Questões de Concursos UFVJMMG

Resolva questões de UFVJMMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q939765 | Atualidades, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

"A França é parte da Amazônia", diz Macron
Mundo, 24/09/2019 10:00
Emmanuel Macron, ao deslocar-se entre reuniões na Cúpula do Clima da Onu em Nova York, disse que "a França é parte da Amazônia, então eu devo ser eficiente em buscar soluções". Em entrevista à Folha, o presidente francês disse "respeito a preocupação de Bolsonaro, mas obviamente nós respeitamos a soberania dos países". E completou: "Todos os líderes estão preocupados e completamente conscientes sobre a importância do tópico. Acho que o propósito final de todo mundo deveria ser o reflorestamento depois do fogo, a prevenção de incêndios e a conservação da Floresta Amazônica".
Fonte: https://www.oantagonista.com/mundo/a-franca-e-parte-da-amazonia-diz-macron/
Ao afirmar: "A França é parte da Amazônia", o presidente da França, Emmanuel Macron, refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q939766 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Analise este trecho sobre as interpretações da Revolução Francesa de Jacques Godechot.
A história da Revolução francesa, como a própria Revolução, apaixonou multidões. Por um século essas paixões tornaram difícil qualquer estudo objetivo, e ainda hoje têm influência sobre a historiografia revolucionária. A história da Revolução foi por muito tempo uma arma nas lutas políticas do século XIX — em tais condições foram valorizados certos problemas e deixados de lado outros igualmente importantes.
Fonte: GODECHOT, Jacques. As grandes correntes da historiografia da Revolução Francesa, de 1789 aos nossos dias. In: Revista de História. v. 39 n. 80, 1969.
De acordo com esse trecho, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q939752 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.

Este trecho é o início da biografia de Geralda Barbosa Pinto, moradora da comunidade Padre João Afonso, escrita por Layane Vieira Barbosa, como parte do livro ―Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo‖. Utilize-o como base para a resolução da questão.


GERALDA BARBOSA PINTO "

Trago em mim a simplicidade, eu sou aquilo que a vida me ensinou... Sou sentimento, sou do campo, sou do povo, sou os versos de um caipira sonhador!‖ Robson Ruas Geralda Barbosa Pinto, nascida em 27 de fevereiro de 1934 na Fazenda Beira do Suaçuí, município de Paulistas, relata sua história de vida com orgulho estampado na face. Em uma quarta-feira, às quatro horas da tarde, nasce uma bela moça, a caçula de sete irmãos. Disse: ―E eu sô uma caçulinha bem novinha, só 83 anos (risos).‖ [...]


Fonte: BARBOSA, L. V. Geralda Barbosa Pinto. In: PEREIRA, D. N.; SILVA, H. M.; MENDES, M. T. (Orgs.) Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo. Diamantina: UFVJM. 2018

O uso do termo 'sô‘, no trecho entre aspas "E eu sô uma caçulinha bem novinha, só 83 anos (risos)", corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q939849 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto III para responder à questão

Texto III

Declaração

1. Nós, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015 no momento em que a Organização comemora seu septuagésimo aniversário, decidimos hoje sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais.

2. Em nome dos povos que servimos, nós adotamos uma decisão histórica sobre um conjunto de objetivos e metas universais e transformadoras que é abrangente, de longo alcance e centrado nas pessoas. Comprometemo-nos a trabalhar incansavelmente para a plena implementação dessa agenda em 2030. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada. Também vamos dar continuidade às conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e buscar atingir suas metas inacabadas.

3. Nós resolvemos, entre agora e 2030, acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

4. Ao embarcarmos nessa grande jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém será deixado para trás. Reconhecendo a dignidade da pessoa humana como fundamental, queremos ver os objetivos e metas cumpridos para todas as nações e povos e para todos os segmentos da sociedade. E faremos o possível para alcançar, em primeiro lugar, aqueles que ficaram mais para trás. (...)

Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), última edição em 13 de outubro de 2015. Acesse este documento em inglês em http://bit.ly/2030agenda

Fonte: Disponível em < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em 28 de abril de 2019. Adaptado.
O uso da primeira pessoa do plural no texto III tem como efeito de sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q678195 | Geografia, Questão Fundiária, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

O MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra surgiu em 1984 em Cascavel, no Paraná, e tem como uma de suas principais marcas a luta pelo direito de trabalhadores que não possuem títulos e/ou propriedades rurais para produzirem alimentos, sobretudo por meio da democratização do acesso à terra pela expropriação ou desapropriação de latifúndios improdutivos.
Fonte: http://www.mst.org.br/historia/)
O objetivo do MST pode ser expresso na luta pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q939858 | Inglês, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda a questão.

Texto I

What Are Human Rights?

While some dictionaries define the word right as ―a privilege,‖ when used in the context of ―human rights,‖ we are talking about something more basic.

Every person is entitled to certain fundamental rights, simply by the fact of being human. These are called ―human rights‖ rather than a privilege (which can be taken away at someone’s whim).

They are "rights" because they are things you are allowed to be, to do or to have. These rights are there for your protection against people who might want to harm or hurt you.They are also there to help us get along with each other and live in peace.

Many people know something about their rights. Generally they know they have the right to food and a safe place to stay.They know they have a right to be paid for the work they do. But there are many other rights.

When human rights are not well known by people, abuses such as discrimination, intolerance, injustice, oppression and slavery can arise.

Born out of the atrocities and enormous loss of life during World War II, the United Nations Universal Declaration of Human Rights was signed in 1948 to provide a common understanding of what everyone’s rights are. It forms the basis for a world built on freedom, justice and peace.

Fonte: Disponível em < https://www.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/ >. Acesso em: 17 de setembro de 2019. (Adaptado)


Glossário:

Entitled to: direito a
Taken away: retirado
Whim: capricho
Allowed: permitido
Get along: se dar bem
Arise: surgir
Born out: nascida
A alternativa que NÃO representa um direito humano é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q678192 | Matemática, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Bruno resolveu trocar a sua senha bancária, de quatro dígitos, escolhendo uma nova com quatro dígitos distintos. Porém, ele se esqueceu da senha escolhida, lembrando-se apenas que era um número ímpar, formado pelos algarismos 1, 2, 3 e 4.
A quantidade máxima de combinações que Bruno deve testar para descobrir sua senha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q939760 | Matemática, Áreas e Perímetros, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Uma casa possui um jardim retangular, cujo comprimento é o triplo de sua largura. Se esse jardim tivesse 200 cm a mais de largura e 60 cm a menos de comprimento, ele seria quadrado.
Nessas condições, a área do jardim retangular, em cm², é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q939772 | Biologia, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Uma criança febril foi medicada com um determinado antitérmico, comercializado em solução. Antes da ingestão, o medicamento foi diluído em água. Considere que a criança tomou toda a solução preparada.
A quantidade, em miligramas, do medicamento ingerido por essa criança dependerá do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q939851 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto III para responder à questão

Texto III

Declaração

1. Nós, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015 no momento em que a Organização comemora seu septuagésimo aniversário, decidimos hoje sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais.

2. Em nome dos povos que servimos, nós adotamos uma decisão histórica sobre um conjunto de objetivos e metas universais e transformadoras que é abrangente, de longo alcance e centrado nas pessoas. Comprometemo-nos a trabalhar incansavelmente para a plena implementação dessa agenda em 2030. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada. Também vamos dar continuidade às conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e buscar atingir suas metas inacabadas.

3. Nós resolvemos, entre agora e 2030, acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

4. Ao embarcarmos nessa grande jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém será deixado para trás. Reconhecendo a dignidade da pessoa humana como fundamental, queremos ver os objetivos e metas cumpridos para todas as nações e povos e para todos os segmentos da sociedade. E faremos o possível para alcançar, em primeiro lugar, aqueles que ficaram mais para trás. (...)

Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), última edição em 13 de outubro de 2015. Acesse este documento em inglês em http://bit.ly/2030agenda

Fonte: Disponível em < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em 28 de abril de 2019. Adaptado.
Releia a seguinte passagem do texto, observando as palavras em destaque:
“Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo (...)”
É função dos termos destacados descrever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q939756 | Matemática, Regra de Três, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Em 2018, uma empresa que trabalha com grãos conseguiu aumentar sua produção da seguinte forma: no primeiro trimestre produziu 3.200 sacos; no segundo trimestre, 3.660 sacos e no terceiro trimestre, 4.120 sacos. Mantendo-se esse padrão de crescimento, estabeleceu uma meta de produção de, pelo menos, 8.000 sacos em um trimestre.
Nessas condições, essa meta será atingida em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q939758 | Matemática, Função Exponencial, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Os gráficos da função logarítmica y = a ln(bx) e da função exponencial y = e4x/2 são simétricos em relação à bissetriz dos quadrantes ímpares.
Com base no exposto, é correto afirmar que o valor de a + b é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q939768 | Física, Impulso e Quantidade de Movimento, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Um projétil é feito de 1,0 mol de certo material. Esse objeto é acelerado do repouso até atingir uma velocidade igual a 400 m/s, em um tempo de 0,4 s. A energia cinética desse projétil é de 16,6 kJ.
A composição química e a aceleração do projétil são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q939767 | Física, Conteúdos Básicos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Em conferências de imprensa coordenadas em todo o mundo, os pesquisadores do Telescópio de Horizonte de Eventos divulgaram que tiveram sucesso e revelaram a primeira evidência visual direta de um buraco negro supermassivo e sua sombra. A imagem revela que o buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol.
Considere que a massa do Sol é de M = 2,0x1030kg.
Fonte: Scientific American Brasil. Disponível em: <http://sciam.uol.com.br/astronomoscapturam-primeira-imagem-de-buraco-negro/>. Acesso em 27 abril de 1

A massa do buraco negro descrito, em Kg, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q939855 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Para o estudioso da canção brasileira Luiz Tatit, em sua obra O século da canção (2004), os sambistas da década de 1930 destacaram-se pelo desenvolvimento de uma forma poética a partir da prosódia popular dos morros cariocas, retratando o cotidiano de vida permeado pela pobreza, pelo humor e pela boemia. Nas palavras de Tatit: "Alheios a qualquer formação escolar, de ordem musical ou literária, esses sambistas retiravam suas melodias e seus versos da própria fala cotidiana. Serviam-se das entoações que acompanham a linguagem oral e das expressões usadas em conversa. Tais recursos, aliás, já vinham das brincadeiras indígenas e dos rituais religiosos das primeiras levas de negros que aqui chegaram".
De acordo com esse texto, o verso que NÃO apresenta prosódia baseada na linguagem popular é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q939856 | Inglês, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda a questão.

Texto I

What Are Human Rights?

While some dictionaries define the word right as ―a privilege,‖ when used in the context of ―human rights,‖ we are talking about something more basic.

Every person is entitled to certain fundamental rights, simply by the fact of being human. These are called ―human rights‖ rather than a privilege (which can be taken away at someone’s whim).

They are "rights" because they are things you are allowed to be, to do or to have. These rights are there for your protection against people who might want to harm or hurt you.They are also there to help us get along with each other and live in peace.

Many people know something about their rights. Generally they know they have the right to food and a safe place to stay.They know they have a right to be paid for the work they do. But there are many other rights.

When human rights are not well known by people, abuses such as discrimination, intolerance, injustice, oppression and slavery can arise.

Born out of the atrocities and enormous loss of life during World War II, the United Nations Universal Declaration of Human Rights was signed in 1948 to provide a common understanding of what everyone’s rights are. It forms the basis for a world built on freedom, justice and peace.

Fonte: Disponível em < https://www.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/ >. Acesso em: 17 de setembro de 2019. (Adaptado)


Glossário:

Entitled to: direito a
Taken away: retirado
Whim: capricho
Allowed: permitido
Get along: se dar bem
Arise: surgir
Born out: nascida
A ideia central do texto compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q939754 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Referente ao filme Caramuru: a invenção do Brasil (2001), de Guel Arraes, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q939759 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Uma determinada empresa da área de biologia trabalha com uma técnica conhecida como "cultura bacteriana‖ cujo objetivo é multiplicar a quantidade de microrganismos para desenvolvimento de estudos. Inicialmente uma amostra de 150 microrganismos é exposta a essa técnica que promove, a cada 2 horas, a duplicação do número de microrganismos.
Nessas condições, a empresa conseguirá atingir a meta de 76.800 microrganismos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q946439 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2018

Texto associado.
Leia o texto II para responder a questão.

Texto II

Marketing sonhático

Produtos com ingredientes orgânicos e fabricados respeitando as tradições locais tendem a ganhar pontos. Por isso, um número crescente de empresas exagera um tantinho na hora de se "vender". A fabricante carioca de sucos Do Bem, criada em 2007, publica verdadeiros manifestos em suas caixinhas.

A Do Bem não usa açúcar, corantes ou conservantes para fazer uma "bebida verdadeira". Um desses manifestos diz que suas laranjas, "colhidas fresquinhas todos os dias, vêm da fazenda do senhor Francesco do interior de São Paulo, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir".

Os sucos custam cerca de 10% mais do que os da concorrência. Mas as laranjas não são tão especiais assim. Na verdade, quem fornece o suco para a Do Bem não é seu Francesco, que jamais existiu, mas empresas como a Brasil Citrus, que vende o mesmo produto para as marcas próprias de supermercados.

Em nota, a empresa disse que não comenta a política de fornecedores e que o personagem Francesco é "inspirado em pessoas reais". Até grandes empresas estão enveredando para esse marketing mais, digamos, sonhático. A Coca-Cola, por exemplo, lançou em 2011 no Brasil um suco chamado Limão & Nada.

A promessa, a julgar pelo nome, era que aquele fosse um suco natural de limão. Mas a bebida tinha outros ingredientes na formulação, açúcar entre eles, e acabou saindo de linha no ano passado [2013]. A Coca-Cola diz, em nota, que os ingredientes eram informados na embalagem e que o nome não pretendia confundir o consumidor.

Nos Estados Unidos, uma reportagem desmascarou dezenas de destilarias de uísque ditas artesanais. Algumas delas, criadas há poucos anos, vendiam bebidas envelhecidas 15 anos, o que chamou a atenção de consumidores mais desconfiados. Descobriu-se que mais de 40 marcas compravam uísque de um mesmo fornecedor, a fábrica MGP, uma das maiores do país, localizada no estado de Indiana.

Entre as desmascaradas está a Breaker Bourbon, que afirmava produzir sua bebida numa destilaria nas montanhas douradas da costa californiana. "Todo mundo tem uma história boa e verdadeira para contar. As empresas não precisam ser desonestas com seus clientes", diz Mauricio Mota, sócio da agência de conteúdo The Alchemists.

Para o publicitário Washington Olivetto, presidente da WMcCann, que ajudou na criação da Diletto, "um lindo produto merece uma linda história". Se a história for verdadeira, tanto melhor.

Fonte: Adaptado de: Leal, Ana Luiza. Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira.
Revista Exame, 23/10/14.
Acesso em: 23/10/17.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/marketing-ou-mentira/
Com base na leitura do texto II, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q946440 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2018

Texto associado.
Leia o texto II para responder a questão.

Texto II

Marketing sonhático

Produtos com ingredientes orgânicos e fabricados respeitando as tradições locais tendem a ganhar pontos. Por isso, um número crescente de empresas exagera um tantinho na hora de se "vender". A fabricante carioca de sucos Do Bem, criada em 2007, publica verdadeiros manifestos em suas caixinhas.

A Do Bem não usa açúcar, corantes ou conservantes para fazer uma "bebida verdadeira". Um desses manifestos diz que suas laranjas, "colhidas fresquinhas todos os dias, vêm da fazenda do senhor Francesco do interior de São Paulo, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir".

Os sucos custam cerca de 10% mais do que os da concorrência. Mas as laranjas não são tão especiais assim. Na verdade, quem fornece o suco para a Do Bem não é seu Francesco, que jamais existiu, mas empresas como a Brasil Citrus, que vende o mesmo produto para as marcas próprias de supermercados.

Em nota, a empresa disse que não comenta a política de fornecedores e que o personagem Francesco é "inspirado em pessoas reais". Até grandes empresas estão enveredando para esse marketing mais, digamos, sonhático. A Coca-Cola, por exemplo, lançou em 2011 no Brasil um suco chamado Limão & Nada.

A promessa, a julgar pelo nome, era que aquele fosse um suco natural de limão. Mas a bebida tinha outros ingredientes na formulação, açúcar entre eles, e acabou saindo de linha no ano passado [2013]. A Coca-Cola diz, em nota, que os ingredientes eram informados na embalagem e que o nome não pretendia confundir o consumidor.

Nos Estados Unidos, uma reportagem desmascarou dezenas de destilarias de uísque ditas artesanais. Algumas delas, criadas há poucos anos, vendiam bebidas envelhecidas 15 anos, o que chamou a atenção de consumidores mais desconfiados. Descobriu-se que mais de 40 marcas compravam uísque de um mesmo fornecedor, a fábrica MGP, uma das maiores do país, localizada no estado de Indiana.

Entre as desmascaradas está a Breaker Bourbon, que afirmava produzir sua bebida numa destilaria nas montanhas douradas da costa californiana. "Todo mundo tem uma história boa e verdadeira para contar. As empresas não precisam ser desonestas com seus clientes", diz Mauricio Mota, sócio da agência de conteúdo The Alchemists.

Para o publicitário Washington Olivetto, presidente da WMcCann, que ajudou na criação da Diletto, "um lindo produto merece uma linda história". Se a história for verdadeira, tanto melhor.

Fonte: Adaptado de: Leal, Ana Luiza. Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira.
Revista Exame, 23/10/14.
Acesso em: 23/10/17.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/marketing-ou-mentira/
Em relação ao termo sonhático, utilizado na frase "Até grandes empresas estão enveredando para esse marketing mais, digamos, sonhático", é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.