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Questões de Concursos UFSC

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211Q958106 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Considerando o que dispõe a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, assinale a alternativa correta.
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212Q958118 | Segurança e Saúde no Trabalho, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Sobre prevenção e assédio moral no trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A violência no trabalho pode ser expressa por meio de comentários depreciativos, constrangimentos e humilhações.
II. Violências indiretas frequentes e prolongadas, como isolamento e recusa na comunicação, são caracterizadas como barreiras à comunicação e não como assédio moral no trabalho.
III. Provocar a remoção de um servidor para outro local de trabalho pode ser um dos objetivos e uma das consequências do assédio moral.
IV. O assédio moral sempre é intencional e percebido pelo agressor.
V. Zombar de origens, nacionalidade, crenças religiosas ou convicções políticas são exemplos de atentado contra a dignidade.
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213Q958096 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal). Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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214Q958101 | Matemática, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em uma pesquisa realizada com funcionários de uma universidade para saber qual o meio de comunicação interna que eles utilizam entre telefone, e-mail e WhatsApp, o resultado foi o seguinte: 45 utilizam telefone, 50 WhatsApp e 26 e-mail; 22 utilizam telefone e WhatsApp; 18 telefone e e-mail; 14 WhatsApp e e-mail; 10 utilizam as três modalidades; e 3 não utilizam nenhuma dessas ferramentas de comunicação. Se um funcionário for escolhido ao acaso, a probabilidade de que ele utilize telefone e e-mail, mas não utilize WhatsApp é de:
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215Q958103 | Direito Administrativo, Princípios das Licitações e Lei nº 14133 de 2021, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em se tratando da Lei no 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O desatendimento de exigências meramente formais que não comprometam a aferição da qualificação do licitante ou a compreensão do conteúdo de sua proposta não importará seu afastamento da licitação ou a invalidação do processo.
II. O reconhecimento de firma será obrigatoriamente exigido, para não haver dúvida de autenticidade.
III. Nas licitações de âmbito internacional, quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preço em moeda estrangeira, o licitante brasileiro igualmente poderá fazê-lo.
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216Q958109 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

De acordo com a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, é dever dos órgãos e entidades públicas promover a divulgação de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Para promover a divulgação em local de fácil acesso, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo opcional a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores.
II. Os sítios deverão conter ferramenta de pesquisa de conteúdo e divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação.
III. Os sítios deverão adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.
IV. Na divulgação das informações deverão constar respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.
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217Q958110 | Direito Administrativo, Início e interessados no processo administrativo, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Acerca da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhes sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial, como, por exemplo, a edição de atos de caráter normativo.
II. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor que esteja litigando administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge.
III. Pode ser arguida a suspeição do servidor que tenha inimizade notória com parente de terceiro grau dos interessados, sendo que o indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.
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218Q958112 | Comunicação Social, Texto, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Estão corretas as grafias dos seguintes cargos compostos: diretora-geral; Vice-Presidente; e secretário executivo interino.
II. Interino é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.
III. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
IV. Para autoridades de hierarquia superior à do remetente, utiliza-se o fecho “respeitosamente”.
V. Utiliza-se o “ofício circular” quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor.
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219Q958117 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Há três meses os servidores J., T., R. e M. passaram a integrar um novo setor criado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal. Eles não se conheciam e atuavam em outros setores até então. L., que é a coordenadora desse novo setor, ao fazer um primeiro diagnóstico sobre a atuação dos membros dessa unidade, chegou às seguintes conclusões:
Conclusão I – o principal objetivo dos integrantes do setor é compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade;
Conclusão II – os integrantes não chegam a se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, sendo que o desempenho do setor é resultante do somatório das contribuições individuais de seus membros; e
Conclusão III – as habilidades de cada membro do setor são complementares entre si.
Considerando o tema “trabalho em equipe” e o texto anterior, assinale a alternativa que indica qual(is) da(s) conclusão(ões) de L. corresponde(m) à(s) característica(s) com potencial para que os membros do novo setor deixem de atuar como grupo para atuar como uma equipe de trabalho:
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220Q958120 | Administração Pública, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Sobre a forma de tratamento empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração pública federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a eles dirigidas, segundo o que dispõe o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Havendo erro na forma de tratamento empregada nas comunicações, deve-se negar a realização de ato administrativo e devolver o documento para as devidas correções.
II. Quando necessário, o pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural.
III. No caso de a correspondência ser dirigida à pessoa de agente público específico, poderá constar o pronome de tratamento e o nome do destinatário.
IV. O pronome de tratamento “vossa excelência” deve ser utilizado para ministros de Estado.
V. O pronome de tratamento utilizado para o Presidente da República é Senhor.
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221Q1065807 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, UFSC, UFSC, 2023

Pedro foi recentemente admitido como servidor em uma universidade federal e logo na primeira semana presenciou uma discussão entre dois colegas de seu setor, Carlos e João:
Carlos: Estou reclamando porque o notebook não é seu; é da universidade. Não é porque você o está utilizando para trabalhar que pode levá-lo para casa sem autorização.
João: Acontece que eu me responsabilizo por ele. Caso aconteça alguma coisa, eu pago. Carlos: Não é só isso. É uma questão de cumprimento das regras. Os bens públicos não são privados!
João: Você fica muito preso às regras. É por isso que as coisas não andam no serviço público! Carlos: Não confunda as coisas! Cumprir regras não me torna uma pessoa apegada excessivamente a elas. Você sabe que eu sempre defendi mais autonomia ao gestor público. O meu interesse sempre foi nos resultados, no bom atendimento do cidadão, mas temos que fazer isso com responsabilidade!
Com base na evolução dos modelos de administração pública no Brasil e na reforma do Estado, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A atitude de João que levou Carlos a criticá-lo pode ser relacionada a uma prática comum do modelo patrimonialista de administração pública.
II. O tipo de crítica feita por João a Carlos é comumente relacionado ao modelo burocrático de administração pública.
III. Aquilo que Carlos defende no último trecho do diálogo é coerente com o modelo gerencialista da administração pública.
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222Q958087 | Português, Coesão e coerência, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Texto 1
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
RAMOS, R. Circuito fechado. São Paulo: Globo, 2012.
Com base no texto 1, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O texto retrata objetos presentes na rotina de um dia na vida de uma pessoa.
( ) A conexão semântica entre as partes do texto é estabelecida por mecanismos de coesão referencial.
( ) A coerência do texto é alcançada pela sequência entre a semântica das palavras, que produz sentido de unidade à narrativa acerca do cotidiano de alguém.
( ) A progressão textual é marcada pela sequência de ações descritas desde levantar da cama pela manhã até retornar para ela à noite.
( ) A relação entre as palavras é estabelecida sempre por vírgulas.
( ) Por inferência, depreende-se que se trata do dia a dia de um homem fumante que trabalha em uma agência de publicidade.
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223Q958098 | Informática, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Analise as afirmativas sobre componentes de computadores e periféricos e assinale a alternativa correta.
I. O processador (CPU) é responsável, dentre outras tarefas importantes, por executar as instruções dos programas.
II. A memória RAM do computador é um tipo de memória volátil.
III. Os dispositivos periféricos são dispositivos que se conectam a um computador para expandir suas capacidades ou funcionalidades.
IV. Os discos rígidos e os Solid State Drives (SSDs) são dispositivos de armazenamento secundário não voláteis.
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224Q958108 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência de seu trabalho. Segundo a PNDP, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Considera-se diagnóstico de competências a identificação do conjunto de conhecimentos, habilidades e condutas necessários ao exercício do cargo ou da função.
( ) Licença para capacitação e participação em programa de pós-graduação stricto sensu no País são exemplos de ações de desenvolvimento.
( ) O afastamento para mestrado poderá ser de até vinte e quatro meses, permitida uma prorrogação por igual período.
( ) O afastamento para doutorado poderá ser de até quarenta e oito meses, permitida prorrogação de até doze meses.
( ) O servidor que abandonar ou não concluir a ação de desenvolvimento ressarcirá o gasto com seu afastamento ao órgão ou à entidade, ressalvadas as hipóteses previstas em legislação vigente.
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225Q958111 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em se tratando da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, a Administração poderá solicitar à iniciativa privada, mediante procedimento aberto de manifestação de interesse a ser iniciado com a publicação de edital de chamamento público, a propositura e a realização de estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras que contribuam com questões de relevância pública. Acerca desse procedimento, assinale a alternativa correta.
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226Q958114 | Administração Geral, Estratégia organizacional, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Os trechos a seguir foram extraídos do documento “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2020-2024” da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Trecho I: “Sendo assim, existem três componentes principais que integram a estrutura deste documento do PDI 2020-2024. O primeiro diz respeito aos Objetivos Institucionais, os quais ditam o caminho pelo qual a Universidade deve seguir para alcançar sua Missão, sua Visão, seus Valores e suas perspectivas futuras. [...] O segundo elemento refere-se aos Indicadores de Desempenho e possui caráter de aferição dos objetivos. [...] O terceiro elemento deste processo pertence às Iniciativas Estratégicas, que são base de sustentação deste documento, visto que cada iniciativa pretende colocar as ideias em prática, fazendo com que os objetivos sejam alcançados”.
Trecho II: “É importante ressaltar que a criação de todas as iniciativas estratégicas não partiu de uma sistemática top-down; tais iniciativas foram elaboradas a partir tanto do Diagnóstico Institucional, como também do diálogo com todas as Unidades Administrativas e Universitárias e com a Comunidade, que participaram da criação do documento, trazendo uma série de sugestões, criações e modificações”.
Trecho III: “Por conseguinte, o método aqui desenvolvido para a UFSC teve como principal ponto de partida um Diagnóstico Institucional e a apreciação da Missão, da Visão e dos Valores da Universidade, que culminaram no desenvolvimento dos objetivos institucionais e na formulação do Mapa Estratégico”.
Considerando as funções administrativas e os trechos extraídos do PDI da UFSC supracitados, assinale a alternativa correta.
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227Q958125 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em se tratando da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, assinale a alternativa correta.
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228Q958107 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Sobre a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa correta.
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229Q958104 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os documentos públicos são identificados como frequentes, secundários, transitórios e históricos.

II. Os documentos de valor frequente são inalienáveis e imprescritíveis.

III. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

IV. São públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, bem como por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

V. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

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230Q958122 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Uma discente insatisfeita a respeito de uma decisão tomada pelo Colegiado de seu curso quer apresentar recurso à instância imediatamente superior. Considerando a situação exposta e com base no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Catarina, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A instância superior a que a discente apresentar recurso deverá proferir sua decisão no prazo de trinta dias.
II. Passados seis dias a contar da data em que tomou ciência da decisão do Colegiado, a discente não mais poderá interpor o recurso.
III. A instância imediatamente superior à qual a discente deve apresentar o recurso é o Departamento ao qual o curso está vinculado.
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