soma dos valores de um intervalo de células específico de um valor em outra célula. A fórmula apropriada para realizar essa operação, subtraindo a soma dos valores no intervalo das células B10 a B14 do valor na célula B8, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q948234 | Português, Interpretação de Textos, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.
TEXTO VII


O Som das Mãos

as mãos cantam
em um silêncio
harmonioso
música em gestos
(instrumentos inaudíveis)
sonhos infantis
espadas cortando o ar
em dança de metais
pureza ímpar
delicadeza sonora
nos atos da imaginação
[...]
as mãos, que falam, silenciosas
cantam
uma canção de amor
como uma luz da escuridão.

Inaldo Tenório Cavalcanti

(FONTE: <http://www.recantodasletras.com.br/poesiasbucolicas/3363904> Acesso em 13 Jul. 2017, às 11:00h)
A porcentagem citada no texto de 70% significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q948229 | Português, Coesão e coerência, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.
Teatro em LIBRAS: a arte como ponte entre os mundos surdo e ouvinte
Por Nana Soares, em 08/12/2017

Para falar de política com adolescentes de 7°, 8° e 9° anos, a professora (Maria Aparecida Pereira de Castro Augusto), em diálogo com seus pares, deu início a rodas de conversa com os estudantes sobre o que estava acontecendo no país, mobilizando diferentes veículos de mídia como fontes de informação. Em seguida, trabalhou-se a diferença de discursos destes veículos, e a relação e poder da mídia na sociedade, utilizando a leitura do clássico de George Orwell, “A revolução dos bichos”. Com os estudantes bastante mobilizados e interessados no texto, surgiu a ideia de montar uma peça, aberta à comunidade, encenada e produzida pelos estudantes surdos.

Para a construção do texto em LIBRAS são muitos os processos – adaptação do texto verbal em gestos e, posteriormente, contextualização das emoções, entrelinhas, sugestões e figuras de linguagem presentes no universo falado. Envolvendo estudantes, professores, familiares e parceiros da comunidade no processo, a peça se tornou importante ferramenta para fomentar a inclusão e a sociabilização dos alunos surdos, desenvolvendo suas habilidades artísticas, de comunicação e de compreensão do mundo, que muitas vezes está distante. “Ficou perceptível como o teatro fez deles um grupo mais coeso e com vontade de crescer intelectualmente e ampliar seu repertório cultural”, descreve a professora (...) “E o teatro é universal. Para meus alunos, é um empoderamento saber que, quando estão no palco, todos podem entendê-los”, conclui.

(FONTE: <http://portal.aprendiz.uol.com.br/2017/12/08/teatro-em-libras-arte-como-ponte-entre-os-mundossurdo-e-ouvinte/> Acesso em 16 Jul. 2018, às 09h12min)

Assinale a opção certa, segundo informações do texto:

I – O Teatro em LIBRAS auxiliou no diálogo com os adolescentes.

II – O Teatro em LIBRAS auxiliou no diálogo com os pares da professora.

III – O Teatro em LIBRAS sociabilizou alunos surdos.

IV – O Teatro em LIBRAS deu início a rodas de conversa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q948228 | Português, Interpretação de Textos, Língua Espanhola, UFS, INEP, 2018

Texto associado.
Teatro em LIBRAS: a arte como ponte entre os mundos surdo e ouvinte
Por Nana Soares, em 08/12/2017

Para falar de política com adolescentes de 7°, 8° e 9° anos, a professora (Maria Aparecida Pereira de Castro Augusto), em diálogo com seus pares, deu início a rodas de conversa com os estudantes sobre o que estava acontecendo no país, mobilizando diferentes veículos de mídia como fontes de informação. Em seguida, trabalhou-se a diferença de discursos destes veículos, e a relação e poder da mídia na sociedade, utilizando a leitura do clássico de George Orwell, “A revolução dos bichos”. Com os estudantes bastante mobilizados e interessados no texto, surgiu a ideia de montar uma peça, aberta à comunidade, encenada e produzida pelos estudantes surdos.

Para a construção do texto em LIBRAS são muitos os processos – adaptação do texto verbal em gestos e, posteriormente, contextualização das emoções, entrelinhas, sugestões e figuras de linguagem presentes no universo falado. Envolvendo estudantes, professores, familiares e parceiros da comunidade no processo, a peça se tornou importante ferramenta para fomentar a inclusão e a sociabilização dos alunos surdos, desenvolvendo suas habilidades artísticas, de comunicação e de compreensão do mundo, que muitas vezes está distante. “Ficou perceptível como o teatro fez deles um grupo mais coeso e com vontade de crescer intelectualmente e ampliar seu repertório cultural”, descreve a professora (...) “E o teatro é universal. Para meus alunos, é um empoderamento saber que, quando estão no palco, todos podem entendê-los”, conclui.

(FONTE: <http://portal.aprendiz.uol.com.br/2017/12/08/teatro-em-libras-arte-como-ponte-entre-os-mundossurdo-e-ouvinte/> Acesso em 16 Jul. 2018, às 09h12min)
A função das conjunçõ s “ad más” (l. 02), “s gún” (l. 15) “sino” (l. 24), na ordem em que aparecem, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q888168 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Considerando verdadeira a afirmação “Todos os brasileiros se emocionaram com a final da Copa Libertadores”, então é, necessariamente, verdade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q888171 | Informática, Edge, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Qual dos seguintes é exclusivamente um navegador utilizado para busca na web?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q948236 | Português, Figuras de Linguagem, Letras Libras, UFS, INEP, 2018

Texto associado.
TEXTO VII


O Som das Mãos

as mãos cantam
em um silêncio
harmonioso
música em gestos
(instrumentos inaudíveis)
sonhos infantis
espadas cortando o ar
em dança de metais
pureza ímpar
delicadeza sonora
nos atos da imaginação
[...]
as mãos, que falam, silenciosas
cantam
uma canção de amor
como uma luz da escuridão.

Inaldo Tenório Cavalcanti

(FONTE: <http://www.recantodasletras.com.br/poesiasbucolicas/3363904> Acesso em 13 Jul. 2017, às 11:00h)
O paradoxo é uma reunião de ideias contraditórias em um só pensamento. Ele se apresenta neste poema para causar a diferença de linguagem. Identifique o verso que NÃO apresenta um paradoxo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q888172 | Informática, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Na área da informática e da computação, é essencial compreender os conceitos e fundamentos que formam a base do funcionamento de sistemas e dispositivos. Um desses conceitos essenciais diz respeito aos componentes físicos de um computador: CPU, monitor, teclado e mouse. O termo utilizado para descrever coletivamente esses componentes físicos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q888184 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Trata-se de uma fase do ciclo vital em que ocorrem diferentes mudanças físicas, como aumento da massa corporal, surgimento das características sexuais secundárias e maturação sexual. Refere-se a um evento orgânico, biológico que, de forma geral, independe de fatores subjetivos ou sociais.
Esse enunciado refere-se ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q888177 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Determinada Escola, considerando os avanços da inteligência artificial, realizou com os estudantes adolescentes uma atividade sobre os riscos associados à divulgação de dados e imagens na internet. Durante a atividade, a estudante Ana Laura contou que uma amiga teve o rosto utilizado em imagens e vídeos de uma mulher nua. A respeito desse caso hipotético, é correto afirmar que Ana Laura descreveu uma situação que se refere ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q888182 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Lorena, 15 anos, estava chorando no pátio da Escola e, por isso, a assistente de alunos Rebeca perguntou à adolescente o que estava acontecendo. Lorena titubeou, mas acabou contando que estava sofrendo abuso sexual de seu padrasto. Chorando, implorou que Rebeca não contasse essa história a ninguém.
Sobre esse caso hipotético, assinale a alternativa que melhor apresenta as orientações de enfrentamento à violência relatada pela adolescente, sem prejuízo às outras medidas cabíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q888178 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe C, UFS, AOCP, 2024

No âmbito da temática adolescência e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É reconhecida a vulnerabilidade digital de adolescentes porque eles não possuem o amadurecimento cerebral necessário para lidar com os riscos que podem eventualmente ser apresentados pela internet.
( ) São considerados efeitos negativos dos jogos online: comportamentos agressivos; vício ou dependências gerados pelos jogos; problemas de saúde; alterações no sono; problemas de saúde mental.
( ) Adolescentes manejam com maior facilidade as TICs em relação aos adultos, resultando em um gap geracional. Assim, os pais de adolescentes não têm a responsabilidade de orientar e acompanhar o uso dessas TICs pelos seus filhos.
( ) Os jogos online auxiliam os adolescentes a desenvolverem habilidades cognitivas e motoras, mas também os expõem a perigos e riscos como bullying, falhas de privacidade, fraude de cartões de crédito e até exploração sexual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q888174 | Direito Administrativo, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Pedro é servidor público federal empossado em cargo de provimento efetivo e já atingiu a sua estabilidade no serviço público. De acordo com o que prevê a Lei Federal nº 8.112/1990, Pedro só perderá o cargo em virtude de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.