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Questões de Concursos UFT

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221Q679020 | Geografia, Modernização Agrícola, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

O relatório Perspectivas Agrícolas (2014–2023) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que os países em desenvolvimento apresentarão um crescimento maior na produção agrícola entre (2014 e 2023), e ainda prevê que haverá um aumento nas trocas comerciais de produtos agrícolas entre países do Sul, a exemplo de Brasil e China. Desta forma entende-se que a inter-relação entre agricultura, indústria e comércio estarão cada vez mais intensas nas próximas décadas.
Fonte: OCDE-FAO - Perspectivas Agrícolas 2014-2023. (adaptado) Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i3818s.pdf

Considere as afirmativas a seguir sobre a inter-relação agricultura, indústria e comércio no Brasil.

I. No Brasil a agroindústria iniciou-se por volta de 1970 ao mesmo tempo em que a chamada Revolução Verde.
II. O desenvolvimento do comércio brasileiro pós revolução tecnológica da década de 1990 tornou-se independente da produção indústrial interna.
III. O agronegócio e a agroindústria são expressões que denotam forte relação da agricultura com o sistema financeiro.
IV. A inter-relação entre o campo e a cidade ganha mais importância no século XXI, porque as atividades econômicas e sociais desses dois espaços são interdependentes e se influenciam mutuamente.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
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222Q949316 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2018

Leia o fragmento de Terra Sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto, para responder a QUESTÃO.

Naquele lugar, a guerra tinha morto a estrada. Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poeiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. Eram cores sujas, tão sujas que tinham perdido toda a leveza, esquecidas da ousadia de levantar asas pelo azul. Aqui, o céu se tornara impossível. E os viventes se acostumaram ao chão, em resignada aprendizagem da morte. (...)
COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 9.

Observando a passagem do romance, é CORRETO afirmar que
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223Q679026 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Olhe, p. ex., os jogos de tabuleiro com seus variegados parentescos. Passe agora para os jogos de cartas: aqui você encontra muitas correspondências com aquela primeira classe, mas muitos traços comuns desapareceram, outros se apresentam. Se passarmos agora para os jogos de bola, veremos que certas coisas comuns são mantidas, ao passo que muitas se perdem. – Prestam-se todos eles ao ‘entretenimento’? Compare o xadrez com o ludo. Ou há, por toda parte, ganhar e perder, ou uma concorrência dos jogadores? Pense nas paciências. Nos jogos de bola há de ganhar ou perder; mas, se uma criança atira a bola contra a parede e a agarra novamente, neste caso este traço desapareceu. Veja que papel desempenham habilidade e sorte. E quão diferente é habilidade no jogo de xadrez e habilidade no jogo de tênis. Pense agora nas brincadeiras de roda: aqui encontra o elemento do entretenimento, mas quantos outros traços característicos desaparecem!
Fonte: WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005. §66

Na citação acima, dentro do contexto da explicação da noção de “jogos de linguagem”, Wittgenstein apresenta diversos exemplos de jogos para, a partir dos mesmos, extrair uma característica que é comum a todos eles.

Sobre o que caracteriza os jogos, assinale a alternativa CORRETA.
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224Q949297 | Química, Termodinâmica Energia Interna, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

Atualmente um dos câmbios mais modernos utilizados na indústria automotiva é o cambio CVT (Continuosly Variable Transmission) onde a transmissão varia continuamente. O funcionamento básico consiste em duas polias cônicas ligadas por uma correia. Elas variam o seu diâmetro de acordo com a necessidade exigida pelo condutor. Se for necessária uma força maior, como por exemplo quando o veículo precisa vencer uma subida, a polia que liga o eixo de transmissão de torque às rodas fica com o diâmetro maior e a polia ligada à rotação do motor assume um diâmetro menor. O tempo TR corresponde a uma volta completa da polia maior e Tr refere-se ao tempo de uma volta completa da polia menor. Supondo-se que nesta situação a polia menor tem 2/3do diâmetro da polia maior, e que a correia que liga as duas polias não desliza, o tempo Tr necessário para que a polia menor dê uma volta completa é
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225Q679039 | Química, Soluções características, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Um estudante, com o objetivo de determinar o teor de ácido acetilsalicílico (C8O2H7CO2H) em um comprimido de aspirina, optou pelo método da titulação ácido-base indireta. Para este propósito, ele dissolveu um comprimido de 500 mg em 20 mL de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) na concentração de 0,25 mol/L, e o excesso foi titulado com ácido sulfúrico (H2SO4), também 0,25 mol/L, gastando 5 mL do ácido para atingir o ponto de equivalência.
As reações envolvidas no processo são:
C8O2H7CO2H (aq) + NaOH (aq) → C8O2H7CO2Na (aq) + H2O (l) H2SO4 (aq) + 2 NaOH (aq) → Na2SO4 (aq) + 2 H2O (l)

Dada a massa molar do ácido acetilsalicílico = 180 g/mol.
O teor (percentual em massa) de ácido acetilsalicílico encontrado pelo estudante no comprimido de aspirina foi de
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226Q949300 | Química, Química Orgânica, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

A ligação de hidrogênio era comumente chamada de “ponte de hidrogênio” devido a uma tradução inadequada do termo inglês hydrogen bond. O termo “ponte de hidrogênio”, contudo vem sendo abandonado por gerar algumas confusões com outros tipos de ligações como a ligação covalente monoeletrônica intramolecular do hidrogênio nas moléculas de diborana (B2H6). Em qual dos processos abaixo a ligação de hidrogênio contribui de forma determinante?
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227Q949313 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2018

Leia os minicontos, de Dalton Trevisan, para responder a QUESTÃO.
9 A menina ao pai divorciado: - Pai. Me diga, pai. - Sim, filhinha. - Você já tem namorada? - Não, ainda não. - Sabe, pai... - O que é? -...minha mãe está livre.
27 O casal divorciado assim que a filha nasceu. Aos três anos, ela passa férias com o pai, morando noutra cidade. De volta, com a mãe, folheia um álbum de fotos. - Olha só, mãe. Esse aqui com você... Gritinho de espanto: - Ei, você conhece meu pai!

Fonte: TREVISAN, Dalton. Pico na veia. Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 13 e 34.

Considerando-se os dois minicontos, assinale a opção CORRETA.
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228Q679125 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

A descrição da matéria sempre foi um dos fundamentos das ciências naturais e alimentou a curiosidade humana desde os alquimistas da antiguidade até os pesquisadores mais modernos. Analise as afirmativas sobre os modelos atômicos e marque a alternativa INCORRETA.
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229Q679114 | Filosofia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Conhecemos somente o nosso modo de perceber a natureza dos objetos em si mesmos, modo que nos é peculiar, mas pode muito bem não ser necessariamente o de todos os seres, embora seja o de todos os homens. É deste modo apenas que nos temos de ocupar. O espaço e o tempo são as formas desse modo de perceber; a sensação em geral é a sua matéria.
Fonte: KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste, 2013, p. 79.
O trecho ilustra alguns aspectos da teoria kantiana do conhecimento. Sobre esta mesma teoria, assinale a opção CORRETA.
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230Q679116 | Filosofia, Lógica Nascimento e seus Elementos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Segundo a lógica tradicional, conhecida como a lógica formal aristotélica, a análise da validade dos silogismos pode ser feita por meio do uso de regras. O silogismo que se segue é reconhecidamente um argumento cuja forma é inválida porque desrespeita uma dessas regras. Eis o silogismo:
Todas as cobras são répteis.
Algumas cobras não são animais perigosos.
Logo, alguns animais perigosos não são répteis.
Sobre a invalidade da forma do silogismo dado, assinale a alternativa CORRETA:
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231Q679123 | Física, Calorimetria, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Um calorímetro de capacidade térmica 50 cal/ºC contém 450g de água cujo calor específico é 1,0 cal/gºC . O calorímetro e a água estão inicialmente isolados em equilíbrio térmico a 10,0ºC . Um bloco metálico de 500g , inicialmente a 60º C, é colocado dentro da água e o sistema, isolado, atinge o equilíbrio térmico a 20ºC . Com base nas informações sobre a troca de calor, analise as afirmativas:
I. O calor específico do bloco metálico é 0,25cal/gºC .
II. O bloco metálico tem uma quantidade inicial de calor maior que o calorímetro.
III. A água recebe a mesma quantidade de calor que o calorímetro.
IV. O bloco metálico recebe 5000J de calor até atingir o equilíbrio térmico.
Assinale a alternativa CORRETA.
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232Q679151 | Matemática, Porcentagem, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2019

Nery comprou um terreno para pagar em 5 prestações consecutivas e decrescentes. Considerando a primeira parcela no valor de R$ 50.000,00 e que cada parcela seguinte é 80% do valor da parcela anterior, é CORRETO afirmar que o valor da última parcela é:
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233Q949308 | Português, Coesão e coerência, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2018

Texto associado.
Opinião não é argumento
Aqui está uma história que pode ser verdadeira no contexto atual do Brasil. Um jovem professor de Filosofia, instruindo seus alunos à Filosofia da Religião, introduz, à maneira que a Filosofia opera há séculos, argumentos favoráveis e contrários à existência de Deus. Um dos alunos se queixa, para o diretor e também nas onipresentes redes sociais, de que suas crenças religiosas estão sendo atacadas. “Eu tenho direito às minhas crenças”. O diretor concorda com o aluno e força o professor a desistir de ensinar Filosofia da Religião.
Mas o que é exatamente um “direito às minhas crenças”? [...] O direito à crença, nesse caso, poderia ser visto como o “direito evidencial”. Alguém tem um direito evidencial à sua crença se estiver disposto a fornecer evidências apropriadas em apoio a ela. Mas o que o estudante e o diretor estão reivindicando e promovendo não parece ser esse direito, pois isso implicaria precisamente a necessidade de pôr as evidencias à prova.
Parece que o estudante está reivindicando outra coisa, um certo “direito moral” à sua crença, como avaliado pelo filósofo americano Joel Feinberg, que trabalhou temas da Ética, Teoria da Ação e Filosofia Política. O estudante está afirmando que tem o direito moral de acreditar no que quiser, mesmo em crenças falsas.
Muitas pessoas acham que, se têm um direito moral a uma crença, todo mundo tem o dever de não as privar dessa crença, o que envolve não criticá-la, não mostrar que é ilógica ou que lhe falta apoio evidencial. O problema é que essa é uma maneira cada vez mais comum de pensar sobre o direito de acreditar. E as grandes perdedoras são a liberdade de expressão e a democracia.
[...] A defesa de uma crença está restrita ao uso de métodos que pertence ao espaço das razões – argumentação e persuasão, em vez de força. Você tem o direito de avançar sua crença na arena pública usando os mesmos métodos de que seus oponentes dispõem para dissuadi-lo. O pior acontece quando crenças se materializam em opinião, e são usadas como substitutas de argumentos, quando o “Eu tenho direito às minhas crenças” se transforma em “Eu tenho direito à minha opinião”. Crenças e opiniões não são argumentos. Mais precisamente, crenças diferem de opinião, que diferem de fatos, que diferem de argumentos. Um fato é algo que pode ser comprovado verdadeiro. Por exemplo, é um fato que Júpiter é o maior planeta do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa. Esse fato pode ser provado pela observação ou pela consulta a uma fonte fidedigna.
Uma crença é uma ideia ou convicção que alguém aceita como verdade, como “passar debaixo de uma escada dá azar”. Isso certamente não pode ser provado (ou pelo menos nunca foi). Mas a pessoa ainda pode manter sua crença, como vimos, se não pelo “direito evidencial”, apelando para o “direito moral”. Ou ainda, pelo mesmo “direito moral”, deixar de acreditar no que ela própria pensa ser evidência, como no caso do famoso dito (atribuído a Sancho Pança): “Não creio em bruxas, ainda que existam”. [...]

Fonte: CARNIELLI, Walter. Página Aberta. In: Revista Veja. Edição 2578, ano 51, nº 16. São Paulo: Editora Abril, 2018, p. 64 (fragmento adaptado).
Quanto à utilização de indicativos de crase, analise as afirmativas.

I. Em: “[...] à maneira que a filosofia opera há séculos” (1º parágrafo), a crase é de uso facultativo, pois “a maneira” indica locução verbal.
II. Em: “[...] argumentos favoráveis e contrários à existência de Deus” (1º parágrafo), a crase é facultativa, pois há contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”.
III. Em: “O direito à crença” (2º parágrafo), a crase é obrigatória, devido à contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”.

Assinale a alternativa CORRETA.
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234Q679044 | Biologia, Gametogênese, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Com relação à reprodução, o genitor ou genitores transmitem aos descendentes informações sobre as características da espécie. Assim, a transmissão das informações codificadas de geração para geração constitui a hereditariedade. Geralmente todas as informações para o funcionamento das células eucarióticas, bem como do organismo, estão inscritas nos cromossomos. Quanto aos cromossomos, leia o texto a seguir:

O número de cromossomos varia entre as espécies. Por exemplo, na espécie humana há _________ de cromossomos, sendo a maior parte denominada ________________. Nas células corporais, denominadas células somáticas, têm ___ cromossomos no núcleo; já o gameta, óvulo ou espermatozoide, possui ______________.

Assinale a alternativa CORRETA que completa o texto acima
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235Q949295 | Física, Eletricidade, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

A órbita de um asteroide em torno do sol possui raio médio de 4,0 × 1011m. Considerando-se que o raio médio da órbita da Terra seja 1,0 × 1011m, o período de revolução do asteroide em anos terrestre será de:
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236Q679021 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Considere as afirmativas a seguir sobre a Coréia do Sul.

I. Considerada o motor do crescimento econômico mundial, uma das características mais marcantes do desenvolvimento econômico sul coreano é sua localização geográfica.

II. Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coréia do Sul a partir da década de 1970, cerca de 82% da população nacional passou a residir em áreas urbanas e o país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis.

III. O desenvolvimento da educação na Coréia do Sul foi um dos principais elementos para o rápido crescimento econômico do país. O sistema educacional priorizou a educação primária e quando esta se tornou universal, o governo passou a destinar recursos para as demais etapas e níveis de ensino.

IV. Sobre a produção agrícola, o relevo e as condições climáticas sempre foram adversários da agricultura sul coreana. O país tem 70% do território formado por montanhas, e apesar das inúmeras tentativas de produzir arroz, o país ainda não conseguiu garantir o abastecimento interno.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
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237Q679132 | Biologia, Biomas brasileiros, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

As queimadas recentes na Floresta Amazônica, a maior florestal tropical do mundo, geraram preocupação mundial. Algumas personalidades públicas se referiram a essa floresta como o “Pulmão do Mundo”. Sabe-se que ela é importante para o clima do planeta e abriga enorme biodiversidade. No entanto, o termo “Pulmão do Mundo” é incorreto porque a Floresta Amazônica é um ambiente em clímax ecológico e consome a maior parte do oxigênio nela produzido. Na realidade, os grupos de organismos responsáveis pela maior parte do oxigênio produzido no planeta são as:
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238Q679035 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Quanto aos seguintes compostos, assinale a alternativa INCORRETA:
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239Q679108 | História, República Oligárquica, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Considere os fragmentos publicados no jornal Folha do Norte, em Porto Nacional, antigo Norte de Goiás, entre os anos de 1891 e 1892:
“Aqui não há estradas, apenas trechos (...), quando um habitante dos nossos sertões viaja pelo estado (...) lastima-se da sorte” (06/05/1891).
“Falta absoluta de um meio fácil e seguro para transportar gêneros a outros portos” (01/07/1891).
“Povo do Norte, olha a quem serve o teu dinheiro, trabalhe para viver nobremente na tua pobreza (...) o vampiro que suga o teu sangue, repele-o para longe de ti” (15/06/1892).
De acordo com os fragmentos do referido periódico, é CORRETO afirmar que as manifestações expressaram
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240Q687621 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

Na carta de Pero Vaz de Caminha, afirma-se que a terra"em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo."


Essa carta ficou três séculos depositada em um arquivo em Portugal. Apenas em 1817 foi publicada por historiadores interessados, no contexto da independência, em contar a história brasileira e que por isso endossaram aquela descrição do lugar que veio a se tornar o Brasil.

No século XX, contudo, foi lida como uma fonte para entender o imaginário dos navegantes sobre a América e não como uma descrição fidedigna da terra a que os portugueses chegaram.

Considerando o trecho da referida carta e as informações disponibilizadas é CORRETO afirmar que:

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