Início

Questões de Concursos UNEMAT

Resolva questões de UNEMAT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q891417 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A sonda nasogástrica possui algumas indicações, como o uso em pacientes que apresentem problemas de deglutição ou que não possam se alimentar por via oral.
Ao administrar a dieta por sonda nasogástrica, o paciente deve permanecer na posição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q891446 | Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Considere um computador com uma memória dedicada para armazenamento de frames de vídeo (buffer) de 231 bytes, uma tela com resolução de 1280x1024 pixels, uma representação de 8 bits para cada cor primária (RGB) apresentada em cada pixel da tela e uma taxa de atualização de 24 frames/segundo.
A quantidade máxima de segundos de vídeo que esse computador consegue armazenar nessa memória é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q891401 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Acerca do transporte, do armazenamento, da movimentação e do manuseio de materiais, nos termos da NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais –, em especial com relação à segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q891402 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

No processo eleitoral, previsto na norma regulamentadora para constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é necessária a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q891452 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Uma empresa está abrindo uma nova filial em outro estado e precisa de uma solução para que todos os serviços atualmente disponíveis na intranet da matriz sejam disponibilizados aos funcionários da filial, como se estivessem na rede local da matriz.
Uma solução para disponibilizar o serviço mencionado, minimizando custos, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q891387 | Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

O armazenamento persistente de dados em microcomputadores pode ser feito com o uso de discos rígidos, também conhecidos como HD ou winchester.
Nesses dispositivos de memória auxiliar, a tecnologia de armazenamento de dados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q891451 | Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

O Basic Input Output System (BIOS) é um firmware presente na maioria dos computadores que serve para a inicialização do hardware. Muitas vezes o BIOS traz opções de segurança importantes para a proteção da máquina.
Dentre as opções de segurança de BIOS estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q891404 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Os conceitos de identificação dos fatores de riscos de acidentes no trabalho, de doenças profissionais e de doenças do trabalho estão dispostos nas normas regulamentadoras, em particular a NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais –, publicada em dezembro de 2022.
Considerando-se essa norma, todo trabalhador, ao ser admitido ou ao mudar de função que implique alteração de risco, deve receber informações sobre as(os)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q891411 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

O Sistema Único de Saúde, SUS, é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. A atual Constituição Federal preconiza o acesso universal ao SUS, sem discriminação, e a atenção integral à saúde como um direito de todos os brasileiros.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, constitui o Sistema Único de Saúde o conjunto de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1071459 | Filosofia, A Política, Advogado, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Com a teoria das Idéias [...] Platão quis dizer o seguinte: o sensível se explica somente com a dimensão do supra-sensível, o corruptível com o ser incorruptível, o móvel com o imóvel, o relativo com o Absoluto, o múltiplo com o Uno.

REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 79.

Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q891386 | Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Dois componentes essenciais são encontrados no hardware de um microcomputador moderno: a CPU e a memória RAM.

Esses componentes se comunicam por meio de uma via de comunicação conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q891412 | Enfermagem, Imunização, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Mulher com 23 anos, na 10ª semana de gestação, iniciou o pré-natal em uma unidade de saúde. Durante a consulta, foi observado que ela desconhecia se havia tomado a vacina recombinante contra hepatite B.
Com relação a essa vacina, essa gestante deve receber a orientação de vacinar-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q891414 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Uma criança com 1 ano e 6 meses de idade foi internada, apresentando febre, cefaleia, vômito, rigidez de nuca, sinal de Kernig, sinal de Brudzinski, convulsões e manchas vermelhas no corpo.

Esses sinais e sintomas sugerem um caso suspeito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q891408 | Enfermagem, Tuberculose, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A tuberculose é uma doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A vacina BCG é indicada para prevenir as suas formas graves, a Miliar e a Meníngea, devendo ser aplicada a dose única dessa vacina o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Considere que um técnico de enfermagem irá aplicar a vacina BCG, produzida pelo Laboratório Serum Institute of India, em recém-nascidos de até 11 meses e 29 dias.

Nesse caso, a via de administração e a dose recomendada são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q891456 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Os cabos de rede utilizados nas diversas aplicações são encontrados em diversas categorias, como CAT5e, CAT6, CAT 7, entre outros.
As principais características que devem ser consideradas quando da aquisição de cabos para uma aplicação em particular são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q891400 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Considerando-se a NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais –, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q891385 | Informática, Malware vírus, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Um vírus de computador é um tipo de software malicioso capaz de causar prejuízos graves às pessoas e às organizações.
O termo vírus de computador foi adotado em função de sua característica principal, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q891388 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Técnico em Segurança do Trabalho, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Em uma planilha eletrônica vazia do MS Excel 2016, um usuário preencheu as células J1, K1 e L1, respectivamente, com os valores 10, 30 e 50. Considerando-se esses valores, esse usuário deseja que a soma dos valores maiores que 10 seja exibida na célula M1.
Nesse cenário, para que a célula M1 exiba o valor desejado, é adequado utilizar, nessa célula, a seguinte fórmula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q891409 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Evento de Saúde Pública, ESP, é uma situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como, por exemplo, a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida.

Nesse contexto, agravo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q891450 | Sistemas Operacionais, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Após receber um computador pessoal (PC) que contém apenas um disco rígido, o técnico do laboratório de informática de uma universidade foi incumbido de prepará-lo para uso por outro funcionário. Para isso, o PC deve executar o Sistema Operacional Y e não conter nenhum dado do seu usuário anterior.

Para atingir esse objetivo, esse técnico deve executar, sequencialmente, os seguintes passos no disco rígido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.